Equipamentos para cafeteria + dicas para abrir a sua

Já consegue sentir o cheirinho? Neste artigo, você descobre quais são os equipamentos para cafeteria que não podem faltar e confere dicas de especialistas!

Compartilhe

Garçonete em frente ao balcão do estabelecimento, segurando uma bandeja com um copo de bebida

Máquina de café, moedor de grãos e gaveta de borra são os principais equipamentos para o dia a dia de uma cafeteria, mas existem muitos outros que não podem faltar no seu estabelecimento se você quiser atender bem todos os seus clientes e ainda ter um ambiente de trabalho saudável.

Na hora de comprar os itens e estruturar um negócio, considere que, além de tomar um café quentinho e saboroso, as pessoas também vão a cafeterias para terem uma experiência única e completa.

Para isso, você precisa oferecer muito mais do que um cafézinho comum, então, siga na leitura deste artigo e prepare a lista perfeita!

Tudo o que é preciso para montar uma cafeteria

Antes mesmo de pensar em adquirir equipamentos, será necessário ter um plano de negócios bem estruturado, adquirir todas as licenças para operar, escolher um bom ponto comercial, definir o público-alvo, montar a equipe e pensar em diferenciais que tornarão seu estabelecimento único num mercado tão competitivo.

Informe-se melhor a seguir.

Um plano de negócios

O primeiro passo para abrir uma cafeteria é montar um plano de negócios. Nele, você fará um estudo do mercado e da concorrência, bem como análises estratégicas de ações e resultados e considerações sobre os possíveis cenários futuros.

Inclua nessa etapa também as montagens dos planos de marketing, financeiro e operacional.

Todas as licenças

Para abrir uma cafeteria, é necessário ir atrás de todas as licenças junto aos órgãos públicos da cidade ou do estado em que você estiver. Consulte a prefeitura, o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária para não deixar passar nenhum papel importante.

A maioria das cafeterias precisa, pelo menos, de:

  • alvará de funcionamento;
  • licença ambiental; e
  • licença sanitária.

Também será imprescindível passar por vistorias de fiscais que vão observar a adequação às normas de segurança antes mesmo do início das operações.

Definição do público-alvo

O público-alvo é aquele grupo de pessoas que você quer que seja impactado pelo seu estabelecimento.

Ele pode ser formado por quem pretende tomar um café gourmet em um espaço para relaxar ou por uma galera que busque um bom café para consumir por um preço justo. Suas pesquisas e a definição dos seus objetivos como empreendedor(a) ajudarão nessa definição.

Escolha do local da loja

O local da cafeteria é outra definição que precisa ser estratégica, justamente para você atrair as pessoas que você definiu como sendo parte do seu público-alvo. Além disso, é importante que a loja tenha fácil acesso a pé ou por transporte público e que as pessoas consigam estacionar seus carros com facilidade se quiserem consumir no local.

Outro artigo publicado aqui no blog dá dicas completas de como escolher um ponto comercial. Vale a pena conferir também!

Montagem da equipe

A equipe será responsável por trazer as principais impressões sobre a sua cafeteria para as pessoas e, claro, será a linha de frente no atendimento e no preparo das bebidas, então, não deixe de escolher cada colaborador pensando nas suas visões e nos seus valores, de alinhar expectativas com eles e de fazer treinamentos.

Certifique-se de que todos estejam de acordo com a cultura da marca.

Diferenciais do estabelecimento

Com tantas cafeterias que existem por aí, como você vai atrair a atenção das pessoas para a sua? Pense nisso desde o dia em que começar a sonhar com a abertura de um negócio!

Diferenciais como ter um espaço temático, vender um produto específico, fazer uma playlist exclusiva ou possuir um cardápio digital deixam sua marca melhor do que a concorrência e mudam a percepção de valor dos clientes sobre o local.

Aproveite que você vai precisar calcular seu capital inicial – o dinheiro necessário para dar o pontapé em tudo – e já considere as escolhas que envolvem os próprios diferenciais e todos os outros assuntos tratados acima.

E, antes de passar a régua na conta, siga em frente ao próximo tópico para ter uma ajudinha e montar sua lista de equipamentos e outros itens necessários para abrir seu negócio.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Quais os equipamentos necessários para montar uma cafeteria?

Máquina de café espresso em dois grupos (pelo menos!), gaveta de borra, balança digital, filtro de água e moedor de café são os itens mais lembrados por quem trabalha e investe para abrir uma cafeteria, mas existem vários outros utensílios igualmente necessários.

Não se esqueça também dos uniformes, dos produtos de limpeza, de talheres e louças, de armários e bancadas feitos em aço inox, das mesas e cadeiras e até dos guardanapos!

Pensando em ajudá-lo(a) a não deixar nada para trás, aqui está uma lista completa de equipamentos para cafeteria que vão desde aqueles para preparo das bebidas quanto até os mais importantes para o seu dia a dia na gestão, passando, inclusive, por alguns necessários se você optar por servir comida também.

  1. Máquina de café espresso em dois grupos
  2. Gaveta de borra
  3. Balança digital
  4. Filtro de água
  5. Moedor de café
  6. Diferentes métodos de extração para preparo do café (prensa francesa, cafeteira moka, Hario V60 etc.), em uma ou mais unidades a depender do seu formato de operação
  7. Vitrine refrigerada para produtos frios
  8. Estufa para doces e salgados
  9. Geladeira expositora
  10. Forno elétrico
  11. Forno microondas
  12. Coifa
  13. Liquidificador (preferencialmente industrial)
  14. Geladeira
  15. Fogão industrial
  16. Lava-louças
  17. Computador ou notebook
  18. Caixa registradora ou similar
  19. Máquina para pagamento em cartão
  20. ERP para gestão

Lembra do seu plano de negócios? Analise-o para definir o que realmente faz sentido para o seu negócio e o que pode ser substituído ou adquirido numa próxima oportunidade.

Considere também as alternativas do menu e se o seu cardápio vai ser mais de uma cafeteria gourmet ou de uma cafeteria simples, por exemplo, para entender o que o estabelecimento vai oferecer e quanto de dinheiro você tem disponível em caixa para investir agora.

Muitas coisas podem ser feitas à mão, como lavar a louça, ou talvez valha oferecer só café de máquina no início, mas tome cuidado para não economizar demais quando escolher os equipamentos e acabar saindo no prejuízo enquanto tenta, na verdade, fugir dele.

Como escolher os equipamentos ideais para uma cafeteria?

Vai às compras? Verifique a reputação dos produtos e das marcas no site do Reclame Aqui, assista avaliações (os famosos “reviews”) no YouTube e no TikTok e procure outros vídeos nas redes sociais, gravados por quem já utiliza ou utilizou equipamentos iguais ou similares.

Busque sempre o melhor custo-benefício para o barato não sair caro, e entenda que suas escolhas têm impacto direto na diferença entre oferecer ou não uma experiência gastronômica de alta qualidade aos fregueses.

Anota aí: a título de curiosidade, o custo para abrir uma cafeteria pode ir de R$ 8 mil a R$ 40 mil, a depender do tamanho do espaço, do número de funcionários, da localização, do licenciamento e dos equipamentos escolhidos.

Alguns gastos do montante inicial que você vai desembolsar se tornarão fixos, outros você vai ver que só deverão aparecer novamente depois de alguns (ou vários!) meses ou anos.

Volte a este blog sempre que precisar e a este artigo, especificamente, se quiser a garantia de que não vai deixar faltar nenhum item. Até a próxima!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais