Jornada do cliente de restaurante: passo a passo para mapear

Mapeamento de jornada do cliente de restaurante resumido e explicado de um jeito prático: este artigo é pra você!

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Mulher feliz fazendo compras em shopping center com sacolas de papel, refletindo uma experiência de compra positiva e moderna.

Preparado(a) para entrar no modo GPS? Acompanhe todos os passos que um cliente do seu restaurante percorre para conseguir compreender a jornada de compra dele! Monitore desde a primeira pesquisa sobre a sua marca no Google até a decisão de voltar.

Se a jornada do cliente é o caminho de interações dele até o restaurante – e o comportamento que ele tem durante e depois do consumo – compreendê-la vai ser fundamental para você melhorar a experiência gastronômica, reduzir gargalos na operação e criar estratégias de marketing mais eficazes!

Atenção para a forma como cada pessoa busca o restaurante online, para como acontecem as reservas de mesa (salão) ou os pedidos (delivery e take-away), para o tom e o formato do atendimento, para as formas de pagamento oferecidas, para a coleta de feedbacks e assim por diante…

Conte com o suporte deste artigo.

Para você monitorar: 4 etapas da jornada do cliente no seu restaurante

O trajeto digital + físico percorrido por um consumidor do foodservice costuma se dividir em quatro grandes etapas, e gestores devem ficar atentos a todas elas:

  1. Descoberta – Como o cliente encontra o restaurante? Ele quem pesquisa ou alguém indica? Esse cliente costuma fazer mais buscas online ou preferir negócios do bairro?
  2. Decisão – Ele decide avaliar o cardápio? O que é observado? O preço e a localização influenciam na escolha do lugar para comer? O que mais esse cliente leva em conta?
  3. Experiência – Ao chegar no local ou fazer um pedido, que tipo de vivências o cliente têm em relação à atendimento, comida, espera, facilidade no pagamento, empratamento ou embalagem, higiene etc.?
  4. Pós-experiência – A partir da saída pela porta ou do “obrigado” ao entregador, o que o cliente fala sobre o restaurante e onde ele faz esses comentários? Como ele interage com a marca e vice-versa? O que o faz decidir voltar?

Percebe como cada uma dessas fases abre espaço para estratégias diferentes? Na prática, o monitoramento vai levar a algumas decisões importantes sobre o funcionamento do negócio! Entenda por partes lendo os próximos tópicos.

Como mapear a jornada do cliente num estabelecimento do food?

Sabendo as respostas que você precisa encontrar, faça uma lista de todos os pontos de contato entre marca e consumidor e, colocando-se no lugar do cliente, busque entender sentimentos, desejos, necessidades e interesses.

Então, desenhe (ou redesenhe) a jornada de consumo por etapas para identificar pontos de melhoria.

Entre em ação e defina métricas que lhe permitam acompanhar os resultados, fazendo ajustes imediatos sempre que necessário.

Quanto mais detalhado for o mapeamento, mais fácil serão tanto o desenho do trajeto quanto a identificação de melhorias e a adoção de oportunidades.

Para listar os pontos de contato do cliente com o restaurante, considere o online e o offline

Se você estiver perdido, precisando chegar a algum lugar, provavelmente vai refazer seu percurso desde o início para saber por onde passou, e com o consumidor de restaurante não é diferente!

Em que momentos o público-alvo se relaciona direta ou indiretamente com o seu negócio até chegar a comprar, de fato? Alguns pontos de contato mais comuns hoje em dia são:

Online

  • Redes sociais (incluindo mensagens diretas e anúncios pagos)
  • Site e blog
  • Google (Meu Negócio, cadastro no Google Maps e até botões)
  • WhatsApp
  • Aplicativos de Delivery
  • E-mails marketing
  • Influenciadores
  • Conteúdos gerados por usuários

Offline

  • Fachada e área externa
  • Recepção
  • Atendimento
  • Tempo de espera
  • Cardápio (físico ou digital)
  • Ambiente interno
  • Formas de pagamento
  • Embalagens e entrega de delivery
  • Pesquisa de satisfação (Net Promoter Score)
  • Programa de fidelidade

E a forma como se desenrola a relação em cada um desses pontos é essencial para a decisão de consumo, bem como para as indicações a amigos e familiares e a vontade de voltar outras vezes.

Lembre-se de que o mapeamento também precisa de empatia

Outro ponto essencial do monitoramento de jornada é o gestor se colocar no lugar do cliente, analisando como ele se sente em cada momento (descoberta, decisão, experiência e pós) e em cada ponto de contato.

Nesse caso, vale considerar, além dos sentimentos propriamente ditos:

  • Interesses
  • Necessidades
  • Dúvidas
  • Hábitos de consumo
  • Possíveis atritos
  • Diferenciais buscados

Essa visão empática mostra detalhes que passam despercebidos pela concorrência e que podem virar o seu jogo!

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Chegou a hora de desenhar a jornada por etapas?

Organize os pontos de contato dentro das fases em que eles aparecem e monte um fluxograma simples, associando cada interação ao momento certo.

Descoberta → Consideração → Decisão
Instagram → Cardápio digital → Pagamento online/Entrega
Google Maps → Fachada → Recepção/Espera
Indicação → Avaliações online → Atendimento → Clube fidelidade

Mais uma vez, comporte-se como se você estivesse perdido(a): é a atenção aos detalhes que vai te levar mais longe! Uma pista aqui, outra ali, e você terá descoberto gargalos importantes para sua operação, seu atendimento e o marketing do seu restaurante.

Aproveite o mapeamento para descobrir onde melhorar e quais métricas monitorar

Com a jornada do cliente devidamente organizada, você estará pronto(a) para pensar em soluções práticas para os gargalos que identificar. Alguns exemplos comuns e possíveis saídas são:

Na descoberta

  • Avaliações negativas no Google – marketing pode incentivar clientes satisfeitos a deixar avaliaçõespositivas
  • Redes sociais desatualizadas –nada que a criação de um cronograma de postagens e a interação diária com os seguidores não ajude!
  • Fachada pouco atrativa – invista em iluminação e ambientação

Na consideração

  • Críticas em aplicativos de delivery –monitore para responder rapidamente, enquanto corrige falhas e divulga seus diferenciaisnas redes sociais
  • Site desatualizado ou pesado –reformule o site e faça uma versão mais responsiva, tenha o cardápio sempre atualizado por lá

Na decisão

  • Fila de espera – pode ser eliminada com um gestor de reservas (atendimento salão) ou com um totem de autoatendimentopara balcão
  • Falta de cordialidade dos garçons –solucionada com um treinamento específico sobre tom de voz e comunicação
  • Fechamento demorado da conta – bastarammais formas de pagamentodisponíveis
  • Pedidos errados ou atrasados –minimizados com uma modificação dolayout da cozinha

No pós

  • Baixos níveis de fidelização – elevados através da oferta de um programa de pontos
  • Falta de feedback estruturado –que tal uma pesquisa de avaliaçãoprática e rápida?
  • Pouca interação com clientes recorrentes – problema corrigido com campanhas de remarketing personalizadas

Finalmente, selecione alguns indicadores de desempenho obrigatórios para você monitorar de tempos em tempos e descobrir se as estratégias estão funcionando, como taxa de retorno, avaliações cinco estrelas, tempo médio de atendimento e números de pedidos finalizados sem erros.

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