Como criar um cardápio digital grátis para WhatsApp?

Já imaginou montar um catálogo de pratos, promover ofertas e agilizar pedidos usando apenas o seu celular? Saiba agora como usar a estratégia do cardápio digital para WhatsApp!

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Garçonete utilizando cardápio digital Whatsapp

O primeiro passo para ter um cardápio digital para WhatsApp é fazer o download gratuito da versão comercial (Business) do aplicativo. Nela, você acessa as chamadas “ferramentas comerciais”, cria o seu catálogo e adiciona a ele os itens que desejar, incluindo descrições e imagens dos seus produtos.

Além de automatizar a conexão com os clientes, o cardápio digital direto no aplicativo de mensagens ajuda a aumentar as vendas, já que facilita o acesso às opções de pratos e bebidas, agiliza os pedidos, fortalece o marketing do estabelecimento e é uma excelente ferramenta para divulgar promoções.

Se você ainda não conhece ou nunca usou esse recurso completamente grátis como aliado do seu restaurante, leia este artigo até o final e aprenda como modernizar seu atendimento sem gastar nada!

Como funciona o cardápio digital para WhatsApp?

O cardápio digital grátis para WhatsApp é um recurso exclusivo para quem tem o WhatsApp Business, versão do aplicativo destinada para as empresas, disponível para download gratuito nas lojas de aplicativo App Store – para iOS – e Play Store – para Android.

Ao baixar a versão empresarial do app de mensagens, os gestores de restaurantes e bares podem montar seus catálogos de produtos ou serviços com fotos e descrições, preços e ofertas.

Isso também ajuda na hora de atender os clientes pela plataforma e fechar pedidos com mais agilidade, afinal, com esse recurso, o consumidor adiciona o contato do estabelecimento, manda uma mensagem por WhatsApp e por lá também abre o cardápio, seleciona os itens que deseja e encaminha o pedido, que chega de forma organizada e em tempo real ao restaurante.

5 benefícios de usar o cardápio digital grátis para WhatsApp

O primeiro ponto positivo de adotar o cardápio no WhatsApp é o aumento no seu alcance, já que 93,4% de todos os brasileiros que têm um smartphone também têm o aplicativo instalado.

Conforme o relatório de fevereiro de 2023, produzido pela We Are Social e a Meltwater, o WhatsApp é a rede social mais popular do Brasil, com 169 milhões de pessoas conectadas.

Confira outras vantagens além dessa!

1.  Mais praticidade

Só quem é dono(a) de restaurante sabe os desafios de administrar pedidos, esclarecer dúvidas dos clientes e ainda prestar um atendimento de qualidade, tudo ao mesmo tempo!

Com o uso do cardápio digital para WhatsApp, é possível centralizar a gestão de pedidos em um único lugar e se organizar com mais facilidade, já que o cliente escolhe os itens pelo próprio celular e o pedido dele chega na hora para o atendente.

A praticidade também vale para a hora do pagamento, que pode ser feito diretamente pelo próprio WhatsApp!

Através de um cadastro prévio na plataforma e tendo conta em algum dos bancos parceiros (como o Banco do Brasil, Bradesco, Inter e Nubank), o cliente pode pagar suas compras com cartão de crédito ou débito sem qualquer taxa adicional, usando a função “Pagamentos”.

2.  Menos custos

Quem busca um cardápio por WhatsApp geralmente tem como objetivo atender à clientela que quer garantir uma comida gostosa em casa ou passar para retirar um pedido sem ter que esperar muito.

A boa notícia é que, ao contrário dos apps de delivery, que costumam cobrar uma taxa de entrega do estabelecimento ou do consumidor final, o cardápio pelo WhatsApp não tem custo algum!

Ou seja, a ferramenta é ideal se você tiver delivery próprio, já que você e seu cliente não precisam repassar nadinha a qualquer app intermediário. Apenas lembre-se de adicionar os valores dos seus serviços, do pagamento dos motoboys e também da gasolina ao preço dos produtos vendidos, para não sair no prejuízo.

3.  Ajuda na fidelização de clientela

Através do catálogo digital, é possível estabelecer um contato mais próximo com os clientes, pois você abre uma porta de oportunidades que vão além do pedido em si.

