8 passos para abrir food truck, custos e dicas

Descubra como abrir um food truck, quanto você vai gastar em média e se a empreitada pode ser boa ideia.

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Mulher sorridente usando uma blusa vermelha e um colete azul em um ambiente com iluminação suave, decorado com luzes de Natal, transmitindo alegria e hospitalidade.

Abrir um food truck envolve planejamento, investimento calculado e atenção a detalhes. Do custo do veículo até as adaptações da cozinha, passando por licenças, cardápio e escolha do ponto de venda, são muitos os fatores que influenciam no sucesso do negócio itinerante.

Fora isso, vai fazer toda a diferença pensar em ações para atrair o público e buscar estratégias que ajudem a manter a operação organizada!

Para você estacionar no lugar certo, vender bem e ver sua lucratividade em alta, acompanhe o passo a passo deste artigo e anote todas as informações que considerar importantes. Boa leitura.

Vale a pena abrir um food truck hoje em dia?

Por mais que a tendência dos food trucks tenha ficado em alta alguns anos atrás, abrir um restaurante itinerante hoje em dia ainda pode, sim, ser jogada inteligente: o mercado continua aquecido e, entre os hábitos de consumo de muita gente, prevalecem a praticidade e o interesse em boa comida.

Ainda, é grande a quantidade de pessoas interessadas em viver experiências gastronômicas diferentes sem precisar sentar à mesa de um restaurante tradicional.

Escolha bem seu(s) ponto(s) de venda, capriche no cardápio sem estendê-lo demais e compreenda o público-alvo para conseguir se conectar com ele, vendo seu negócio itinerante, quase literalmente, ganhar tração.

Saiba que você vai enfrentar algumas burocracias no caminho e precisar de investimento de recursos e muita mão na massa, mas, seguindo o passo a passo adiante, pode apostar: tudo fica mais fácil.

8 passos para abrir um food truck + dicas de ações

O primeiro passo da sua jornada sobre rodas será organizar as ideias no papel e entender exatamente aonde você quer chegar. Em seguida, virão os cálculos, a regularização, a compra de equipamentos, as parcerias com fornecedores e a definição de ações de marketing.

Confira!

1. Elabore um plano de negócios

Comece com um planejamento para o negócio que ajude a prever custos, traçar metas e definir um modelo viável:

  • O que será vendido
  • Para quem você quer vender
  • Em qual região quer estar a cada dia da semana
  • Qual a sua perspectiva em relação à estrutura do truck
  • Que orçamento você tem para o negócio

Enxergando a proposta da sua empresa, você compra os equipamentos certos (e só os necessários), cria o cardápio adequado e decide com assertividade onde vai estacionar.

Além disso, consegue fazer uma pesquisa de mercado completa, estudar a concorrência, simular custos fixos e variáveis e fazer contato com os fornecedores certos!

O quadro adiante pode servir como guia:

Considere Para decidir sobre
Público-alvo e hábitos de consumo Ações de marketing; opções do menu
Tipo de comida e cardápio Itens de mais fácil preparo; margem de lucro
Projeções dos primeiros meses Investimentos e retornos; automatizações
Pontos de venda e horários Atuação e operação a cada dia da semana
Concorrência e mercado Diferenciais
Estrutura operacional Equipe e funções; equipamentos
Posicionamento da marca Divulgação, identidade visual etc.

Já viu que vai precisar de uma calculadora, né?

2. Calcule quanto custa abrir um food truck

Dados de 2025 do Instituto Gourmet, rede brasileira de cursos profissionalizantes de gastronomia, mostram que o investimento inicial para montar um food truck pode variar de R$ 80 mil a R$ 250 mil.

Com seu planejamento e suas prioridades definidos, mesmo que depois haja ajustes, você vai saber, em média, quanto aplicar. E aqui vão mais alguns detalhes para lhe ajudar!

  • Montagem do truck
    R$ 80 mil a R$ 250 mil
    A depender do veículo, do tipo de operação, da estrutura, do cardápio etc.
  • Veículo
    R$ 40 mil a R$ 130 mil
    Caminhões ou vans, novos ou usados
  • Equipamentos
    até R$ 50 mil
    Em média
  • Reforma e personalização
    R$ 15 mil a R$ 30 mil

    Considerando adaptação de cozinha, pintura, cuidados com o carro
  • Alvarás
    R$ 3 mil a R$ 7 mil

    Lembre-se não só dos diversos tipos de licenças para abertura, mas dos documentos necessários para rodar com o veículo!
  • Estoque inicial
    R$ 3 mil a R$ 7 mil
    A depender do cardápio e das produções
  • Marketing e menu
    R$ 2 mil a R$ 10 mil
    Considerando identidade visual, planejamento de redes sociais, contratação de cardápio digital etc.
  • Funcionários
    R$ 2.500 a R$ 3.500 mês

    Média de pagamento a cada colaborador, podendo variar para mais ou para menos conforme funções e formato de contratação
  • Outros custos a considerar
    R$ 2 mil a R$ 6 mil
    Incluindo seguro, uniformes, sistemas etc.

Some ao seu montante uma reserva financeira, viu? Ela servirá para despesas inesperadas, como um conserto no veículo ou um ajuste na cozinha.

E pesquise bastante antes de fechar negócio, buscando alternativas de pagamentos mais flexíveis e, claro, oportunidades de acordos nos quais você garanta o melhor custo-benefício!

3. Atenda às exigências legais

Registre o negócio corretamente, investigue a necessidade de autorização para estacionar em espaços públicos e obtenha as licenças sanitárias exigidas para manipulação de alimentos. De forma resumida, você vai precisar de:

  • CNPJ ativo e contrato social
  • Registro na Junta Comercial do estado
  • Inscrição Estadual (quando exigida)
  • Alvará de funcionamento
  • TPU* ou autorização municipal equivalente
  • Licenciamento do veículo, IPVA e seguro
  • Cadastro e laudo da Vigilância Sanitária

*Em São Paulo, é o Termo de Permissão de Uso (TPU) que permite a operação de foodtrucks, enquanto, no Rio de Janeiro, por exemplo, será necessário obter uma Autorização para Comércio Ambulante, emitida pela Vigilância Sanitária.

Também é importante seguir as regras de conduta, como não usar som alto, respeitar o descarte de resíduos e evitar vender bebidas alcoólicas próximas a escolas.

Ignorar as exigências legais pode levar à

suspensão das atividades, multas e até apreensão do veículo. A regularização pode levar de 30 a 180 dias e tem custo, por isso, quanto antes você começar, melhor.

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4. Compre e instale os equipamentos para food truck

Escolha cada equipamento com muito critério, priorizando praticidade, segurança e durabilidade, mas levando em conta também o tipo de cardápio.

Busque antes de qualquer outro item, aqueles essenciais à operação do truck:  bancadas e pia de aço inox, sistemas de exaustão, reservatórios de água e utensílios próprios para uso profissional na cozinha.

Vá marcando cada nova aquisição, seguindo a lista adiante:

  • Geladeira adequada ao veículo e às exigências da Anvisa
  • Balcões, prateleiras e pia em aço inox
  • Fogão e chapa
  • Micro-ondas
  • Forno, se necessário
  • Itens de limpeza
  • EPIs para os funcionários
  • Reservatório de água com caixa de detritos
  • Coifa ou exaustor
  • Botijão de gás
  • Utensílios de cozinha
  • Computador ou tablet para pedidos e gestão

Se quiser providenciar parte do essencial para as vendas, já vá procurando embalagens, guardanapos, sachês de molhos, talheres descartáveis, mesas e cadeiras ou banquetas desmontáveis.

5. Defina onde você vai vender

Considerando a proposta da sua marca, o fluxo de pessoas que deseja atender, o perfil do público-alvo e as permissões legais da sua cidade ou do seu estado, escolha entre:

  • Parcerias com bares que têm espaço físico
  • Feiras e eventos sazonais
  • Praças e espaços públicos similares
  • Centros empresariais
  • Estacionamentos de shopping e outros

Descubra com quem você precisa falar para verificar se há autorização para estacionar e vender no local desejado e mantenha, sempre, a famosa política da boa vizinhança! Se precisar, no começo, acompanhe a concorrência ou converse com outros donos de food trucks: faz parte do processo.

