8+ insights para experiências sensoriais no foodservice

A experiência sensorial no foodservice pode ser um grande diferencial e está em detalhes que, às vezes, a gente deixa passar. Este artigo explica e traz ideias!

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Um garçom sorridente servindo uma refeição deliciosa a uma mulher em um restaurante moderno e elegante.

A experiência sensorial precisa estar em cada etapa do atendimento e do serviço em estabelecimentos do foodservice: os estímulos que despertam os cinco sentidos dos clientes ao longo de toda a jornada de consumo fazem toda a diferença na fidelização e no ticket médio!

O sabor dos pratos importa para essa experiência, com certeza, mas, se você quer oferecê-la no capricho, vale pensar num conjunto de estratégias que envolvem desde o ambiente até o cardápio.

Transforme uma simples refeição em uma lembrança marcante, fortalecendo o vínculo emocional dos seus fregueses com a sua marca, a partir das dicas deste artigo!

O que define a experiência sensorial em um restaurante?

A experiência sensorial num restaurante acontece quando ocorre uma integração planejada de estímulos que despertam visão, olfato, paladar, tato e audição dos clientes ao longo de toda a permanência no ponto de venda.

A montagem da iluminação ideal, a música ambiente bem escolhida, os aromas que despertam o apetite e até a textura da decoração fazem parte da construção dessa experiência. Outros aspectos importantíssimos, você vai conhecer adiante!

Em um restaurante de culinária italiana, por exemplo, a combinação de mesas rústicas, cheiro de manjericão no ar e músicas tradicionais transporta as pessoas para uma verdadeira trattoria.

Em uma lanchonete descolada, luzes vibrantes, trilha sonora animada e embalagens com desenhos arrojados reforçam a proposta criativa.

Sacou, né?

8 melhores dicas de como criar experiência sensorial no foodservice

Sendo coerente com o conceito do seu empreendimento, você deve trabalhar sensações que vendem para criar experiências que aguçem os cinco sentidos e provoquem emoções positivas e memoráveis.

Suas iniciativas podem ir desde pequenos ajustes até estratégias mais complexas, veja só!

1. Estude sobre o estímulo dos 5 sentidos no atendimento de restaurantes

Pesquise estabelecimentos que sejam referência no assunto, converse com outros gestores, visite lugares que você gosta e analise os motivos pelos quais eles são seus preferidos. Entenda o que tem de sensorial, no atendimento, que pode mudar o jogo.

  • Tom de voz dos atendentes
  • Cordialidade no serviço
  • Uniformes com tecidos adequados
  • Guardanapos agradáveis ao toque
  • Toalha para higienização das mãos
  • Brinde ao final da refeição que ative os sentidos

Tudo isso – e o que ainda vem a seguir! – pode diferenciar a sua marca.

2. Desenvolva um storytelling sensorial

Um músico tocando sanfona em um ambiente rústico com mesas decoradas e plantas, evocando a cultura nordestina e a simplicidade do interior.

Uma história bem contada não precisa estar apenas no cardápio – e tem a ver com o despertar dos sentidos. 

Imagine um restaurante especializado em culinária nordestina que traz, ao ambiente, aromas de ervas frescas, uma trilha com sanfona ao fundo, toalhas de mesa bordadas e refeições servidas em cerâmica artesanal. 

Da fachada ao “volte logo”, passando por atendimento, decoração, refeição, música ambiente, apresentação dos colaboradores, cada detalhe importa. 

3. “Harmonize” temperatura, som e luz

Se os sentidos estão diretamente ligados ao “clima” do restaurante, temperatura, som e iluminação devem ser ajustados conforme o horário do atendimento e o perfil do público-alvo. 

Tome o quadro adiante como referência.

Como ajustar temperatura, luz e som em restaurantes
Elemento Recomendações Impacto na experiência
Temperatura Ar-condicionado em dias quentes e aquecedores discretos em noites frias Conforto térmico aumenta o tempo de permanência dos clientes
Iluminação Luz natural durante o dia e luzes amarelas e suaves à noite O ambiente acolhedor influencia no clima emocional da refeição
Som ambiente Playlists tranquilas no almoço e músicas marcantes à noite (ou de acordo com o perfil do público) A música condizente com o ambiente melhora o humor e reforça a identidade do restaurante

E lembre-se de que a recíproca é verdadeira: músicas em volume muito alto ou que fogem completamente da proposta do estabelecimento deixam a freguesia mal-humorada!

Outro artigo escrito pelos especialistas Abrahão traz inspirações para a escolha de músicas para restaurantes: salve e leia em seguida.

