
Quer ter uma cafeteria (mais) instagramável? Organize um espaço que realmente vá render fotos dignas de postagens nas redes sociais; planeje seu negócio de forma a convidar o cliente a registrar, compartilhar e espalhar a experiência para todo mundo!
A estética atrativa, fotogênica e pensada para gerar impacto visual imediato faz parte da identidade de muitos estabelecimentos do foodservice, e você pode adotá-la também.
Este artigo explica o que é preciso fazer para atrair pessoas que queiram aliar consumo, sensações e novas curtidas.
O que torna uma cafeteria instagramável?
Para uma cafeteria ser instagramável, são necessárias uma identidade visual consistente, áreas no estabelecimento criadas intencionalmente para a galera fazer fotos, detalhes memoráveis na decoração e na apresentação dos produtos e qualidade, claro.
Outro ponto: a presença da marca nas redes sociais é imprescindível, pois no online a experiência vivida no espaço físico se prolonga, ganha escala e influencia a decisão de novos clientes que ainda não conhecem a marca.
Identidade visual consistente
Toda a aparência do negócio precisa ser pensada para gerar cliques, curtidas e compartilhamentos – mas sem que a essência e a proposta de valor da marca sejam perdidas, tá?
Tenha:
- A mesma paleta de cores prevalecendo em tudo
- Iluminação clara e, se possível, com ênfase em luz natural
- Decoração adequada ao conceito e sempre com a manutenção em dia
- Utensílios fotogênicos à mesa (louças etc.)
Garanta um ambiente bonito não apenas para quem está nele, mas para quem o vê pelo celular.
Espaços para fotos
Se só vai pro Insta o clique que ficou legal, incentive as vááárias tentativas de fotos perfeitas através de cantinhos especiais na área da cafeteria:
- Parede de assinaturas
- Nichos temáticos
- Bancadas/mesas com boa luz natural
- Fachada ou vitrine pensada para os cliques
- Cantinho com letreiro ou neon
- Equipamentos bonitos à vista
- Etc.
Espaços estrategicamente criados para fotos funcionam como pequenas “iscas sociais”. Se o cliente decide “essa vai pro feed” ou “vale um story!”, já foi meio caminho andado pro negócio viralizar!
Detalhes memoráveis
Ainda no quesito “decoração”, detalhes memoráveis merecem um tópico exclusivo, pois as opções são várias e nós decidimos trazer o máximo possível delas pra você considerar. Coloque na lista:
- Objetos garimpados, se a cafeteria tiver um conceito mais autoral, vintage ou artesanal
- Frases na parede, caso a proposta da marca dialogue com lifestyle, humor, café como ritual ou pertencimento
- Itens feitos à mão e louças de ceramistas para reforçar autenticidade, valor artesanal e conexão emocional com o cliente
Cada detalhe – sem exageros, tá? – vai virando parte do marketing visual, o negócio vai ficando cada vez mais instagramável e a narrativa que será cada vez mais replicada nas redes sociais dos clientes vai se consolidando.
No fim das contas, cafeterias dignas de posts contam uma história. Coerente. Com início, meio e uma conclusão maravilhosa: o aumento das vendas e da margem de lucro.
Qualidade dos produtos
Finalmente, lembre-se de que beleza não enche barriga, e de que nada é mais “cool” aos olhos do público-alvo de uma cafeteria do que alimentos e bebidas de e trens qualidade, preparados com carinho.
Na verdade, até quem não é muito do Instagram acaba se rendendo a um post quando visita um lugar “pensado pras fotos” e com comida boa, acredite! E quem sabe, na legenda, não rola até a sinalização do @ do restaurante, hein?
Mas só se a última “exigência” para a sua cafeteria ser instagramável também estiver atendida: marcar presença digital!
Presença ativa nas redes sociais
Não basta você agir para dar likes aos clientes, se seu estabelecimento não tiver aonde coletar os próprios likes, divulgar toda a decoração, informar sobre novidades deliciosas e compartilhar o cardápio, por exemplo.
- Crie um perfil comercial. Se já o tiver, mantenha-o atualizado
- Monitore comentários, menções e até hashtags com o nome da cafeteria
- Responda tudo de forma profissional
- Reposte as fotos e os vídeos com marcações do @
- Não deixe de retornar quem manda mensagem direta também
- Planeje um cronograma de postagens pra nunca ficar sem conteúdo
No seu cronograma, inclua publicações que mostrem tanto os detalhes e espaços pensados para atrair curiosos quanto bastidores da casa, histórias dos fornecedores, origem dos cafés, apresentação da equipe e curiosidades sobre métodos de preparo.
Rolou uma inovação e faz sentido usá-la como estratégia de marketing? Manda ver!
Como inovar em uma cafeteria (e publicar mais no Instagram)?
Em termos de inovação, você pode investir nos cardápios digitais, criar produtos sazonais ou uma experiência sensorial, por exemplo, dentre outras táticas. Cada iniciativa vai resultar num conteúdo legal pra postar nas redes sociais: pense nisso.
