
Ter um cardápio digital para as redes sociais não é fazer um documento em PDF que precisa de zoom pra ser lido ou um QR Code que muda toda hora, mas criar um menu inteligente em um link exclusivo e permanente, que pode ser compartilhado com tranquilidade na “bio”, em publicações, nos stories etc.
Esse tipo de solução não só facilita o acesso do cliente à sua “vitrine escrita”, como possibilita pedidos e pagamentos online – sem que você tenha que enfrentar problemas para gerir tudo o que chega em diferentes paineis e sistemas, não se preocupe!
Basta escolher certo e ver a mágica acontecer.
Entenda como garantir um cardápio vendedor online e vários outros detalhes interessantes sobre o tema, neste artigo!
O que é um cardápio digital feito de verdade para as redes sociais?
Imagine que você está navegando no Instagram, vê um anúncio com a foto de um prato que parece irresistível e clica nele, mas, em vez de conseguir pedir o prato para consumí-lo o quanto antes, precisa abrir um PDF complicado de ler, procurar a opção no menu, depois procurar o contato do restaurante, ligar ou mandar um “oi”, esperar resposta…
Passou a fome, né?
Um Cardápio Digital, como o da Abrahão Goomer, feito de verdade para as redes sociais é diferente; é um menu inteligente “dentro” de um link exclusivo com o nome do restaurante, devidamente organizado, funcionando ao melhor estilo “clicou, pediu”!
E você pode escolher tê-lo para delivery ou como uma vitrine escrita (e ilustrada!) dos produtos vendidos no salão ou no balcão, em ambos os casos, facilitando a operação e melhorando a experiência do cliente.
Por que usar um menu da Abrahão Goomer no seu restaurante?
Pronto para compartilhar em qualquer canal, visual e intuitivo, além de fácil de navegar, um cardápio moderno assim só tem a agregar:
- Atualizações de opções e preços em tempo real, sem pausas na operação
- Link e QR Code permanecendo sempre os mesmos
- Apresentação fácil e chamativa de promoções e combos especiais
- Relatórios de vendas que ajudam a entender o comportamento do público
- Uso em estratégias de marketing para vender mais e melhor
Sem falar nas maiores chances de fidelização de clientes, afinal, quando pedir é fácil e a comida é boa, não tem quem não volte.
5 dicas para aplicar ao montar seu Cardápio Digital para as redes sociais
Explorou a Abrahão Goomer, solicitou uma demonstração e gostou do que viu? Você está há um passo do paraíso, ou melhor, de operar de forma eficiente, ampliar seu ticket médio e administrar os pedidos que chegam via WhatsApp como um verdadeiro dono de negócios.
Aplique todas as orientações que achar necessárias dentre estas aqui:
1. Facilite a navegação ao máximo
Evite que seu consumidor se perca entre categorias confusas, organizando o menu de forma lógica, separando entradas, principais, sobremesas e bebidas, por exemplo.
Lembre-se de verificar se título e descrição dos produtos estão redigidos corretamente, pois o cliente pode preferir pesquisar por um ingrediente ou uma palavra-chave na barrinha de buscas do cardápio digital, indo direto ao ponto.
2. Destaque alguns produtos para vender mais
Dentro de cada categoria, aproveite os recursos visuais do cardápio digital para destacar itens:
- Veganos ou vegetarianos
- Sugestões de casa
- Novidades do chef
- Promocionais
- Combos
- Etc.
Símbolos “autoexplicativos” tornam cada escolha muito mais intuitiva!
3. Adicione fotos também aos opcionais/extras
Além de inserir até três fotos a cada produto do seu cardápio, aproveite os recursos avançados da Abrahão Goomer para apresentar também imagens de opcionais ou extras, pensando em aumentar vendas sugestivas e de combos especiais através do cardápio digital.
Uma batata-frita já é boa, mas uma batata-frita visivelmente crocante com um molho adicional de cheddar e bacon é melhor ainda pra muita gente!
Obs.: ao fazer os cliques, escolha um fundo neutro, use luz natural sempre que possível, evite sombras estranhas e cuide do enquadramento, sempre mostrando o prato de perto e destacando cores e texturas.
4. Se atender delivery, configure o chatbot do WhatsApp
Além de direcionar o cliente das redes sociais diretamente para o cardápio digital do seu delivery (Goomer), lá no painel de gestão da plataforma, ative o robô de autoatendimento do WhatsApp.
Ele acolhe o cliente imediatamente no primeiro contato, transmitindo todas as informações necessárias sobre o estabelecimento e orientando o pedido. Então, toda compra que é concluída pelo menu inteligente chega ao seu PDV sem complicações.
Caem os erros e as confusões, as entregas se tornam mais rápidas e a tendência é vender mais – inclusive por causa do incentivo ao upselling e cross-selling que fazem parte da estrutura desse tipo de tecnologia!
5. Divulgue o link do seu cardápio de forma estratégica
Use e abuse das oportunidades de divulgação do seu link exclusivo, pois ele não vai mudar, então, o acesso estará sempre livre a todos os interessados.
No link da bio
A “bio” – parte em que fica o nome e a descrição do restaurante, famosa no Instagram (imagem), mas também existente em outras redes sociais –, é o lugar mais estratégico para você deixar o link de acesso ao seu cardápio digital.
Nesse “setor”, você pode escolher adicionar apenas o link do menu ou um link que leva a vários outros (“árvore de links”), caso seja necessário transmitir outras informações além do cardápio.

No feed do Instagram
Você pode publicar uma foto ou um carrossel das delícias do seu negócio ou de ofertas, direcionando o usuário a buscar pelo cardápio na “bio”. Só não faz sentido colocar o link na própria legenda da publicação, pois o Instagram não permite que ele seja clicável desse jeito.
E faça uma chamada bem convincente, hein? Por exemplo: “Peça pelo Cardápio Digital e garanta frete grátis”.

Nos stories das redes
O truque-mestre dos stories é criar conteúdos rápidos e chamativos que levem o cliente direto ao cardápio. Ao fazer sua postagem, use a ferramenta “Adicionar Link” (imagem) ou, caso esteja disponível, o recurso “Arrastar para cima”.
Dê aquele charme com GIFs, uma formatação bonita de texto etc. para chamar atenção ao botão. Sempre reforce que o cliente consegue acessar o cardápio em poucos cliques.
Em grupos e mensagens do WhatsApp
Outra forma de disponibilizar seu cardápio para os clientes é compartilhando o link + a informação do acesso fácil e do pedido em instantes em grupos do WhatsApp, listas de transmissões e até mensagens a depender da estratégia de divulgação.
Como essa é uma maneira de você alcançar quem deixou o contato registrado no sistema do restaurante em algum momento, vale aproveitá-la para reativar clientes antigos e reforçar o vínculo com quem já demonstrou interesse na sua marca.
Crie um conteúdo relevante para a mensagem e traga um convite claro à ação ou, ao menos, um lembrete simpático!
Só atente-se ao Código de Defesa do Consumidor, evitando o envio de comunicações em excesso e garantindo que o destinatário possa escolher se quer ou não continuar recebendo cada conteúdo.
A cada compartilhamento, uma nova garantia de conveniência, desejo e resultado
Com os Cardápios Digitais da Abrahão Goomer, isso acontece naturalmente.
Seu cliente tem menos barreiras para pedir, e você tem mais controle, mais vendas e mais tempo para focar no que realmente importa: servir bem e crescer. Faça o teste!
Deixe seu comentário