4. Use as texturas do ambiente a favor da experiência

Texturas agradáveis ao toque e ao olhar aumentam o envolvimento do cliente: você teve uma palhinha lá no primeiro item da lista. Fora a escolha de tecidos para uniformes e guardanapos…

  • Tenha revestimentos aconchegantes para cadeiras e estofados
  • Inclua elementos táteis nas mesas, como jogos americanos de palha, madeira rústica ou linho
  • Incorpore detalhes táteis na decoração, como paredes de tijolinhos aparentes, painéis em madeira, plantas naturais ou até esculturas 

Brincar com o tato é uma forma sutil de despertar emoções.

5. Capriche na apresentação dos produtos

E, já que o assunto é “textura”, a estética do que você serve também desperta emoções, principalmente quando é “entregue” para o consumidor junto com os outros fatores listados neste artigo.

  • Apresente pratos com diferentes estilos de alimentos (crocantes, cremosos, macios, al dente etc.)
  • Use louças com acabamento fosco, em cerâmica artesanal ou com relevo, que criam uma sensação visual e tátil diferenciada, combinando-as com a proposta do restaurante
  • Equilibre insumos de tons vibrantes e neutros
  • Explore diferentes alturas em cada montagem

As cores, os contrastes, os formatos, o tipo de louça, a finalização, a apresentação “falada”, ingredientes sazonais ou exclusivos… Cada coisinha mexe com os olhos, o olfato, o paladar e até o tato dos clientes!

6. Estimule o paladar com elementos surpresa

Um prato tentador de risoto cremosa com cebolinhas por cima, acompanhado por um pano bordado e um músico ao fundo tocando acordeão numa ambientação acolhedora.

Ainda, quando o cliente de restaurante prova uma combinação inusitada, uma textura diferente ou um toque final exclusivo, tende a associar essa experiência à originalidade do restaurante. Converse com o chef e cozinheiros para incluir surpresas no menu.

Sabe aquele restaurante de culinária nordestina exemplo do storytelling sensorial? Ele pode agregar à experiência gastronômica com uma reinvenção da famosa cocada, servindo-a morna, com um toque de flor de sal e raspas de limão-siciliano. 

7. Aposte em aromas estratégicos

  • Use aromatizadores discretos na entrada e na espera
  • Evite misturar muitos aromas, especialmente se a cozinha for aberta
  • Combine o cheiro do ambiente com a proposta do menu e o estilo da casa
  • Prefira fragrâncias naturais ou essências alimentares

Os cheiros também ativam memórias emocionais, por isso, ao escolher aromas que façam sentido com a identidade do restaurante, você cria uma conexão imediata e agradável com os clientes.

E o cuidado com a aromatização do ambiente pode evitar que cheiros fortes de comida cheguem à entrada do restaurante.

8. Crie rituais

Outro acréscimo para o sensorial está nos rituais, mesmo os mais simples, como o garçom acender uma vela à mesa para um jantar romântico ou finalizar um prato ou uma sobremesa na frente dos clientes.

Sirva-se de mais ideias:

Ideias de rituais sensoriais para restaurantes
Momento da refeição Sugestões
Chegada ao restaurante
  • Drink cortesia
  • Degustação de entradas
Acomodação à mesa
  • Toalha quente para as mãos
  • Ascender velas
  • Abrir cortinas para apresentar a vista
Serviço dos pratos
  • Trufa ralada por cima
  • Molho adicionado ao preparo
  • Sobremesa flambada
  • Preparo do café à mesa
Serviço das bebidas
  • Degustação de vinho e apresentação da história da produção da bebida
  • Drinks com fumaça, plaquinhas divertidas etc.

Muitos desses momentos podem, inclusive, ser “instagramáveis” – e quem disse que deixar um restaurante “instagramável” não ajuda na food experience e no despertar dos sentidos? 

Essa é uma técnica de marketing sensorial que você pode experimentar, junto com outra estratégia certeira: a implementação de cardápios digitais!

Fato ou fake: cardápios digitais podem contribuir com a experiência sensorial em restaurantes?

Um bom cardápio digital se torna um recurso sensorial e estimula os sentidos em restaurantes porque tem fotos em alta resolução de todos os produtos, inclusive adicionais; permite o acréscimo de descrições completas e detalhadas a cada item disponível no menu  e sugere harmonizações de acordo com as preferências de cada pessoa.

Qual destes dois produtos você teria mais chances de comprar?

Opção 1

Lasanha bolonhesa
Massa, presunto e queijo, com molho vermelho com carne moída
Vai ao forno

Opção 2

Imagem de um tablet exibindo uma deliciosa lasanha famosa da Nonna, com detalhes da receita e apresentação atrativa.

Se escolheu a segunda opção, já sabe..!

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