- O que você precisa saber sobre marketing local para restaurantes
- 7 estratégias de marketing local para restaurantes
- 1. Produzir conteúdos online e offline que conversem com o pessoal das redondezas
- 2. Otimizar o perfil do restaurante no Google Business
- 3. Fazer anúncios com geotargeting (Google e redes sociais)
- 4. Criar iniciativas que sejam a cara da região
- 5. Realizar eventos com experiências únicas
- 6. Firmar parcerias com outros negócios locais
- 7. Comunicar-se diretamente com quem você atende
- Seus testes vão lhe mostrar o caminho
O marketing local para restaurantes nunca vai morrer: ele é altamente eficiente para a atração de consumidores na região do estabelecimento e ajuda a gerar movimento constante, se tiver ações estratégicas e envolver tanto o online quanto o offline.
“Ué, marketing local online?”, você pode estar se perguntando… Sim! Tipo manter o perfil da empresa sempre atualizado no Google Business Profile (antigo Google Meu Negócio) e usar a geolocalização para direcionar anúncios pagos, por exemplo!
E, no offline, dá pra fazer eventos temáticos, firmar parcerias com outras empresas, distribuir panfletos com promoções exclusivas e muito mais. Este artigo traz as melhores ideias.
O que você precisa saber sobre marketing local para restaurantes
Hoje em dia, ao ouvir falar em marketing local, não considere apenas as estratégias de marketing offline, mas também algumas iniciativas no mundo virtual – pensadas para uma marca alcançar quem está fisicamente perto.
A partir disso, pense em maneiras de a comunicação do seu negócio com o público-alvo acontecer de forma estratégica.
Lembre-se: você quer atrair quem mora, trabalha ou está nos arredores do seu restaurante e aumentar as chances de essa galera virar cliente!
7 estratégias de marketing local para restaurantes
Já conhecendo os hábitos e as tendências de consumo do seu público, comece a agir! Que tal…
1. Produzir conteúdos online e offline que conversem com o pessoal das redondezas
Fotos bonitas sem estratégia não levam a lugar algum. Da mesma maneira, panfletos descolados, sem nenhuma oferta especial para quem os apresenta, são só dinheiro jogado fora e papel desperdiçado.
Una presença digital estratégica a ações simples no bairro e torne o seu restaurante uma lembrança constante na vida do consumidor.
Para isso, produza bons conteúdos, prestando atenção aos mínimos detalhes:
No offline
- Coloque um cavalete na rua informando a opção de prato do dia ou uma promoção especial para almoço, happy hour ou jantar
- Distribua materiais impressos com um QR Code que leve ao cardápio digital e/ou cupons de desconto
- Faça a entrega dos flyers/panfletos em locais estratégicos (escolas, condomínios, ponto de ônibus etc.)
- Se o restaurante estiver numa área com várias empresas, anuncie oportunidades específicas para quem trabalha nas redondezas
Vale desde desconto no segundo prato (“leve um amigo”) até combos especiais de almoço ou sobremesa ou cafézinho grátis!
Nas redes sociais
- Produza fotos e vídeos para Facebook, Instagram e/ou TikTok, a depender das plataformas que o público-alvo utilizar no dia a dia
- Marque sempre a localização do restaurante e incentive que os clientes façam o mesmo (ou marquem o @)
- Selecione 2-3 hashtags locais para usar com mais frequência, tipo #TipoDeGastronomiaNomeDoBairro #TipoDeComidaPertoDeMim
- Se achar que vale, crie publicações específicas sobre a região, mesmo não falando do restaurante em todas elas
Dar dicas de passeios e pontos turísticos próximos ou falar sobre eventos que acontecem no bairro podem ser excelentes estratégias para conectar a marca à comunidade!
Para além disso, como você leu lá na introdução, mantenha o perfil do Google Business devidamente atualizado (e otimizado).
2. Otimizar o perfil do restaurante no Google Business
Certifique-se de que o seu restaurante tenha um perfil devidamente criado no antigo Google Meu Negócio e de que as fotos estejam sempre atualizadas. Mantenha o horário de funcionamento sempre correto também, e divulgue o cardápio por lá, de preferência.
Além disso, responda as avaliações o mais rápido possível e com máxima empatia e use palavras-chave locais tanto nos comentários quanto nas descrições e até no nome dos arquivos das fotos para deixar a página ainda mais relevante.
São exemplos de palavras-chave locais para marketing de restaurantes que podem funcionar no Google aquelas compostas por:
- Tipo de comida + Nome do bairro [ou] da cidade
– Hambúrguer gourmet na Vila Luz - Refeição específica + Nome do bairro [ou] da cidade
– Almoço executivo em Av Paulista
- Tipo de estabelecimento + Nome do bairro [ou] da cidade
– Cafeteria em Zona Central - Experiência oferecida + Nome do bairro [ou] da cidade
– Rodízio japonês em Curitiba
O Google entrega às pessoas respostas para perguntas como “restaurante perto de mim”, “melhor restaurante em tal lugar”, “onde almoçar em tal região” e assim por diante, portanto, usando esses termos com coerência, as chances de sucesso aumentam!
Aproveite-os em anúncios também.
