Automação digital: seu restaurante precisa disso?

Veja 7 tecnologias acessíveis e altamente indicadas para automação digital em restaurantes e entenda por que implementá-las sem demora.

Compartilhe

Homem de mochila e chapéu usando celular e sendo atendido em serviço bancário, demonstrando a importância de segurança ao usar caixas eletrônicos, com foco no atendimento ao cliente.

A automação digital é a nova realidade de restaurantes que querem crescer e lucrar. Diferentes tecnologias já existentes no mercado vêm sendo usadas para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir um atendimento mais ágil e consistente no foodservice como um todo.

E você não precisa adotar soluções extremamente caras: o ideal é escolher aquelas capazes de se adequar à sua operação e dar preferência à integração entre elas. Além disso, considere fundamental preparar sua equipe para usá-las de forma estratégica.

Existem diversas tecnologias bastante acessíveis, que correspondem às necessidades de restaurantes de todos os portes, com diversos perfis de públicos-alvo e formatos variados de serviço. Elas estão apresentadas neste artigo, junto com mais informações sobre o tema.

A automação digital em restaurantes é indispensável de agora em diante

As tecnologias que permitem automação digital no foodservice são absolutamente estratégicas, pois aumentam a produtividade, otimizam gastos, melhoram a gestão de pedidos e de estoque, minimizam falhas e aceleram processos, por exemplo.

Por causa disso, elas também agregam qualidade ao trabalho dos funcionários e à sua vivência como colaboradores dos estabelecimentos, bem como à experiência dos clientes.

Num estudo conduzido em 2024 pela Associação de Restaurantes Norte-Americana (NRA), quase 80% dos operadores do setor no país afirmaram que a tecnologia oferecia vantagem competitiva.

Mesmo assim, apenas 13% consideravam estar na vanguarda tecnológica, enquanto 23% admitiam atrasos e 64% enxergavam seus negócios em um nível mediano de automação.

E olha que interessante: a National Restaurant Association considerou, para o levantamento, modernizações realistas, como a adoção de cardápios digitais e de métodos modernos de pagamento, a exemplo de aplicativos, aproximação e carteiras digitais. Nada de sci-fi!

Automação e geração têm tudo a ver, mas não se apegue a isso

É verdade que as principais opções de tecnologias para restaurantes têm maior adesão entre pessoas da Geração Z, nascidas 1997 e 2006, e os millennials, nascidos entre 1981 e 1996, mas a Geração X (dos nascidos entre 1965 e 1980) se interessa o suficiente pela automação no foodservice para compreendê-la como importante.

Agora, entre os baby boomers, nascidos entre 1946 e 1964, a adoção é mais complicada, mas nada impede que você introduza algumas alternativas aí, no seu negócio, deixando claro o quanto elas podem simplificar e facilitar do pedido ao pagamento.

Existem sinais claros de que a aceitação da automação em restaurantes acompanha o comportamento geracional, mas não existe uma barreira etária definitiva: é tudo questão de percepção de valor

Quando o cliente percebe a praticidade, ele tende a aceitar a novidade sem pensar duas vezes, mesmo sendo mais velho. E tanto para ele quanto para o negócio, outras vantagens serão notadas desde o primeiro momento.

Quais os benefícios da automação digital em restaurantes?

Quando um estabelecimento do food automatiza processos, sua produtividade operacional cresce, os trabalhadores se dedicam a atividades mais estratégicas, a operação fica muito mais rápida e organizada, a cozinha trabalha com mais precisão e o salão consegue atender mais gente sem deixar cair a qualidade.

A automação digital também reduz erros e falhas de comunicação que levam a desperdícios e frustrações por parte dos consumidores, mantém o estoque sob controle e colabora para ações de marketing devidamente planejadas e direcionadas.

Os impactos de investir em tecnologias, portanto, aparecem diretamente no ticket médio e na experiência gastronômica.

Então, como automatizar processos operacionais num restaurante?

Escolha cada automação de forma estratégica, integre soluções de forma inteligente e capacite a equipe de forma a utilizá-las como verdadeiras ferramentas de trabalho. A própria NRA comprova: os clientes adoram ver tecnologia usada nos pagamentos.

Imagine só, então, oferecer facilidade e praticidade já desde antes do fechamento da conta?

Escolha as tecnologias certas para a sua operação

Entenda aonde é momento de buscar melhorias: no atendimento, na cozinha, no estoque…

A partir daí, escolha, por exemplo, implementar um ERP mais completo e/ou cardápio digital (preferencialmente integrado ao seu sistema de gestão) e/ou um monitor KDS para substituir comandas em papel etc.

Priorize aquelas capazes de resolver desafios reais e cujo ROI esteja evidente.

Faça as integrações necessárias

Pesquisar uma tecnologia vai te levar à conhecer outra, e quando você menos esperar terá contatos de diferentes fornecedores e estará implementando várias soluções que funcionam juntas.

As integrações são essenciais quando se trata de automação digital em restaurante, afinal, sem elas, cada solução vai operar de forma isolada, impedindo o alcance de um nível máximo de eficiência.

Treine a equipe para usar as tecnologias como ferramentas de trabalho

Leve sempre em conta que as tecnologias, sozinhas, não transformam toda a operação.

Capacite os colaboradores para enxergá-las como aliadas; como soluções que estão à disposição para simplificar o seu trabalho e deixá-los agir de forma mais humanizada e estratégica no dia a dia do restaurante.

