11 motivos para ter autoatendimento digital em restaurantes

Neste artigo, explore informações sobre o autoatendimento digital para restaurantes e conheça as opções da Abrahão, solicitando demonstração grátis, se quiser.

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Funcionários em um café interagindo com um tablet em um balcão moderno, mostrando a tecnologia aplicada no atendimento ao cliente.

Imagine só poder contar com uma especialista no autoatendimento digital para restaurantes para aumentar seu ticket médio, cortar gastos e ainda ganhar muito mais fãs? Usando uma ou mais das soluções do ecossistema de autoatendimento da Abrahão, você está nesse caminho!

A digitalização, que se popularizou durante a pandemia de coronavírus e continuou crescendo, traz ganhos a curto, médio e longo prazo para bares e restaurantes, como a agilidade, a redução de filas e o melhor controle dos pedidos, dentre tantos outros.

Sem um cardápio digital da Abrahão, por exemplo, o Mundo Animal não teria aumentado entre 12% e 15% sua receita, assim como tantos outros estabelecimentos, e a tendência é que cada vez mais negócios optem pela inovação de suas operações, então, você precisa ler este artigo se quiser ficar por dentro!

Como funciona o autoatendimento digital para restaurantes?

Só através do autoatendimento para restaurantes, o cliente assume total controle do pedido ao pagamento, ganhando autonomia para escolher e personalizar alimentos e bebidas sem a pressão dos garçons, de forma prática e rápida e sem precisar esperar numa fila.

Além disso, com os cardápios digitais da Abrahão – em QR code, tablet ou totens de autoatendimento –, restaurantes, colaboradores e gestores também ganham, por causa da operação otimizada, do aumento da lucratividade e do corte de custos.

Não à toa, ter uma tecnologia assim hoje em dia deixou de ser luxo e virou diferencial competitivo.

Enquanto os consumidores do foodservice valorizam, cada vez mais, a praticidade, a comodidade e a higiene, os estabelecimentos capazes de transformar a experiência de comer fora são aqueles que se diferenciam.

11 vantagens do autoatendimento em restaurantes tão genuínas quanto combinar arroz e feijão

Para além de simplificar processos dentro de um bar ou restaurante, os melhores sistemas de autoatendimento da atualidade fazem o freguês se sentir em casa e abrem portas para que ele volte, mas não só isso!

Confira, adiante, uma lista com diferenciais já comprovados.

1. Aumento da eficiência operacional

Como os clientes realizam os pedidos diretamente de um dispositivo fácil de usar e que não necessitam de intermediários, e suas “encomendas” vão diretamente para o bar ou para a cozinha, o cardápio digital melhora a eficiência operacional.

A automação permite que os estabelecimentos atendam mais pessoas sem precisarem contratar freelancers.

2. Redução de erros nos pedidos

O que é pra chegar ao freguês “sem cebola”, vai chegar! E aquele “molho extra” que faz toda a diferença pro casal fã de hambúrguer, não vai faltar! Prato kids com filé mal passado? Nunca mais!

Se a digitalização dá autonomia ao cliente para pedir e personalizar o pedido, os ruídos de comunicação desaparecem, mesmo em horários de alta demanda. E a precisão dos preparos aumenta, diminuindo os desperdícios que afetam diretamente o lucro.

3. Melhora da satisfação do cliente

Com o autoatendimento também acabam as filas enormes, as desatenções dos garçons, as dúvidas mal esclarecidas e até as frustrações de ter que ouvir “não temos esse prato hoje”.

O cliente, que já fica confortável por pedir sem pressão e vê a personalização como uma preocupação com seus desejos, ainda por cima, faz a refeição inteira sem torcer o nariz nenhuma vez!

4. Otimização da operação

Enquanto o autoatendimento resolve tudo o que tem a ver com a coleta e distribuição dos pedidos, sua equipe está focada no que realmente importa: atividades estratégicas que apenas seres humanos sabem fazer.

As coisas no salão e na cozinha fluem de forma mais natural e tranquila, o que é bom pra todo mundo, né?

5. Aumento do ticket médio

E o autoatendimento pode se revelar mestre nas vendas sugestivas, incentivando cada consumidor, no momento certo, a consumir aquele complemento perfeito, fazer um upgrade do pedido, comprar a sobremesa pra arrematar a refeição da melhor forma etc.

Os combos e as promoções ficam melhores com o cardápio digital, tornando-se mais atraentes aos olhos (e ao estômago) do freguês!

6. Redução de custos

Não é preciso aumentar o quadro de funcionários para atender mais clientes, porque cada cardápio digital tem um segredo que impacta positivamente no caixa do restaurante.

O totem de autoatendimento ajuda a eliminar a dependência de balconistas e operadores de caixa, cada tablet equivale ao atendimento de mais de dez mesas por garçom, e o QR Code é pra quem precisa simplificar o dia a dia.

Sem falar que, a partir do momento em que a digitalização vira realidade, nunca mais se gasta um tostão com impressões e atualizações de menus. Você atualiza preços, descrições e disponibilidade em tempo real, de onde estiver, sem parar a operação.

