
Você não precisa de uma bola de cristal para antecipar quais serão os pratos mais pedidos no seu restaurante durante um feriado ou final de semana: basta usar uma estratégia conhecida como “análise preditiva”.
Essa análise ajuda gestores a saberem quase exatamente o que esperar do movimento de seus negócios em momentos sazonais, datas comemorativas, dias chuvosos ou ensolarados etc.
Então, com ela, dá para ajustar o quadro de funcionários antes que a casa encha, reduzir desperdícios, planejar promoções e muito mais!
Considere-a não apenas um conceito da ciência de dados ou um assunto “nerd”, mas uma ferramenta prática para usar cotidianamente.
Saiba mais durante a leitura deste artigo.
Fazer análise preditiva é quase prever o futuro com dados do passado
Isso, mesmo! Uma análise preditiva nada mais é do que o uso de dados históricos e algoritmos de Inteligência Artificial para a previsão de padrões, comportamentos, tendências e eventos a curto, médio e longo prazos.
Em restaurantes, especificamente, essa análise ajuda nas decisões sobre:
- Volume de vendas em diferentes dias e horários
- Atendimento no pico do movimento
- Organização de espaço conforme o clima
- Atualizações de cardápio
- Gestão de estoque e insumos
E até sobre segurança alimentar!
Uma boa análise preditiva cobre todas as frentes da operação
Tudo passa a acontecer com base em fatos, dá uma olhada nos benefícios do uso dessa ciência:
- Previsão de demanda – permite antecipar os horários e dias de maior movimento, otimizando produção e atendimento
- Gestão de estoque – permite calcular o nível ideal de insumos para atender durante um dia, um fim de semana, uma semana etc., reduzindo frustrações e desperdícios
- Planejamento de equipe – permite que o gestor dimensione o número de funcionários trabalhando em cada giro (conforme os picos previstos)
- Promoções e lançamentos – permite identificar pratos com maior chance de sucesso com base em históricos de vendas ou aqueles que podem vender mais se comercializados em combos, por exemplo
- Ações de marketing – permite a personalização de campanhas com base em preferências de consumo, frequência e hábitos de compra do público-alvo
- Fidelização de clientes – permite antecipar o comportamento do consumidor e oferecer benefícios, cupons ou experiências personalizadas para mantê-lo por perto
- Segurança alimentar – está diretamente ligada ao uso da internet das coisas (IoT) no monitoramento da temperatura e da umidade dos alimentos, permitindo prevenção de contaminações e problemas por armazenamento inadequado
“Legal, mas eu preciso ser especialista em ciência de dados pra colocar a análise preditiva em prática, não?”. Imagina! Basta organizar informações importantes e implementar, no dia a dia do seu estabelecimento, automações digitais feitas para o foodservice.
Como aplicar a análise preditiva em um restaurante?
Começar é mais simples do que parece! Aqui está uma opção para agir usando cardápios digitais integrados a PDVs:
- No painel de gestão do seu cardápio digital, reúna dados relevantes e feedbacks
- Centralize esses dados no seu sistema PDV, gerando previsões automáticas
- Tire um tempo para analisar o que é padrão e o que é exceção
- A partir daí, planeje iniciativas concretas, ou seja, ajuste compras, produção, campanhas, escalas, vendas sugestivas que aparecem no menu inteligente e até contratos com fornecedores se perceber que isso pode ser positivo!
A cada 30 dias, em média, atualize os dados para saber se as previsões e iniciativas precisam de atualização também. Em paralelo, acompanhe mudanças no mercado do foodservice através de fontes confiáveis, como o blog da Abrahão :)
Comande com previsão! Leia também sobre o uso do Cardápio Digital para entender demanda
Assim, seu negócio cresce de forma contínua, enquanto você tem sua gestão cada vez mais simplificada.
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