6. Escolha os fornecedores

Como parte das suas pesquisas e estratégias de abertura, investigue desde as maiores marcas até os pequenos produtores locais para escolher aqueles capazes de oferecer qualidade, entregas no prazo e preços justos.

Teste fazer pedidos menores antes das grandes compras e lembre-se de considerar o grau de dificuldade logística e a emissão de Nota Fiscal.

Para completar, leve em conta os desejos do público-alvo do seu restaurante sobre rodas: será que a galera não vai entender, como um diferencial da sua marca, parcerias com outros negócios que estão começando? Ou com aqueles que têm selo de sustentabilidade?

7. Decida se vai contratar

Você provavelmente queira começar sozinho(a) ou talvez esteja pensando em operar com uma dupla, e isso talvez seja suficiente nos primeiros meses do truck.

Novamente, tudo vai depender do modelo de negócios e dos planos feitos lá no início, bem como da sua disposição para colocar a mão na massa e de seu nível de conhecimento na cozinha.

Mas pensar em contratar outros funcionários não deixa de ser opção!

Tem muito dono de food truck por aí contando com a expertise de cozinheiros auxiliares ou ajudantes de cozinha, atendentes ou operadores de caixa e responsáveis por limpeza e reposição.

Escolheu contratar?

Decida se vai ter um colaborador com carteira assinada (CLT) ou um prestador de serviço (pessoa jurídica), defina horários, turnos e escalas e averigue a necessidade de treinamentos específicos.

Quer começar “solo”?

Mesmo assim, desenhe a estrutura do seu negócio já pensando que pode contratar alguém amanhã. Isso vai ajudar você a se organizar desde o início e crescer com mais segurança quando for hora de expandir!

8. Trace suas estratégias de marketing

Antes mesmo de começar, planeje divulgação, construção de marca e relacionamento com a persona do restaurante, mesmo que o orçamento inicial seja limitado.

Não se esqueça que muitas ações de presença nas redes sociais saem de graça, só dependem de paciência! E considere o marketing local e promoções de inauguração.

O cardápio também faz parte das ações de marketing, afinal, quanto mais atraente e visual, maior o ticket médio.

Quer mais? Bora pros detalhes!

  • Marketing local
    Distribuir flyers; vender combos especiais com produtos de outros negócios locais
  • Cardápio digital
    Fazer promoções para dias e horários específicos; usar sinalizadores visuais para destacar novidades e produtos especiais
  • Google
    Manter o perfil no Google Meu Negócio sempre atualizado; criar um cardápio lá no Google e caprichar no trabalho ligado à geolocalização das suas vendas
  • Redes sociais
    Criar perfis nas redes em que o público-alvo navega e cronograma de postagens semanais; usar destaques para informações importantes e stories para interações; fazer anúncios pagos direcionados às regiões em que vai estaciona

Fechou?

Dica extra: automatize o que for possível

Por último, mas não menos importante, opte por contar com ferramentas de automação no seu food truck desde o início se quiser garantir agilidade no atendimento, melhor controle dos processos e menos dor de cabeça tanto com tarefas repetitivas quanto com gastos desnecessários e desperdícios de insumos.

O cardápio digital, por exemplo, pode ser integrado ao sistema de gestão do negócio e ao PDV, por onde ficam registrados os pedidos, informar cada pedido via impressora ou tela KDS automaticamente a quem está responsável pelo preparo e facilitar as cobranças.

Relatórios de vendas gerados em soluções como essa, assim como integrações interessantes para se você decidir fazer delivery são igualmente bem-vindos, então, considere de verdade automatizar!

Mesmo sobre rodas, seu truck é uma empresa e a operação dela está em suas mãos. Boa sorte nas vendas.

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