Rede social para restaurante: tudo que você precisa saber

Se você já sabe a importância de estar presente em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, mas quer entender quais ações de marketing digital tomar para vender mais, este artigo é para você!

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Redes sociais restaurante

Você já deve ter ouvido falar em marketing digital, que é um conjunto de ações que uma pessoa ou empresa executa no ambiente online, para atrair clientes.

Uma das principais estratégias nesse campo é atuar com marketing de conteúdo, essencial para quem quer marcar presença nas redes sociais.

Hoje, as redes sociais mais populares, para quem deseja que seu restaurante seja visto, são Facebook, Instagram e Twitter. A maioria das pessoas que têm acesso à internet está em pelo menos uma dessas redes.

Se formos pensar que, no Brasil, existem 134 milhões de usuários de internet* — a maioria acessa pelo celular — , você tem à disposição o espaço ideal para mostrar seus pratos e diferenciais do seu estabelecimento para atrair novos clientes na sua região, pois diversas pessoas próximas de você estão nessas redes sociais.

E o melhor de tudo é que o inbound marketing para restaurantes tem um custo muito abaixo do marketing offline, que envolve ações como anúncios caros em rádio, televisão, outdoors e materiais impressos, por exemplo.

A grande pergunta é: como se destacar dentro dessas redes, já que o fácil acesso também faz com que muitas empresas, dos mais diversos segmentos, estejam alimentando esse espaço com muita informação, inclusive a sua concorrência?

Comece pensando no público-alvo do seu restaurante

O primeiro passo para ser notado nas redes sociais é entender com quem você está falando. Aliás, conhecer o público-alvo é uma estratégia fundamental para qualquer ação de marketing.

O que pode fazer o seu cliente querer ir até o seu restaurante? Uma foto de um prato suculento? Uma promoção? Informações sobre um ambiente diferenciado? Música ao vivo? Brindes? Ingredientes especiais? Um chefe renomado?

Aliás, qual o foco do seu restaurante? Ele está aberto a todos, mas qual a sua proposta? Existe um tema, uma ideia, qual a alma do seu negócio? Conte isso para as pessoas nas redes sociais.

Pense nos seus diferenciais e como isso pode ser atrativo para o seu cliente. Se não encontrar muita coisa, talvez seja hora de tornar o seu restaurante atraente, pensando em formas de trazer as pessoas para perto de um jeito único. Crie um tom para falar com as pessoas nas redes sociais.

Imaginar um personagem pode ajudar. Fale como se o seu negócio fosse alguém, com sentimentos, manias, jeitos, trejeitos. Depois, quem sabe até crie um mascote real. Mas busque ter personalidade, para que a sua marca seja percebida!

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Como fazer marketing digital no Facebook, Instagram e Twitter?

Depois de definir o seu tom de voz, quem é você e o que quer contar para o seu público, é importante entender que cada rede social possui uma dinâmica diferente. Vamos lá:

4 dicas para usar no Facebook do seu restaurante

Dica marketing facebook

Quando você vai procurar um produto ou serviço, não pensa em buscar o perfil daquele negócio ou marca no Facebook? Muitas pessoas fazem isso! Especialmente com bares e restaurantes.

Isso porque quem tem uma página no Facebook costuma mantê-la atualizada, e é mais fácil descobrir o prato do dia, horário que fecha e abre, etc.

Também é possível fazer avaliações das marcas com uma a cinco estrelas, então outro motivo das buscas no Facebook é para descobrir como é a reputação do seu restaurante. E você pode responder essas avaliações e entender o que pode ser melhorado nos seus serviços.

Portanto, ter uma página do seu restaurante no Facebook é uma ótima forma de se conectar a seus clientes e conquistar novos!

1.  Foto de capa para Facebook

Tenha certeza de que você usa a sua foto de capa da melhor maneira possível, pois seria um desperdício não incluir nela algum dos seus pratos de dar água na boca ou o seu ambiente aconchegante. Ao abrir a página, a capa é primeira coisa que o cliente vê, então, capriche!

Incluir algumas frases de marketing, falando do quanto o prato é especial, por exemplo, com ingredientes selecionados e preparo cuidadoso, nunca é má ideia. A capa do Facebook também aceita vídeos, então se você tiver como produzir um vídeo breve, no tamanho correto de 851 x 315 px, pode ser interessante.

Sempre que tiver alguma mudança no cardápio ou uma promoção no seu restaurante, por exemplo, você pode atualizar a capa também, de forma que as pessoas não enjoem vendo sempre a mesma informação.

2.  Fotos de comida

Assim como na capa, use e abuse das fotos de comida nas postagens.

Você sabia que, segundo dados da Wishpond, os conteúdos mais compartilhados no Facebook são imagens? E vamos combinar: o seu produto é bastante visual, então tenha fotos em boa resolução de todos os seus pratos e compartilhe com frequência.