7. Filas? O que é isso?

Se o cliente não precisa esperar o garçom para fazer o pedido, pode adicionar ou remover ingredientes, já tem a sugestão de sobremesa aparecendo logo ao pedir e consegue até fechar a conta com um clique, dá pra dizer que soluções de autoatendimento acabam com as filas, certo?

8. Otimização do giro de mesas

Por causa de tudo o que você já leu, o giro de mesas também é otimizado nos restaurantes modernos, sem que um menor tempo de espera signifique um menor tempo de permanência no local ou sem que um menor tempo de permanência, mesmo que exista, signifique menos lucro.

O pedido vai do cardápio digital direto para cozinha, agilizando o processo de preparo, que se inicia instantaneamente. O garçom já está a postos para levar os pratos e as bebidas à mesa. O cliente está com fome.

O prato chega perfeito, no tempo certo, e a fidelização acontece como um passe de mágica!

9. Garantia do atendimento das demandas do público-alvo

Personalização, adequação à dietas específicas, comunicação de informações importantes sobre as receitas, storytelling de como surgiu o restaurantes, higiene máxima, conforto em cada detalhe…

O cardápio digital também é garantia de que você sabe exatamente o que a sua galera procura! Tem coisa melhor do que isso?

10. Acesso a dados que vão ditar o futuro

Com o autoatendimento, gestores de restaurantes ainda coletam dados importantes sobre suas vendas, as preferências de produtos por parte dos clientes, horários de pico e padrões de compra para fazerem ajustes no menu, criarem novas ofertas ou repensarem a precificação dos itens, garantindo um futuro muuuuuuuito próspero.

11. Integrações com PDVs e ERPs

Seu restaurante merece uma operação afinada, você merece dormir melhor, e o autoatendimento faz isso acontecer, conectando o que é importante: pedidos, estoque, dados, status de entregas, no caso dos deliveries, e assim por diante.

Especificamente as soluções Abrahão têm integrações com mais de 80 PDVs e ERPs, então, até a emissão de Nota Fiscal deixa de ser uma dor de cabeça. Pra que burocracia se você precisa, mesmo, é de eficiência?

“E como garantir um bom autoatendimento no meu restaurante?”

Se você explorou os diferenciais do autoatendimento e entendeu que modernizar é a sua melhor alternativa para sucesso e lucratividade, basta explorar diferentes opções de tecnologias e escolher a que mais faz sentido para o seu tipo de negócio.

Só que, em vez de ficar pingando de pesquisa em pesquisa, conte com uma marca que lhe oferece todas as melhores alternativas de cardápios digitais do mercado, além de demonstrações gratuitas se você precisar de ajuda na hora da escolha.

Abrahão à mesa, no balcão ou à distância: a escolha é sua

A Abrahão tem totens em tamanho mini, cardápios no tablet e em QR Code e até um sistema delivery integrado à Goomer, soluções que podem ser usadas de forma individual ou combinada!

Totem de Autoatendimento

Imagem de um tablet mostrando opções de sobremesas, como Pistache Paradiso Caramelato e Amarena Black Forest, sendo utilizado por uma pessoa.

  • Indicado para restaurantes com alto fluxo de clientes e atendimento em balcão
  • Elimina a necessidade de operadores de caixa
  • Essa tecnologia é feita para reduzir suas filas, sem ocupar espaço físico por aí
  • Do pedido ao pagamento, tudo é feito pelo cliente

O Totem de Autoatendimento da Abraão é moderno, prático e seguro!

Cardápio Digital no Tablet

Imagem de uma refeição japonesa elegante com uma variedade de sushi e sashimi servidos em uma bandeja, com drinks e tablet ao lado.

  • Até três fotos por produto
  • Descrições detalhadas de todos os itens
  • Cheio de recursos avançados e interativos
  • Com botões “chamar garçom” e “fechar conta”
  • Coleta de feedbacks imediatamente após o consumo

O Cardápio Digital no Tablet da Abrahão é o rei das vendas sugestivas!

Cardápio Digital em QR code

Imagem de um cardápio de QR code da marca Abravalo, localizado em uma mesa com bebidas, ideal para melhorar a experiência do cliente.

  • Para investir em tecnologia, sem downloads ou equipamentos
  • Tudo acontece através do celular do cliente
  • Envio dos pedidos diretamente à cozinha
  • Traduções automáticas para outros idiomas

Em busca de uma solução prática e econômica para começar a vender mais? Experimente o Cardápio Digital em QR Code.

Cardápio Digital para Delivery integrado à Goomer

Imagem do aplicativo de pedidos Abrahão mostrando opções de frango frito e um impressor de recibos próximo ao smartphone.

  • Pedidos de delivery sem as taxas dos marketplaces
  • Canal de vendas próprio
  • Link exclusivo para compartilhar
  • Robô de autoatendimento (chatbot)
  • Menos vendas perdidas por falta de retorno
  • Tudo pelo WhatsApp

E seu negócio à frente da concorrência!

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