Por exemplo, pelo WhatsApp, dá para criar comunicações de pós-venda, atualizar produtos e preços, dar sugestões de harmonização e até mesmo enviar mensagens de agradecimento personalizadas!

Essa interação contínua é uma forma muito eficaz de reter e fidelizar os clientes, uma vez que o público passa a ver o seu restaurante como um “amigo”, valorizando ainda mais sua marca e os seus produtos.

Se você quiser ir além, recomenda-se experimentar um cardápio QR Code e compartilhá-lo com os consumidores através da ferramenta de mensagens. Mais prático e interativo ainda!

4.  Ações de marketing facilitadas

Um cardápio digital no WhatsApp pode ser uma estratégia poderosa de marketing, não só porque simplifica a forma como os clientes acessam informações sobre os pratos oferecidos, mas também porque permite criar ações de engajamento e promoções, de maneira prática.

Com esse modelo, é possível, por exemplo, destacar ofertas especiais, criar descontos ou combos exclusivos, iniciativas que incentivam os clientes a explorar mais opções e a fazer pedidos adicionais.

A única coisa que não ganha tanto destaque no menu do Whats são as imagens – e, às vezes, o consumidor sente fome pelos olhos, né? Então, se você quer priorizá-las e divulgar fotos profissionais atrativas, talvez valha experimentar outros recursos.

Que tal um menu em tablet que aumente de 20% a 40% o seu ticket médio?

5.  Aumento das vendas

A conta aqui é bem fácil: facilidade de pedir + agilidade de resposta = aumento certo de vendas! Para colocar a cereja no topo do bolo, só falta oferecer recomendações personalizadas e enviar promoções após a primeira compra pelo app, lembrando a clientela de que é possível fazer pedidos de forma conveniente e garantindo que o consumidor peça mais vezes.

E esse boom nos lucros não é mérito exclusivo do aplicativo de mensagens não, viu? Apenas reforçando, existem outras plataformas de cardápio digital que proporcionam um aumento de até 40% no ticket médio e vale a pena conhecê-las também.

Agora que você já conhece as vantagens de adotar este modelo, que tal descobrir como torná-lo realidade?

Como criar cardápio digital para WhatsApp Business

Quer saber como colocar cardápio no WhatsApp Business? Uma boa organização dos itens é o primeiro passo para criar um cardápio digital pelo app, mas seguir outras dicas – ou melhor, outros hacks de cardápio para WhatsApp – vai ajudar!

Dá uma olhada no passo a passo abaixo.

  1. Baixe gratuitamente o WhatsApp Business no seu celular.
  2. Entre no aplicativo e clique no botão de “Mais opções”, no canto superior direito da tela.
  3. Clique em “Ferramentas comerciais” e, em seguida, na opção “Catálogo”.
  4. Clique em “Adicionar item” para incluir um novo produto.
  5. Preencha os campos sobre o produto, com nome, descrição e valor.
  6. Clique em “Adicionar imagens” para ilustrar o produto.
  7. Ao clicar em “Salvar”, o produto passa a ser exibido no catálogo da sua empresa.

Bem simples, né? Repita a operação para cada item que você gostaria de exibir no seu menu e atualize sempre que necessário. Crie promoções de tempos em tempos para incentivar seu público a pedir pela ferramenta.

Como criar promoções no cardápio grátis do WhatsApp?

Você pode criar categorias específicas para as ofertas e promoções que desejar, utilizando a opção “Coleção” no aplicativo do WhatsApp Business.

O passo a passo também é super fácil. Veja!

  1. Clique em “Ferramentas comerciais” e, em seguida, acesse a opção “Catálogo”.
  2. Clique em “Adicionar coleção”.
  3. Digite o nome da coleção (como “Bolos com 20%” ou “Salgados na promoção”) e clique em “Avançar”.
  4. Selecione os itens do catálogo que deseja inserir na coleção e clique em “Ok”.

Para ter um menu mais atraente e tornar a navegação intuitiva, aposte em classificar os itens em categorias.

Avalie todas as possibilidades de modernização e escolha a que melhor combinar com os seus objetivos. Se precisar de ajuda, basta navegar por outros conteúdos do blog Abrahão!

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