Oferecer combos especiais no cardápio do seu restaurante é uma das estratégias mais eficientes para você aumentar o ticket médio e melhorar a experiência do cliente. Mas os combos precisam ser bem pensados e agregar valor ao freguês, tá?
Certifique-se de que eles não vão desacelerar o giro da cozinha e de que o consumidor não vai precisar passar mais tempo pensando para decidir se compra ou não – você quer, justamente, o oposto disso tudo!
Venda mais, sem atrapalhar sua operação, a partir da leitura deste artigo com dicas práticas e exemplos de sucesso, feito sob medida.
Combos podem ser especiais pra todo mundo. Fica a dica!
Simples, os combos especiais no cardápio de um restaurante ajudam a otimizar a operação, fazer girar o estoque, guiar a escolha do cliente e acelerar os processos de pedido e pagamento.
Eles agregam ao estabelecimento, reduzindo o tempo de decisão de compra e evitando abandonos por indecisão, criando a sensação de economia sem comprometer a margem de lucro e reduzindo o desperdício de insumos e dinheiro.
Além de tudo, oferecem praticidade, algo cada vez mais valorizado por quem consome tanto no salão quanto em restaurantes delivery e take away.
Agora, topa matar sua fome de inspiração?
Exemplos de combos especiais que vendem muuuito
Um prato principal pode atrair interessados se oferecido com uma bebida gostosa e uma sobremesa leve. Um combo de lanche funciona bem fritas ou “onion rings”, mais do que com qualquer outro salgado.
Enfim, o que vai dizer se a estratégia está adequada, novamente, são as particularidades do seu negócio e do seu freguês. Oferecendo mais valor por um preço atraente, o sucesso será certeiro!
Inspire-se, a partir do quadro de ideias adiante, quando for montar combos promocionais.
Restaurante | Ideias de combos |
---|---|
Bar ou lanchonete | Lanche + fritas + suco ou refrigerante; lanche + suco ou refrigerante + sobremesa; 2 bebidas + 1 petisco para melhorar o happy hour |
À la carte | Combo kids promocional; prato principal + bebida + sobremesa; risoto ou massa + taça de vinho da casa; salada + proteína (com ou sem bebida); combo do chef; como de almoço executivo etc. |
Self-service | Pague o prato, ganhe 1 suco; pague o prato, ganhe 1 sobremesa; marmita do dia; prato do dia + sobremesa + cafézinho |
Delivery | Proteína + 2 acompanhamentos + bebida 1L para duas pessoas; combo individual de prato + sobremesa; 2 principais + entrada para compartilhar |
“Abrahão, mas como vender mais com combos no meu restaurante?”
O segredo do match perfeito está em combinar estratégia com dados. Faça mais do que juntar dois ou três produtos e colocar um preço atraente no “pacote”: estude o público-alvo do restaurante para oferecer algo que realmente tenha sentido para a vida dele.
Aqui está um passo a passo que você pode seguir:
- Estude o público-alvo antes de qualquer coisa
- Entenda a margem de lucro de cada produto e o seu fluxo de caixa
- Sempre venda, pelo menos, um item que já tem boa aceitação
- Avalie a lógica de complementaridade entre os itens do combo
- Faça testes e colete feedbacks
- Mantenha o menu sempre atualizado
Aliás, nesse cenário de ofertas especiais, um bom cardápio digital se torna aliado poderoso! Topa ler mais sobre a tecnologia antes de ir?
Combos no cardápio digital: destaque certo
Os melhores cardápios digitais do mercado não só permitem que você acompanhe o desempenho das vendas do seu restaurante em tempo real, como podem ser ajustados sem pausas na operação e sem gastos com impressões.
Eles ainda trazem fotos para todas as combinações, informam sobre receitas e modos de preparo de forma clara e completa e ajudam na organização dos itens por categorias, aumentando o ticket médio através de cross-selling e up-selling.
Contando com a tecnologia, você consegue montar um cardápio que realmente funciona, com os combos dos sonhos para o seu bolso e para a experiência do seu cliente!
Escolha a alternativa que mais combina com suas necessidades
Os totens de autoatendimento são altamente indicados para quem quer cortar gastos com operadores de caixa, reduzir erros nas cobranças e no fechamento e ainda otimizar espaço.
Enquanto isso, os cardápios digitais no tablet podem ser adequados a qualquer operação em salão, tornando-se ferramenta de trabalho dos garçons, mas ajudando você a cortar despesas de atendimento em até 50%.
Nas duas alternativas, a intervenção humana não acontece, a realização e divulgação de promoções é simplificada, e o freguês come com os olhos imediatamente quando chega ao restaurante.
E você ainda pode experimentar cardápios em QR Code e para delivery que, assim como os menus anteriores, permitem dar nomes atraentes às combinações, destacá-las e oferecer a possibilidade de personalização a quem compra.
A opção é sua. Só não escolha ficar parado(a)!
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