Robô para WhatsApp de restaurante: aprenda a criar

Descubra como um robô de atendimento no WhatsApp pode agilizar seu delivery, reduzir erros e aumentar suas vendas e veja qual escolher para o seu restaurante.

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Imagem de um smartphone exibindo a loja de aplicativos com o ícone do WhatsApp Business, destacando a tecnologia de comunicação empresarial.

Você pode criar um robô de atendimento no WhatsApp, configurando-o pelo próprio “WhatsApp Business”, mas o mais indicado para restaurante delivery é integrar um Cardápio Digital com chatbot.

Com esse tempo de tecnologia, além de configurar respostas automáticas para as principais dúvidas do seu público-alvo, você pode receber pedidos e até informar o status de cada entrega em tempo real.

O cliente acessa o menu do seu restaurante através de um link personalizado, escolhe e personaliza o que quer comer e envia o pedido a você pelo WhatsApp.

Aí, é só a equipe acompanhar o pedido pelo painel, confirmar pagamento e deixar a produção fluir sem interrupções.

Este artigo lhe explica melhor tanto uma quanto a outra opção!

O que é exatamente um robô de atendimento para o WhatsApp?

Um robô de atendimento para WhatsApp é uma automação programada no aplicativo, em sua versão comercial, que responde aos clientes sem que nenhum humano precise estar disponível.

Esse tipo de automação agiliza o primeiro contato e garante atendimento mesmo sem alguém online, então, quem a escolhe, responde dúvidas imediatamente e padroniza o compartilhamento de informações.

Enquanto elimina a necessidade de alguém ficar digitando a mesma mensagem várias vezes ao dia.

Com o autoatendimento configurado diretamente pelo menu do WhatsApp Business, é possível enviar:

  • Mensagem de saudação – para quem entra em contato pela primeira vez
  • Mensagem de ausência – configurada para aparecer a quem tenta contato fora do horário de funcionamento
  • Respostas rápidas – informações gerais, como horário e endereço
  • Catálogo – lista de produtos configurada manualmente através do aplicativo de mensagens instantâneas

Mas, atenção: essa lista difere de um bom Cardápio Digital para Delivery, porque, dentre outros motivos, é um catálogo estático, não calcula entrega, não organiza pedidos e não integra com o PDV do restaurante, por exemplo.

A primeira alternativa de robô deste artigo, então, é fácil de configurar e ajuda um pouco no dia a dia, mas tem um limite claro e não contribui nem com a gestão, nem com o trabalho da cozinha.

Tampouco substitui processos manuais da operação de um delivery ou ajuda na retenção de clientes.

O que é e como funciona o robô integrado ao Cardápio Digital? WhatsApp vendedor! 

Diferentemente do robô simples, o Cardápio Digital para Delivery que permite integração com o chamado “chatbot de atendimento” é um sistema que conversa com o cliente, registra o pedido completo e envia tudo automaticamente para sua cozinha.

Tendo essa solução, além de usufruir de tudo o que a configuração simples de WhatsApp comercial já faz, você automatiza várias outras etapas do processo de pedidos no seu restaurante, por exemplo:

  • Envio automático do link do cardápio
  • Registro do pedido com personalização
  • Cálculo automático do frete
  • Envio direto para KDS ou impressora
  • Pagamento online integrado
  • Atualização automática de status
  • Organização da fila de produção
  • Relatórios de vendas atualizados em tempo real

E, aliando o cardápio ao PDV, ninguém mais precisa interpretar cada pedido, confirmar, lançar no sistema e repassar para a produção e, depois, ficar controlando cada entrega à distância.

Com a tecnologia da Goomer é assim que funciona!

Então, vale a pena usar Cardápio Digital com robô para WhatsApp?

Com certeza. Pois seu atendimento passa a seguir um fluxo automatizado e profissional, e você pode direcionar a mão de obra humana para outras frentes.

  1. O cliente dá um “oi” no WhatsApp
  2. Imediatamente, ele recebe o link do cardápio
  3. Clicando no link, sem precisar baixar aplicativo, esse cliente escolhe o que quer comer e beber
  4. O pedido é enviado ao WhatsApp do restaurante, e a cobrança pode acontecer online
  5. Havendo integração com PDV e impressora ou KDS, o pedido entra imediatamente para produção

O cálculo do raio de entrega é automático conforme as configurações realizadas no painel da Goomer – por bairro ou distância.  

E você ainda pode escolher entre contar com o Entrega Sob Demanda do iFood ou ter motoboys próprios para as suas entregas.

Tem mais!

As informações de vendas são atualizadas constantemente em relatórios completos e fáceis de interpretar.

Se você precisar alterar ou ocultar qualquer coisa no menu, bastam alguns cliques para resolver. Sem pausas na operação e sem clientes frustrados.

Por último, como o cliente envia o pedido do Cardápio Digital ao WhatsApp, vocês já estarão em contato direto, se um dos lados precisar.

Mensagens que nunca chegam a quem precisa, e reclamações publicadas pra todo mundo ver? Chega disso!

Quando migrar ao Cardápio Digital para Delivery?

Agora. Antes que o atendimento comece a atrasar, os pedidos se confundam, sua equipe não consiga dar conta do volume, e os clientes passem a escolher a concorrência.

Reforçamos: um robô básico no WhatsApp ajuda a responder mensagens, mas não organiza pedidos, nem tem integrações capazes de lhe ajudar a cortar custos enquanto aumenta seu ticket médio.

Esse é o tipo de mudança para quem quer escalar sem deixar cair a qualidade!

Quanto custa um Cardápio Digital com chatbot para delivery?

O Cardápio Digital com tecnologia Goomer, comercializado também pela Abrahão, pode ser usado de graça para até 30 pedidos ao mês. Quem quer vender mais (e cada vez melhor!), escolhe entre os planos “Básico”, “Automatizar” ou “Integrar”.

  • Plano Básico – A partir de R$ 99,90 ao mês
  • Plano Automatizar – A partir de R$ 184,90 ao mês
  • Plano Integrar (Delivery 2.0) – A partir de R$ 299,90 ao mês

Os valores são referentes a assinaturas anuais.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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