A experiência sensorial precisa estar em cada etapa do atendimento e do serviço em estabelecimentos do foodservice: os estímulos que despertam os cinco sentidos dos clientes ao longo de toda a jornada de consumo fazem toda a diferença na fidelização e no ticket médio!
O sabor dos pratos importa para essa experiência, com certeza, mas, se você quer oferecê-la no capricho, vale pensar num conjunto de estratégias que envolvem desde o ambiente até o cardápio.
Transforme uma simples refeição em uma lembrança marcante, fortalecendo o vínculo emocional dos seus fregueses com a sua marca, a partir das dicas deste artigo!
O que define a experiência sensorial em um restaurante?
A experiência sensorial num restaurante acontece quando ocorre uma integração planejada de estímulos que despertam visão, olfato, paladar, tato e audição dos clientes ao longo de toda a permanência no ponto de venda.
A montagem da iluminação ideal, a música ambiente bem escolhida, os aromas que despertam o apetite e até a textura da decoração fazem parte da construção dessa experiência. Outros aspectos importantíssimos, você vai conhecer adiante!
Em um restaurante de culinária italiana, por exemplo, a combinação de mesas rústicas, cheiro de manjericão no ar e músicas tradicionais transporta as pessoas para uma verdadeira trattoria.
Em uma lanchonete descolada, luzes vibrantes, trilha sonora animada e embalagens com desenhos arrojados reforçam a proposta criativa.
Sacou, né?
8 melhores dicas de como criar experiência sensorial no foodservice
Sendo coerente com o conceito do seu empreendimento, você deve trabalhar sensações que vendem para criar experiências que aguçem os cinco sentidos e provoquem emoções positivas e memoráveis.
Suas iniciativas podem ir desde pequenos ajustes até estratégias mais complexas, veja só!
1. Estude sobre o estímulo dos 5 sentidos no atendimento de restaurantes
Pesquise estabelecimentos que sejam referência no assunto, converse com outros gestores, visite lugares que você gosta e analise os motivos pelos quais eles são seus preferidos. Entenda o que tem de sensorial, no atendimento, que pode mudar o jogo.
- Tom de voz dos atendentes
- Cordialidade no serviço
- Uniformes com tecidos adequados
- Guardanapos agradáveis ao toque
- Toalha para higienização das mãos
- Brinde ao final da refeição que ative os sentidos
Tudo isso – e o que ainda vem a seguir! – pode diferenciar a sua marca.
2. Desenvolva um storytelling sensorial
Uma história bem contada não precisa estar apenas no cardápio – e tem a ver com o despertar dos sentidos.
Imagine um restaurante especializado em culinária nordestina que traz, ao ambiente, aromas de ervas frescas, uma trilha com sanfona ao fundo, toalhas de mesa bordadas e refeições servidas em cerâmica artesanal.
Da fachada ao “volte logo”, passando por atendimento, decoração, refeição, música ambiente, apresentação dos colaboradores, cada detalhe importa.
3. “Harmonize” temperatura, som e luz
Se os sentidos estão diretamente ligados ao “clima” do restaurante, temperatura, som e iluminação devem ser ajustados conforme o horário do atendimento e o perfil do público-alvo.
Tome o quadro adiante como referência.
Como ajustar temperatura, luz e som em restaurantes | ||
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Elemento | Recomendações | Impacto na experiência |
Temperatura | Ar-condicionado em dias quentes e aquecedores discretos em noites frias | Conforto térmico aumenta o tempo de permanência dos clientes |
Iluminação | Luz natural durante o dia e luzes amarelas e suaves à noite | O ambiente acolhedor influencia no clima emocional da refeição |
Som ambiente | Playlists tranquilas no almoço e músicas marcantes à noite (ou de acordo com o perfil do público) | A música condizente com o ambiente melhora o humor e reforça a identidade do restaurante |
E lembre-se de que a recíproca é verdadeira: músicas em volume muito alto ou que fogem completamente da proposta do estabelecimento deixam a freguesia mal-humorada!
Outro artigo escrito pelos especialistas Abrahão traz inspirações para a escolha de músicas para restaurantes: salve e leia em seguida.
4. Use as texturas do ambiente a favor da experiência
Texturas agradáveis ao toque e ao olhar aumentam o envolvimento do cliente: você teve uma palhinha lá no primeiro item da lista. Fora a escolha de tecidos para uniformes e guardanapos…
- Tenha revestimentos aconchegantes para cadeiras e estofados
- Inclua elementos táteis nas mesas, como jogos americanos de palha, madeira rústica ou linho
- Incorpore detalhes táteis na decoração, como paredes de tijolinhos aparentes, painéis em madeira, plantas naturais ou até esculturas
Brincar com o tato é uma forma sutil de despertar emoções.
5. Capriche na apresentação dos produtos
E, já que o assunto é “textura”, a estética do que você serve também desperta emoções, principalmente quando é “entregue” para o consumidor junto com os outros fatores listados neste artigo.
- Apresente pratos com diferentes estilos de alimentos (crocantes, cremosos, macios, al dente etc.)
- Use louças com acabamento fosco, em cerâmica artesanal ou com relevo, que criam uma sensação visual e tátil diferenciada, combinando-as com a proposta do restaurante
- Equilibre insumos de tons vibrantes e neutros
- Explore diferentes alturas em cada montagem
As cores, os contrastes, os formatos, o tipo de louça, a finalização, a apresentação “falada”, ingredientes sazonais ou exclusivos… Cada coisinha mexe com os olhos, o olfato, o paladar e até o tato dos clientes!
6. Estimule o paladar com elementos surpresa
Ainda, quando o cliente de restaurante prova uma combinação inusitada, uma textura diferente ou um toque final exclusivo, tende a associar essa experiência à originalidade do restaurante. Converse com o chef e cozinheiros para incluir surpresas no menu.
Sabe aquele restaurante de culinária nordestina exemplo do storytelling sensorial? Ele pode agregar à experiência gastronômica com uma reinvenção da famosa cocada, servindo-a morna, com um toque de flor de sal e raspas de limão-siciliano.
7. Aposte em aromas estratégicos
- Use aromatizadores discretos na entrada e na espera
- Evite misturar muitos aromas, especialmente se a cozinha for aberta
- Combine o cheiro do ambiente com a proposta do menu e o estilo da casa
- Prefira fragrâncias naturais ou essências alimentares
Os cheiros também ativam memórias emocionais, por isso, ao escolher aromas que façam sentido com a identidade do restaurante, você cria uma conexão imediata e agradável com os clientes.
E o cuidado com a aromatização do ambiente pode evitar que cheiros fortes de comida cheguem à entrada do restaurante.
8. Crie rituais
Outro acréscimo para o sensorial está nos rituais, mesmo os mais simples, como o garçom acender uma vela à mesa para um jantar romântico ou finalizar um prato ou uma sobremesa na frente dos clientes.
Sirva-se de mais ideias:
Ideias de rituais sensoriais para restaurantes | |
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Momento da refeição | Sugestões |
Chegada ao restaurante |
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Acomodação à mesa |
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Serviço dos pratos |
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Serviço das bebidas |
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Muitos desses momentos podem, inclusive, ser “instagramáveis” – e quem disse que deixar um restaurante “instagramável” não ajuda na food experience e no despertar dos sentidos?
Essa é uma técnica de marketing sensorial que você pode experimentar, junto com outra estratégia certeira: a implementação de cardápios digitais!
Fato ou fake: cardápios digitais podem contribuir com a experiência sensorial em restaurantes?
Um bom cardápio digital se torna um recurso sensorial e estimula os sentidos em restaurantes porque tem fotos em alta resolução de todos os produtos, inclusive adicionais; permite o acréscimo de descrições completas e detalhadas a cada item disponível no menu e sugere harmonizações de acordo com as preferências de cada pessoa.
Qual destes dois produtos você teria mais chances de comprar?
Opção 1
Massa, presunto e queijo, com molho vermelho com carne moída
Vai ao forno
Opção 2
Se escolheu a segunda opção, já sabe..!
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