1. Implemente cardápios digitais
Além de agilizar o atendimento, reduzir filas e até aumentar o giro de mesa, os melhores cardápios digitais do mercado, ao mesmo tempo, dão insights sobre os negócios através de relatórios completos e viram material para marketing, porque rendem excelentes fotos e vídeos.
2. Venda produtos sazonais e autorais
Cafés infusionados, bebidas temáticas, uma pâtisserie exclusiva, métodos diferentes de preparo das bebidas, apresentações inesperadas são, também, inovações em cafeterias: quem disse que não?
3. Transforme a cafeteria em um espaço acolhedor
Ainda, tem quem adore compartilhar no Instagram dicas de lugares capazes de acolher pessoas do mesmo perfil de seus seguidores, então, uma cafeteria que é coworking ou que é decorada para receber um público-alvo específico também é instagramável, acredite!
(Sem contar que, quanto maior a permanência e a divulgação, maior o ticket médio, certo?)
4. Crie uma experiência sensorial completa
A inovação também está nos sentidos do cliente durante o consumo, ou seja, cada detalhe pensado a favor da experiência conta para um post – feito pelo próprio consumidor ou por você, na hora de divulgar seu espaço.
Aqui entram:
- Aromas especiais
- Playlists exclusivas
- Iluminação acolhedora
- Treinamento do serviço à mesa ou no balcão
- Pequenos rituais no preparo do café
- E o que sua criação mandar!
5. Amplie seu portfólio na medida do possível
Finalmente, uma última dica para você ter um café instagramável é oferecer diferentes tipos de produtos tanto para consumo no local quanto “para levar”.
Faça isso dentro das suas possibilidades financeiras e de espaço, bem como seguindo as tendências de comportamento da sua galera, mas faça, porque o compartilhamento é garantido.
- Cafés especiais em grãos
- Kits de degustação
- Aulas práticas com seu barista
- Oficinas de torra
- Produtos com estampa da marca
- Degustações guiadas
- Eventos temáticos
Enfim, tudo faz a cafeteria deixar de ser apenas um ponto de venda e passar a ser uma referência no universo do café – dentro e fora do Instagram! Os exemplos listados adiante que o(a) digam: confira-os antes de ir.
Inspiração! 7 exemplos atuais de cafeterias instagramaveis no Brasil
Grandes redes e pequenos negócios aparecem, juntos, na lista de cafeterias que os especialistas da Abrahão fizeram para você usar como inspiração.
Perceba que todos estão “fora da curva” no quesito instagramabilidade, mas que a qualidade tanto do serviço quanto do atendimento e dos produtos não fica em segundo plano.
1. Cupping Café
Localizada em São Paulo, a Cupping Café é referência nacional em cafés especiais e experiência sensorial completa e marca o consumidor porque seu espaço remete à uma natureza sofisticada (madeira clara, plantas, tons neutros, luz natural etc.). Excelente pra foto!
2. Ginko 788 Café & Floricultura
Também em Porto Alegre, essa outra cafeteria vende café, comidinhas e flores! Não é legal? Plantas e objetos de jardinagem cercam as mesas, criando um clima de jardim urbano dentro da cidade, ideal para fotos e momentos de relaxamento.
3. Plage Café
A Plage Café, no Rio de Janeiro, fica dentro do famoso “Parque Lage” e, só por isso, já seria um cenário ideal para fotos, então, seus gestores complementaram a experiência com uma decoração e um serviço igualmente instagramáveis.
Natureza, arquitetura histórica e um espaço perfeito para pausas fotográficas fazem da Plage o lugar perfeito.
4. Coffee Five
Figurando entre as cafeterias brasileiras mais bem colocadas no ranking das melhores da América do Sul, com foco em cafés especiais de origem, a Coffee Five (RJ) tem uma estética “cool, mas sem pose”, ótima para fotos.
5. Kofi & Co
Mais uma cafeteria instagramável em São Paulo, a Kofi & Co mistura iluminação suave, mesas amplas, plantas bem distribuídas, cores quentes e apresentações de pratos que lembram brunchs europeus.
6. Botanikafé
Uma das cafeterias mais charmosas de SP, o Botanikafé combina café especial com uma atmosfera tropical contemporânea, mas também serve diversos tipos de refeições, ampliando seu alcance.
Seu espaço é marcado por muita luz natural, plantas exuberantes, madeira clara e cores que remetem a um clima praiano, rendendo várias fotos descontraídas e super-postáveis.
7. Noete Café Clube
O Noete Café Clube, de Belo Horizonte, Minas Gerais, entra na lista pelo extremo cuidado com detalhes. Seu espaço valoriza materiais naturais, tons sóbrios, luz bem distribuída e uma atmosfera calma, que convida a fotos de mesa, de processos e de momentos de pausa.
E aí, gostou? Conta pra gente as dicas que aderiu, marcando @AbrahaoApp na rede queridinha!
Deixe seu comentário