7 melhores tecnologias para restaurantes hoje em dia

Descubra quais são as tecnologias que estão dominando restaurantes ao redor do mundo e porquê. Entenda se vale implementá-las no seu negócio.

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A tecnologia em restaurantes pode transformar a experiência do seu cliente, ajudando na melhora da operação e até numa reinvenção do atendimento quando necessário. Ela ainda permite ao estabelecimento se comunicar com um público cada vez mais conectado.

Quando você ouvir falar sobre inovações, considere:

  • cardápios digitais em tablet, QR Code e para delivery;
  • sistemas baseados em nuvem;
  • totem de autoatendimento;
  • assistentes de voz para drive-thru;
  • superfícies interativas;
  • e muito mais!

Movimentada por interrupções na cadeia de suprimentos, escassez de mão de obra, distanciamento social e aumento da inflação, a aplicação da tecnologia ao cotidiano dentro de negócios do foodservice agora se tornou um diferencial competitivo, então, não espere mais nem um minuto para ler este artigo até o final e ficar por dentro de tudo sobre o tema!

Por que investir em tecnologias para restaurantes?

A tecnologia está presente no dia a dia de todo mundo e só isso já diz muito sobre sua importância, revelando a necessidade de adaptação de bares e restaurantes. Para além do básico, inovações ajudam gestores que visam redefinir estratégias de acordo com os novos hábitos de consumo, aumentar o ticket médio e reduzir gastos.

Os maiores benefícios da tecnologia para restaurantes foram listados a seguir.

  • Otimização de processos
  • Flexibilização dos pagamentos
  • Maior atração e fidelização de clientes
  • Experiência de consumo diferenciada
  • Corte de custos desnecessários
  • Aumento das vendas
  • Adequação às tendências
  • Gestão facilitada de pessoas, operações, estoque e finanças
  • Atendimento mais rápido e assertivo

Especificamente no que diz respeito ao fato de melhorar o atendimento de restaurantes, a tecnologia pode reduzir erros e desperdícios e representar “um forte ganho de produtividade, com pedidos tirados e servidos mais rápido e um giro de mesa maior”, segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci.

Quais tecnologias ajudam a receber clientes e gerir um restaurante?

Sistemas PDV baseados em nuvem, totens de autoatendimento, cardápios digitais e assistentes de voz são as principais tecnologias do foodservice atualmente, mas até mesas interativas têm sido consideradas em alguns estabelecimentos.

Confira detalhes!

1. Cardápios digitais

Ao mesmo tempo um “tirador de pedidos”, um vendedor, um “fazedor de promoções” e um apurador de dados, os menus digitais substituem menus impressos tradicionais, transformando a experiência do cliente em diversos aspectos:

  • atendimento;
  • tempo de espera;
  • personalização;
  • facilidade de pagamento;
  • etc.

Eles podem ser implementados nas versões cardápio digital em tablet, cardápio digital em QR Code ou até no formato de cardápio para delivery e têm tudo para num futuro muito próximo se tornarem a principal ferramenta de trabalho dos garçons.

Quem ainda não implementou pelo menos um modelo, se não o fizer o quanto antes, pode acabar perdendo clientes e vendas! Os cardápios digitais são, atualmente, as tecnologias que mais melhoram o atendimento aos clientes.

2. Totem de autoatendimento

Através dessa solução tecnológica, os clientes do seu restaurante podem escolher o que vão consumir, pedir, personalizar e pagar sem suporte humano e em questão de segundos.

O totem de autoatendimento é um tipo de cardápio digital recomendado para estabelecimentos com atendimento em balcão, e os pedidos realizados nele vão diretamente para o bar ou para a cozinha aumentando a eficiência.

3. Sistemas PDV baseados em nuvem

Diversos restaurantes estão “abandonando” caixas tradicionais para utilizar sistemas PDV – pontos de venda – baseados na nuvem para armazenar dados não mais em um servidor local, mas em um servidor remoto, eliminando gastos com hardwares e softwares e economizando, em alguns casos, espaço físico.

Nos restaurantes, os sistemas em nuvem servem como um meio de processar pedidos e pagamentos, ajudam no gerenciamento e na adequação fiscal, permitem emissões automáticas de Notas Fiscais, etc.

Você pode ler mais sobre essas tecnologias em outros artigos do blog da Abrahão que falam sobre a importância de integrar um sistema de gestão ao seu cardápio digital e contar com softwares para restaurantes que funcionam como plataformas de gestão.

Esse é o caso dos PDVs e dos ERPs, que proporcionam a integração entre elas e outras soluções para que sejam 100% apuradas as informações de vendas, de receita e níveis de estoque, de pagamentos efetuados, dentre outras, tudo contribuindo para melhor experiência dos consumidores e estratégias devidamente ajustadas.

4. Assistentes de voz

Quando você ouvir falar sobre assistentes de voz, pense principalmente na IA usada em drive-thrus que interage com os motoristas antes de um atendimento humano ou, às vezes, no lugar dele.

Essa inteligência pode receber pedidos, entender perguntas básicas e até vender promoções disponíveis no restaurante, tornando mais rápidas e automáticas algumas etapas do atendimento e permitindo o direcionamento de colaboradores para funções mais estratégicas.

5. Sistemas KDS

Outra tecnologia digna de atenção são os Kitchen Display System ou KDSs, sistemas de display integrados diretamente ao PDV para o restaurante obter informações de pedidos em tempo real e repassá-los à cozinha de forma digital.

Os KDSs substituem comandas em papel e também podem ser integrados com cardápios inteligentes e menus para delivery, tornando a operação inteira de um estabelecimento mais produtiva e melhorando a experiência dos clientes.

6. IA aplicada à gestão de estoque

Soluções capazes de contribuir com o controle de entradas e saídas de produtos do estoque e que alertam os gestores quando está na hora de alguma reposição também ajudam um restaurante a receber melhor o consumidor e adequar suas operações.

Com elas, as chances de o estabelecimento precisar tirar algum prato do cardápio caem consideravelmente e, além disso, as promoções ficam mais assertivas.

7. Mesas interativas

As mesas interativas fazem parte, por exemplo, do dia a dia do Inamo, que é um restaurante em Londres e, através delas, a freguesia pede comida e bebida, assiste ao jantar sendo feito, desenha e brinca e até escolhe uma “toalha de mesa virtual” para usar durante a refeição!

Elas foram pensadas para que o consumidor tenha à mesa, literalmente, tudo o que precisa para viver uma experiência completa: monitoramento do pedido, pesquisa de satisfação, redes sociais, música e jogos. Veja no vídeo abaixo.

 

Mesmo experimentadas somente em alguns poucos espaços mundo afora, as “mobílias touch screen” são, sim, mais uma novidade que talvez marque presença como tecnologia que você vai encontrar em diversos estabelecimentos no futuro.

Além delas e de tudo o que você conferiu na lista, também devem fazer cada vez mais parte do cotidiano de bares e restaurantes robôs responsáveis por tarefas de limpeza e organização, soluções de pagamento por reconhecimento facial e serviço com realidade aumentada e virtual possibilitando experiências ainda mais imersivas.

O setor deve crescer rumo a ainda mais responsividade – e alinhado ao que os consumidores modernos esperam!

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