Esse não precisa e não deve ser o seu único tipo de conteúdo, mas é importante sempre ter uma certa variedade de fotos de pratos, bem como mantê-las atualizadas. Se couber no orçamento, inclusive contrate um fotógrafo.

As redes sociais em geral precisam retratar o seu negócio em tempo real. Então, nada de publicar imagens de dois anos atrás com uma parede que já até está de outra cor.

Além disso, você também pode fazer vídeos dos pratos sendo preparados, explicando como são feitos — sem entregar o ingrediente secreto, claro — a vídeos mais longos, aí saindo um pouco da comida, entrevistando seu chefe, clientes com depoimentos positivos etc.

Vídeos assim costumam agregar ao conteúdo, pois transmitem credibilidade, por mostrarem “a coisa real”.

3.  Ofertas, concursos e sorteios

As pessoas amam esse tipo de ação. Ofereça descontos para clientes que curtirem a sua página, crie promoções e sorteios para que seus clientes compartilhem e aumentem o alcance da sua audiência.

Por exemplo: divulgue um sorteio que tenha como requisitos marcar pessoas nos comentários e compartilhar a postagem em modo público. Nas redes sociais, quanto mais gente interage com seu conteúdo, mais pessoas veem esse conteúdo, o que leva mais gente a conhecer o seu negócio!

4.  Segmente seus anúncios geograficamente

Se quiser investir um pouco mais, o Facebook para Negócios permite que você gere anúncios geolocalizados do seu restaurante. O que isso significa? Que você pode direcionar o seu conteúdo para ser visto por determinada localidade — como as redondezas do seu restaurante, seu bairro ou cidade, falando com quem realmente tem grande potencial de vir visitar você.

Você também pode fazer outros direcionamentos específicos como esse, como para pessoas que curtem determinados assuntos ou que curtem determinadas páginas.

4 dicas para usar no Instagram do seu restaurante

Dica marketing instagram

Se as fotos já são importantes no Facebook, para Instagram elas são ainda mais! A ideia essencial dessa rede social é o compartilhamento de fotos entre amigos, mas em alguns casos ela tem aceitado muito bem conteúdos que agem como um microblog, com alguma chamada e/ou imagem atraente na foto e um texto maior, mas explicativo, na legenda.

Mas se o grande foco ainda são as fotos em si, está mais do que na cara que aqui você precisa caprichar nas imagens também. Então, não tem como fugir: crie aquele arquivo esperto com imagens maravilhosas de todos os seus pratos!

Uma boa dica para se inspirar é dar uma espiada no que grandes bares e restaurantes fazem no Instagram. Ângulos de fotos, composição, luz, mais longe ou mais perto do prato. Mas claro, um fotógrafo sempre pode ajudar de maneira mais profissional.

1.  Hashtags

Aqui, diferente do Facebook, as hashtags são rainhas. Não que de vez em quando você não possa usar elas no Facebook, mas no Instagram elas funcionam muito bem para facilitar o acesso às imagens, porque as pessoas realizam buscas por hashtags.

Existem basicamente três tipos de hashtags que você pode usar: tendências relevantes, do seu nicho e específicas suas. Vamos entender melhor?

Tendências relevantes são hashtags que as pessoas estão usando naquele momento. Se for Dia do Hambúrguer por exemplo, usar #DiadoHambúrguer na legenda de uma foto suculenta do seu hambúrguer da casa pode fazer com que mais pessoas encontrem o seu conteúdo.

Hashtags do seu nicho têm a ver com os seus pratos, sua proposta ou sua localização, por exemplo. Se seu bar fica na Avenida Paulista, tente #AvenidaPaulista #BarNaPaulista. Se você oferece petit gateau e donuts, #petitgateau e #donuts, e assim por diante.

hashtags específicas suas são para quando você realiza um sorteio, concurso ou campanha. Elas incentivam que seus seguidores façam o uso, criando uma “bolha” ligada apenas ao seu assunto, trazendo mais pessoas que podem se interessar e entrar na onda também.

Sempre verifique, antes de publicar, fazendo uma pesquisa por tags no Instagram, se existe um número relevante de pessoas usando-a, para que tenha relevância suficiente para chegarem até você. Exceto nos casos de hashtags específicas, claro.

2.  Cardápio nos destaques

O Instagram permite que você faça stories, que são aquelas publicações que podem ser visualizadas por apenas 24 horas, saindo do ar ao final desse período.

Mas você pode criar destaques que ficam no seu perfil, abaixo da descrição do seu negócio — a sua bio — para que as pessoas visualizem, sem limite de tempo, determinados conteúdos.

