O cardápio digital é uma ferramenta que está transformando a experiência em cafeterias e não vai parar tão cedo! Ele elimina custos com impressões, permite atualizações instantâneas e melhora a experiência do cliente ao oferecer informações claras sobre os produtos e fotos reais de todos eles. Implementá-o é muito simples: basta contar com especialistas no assunto!
Por que ignorar o uso massivo de smartphones e as mudanças nos comportamentos de consumo dentro do foodservice se você pode surfar na crista da onda e oferecer o que há de melhor para o seu consumidor?
Se numa cafeteria cada segundo conta, implemente um cardápio digital pagando só o necessário para agilizar filas, evitar erros e oferecer opções personalizadas. Este artigo explica tudo.
Por que investir em cardápio digital para cafeteria?
A verdade é que o modelo tradicional de cardápio tem lá seus problemas, como os gastos com atualizações e reimpressões, a dificuldade para mudar preços e informações e a complexidade de armazenamento, por isso, muitas cafeterias têm optado pelo uso de menus inteligentes.
E não existe uma alternativa, mas várias possibilidades de inovações que se adequam à operação desse tipo de estabelecimento. Destaque para:
- cardápio em QR Code;
- cardápio em tablet; e
- totem de autoatendimento (indicado para atendimento em balcão).
Todos têm vantagens surpreendentes!
5 ultra-benefícios do cardápio digital em cafeterias – e mais!
A modernidade do atendimento feito através de um menu inteligente complementa, com perfeição, a qualidade da comida, da bebida e do serviço, tornando nota mil a experiência que o freguês de cafeteria sempre procura.
Bons cardápios digitais têm pagamento online, permitem destacar produtos de forma estratégica e adicionar a eles descrições completas e envolventes e fotos com máxima qualidade, oferecem vendas extras e de complementos seguindo as preferências apresentadas através dos pedidos já feitos pelo consumidor.
São tantos os benefícios…
1. Ticket médio nas alturas
As descrições detalhadas, as imagens de alta qualidade e as sugestões de produtos incentivam o cliente a pedir mais ou a complementar as escolhas, levando a um aumento do ticket médio através das técnicas de upselling e cross-selling.
Esse formato influencia diretamente na escolha não só dos produtos famosos da cafeteria, mas também de combos, docinhos e bebidas premium, aumentando a lucratividade por mesa e por minuto.
2. A melhor experiência para o cliente
Como o cliente escolhe com muita facilidade o que vai comer e beber, não fica com dúvidas sobre os ingredientes ou o modo de preparo de nenhum item, foge daquela pressão do garçom de pé do lado da mesa esperando o pedido e consegue até observar quanto gastou através do menu digital, a experiência dele na cafeteria que implementa a automação é muito melhor do que em todas as outras.
3. Redução de custos e fim dos constrangimentos
Os gestores do estabelecimento, por sua vez, esquecem gastos com reimpressões a cada mudança de preços ou de itens disponíveis no cardápio e não precisam contratar freelancers mesmo em dias de muito movimento ou operadores de caixa para atendimento em balcão.
Além disso, cortam despesas decorrentes de desperdícios e erros porque integram a tecnologia ao sistema de gestão do restaurante, comunicando os pedidos diretamente a quem os prepara, e eliminam o constrangimento de precisar dizer ao freguês que “o produto pedido não está disponível”, pois fazem atualizações em tempo real sem pausar a operação.
4. Sustentabilidade colocada em prática
O cardápio digital ainda ajuda as cafeterias a serem mais ecológicas e agregarem valor às suas marcas, tornando-se extremamente valorizadas pelos consumidores também pela maneira como se posicionam no mercado. Ponto pra ele!
5. Integrações que levam longe
Não só as integrações que permitem a comunicação dos pedidos diretamente à cozinha, mas integrações com sistemas de gestão entram na lista de benefícios do menu inteligente, pois permitem um estoque completamente organizado, uma previsão exata de vendas, emissão automática de Notas Fiscais, obtenção de relatórios completos etc.
As comparações cardápio digital vs. cardápio impresso deixam cada diferencial ainda mais evidente.
Cardápio digital vs. impresso em cafeterias: comparativo rápido | |
Cardápio digital | Cardápio impresso |
|
|
E você pode mudar seu cardápio digital seguindo a sazonalidade, ou seja, oferecendo mais bebidas quentes no inverno e frias no verão, por exemplo!
“Gostei. Como colocar um menu digital na minha cafeteria?”
Escolha uma especialista em cardápios digitais reconhecida no mercado e o tipo de menu que deseja implementar. Em seguida, contrate um plano adequado aos seus objetivos e digitalize o cardápio, organizando textos, descrições e imagens na plataforma selecionada.
Adicione ao menu fotos reais dos seus produtos, sempre pensando em despertar o desejo por aquele cafézinho e dar água na boca com as suas gostosuras e quando tudo estiver configurado, faça alguns testes antes de começar a usar.
Treine a sua equipe para aproveitar ao máximo os recursos da ferramenta e orientar a freguesia na hora de pedir, escute feedbacks de todos os lados, aplique aqueles que forem realmente válidos e saia vendendo – e lucrando!
Migrar do tradicional para o moderno não precisa ser complicado: com a ferramenta certa, você começa hoje mesmo a transformar a sua cafeteria e o seu fluxo de caixa.
Deixe seu comentário