All day dining fora dos parques temáticos? Entenda e ofereça

Entenda o conceito de all day dining e considere expandi-lo para o seu restaurante a partir da leitura deste artigo.

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Imagem de uma refeição com batatas fritas e hambúrguer, incluindo molhos e acompanhamentos, servida em um ambiente ao ar livre.

O all day dining é um conceito muito comum em parques temáticos, pois seus visitantes podem pagar um valor único para fazer todas as refeições lá dentro, mas existem restaurantes que adotam a ideia ou o “all day menu” e, portanto, ficam abertos o dia todo, servindo comida.

Você pode se inspirar nesse conceito para planejar um novo cardápio ou mudanças na operação do seu negócio, talvez não necessariamente ficando aberto por muuuuitas horas, mas vendendo pratos e bebidas sem que haja divisões rígidas de café da manhã, almoço e jantar.

Que tal?

Ou, em vez de fechar a cozinha em determinados horários nos quais quase todo mundo dá uma pausa, outra ideia é deixar o cardápio e o atendimento enxutos, mas disponíveis, e atender clientes que fogem do pico de movimento, por exemplo!

Continue lendo este artigo para entender se faz sentido experimentar.

O que é e como funciona o all day dining?

Em parques temáticos, o plano de refeições “all day dining” é, de forma bem resumida, uma espécie de “coma e beba o dia todo, por ‘X’ reais”.

No foodservice como um todo, restaurantes podem adotá-lo se quiserem ter um cardápio que fique disponível o dia inteiro, sem necessariamente oferecer opções “de almoço”, “de café da manhã” etc.

Assim, quem procura um lugar para comer encontra as portas abertas da esperança quando toda a concorrência está fechada, pedindo aquilo que faz sentido para a fome do momento.

É esse viés que nós vamos abordar no decorrer deste artigo, e não o primeiro e mais comum. Inclusive, você nos verá utilizando a expressão “all day menu” como sinônimo de “all day dining”, tudo bem?

A tradução ao pé da letra é diferente, já que “dining” quer dizer “jantar”, em inglês, mas a ideia é a mesma: alimentar clientes que fogem do pico ou dos horários tradicionais de consumo.

Exigências de um restaurante all day dining e vantagens do modelo

Considerando atender quando outros negócios talvez não estejam fazendo o mesmo? Seja feliz no simples, como diz o meme!

  • Crie experiências completas de consumo, mas sem passar aquela sensação de que é tudo muito grande ou muito caro
  • Defina com precisão o seu horário de funcionamento e o informe nas redes sociais, destacando a ideia de “all day”
  • Entenda exatamente quantas pessoas da equipe precisam participar da operação para você não gastar demais com contratações ou banco de horas
  • Certifique-se de ter um cardápio vendedor, mas enxuto e versátil, capaz de atender exatamente ao perfil do seu público-alvo e, inclusive, à dietas restritivas

Assim, vai ficar mais fácil usufruir de vantagens, como o aumento da rotatividade sem lotação ou filas, o aproveitamento de ingredientes e aquela deliciosa propaganda grátis que a galera faz para os amigos e a família!

Conforme as coisas acontecem, monitore o serviço e as entregas para entender o que mais precisa ser ajustado com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade a qualquer hora: talvez você goste de explorar as dicas do próximo tópico.

5 dicas e ideias para você atrair mais clientes com all day dining

Quem procura um restaurante aberto fora do período tradicional quer, ainda mais do que outros consumidores, comer sem preocupações e de um jeito muito particular, com liberdade para escolher e praticidade para pedir.

Atrair clientes e aumentar o faturamento de um restaurante “all day dining”, portanto, depende de muita atenção aos detalhes e de muito capricho na divulgação (online e offline).

1. Mostre o restaurante está sempre aberto

Daquela placa bem bonita na entrada até um cadastro atualizado no Google Maps, use todos os artifícios possíveis para mostrar ao público-alvo do seu restaurante que ele vai estar aberto quando a turma tiver fome, e que os pratos estarão disponíveis, não importa a hora.

“Gosta de um PF antes das 11:00? Pode vir!”

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2. Use as redes sociais e o WhatsApp de forma estratégica

Complementando a dica anterior, tanto nas redes sociais quanto no WhatsApp:

  • Planeje “missões do dia”, como “venha entre 14:00 e 15:00, apresente esta publicação/mensagem e ganhe 10% OFF”
  • Divulgue o cardápio digital, incentivando os usuários a clicar para saber o que vão encontrar quando chegarem
  • Anuncie aquela oferta-relâmpago de 30 minutos, e desperte a sensação de urgência no consumo
  • Publique stories mostrando que o restaurante está pronto para receber um cliente, mesmo num horário atípico

Vá ajustando suas iniciativas conforme a galera reage e não deixe de observar ações de outros estabelecimentos com o mesmo tipo de operação.

3. Vendas combos específicos para cada momento do dia

Outra dica é pensar em combos especiais no menu, com opções que combinem e que podem ser mais desejadas de manhã, à tarde, de noite etc.

Muitos restaurantes com cardápio o dia todo investem pesado em combinações tipo salgado e suco natural, mas existem outras alternativas, e você pode criar mais pares ou trios seguindo os seus relatórios de vendas!

  • “Café da manhã pra quem não acorda cedo” – ovos, torradas e café coado
  • “Almoço rápido porque já tá tarde” – prato do dia e sobremesa (vendido até às 17:00)
  • “Lanche reforçado pra quem não almoçou” – sanduíche e brownie quentinhos

E assim por diante.

4. Crie promoções que serão válidas só nos horários mais tranquilos

Nos horários mais calmos, um incentivo pode mudar tudo, e estes exemplos não nos deixam mentir:

  • “Leve dois, pague um” – Às terças e quartas, das 15:00 às 17:00
  • “Compre um drink, ganhe o petisco” – Happy hour das 16:00 às 18:00
  • “Desconto de 20% em pratos do cardápio” – Aos domingos, a partir das 21:00

Não se esqueça de usar as ofertas como assunto para diferentes campanhas de marketing nas redes sociais do restaurante, hein!

5. Garanta personalização no pedido e no contato

Por último, considerando que muitos clientes que procuram um restaurante fora do horário de pico têm uma rotina corrida ou horários diferentes da maioria, mostre que você entende isso, por exemplo:

  • Atendendo diretamente pelo WhatsApp
  • Oferecendo sugestões do chef
  • Chamando pelo nome
  • Permitindo adicionar ou remover ingredientes do prato
  • Sugerindo upselling e cross-selling adequados aos interesses de cada consumidor

Coloque-se no lugar de quem pede: isso ajuda.

Seguindo estas dicas e monitorando tendências do foodservice, você estará criando oportunidades de destaque para o seu “all day dining”, tornando-o realmente especial. Receba nossos desejos de enorme sucesso e até a próxima!

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