Você pode, por exemplo, criar um destaque chamado “Menu” e incluir stories com fotos dos seus pratos, com nome, ingredientes e algum texto complementar, para que as pessoas tenham interesse em ir até o seu restaurante ou chamar o seu delivery. É uma forma de divulgar o seu cardápio de forma totalmente gratuita!

3.  Concurso de fotos

Já que o grande lance são as fotos, que tal fazer um concurso de fotos dos seus pratos? As pessoas amam fazer fotos de pratos bonitos e suculentos que vão saborear.

Incentive seus clientes a tirarem fotos marcando o perfil do seu restaurante ou usando uma hashtag específica sua. A melhor foto, escolhida pela sua equipe, ganha um jantar com acompanhante, por exemplo. Cada foto compartilhada é um pedacinho do seu negócio se espalhando por aí e atraindo novos clientes!

4.  Dia a dia

Outro tipo de conteúdo muito legal para postar no Instagram é da rotina do seu restaurante. Dos garçons atendendo, do chefe preparando algum prato, dos clientes satisfeitos, de alguém que comemorou o aniversário com você, etc. Lembre-se de fazer fotos do que acontece no seu dia a dia e compartilhe!

Ah, ao criar uma conta comercial no Instagram, você precisa ter uma página no Facebook, e ambas as redes são integradas.

Você pode programar postagens de forma gratuita, das duas redes, em uma ferramenta do Facebook chamada Estúdio de Criação, o que instiga a criar um planejamento semanal, quinzenal ou mensal de postagens, e é por essa integração que você também pode realizar anúncios nessas redes, no mesmo Facebook para Negócios.

5 dicas para usar no Twitter do seu restaurante

Dica marketing twitter

O Twitter é uma rede social que surgiu em 2006, com uma proposta de compartilhar conteúdo em textos de 140 caracteres, estendida, em 2017, para 280.

Alguns especialistas chegaram a falar da morte do Twitter ou da sua segmentação para um público mais adolescente, mas se provou, ao longo dos anos, que ela é uma rede social que veio para ficar, abrangendo diversos públicos.

Sua dinâmica, com tweets de assuntos do momento, opiniões de personalidades influentes, acontecimentos em programas de grande audiência da televisão e informações quentes, que chegam até mesmo antes dos maiores portais de notícias, faz com que pessoas de todas as idades estejam atentas ao conteúdo gerado no Twitter.

Mas como o seu restaurante pode construir um conteúdo relevante nessa rede social?

1.  Use links nos seus tweets

Especialmente se você oferece delivery, incluir um link que leve para o seu cardápio, incluindo contatos, induz seus seguidores a tomarem ações a partir das suas publicações, como ir até você ou pedir um prato em casa.

2.  Fotos para Twitter

Sim, apesar de ser uma rede social com foco em texto, você pode e deve compartilhar imagens. Como no Facebook e Instagram, o apelo visual atrai gente por aqui também. Junto com elas, inclua links que podem levar o usuário até seu negócio.

3.  Horários de postagem

Publicar mais de uma vez por dia no Instagram ou Facebook não é recomendado, pois pode cansar seus seguidores. No Twitter, isso é diferente. A dinâmica dessa rede social permite que você poste várias vezes por dia, e você pode usar isso ao seu favor.

Programa-se para publicar próximo aos horários das refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. As suas publicações aparecem no feed dos seus seguidores na hora que você faz o tweet, diferente das outras redes que dependem de outros fatores, que não nos permitem prever quando as pessoas verão.

Ah, mas não exceda quatro tweets por dia, porque as pessoas podem entender que você está desesperado, causando uma impressão ruim.

4.  Retweets e hashtags

Peça para que seus seguidores façam RT, ou seja, realizem o retweet das suas postagens. Assim, mais pessoas podem ver o seu conteúdo. Pedir por uma ação aproxima a sua marca dos seus clientes, pois os coloca no foco do seu conteúdo.

Também use hashtags, que funcionam bem nessa rede social, como no Instagram, pois as pessoas fazem buscas por elas. Entenda quais as mais procuradas e relevantes para o seu nicho no buscador da rede social, que informa quantas pessoas estão usando-as.

5.  Anúncios

Aqueles tweets que tiverem uma performance melhor podem ser promovidos para um público-alvo definido por você.

É altamente recomendado que você atue por geolocalização aqui também, se decidir anunciar, para que apenas pessoas próximas de você vejam.

Já pensou que frustrante a pessoa ver um delicioso prato e, na hora de procurar seu endereço para uma visita ou querer fazer um pedido, descobrir que seu restaurante está em outro estado?

Anúncios podem ser ativados por meio do Twitter para Negócios.

Viu só, quantas possibilidades as redes sociais apresentam para o seu restaurante ser encontrado? Divulgação efetiva de baixo custo ao alcance das suas mãos. Aproveite!

Fonte: Dados da pesquisa TIC Domicílios 2019

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