- 1. Crie promoções específicas para quando há menos movimento
- 2. Use o fator surpresa a seu favor
- 3. Ative o marketing nas redes sociais
- 4. Faça mudanças no salão
- 5. Feche parcerias que façam barulho
- 6. Ofereça uma experiência diferente por semana/mês
- 7. Incentive a visita de mais de uma pessoa
- 8. No delivery, acione o frete grátis
Uma boa dica para atrair clientes no restaurante em horário fraco é: ofereça o incentivo certo, na hora certa. E esse incentivo pode ser uma promoção (bem pensada), divulgada com antecedência e talvez até ativada via cardápio digital, só no dia e na hora em que o movimento for menor.
Mas existem várias outras estratégias capazes de ajudar você a faturar mesmo quando o giro de mesas naturalmente diminui, como entre almoço e jantar, durante as férias etc. As melhores estão reunidas neste artigo!
Escolha quais vai testar nas próximas semanas, analise os números em seguida e colete feedbacks internos e externos para fazer ajustes, caminhando rumo a um sucesso cada vez maior.
1. Crie promoções específicas para quando há menos movimento
Você pode apostar em promoções fixas atreladas ao relógio – daquelas que, quando a galera descobre, conta pra todo mundo e ainda pede mais! Exemplos clássicos são os combos especiais no cardápio disponíveis das 15h às 17h durante a semana e a caipirinha em dobro das 17h às 19h às quartas-feiras.
Essas ofertas precisam ser bem pensadas, ou seja, fazer sentido tanto para o público-alvo quanto para o caixa do estabelecimento e, assim, com certeza vão incentivar o cliente a criar o hábito de frequentar o restaurante nesses horários.
Além disso, precisam ser divulgadas, assim como promoções pontuais (que também podem fazer parte da sua estratégia de atração!), afinal, só quem é visto é lembrado, certo?
2. Use o fator surpresa a seu favor
Outra excelente estratégia para atrair clientes para restaurante, somada à ideia anterior, é o uso dos gatilhos emocionais, principalmente os de urgência e surpresa. Experimente:
- Uma oferta com hora marca
- Um combo surpresa no meio da tarde
- Um brinde para quem pedir tal item às terças
Coloque um aviso na porta do estabelecimento ou compartilhe uma mensagem pelo WhatsApp do restaurante para informar a turma que é só chegar ou pedir e aproveitar. Isso também é marketing!
3. Ative o marketing nas redes sociais
Ainda pensando em estratégias de marketing para restaurante, ative a presença digital da sua marca para aumentar movimento em horários vazios: poste as oportunidades no Instagram, informando condições para aproveitar, endereço ou forma de pedir, compartilhe a informação nos Stories com o recurso de contagem regressiva e configure anúncios.
Os anúncios, chamados de “tráfego pago” também podem ser úteis no Facebook e no Google Ads, nesse segundo caso, desde que tragam palavras-chave especificamente ligadas ao conteúdo e ao estabelecimento.
Percebeu que o público-alvo tá no TikTok e tem a chance de fazer um vídeo para divulgar receitas, ofertas, diferenciais do atendimento e outros atrativos? Manda bala!
Só considere que o vídeo fica no ar por tempo indeterminado e que, talvez, algumas pessoas não sejam imediatamente atingidas – portanto, a promoção não pode acontecer numa semana e deixar de existir na outra.
4. Faça mudanças no salão
Mais uma estratégia que não deixa de ser parte do marketing, pois leva à excelentes conteúdos para divulgação, é tentar encher o salão em horário fraco tornando o ambiente mais aconchegante ou até mais voltado às necessidades dos consumidores.
Se tem gente que bate à sua porta perguntando sobre Wi-Fi e tomada para fazer reuniões à distância durante a tarde e você ainda não oferece essas facilidades, repense.
Se a galera optar pelo restaurante concorrente durante a noite, no inverno, porque lá tem aquecedor, faça parcerias para locar os equipamentos e esquentar o lugar.
Se uma galera já demonstrou interesse em fazer eventos fechados nos dias menos movimentados, questione-se: o que falta para eu conseguir oferecer esse tipo de serviço e lucrar com ele. E assim por diante!
Observe de perto as tendências para restaurantes, o que o consumidor entende como experiência completa e o que outros negócios fazem para servi-la.
5. Feche parcerias que façam barulho
Buscando algum tipo de ação que movimente os horários de baixo fluxo no restaurante? Converse com todo mundo no bairro! Faça barulho, mesmo, quase literalmente!
Vá até empresas, escolas e academias da região e feche parcerias em que ocorra o famoso “ganha-ganha”.
Condições exclusivas oferecidas, em horários alternativos, a quem contrata o serviço desses outros negócios pode ser o suficiente para colocar gente no salão quando ele está vazio ou aumentar os pedidos via delivery próprio.
Essas parcerias são simples, de baixo custo e com alto potencial de retorno.
6. Ofereça uma experiência diferente por semana/mês
Faça o teste e veja o que acontece se você proporcionar, nos horários mais vazios do salão, uma experiência aos clientes que ninguém mais proporciona, mas que todo mundo adora, tipo:
- Degustação
- Mini festival temático
- Momento quiz
- Oficina gastronômica
- Rodízio especial
A ideia é que o cliente tire um tempo para visitar o espaço, mesmo que isso fuja de sua rotina – ou melhor, justamente para conseguir fugir! E que vá aproveitar a experiência pela curiosidade; para fazer algo diferente.
Uma ação por semana, quinze ou mês, bem divulgada, pode ser suficiente.
7. Incentive a visita de mais de uma pessoa
Aposte em ações que dependem de duas pessoas ou um grupo, como:
- Promoção ao melhor estilo “traga um amigo e ganhe”
- Aluguel parcial do espaço (área externa, salão ou mesmo algumas mesas), com consumo mínimo predefinido
- Porções tamanho família com preço especial numa faixa de horário
- Combos para comemorar aniversário (caixa de salgado + refrigerante 2L, talvez!)
Alinhe tudo direitinho com os garçons pro atendimento acontecer da melhor forma.
8. No delivery, acione o frete grátis
Por último, se o seu restaurante trabalha com entregas, pensa só: aquela pessoa que, num horário alternativo, abre as redes sociais e descobre ENTREGA GRÁTIS de um prato saboroso, um combo exclusivo, um docinho que dá água na boca… É pedido certo!
Por causa desse tipo de estratégia tem quem:
- Almoce mais cedo
- Fure a dieta
- Envie um mimo para uma pessoa amada
- Compre uma refeição e guarde para o jantar
- Etc.
E aí aparecem suas oportunidades de lucro!
Veja se faz sentido limitar o benefício a um raio específico de entrega, mantendo os custos sob controle, e deixe claro ao consumidor que a oferta é por tempo limitado.
Acima de tudo, como você leu lá na introdução deste artigo, nunca se esqueça de que só os testes vão dizer o que funciona de verdade.
Com acompanhamento próximo e disposição para aprender com os erros, você vai encontrar o caminho certo para encher o salão até se acontecer de nevar – algo difícil na maioria das regiões do país!
Boa sorte e continue contando com o conteúdo do blog da Abrahão.
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