Cardápio enxuto ou variado? Ajudamos você a escolher

Entenda o que é cada tipo de cardápio: enxuto vs. variado e decida qual faz mais sentido para o seu negócio. Use as informações deste artigo para escolher certo!

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Homem sorrindo usando um tablet, sentado à mesa com uma xícara, prato com croissants e um telefone na mesa, ambiente de escritório ou home office.

Enquanto um cardápio enxuto é melhor para otimização de estoque e da operação, um cardápio variado ajuda na atração de diferentes perfis de clientes, podendo ou não aumentar o ticket médio.

Qual escolher? Isso depende de estratégia e muita análise, além do posicionamento que você deseja para a sua marca e, como entender os prós e contras de cada modelo será essencial para a sua decisão, os especialistas da Abrahão escreveram este artigo pensando em lhe ajudar!

Continue a leitura e descubra, na prática, qual opção faz mais sentido para o seu negócio.

Logo de cara, vamos às diferenças: cardápio enxuto vs. variado

O cardápio enxuto é o melhor aluno da turma: focado, organizado e que não se distraí fácil. O cardápio variado é aquele cara popular: participa de tudo, tem vários tipos de amizades e está sempre envolvido em mil atividades; tenta agradar todo mundo, mas nem sempre consegue.

Cada modelo, portanto, tem objetivos diferentes e impacta de formas distintas na operação, na percepção e atração do público-alvo e até na identidade do negócio.

Aqui estão aspectos a considerar:

Qual cardápio escolher?
Enxuto/Curto Variado/Longo
Opções:poucas, mas escolhidas à dedo

Preparos:
sempre excepcionais; viram a marca do negócio

Operação e atendimento:
ágeis e padronizados

Estoque:
otimizado

Escolha do cliente:
fácil e rápida
Opções: variadas; para todos os gostos

Preparos:
padrão e qualidade dependem de equipe maior e muita organização

Operação:
depende de atenção e treino (evite erros comuns no atendimento!)

Estoque
: mais planejamento e gestão

Escolha do cliente:
pode ficar travada

Seja estratégico(a) ao escolher: leve em conta sua infraestrutura, a quantidade de pessoas na sua equipe, o layout da cozinha e até o seu plano de negócios. Não adianta querer oferecer ou produzir mais do que você dá conta.

E lembre-se de que, hoje em dia, existem tecnologias de autoatendimento digital para restaurantes que podem lhe ajudar a vender mais sem necessariamente exagerar no menu.

O que é exatamente um cardápio enxuto e como montá-lo?

Faça uma seleção reduzida de pratos que representem a essência do seu estabelecimento e foque naqueles com boa saída, CMV adequado e preparo eficiente: você terá seu cardápio menorzinho, mas excelente.

Siga este passo a passo:

  1. Se o restaurante já estiver aberto, estude histórico e os relatórios de vendas para identificar preferências de consumo; caso contrário, faça uma pesquisa de mercado (O que vende bem e tem boa margem de lucro?)
  2. Defina uma proposta clara para o cardápio refletir a essência do seu negócio (Qual é o foco e o estilo da cozinha?)
  3. Escolha pratos que tenham ingredientes em comum. Faça isso para melhorar a gestão do estoque e até as negociações com fornecedores
  4. Contemple diferentes gostos, mesmo com poucas opções. Ofereça, por exemplo, um prato vegetariano ou adaptações dos pratos para dietas restritivas
  5. Padronize as receitas a partir da criação de fichas técnicas. Tenha uma ficha para cada prato, com todos os detalhes possíveis
  6. No menu, informe e descreva as opções com clareza e invista em estratégias que vão ajudar o cliente numa decisão que não causará arrependimentos

Hamburguerias artesanais, cafés e confeitarias, bistrôs e similares podem se beneficiar de cardápios enxutos, assim como estabelecimentos que querem reforçar sua autoridade naquilo que fazem e transmitir confiança aos clientes, mostrando que a seleção de opções foi feita com propósito.

Mas, atenção: um cardápio enxuto exige atualizações frequentes para continuar capturando o interesse do público-alvo do restaurante. Que tal você se debruçar sobre a beleza da sazonalidade e criar vínculos com fornecedores locais?

E não necessariamente um cardápio minimalista, mas um cardápio que fique equilibrado entre o longo e o curto será bem-vindo em qualquer negócio cujo gestor queira reduzir desperdícios, aumentar a lucratividade e/ou construir uma reputação em cima de qualidade e exclusividade.

O que você precisa saber sobre cardápios variados

Oposto ao cardápio enxuto, um cardápio variado é aquele que oferece uma grande diversidade de pratos, incluindo ingredientes e montagens distintos e, talvez, até diferentes estilos culinários.

Esse tipo de menu, com certeza, vai atender mais interesses e necessidades e, consequentemente, funcionar em restaurantes que querem um público mais amplo, no entanto, pode ser uma estratégia “furada” se não houver planejamento, organização e controle de qualidade bastante rígidos.

Como montar um cardápio variado?

  1. Entenda exatamente o que a galera procura na sua região ou em restaurantes parecidos com os seus
  2. Crie categorias diferentes para cada grupo de pratos, facilitando as escolhas
  3. Converse com os fornecedores para negociar alguns valores antes de definir a precificação dos itens
  4. E capacite-se para gerir seu estoque com eficiência ou contrate um especialista no assunto, senão, você pode precisar lidar com faltas e desperdícios de insumos
  5. Organize a cozinha e treine a equipe para que todos consigam receber pedidos diferentes num mesmo giro de clientes e prepará-los com qualidade, rapidez e sem confusões
  6. Como na construção de um menu enxuto, agarre-se às fichas técnicas: elas são sempre essenciais

O maior desafio de um menu variado é equilibrar a diversidade com a capacidade real do restaurante em termos de infraestrutura e pessoal – de forma a garantir que a experiência gastronômica seja positiva e que as avaliações e recomendações sejam uma consequência disso.

Enfrente os desafios do menu variado de cabeça erguida!

Vale a pena considerar a adoção de um cardápio digital para testar algumas alternativas, podendo adicionar ou remover pratos do menu sem gastar dinheiro com impressões e sem precisar pausar a operação!

O cardápio digital ainda tem a vantagem das traduções automáticas para facilitar o turismo gastronômico, e é justamente em regiões com alto fluxo de pessoas que a variedade chama a atenção.

Fica a dica, hein! :)

“E se eu quiser modernizar meu restaurante, mesmo tendo um menu enxuto?”

Você pode e deve! Trabalhar com sazonalidade e destacar novidades fica muito mais fácil se você tiver um cardápio inteligente. Ainda, as melhores opções dessa tecnologia no mercado permitem:

  • Incluir até 3 fotos por produto
  • Informar cada detalhe do preparo na descrição do item
  • Divulgar e vender combos especiais
  • Fazer upselling e cross-selling automatizados
  • Coletar feedbacks em tempo real
  • Integrar toda a sua operação para ninguém mais perder tempo com processos manuais

Dá para experimentar uma versão no tablet ou em QR Code ou, se o seu atendimento acontecer exclusivamente em balcão, por que não substituir o caixa por um mini totem com as mesmas funções dos totens grandes, mas tão minimalista quanto o seu menu?

Boas vendas!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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