3. Fazer anúncios com geotargeting (Google e redes sociais)
Novamente, a partir das palavras-chaves estratégicas, crie campanhas no Google Ads e exiba anúncios específicos só para pessoas próximas ao seu restaurante. Faça o mesmo nas redes sociais.
O nome dessa iniciativa de marketing em que acontece um direcionamento da propaganda da marca é “geotargeting”, e você ainda pode aproveitar outros filtros oferecidos pelas ferramentas de tráfego pago, como idade, gênero, preferências etc.
Nos anúncios:
- Chame o bairro pelo nome para gerar proximidade e sensação de exclusividade
– A melhor feijoada do Tatuapé - Pense na distância entre o restaurante e a pessoa que vai receber a mensagem
– Há 5 minutos de você! - Ajude o leitor a associar o endereço a trajetos que fazem parte do cotidiano dele
– Pizza artesanal perto de [Nome de uma estação de metrô] - Se para delivery, enfatize a praticidade e o conforto
– Chega em menos de 15 minutos para moradores de São João
Faça uma campanha para o almoço e outra para o jantar, nunca use banco de imagens e a depender do perfil do restaurante fique à vontade para usar gírias e expressões locais, aproximando-se ainda mais da comunidade!
4. Criar iniciativas que sejam a cara da região
Campanhas regionais são outra forma de conectar o restaurante diretamente com as pessoas das redondezas: promoções em datas comemorativas e participação em ações ligadas à comunidade criam um motivo a mais para o cliente escolher seu negócio.
Aqui está uma lista de sugestões:
- Descontos em pratos típicos durante feriados ou festas locais
- Promoções para atender as dores dos moradores/trabalhadores/estudantes da região em determinado momento (Ex.: café 50% OFF na semana de provas)
- Ofertas em apoio a times e campeonatos locais (Ex.: pizza pra comemorar a vitória do time da cidade)
- Participação em feiras gastronômicas ou festas de rua marcada pela venda de combos exclusivos
- Campanhas solidárias em apoio a uma causa local (Ex.: doação de parte do valor arrecadado com a venda do carro-chefe durante um mês)
- Inserção de produtos típicos no menu, criando um cardápio regional autêntico que desperta orgulho nos consumidores
É disso que a galera gosta! É isso que faz todo mundo comentar, compartilhar, curtir!
5. Realizar eventos com experiências únicas
Pra completar, você também pode promover experiências gastronômicas completas no seu restaurante, principalmente se o atendimento for presencial, tornando o local um ponto de encontro para quem mora ou trabalha perto.
Noites temáticas (“noite do quiz” ou “noite do karaokê”), shows ao vivo valorizando artistas locais e a oferta de cardápios exclusivos para dias marcantes (Dia dos Namorados, Dia das Mães etc.) costumam agradar.
6. Firmar parcerias com outros negócios locais
E parcerias com outras marcas mostram seu interesse no fortalecimento do comércio da comunidade, viu?
Quando um restaurante se conecta com academias, escolas, negócios vizinhos e fornecedores da região, vai conquistando visibilidade de quem já tem algum vínculo com esses locais – principalmente se rolar aquele “ganha-ganha” de combos promocionais, descontos cruzados, destaques no cardápio, posts colaborativos no Instagram etc.
7. Comunicar-se diretamente com quem você atende
Finalmente, é importante você saber que, no marketing local, nada é mais valioso do que manter um relacionamento próximo com quem já conhece e frequenta o seu restaurante, e nessa última estratégia prática da nossa lista aparecem os canais diretos de comunicação, principalmente:
- E-mail marketing segmentado por perfil ou preferências, não genérico; e
- WhatsApp com suas listas de transmissão e integrado ao cardápio digital no caso de deliveries
Use os canais para reconhecer e valorizar seus consumidores, inclusive reduzindo o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), uma métrica que pesa no fechamento das contas no fim do mês. Especificamente a integração WhatsApp + Cardápio digital, use para fornecer informações em tempo real sobre o status do pedido.
Mande mensagens curtas e visuais, destaque oportunidades e o senso de urgência.
No assunto do e-mail marketing, coloque o nome do bairro antes de tudo; na mensagem de WhatsApp, informe que o benefício é especial para quem mora/trabalha/estuda na região e aborde, por exemplo, benefícios, como o envio rápido ou a ausência de taxa de entrega no delivery.
Aplique até as dicas de geotargeting que você explorou no item #3 desta lista!
Seus testes vão lhe mostrar o caminho
Entenda quem são as pessoas da região, o que elas fazem quando estão por perto, quais os desejos e as necessidades que elas têm e o que a concorrência oferece que vale a pena usar como inspiração, bem como o que ela não oferece e que você pode oferecer como diferencial.
Então, vá testando algumas das estratégias catalogadas neste artigo para descobrir quais funcionam.
Dedicar-se ao marketing local do seu restaurante aumenta a visibilidade da marca dentro da comunidade – importantíssimo! – e a coloca como primeira escolha de muita gente quando chega a hora de decidir onde comer.
Os resultados aparecem num aumento significativo de faturamento e na construção de uma boa reputação, capaz de atrair uma legião de fãs fieis.
Aos poucos, veja o seu negócio virando parte da vida do bairro. Nada é mais saboroso do que isso: acredite!
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