A ideia não é substituir ninguém, mas potencializar o serviço, e treinamentos e diálogos contínuos serão essenciais para você evitar resistência interna e aumentar a adesão às mudanças.

Monitore os resultados, mantendo-se flexível

Finalmente, conforme implementar as soluções que considerar válidas, acompanhar indicadores de desempenho da sua operação e da qualidade das entregas e do atendimento e identifique:

  • O que funciona vs. o que não funciona
  • Ajustes a serem feitos o quanto antes
  • Quais os próximos passos rumo ao sucesso
  • Que soluções lhe trazem dados estratégicos de verdade

Quanto mais integrados os canais de venda do seu negócio ficarem por causa da automação, melhor. O mesmo vale para a simplificação do dia a dia e da sua gestão.

Lembre-se ainda de prezar por decisões baseadas em informações – por que ficar no achismo, se agora você tem o que precisa para virar o jogo?

7 dicas de tecnologias práticas para automatizar restaurantes [ATUALIZADO]

Antes de ir, confira uma lista com sugestões de sistemas acessíveis de automação para restaurantes, que são super factíveis, ou seja, não têm nada a ver com aquelas ideias meio ficção-científica que a gente vê por aí.

1. Cardápios digitais

Os cardápios digitais inteligentes conectam mesas, salão e cozinha em tempo real e podem até ligar tudo isso ao delivery do restaurante, se for o caso.

Além de reduzir erros, eles abrem espaço para novas e melhores estratégias de promoções e combos e fazem vendas sugestivas como ninguém!

Outro artigo aqui do blog detalha todas as principais vantagens dos cardápios digitais com autoatendimento: confira em seguida.

2. Totens de autoatendimento

Em diferentes versões e tamanhos, os totens de autoatendimento dão autonomia para o cliente escolher e personalizar o que vai comer, reduzem filas e acabam até com a necessidade de um espaço exclusivo para o caixa do restaurante.

Assim como os cardápios digitais, quando integrados ao sistema de gestão e ao PDV do estabelecimento, eles também alimentam relatórios de consumo que ajudam gestores a identificar preferências do público-alvo.

3. Sistemas de gestão (ERPs)

Considerados o cérebro de toda a operação de um restaurante, os melhores ERPs da atualidade conectam estoque, vendas, cozinha, pessoal e financeiro e trabalham de forma integrada com outras soluções para que o dia a dia do negócio seja mais organizado e eficiente.

Implementar um sistema de gestão é eliminar, de vez, as informações espalhadas em planilhas e confusões do tipo “será que já preciso pedir esses insumos” ou “quantos tenho em estoque”.

Leia também: Integrar sistema de gestão e cardápio digital é necessário?

4. Pontos de Venda (PDVs)

Geralmente usado em conjunto com o ERP, o ponto de venda (PDV) dá eficiência, pois não só registra pagamentos, como contribui para a implementação de pagamento digitais nos restaurantes, automatiza a emissão de Notas Fiscais e gera relatórios financeiros em tempo real.

Sem contar que, através dele, quando há integração, é possível controlar múltiplos canais (ex.: salão, delivery e retirada) sem perder consistência.

5. Kitchen Display Systems (KDS)

O KDS substitui comandas em papel e “mostra” aos cozinheiros tudo o que é pedido pelos clientes através de uma tela instalada diretamente na cozinha. Tê-lo vai reduzir o tempo dos preparos, evitar confusões de comunicação e criar um fluxo mais estável de produção.

A alternativa, portanto, é uma solução especialmente útil em restaurantes com alto volume de pedidos.

6. Meios de pagamentos digitais e carteiras virtuais

E quem disse que a automação digital em restaurantes não envolve movimentações simples, como aquelas feitas para ativar, por exemplo, o Google Pay ou o Apple Pay num cardápio digital?

Fora as carteiras virtuais, os pagamentos por aproximação são rotina para boa parte dos consumidores do foodservice no mundo todo: nos EUA, ainda segundo a NRA, 73% ficam com a primeira opção e quase 80% com a segunda.

Só no delivery, hein! Imagine se os números envolvessem outras operações!

Então, se você quer reduzir atritos na experiência e acelerar as entregas ou o giro de mesas mantendo a qualidade lá no alto, já sabe.

7. Ferramentas de marketing, análises e relatórios

Últimas da lista, mas igualmente importantes, as diversas ferramentas de marketing, análises e relatórios foram agrupadas aqui, pois oferecem benefícios similares e funcionam de forma bastante parecida também.

A principal força dessas soluções é transformar dados coletados todos os dias em inteligência aplicada às decisões, cruzando diferentes informações para ajudar você, gestor(a), a responder perguntas-chave sobre vendas, horários, promoções etc.

Com os insights obtidos através delas, você tira seu negócio do piloto automático e enxerga oportunidades que não veria “a olho nú”.

Especificamente as ferramentas de marketing ainda lhe serão úteis para campanhas segmentadas e ações em datas sazonais: imagine só nunca mais precisar enfrentar aquele desgaste terrível das promoções genéricas que não dão em nada?

Comece a automatizar hoje

Faça movimentações rumo à automatização do seu negócio pensando em obter resultados rápidos e mensuráveis. Vá ajustando a rota conforme os aprendizados e, se este artigo tiver sido positivo para você agir, compartilhe-o com outras pessoas!

Até a próxima.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais