9 boas estratégias de marketing digital para restaurantes

Descubra, neste artigo, como fazer um plano de marketing digital para restaurantes e quais são as estratégias mais eficazes para aplicar. Tudo num só lugar!

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mulheres batendo as mãos

O marketing digital para restaurantes não acontece só através das redes sociais! Aplicativos e cardápios de delivery e e-mails muito bem pensados também estão entre as ferramentas importantes para estratégias com muitas chances de sucesso.

Mas é claro que a influência das plataformas como o Instagram e o TikTok e a necessidade de uma forte presença online não podem ficar em segundo plano para quem quer se destacar e crescer.

Aliás, segundo a Nielsen, líder mundial em medição de investimentos no marketing, em 2024 os maiores investimentos do mercado devem acontecer nas mídias sociais e ser resultados de buscas e da produção de conteúdo em vídeo!

E como descobrir se vale a pena entrar nessa onda ou se existem outras ações que condizem mais com as necessidades do seu público e do seu negócio? É só continuar lendo.

Marketing digital para restaurantes: no que vale a pena investir?

Mais do que fazer o que os outros fazem, você precisa definir e analisar o seu público-alvo e entender exatamente quais as visões e os valores do seu empreendimento para, então, fazer investimentos mais assertivos em ações de marketing digital.

Tudo começa na elaboração de um plano – que pode ser modificado com o passar do tempo, sem problema nenhum! – e passa pela definição de um orçamento e de objetivos-chave, ou seja, de metas que você não pode deixar de alcançar.

Como criar um plano de marketing digital para restaurante?

Direcione cada estratégia para clientes-alvo previamente definidos e analisados, calcule os seus gatos, trace metas e analise os resultados com o passar dos dias, das semanas e dos meses. Repita tudo até chegar aonde espera!

Faça uma análise do seu público-alvo

Não apenas para escolher os itens do seu menu e fazer a precificação do cardápio, mas também para começar a pensar sobre estratégias de marketing, avalie a idade, a faixa de renda, o endereço, o estilo de vida, os hobbies e interesses e até a frequência de refeições fora de casa das pessoas que se encaixam na persona do seu restaurante.

Estude também as preferências alimentares da galera e o uso da tecnologia – se fazem pedidos online, usam aplicativos de entrega, apostam em cardápios inteligentes, pesquisam avaliações no Google antes de escolher onde ir etc.

Estabeleça a identidade visual do negócio

Certifique-se de que as pessoas vão lembrar do seu restaurante por causa das cores usadas na apresentação e/ou da logomarca, por exemplo, assim como acontece aquele grande fast food do “M” amarelo.

Então, aplique a mesma identidade visual em cada campanha dentro do seu plano de marketing!

Defina qual será seu investimento no marketing

Além de contratar profissionais ou empresas especializadas para fazer pesquisas de mercado e similares e desenvolver a identidade visual, você também vai precisar investir na criação de peças publicitárias, parcerias, brindes e conteúdos para as redes, dentre outros.

E, como tudo isso tem um custo, antes de seguir em frente será obrigatório se organizar financeiramente!

Quanto investir em marketing para restaurante? A maioria dos empreendimentos desse ramo gastam entre 5% e 10% do faturamento mensal. Faça as contas.

Trace objetivos-chave

Finalmente, pensando que todo o seu investimento precisa ter um propósito, nada melhor do que estabelecer objetivos claros e metas para atingir através das suas estratégias de marketing digital.

  • Lucrar mais em determinado espaço de tempo
  • Aumentar os pedidos através do cardápio digital para delivery
  • Vender melhor em datas comemorativas
  • Melhorar a frequência nos dias menos movimentados
  • Aumentar a quantidade de seguidores nas redes
  • Receber mais impressões em publicações
  • Ter novos acessos no site
  • Conquistar novos clientes através do cardápio no Google Meu Negócio
  • Elevar o ticket médio

Tudo pode ser uma meta visada através de alguma ação de publicidade e propaganda online! Que tal buscar obter 200 novos pedidos online por mês através de campanhas de anúncios no Facebook e Instagram que serão colocadas para “rodar” durante três meses?

Seja específico(a) quanto às datas ou ao período da iniciativa e as ferramentas que vão ser utilizadas na campanha.

Analise os resultados

Atenção: investir em marketing sem fazer uma análise dos resultados é jogar dinheiro fora, portanto, avalie o desempenho das campanhas todos os dias e, com o passar do tempo, vá encontrando explicações para os números mais expressivos.

Através da investigação de métricas essenciais para restaurantes, ou você percebe que está no caminho certo ou que suas ações não funcionaram como o planejado, precisando ser modificadas ou então encerradas para dar lugar para outras.

Aí tudo vai ser questão de teste!

9 ações de marketing digital indicadas para restaurantes

Uma vez sabendo o que levar em consideração na hora de fazer o plano de ação mais marqueteiro da história, com certeza dicas de estratégias que têm eficácia comprovada por muita gente poderão lhe ajudar a subir no pódio das vendas, da retenção e da fidelização de clientes.

Pensando nisso, os especialistas Abrahão Goomer fizeram uma lista exclusiva de estratégias de marketing digital para restaurantes. Dá uma olhada!

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

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1. Caprichar nas redes sociais

Principalmente o Instagram e o TikTok e suas respectivas ferramentas de anúncios, mas também o Facebook e o Meta Ads são imprescindíveis como parte das estratégias de marketing digital para bares e restaurantes.

Por si só, com um pouco de tempo, estudo e disposição da sua parte, as plataformas funcionam como vitrines do estabelecimento já que permitem que você compartilhe fotos atraentes de seus pratos e vídeos dos bastidores e interaja diretamente com os clientes.

Sem contar que elas têm espaços reservados para a apresentação de informações importantes sobre horários de funcionamento e outros detalhes!

E, se você quiser ir mais longe, dá pra colocar uma graninha e aumentar o alcance das publicações.

2. Fazer anúncios pagos

Postagens patrocinadas, ou seja, pagas por você para alcançarem um perfil específico de usuários, aumentam a visibilidade do seu negócio dentro de cada plataforma e no Google também.

Salve para ler depois dois outros artigos valiosos no seu processo: “Como usar Google Ads para bares e restaurantes” e “Como criar anúncios para o Instagram de restaurante”. Neles, estão descritos detalhes, possibilidades e vantagens que cada alternativa oferece e vai faltar só testá-las.

3. Humanizar seus conteúdos

Ainda dentro das redes sociais, mais do que fazer conteúdos, humanize-os! Convoque a equipe da cozinha ou do bar para apresentar receitas da casa ou o(a) chef para dar dicas de preparo daquele ingrediente que todo mundo ama.

Mais uma vez, mostre os bastidores!

Experimente ainda seguir tendências virais da internet, algo que dá muito certo quando os conteúdos se comunicam diretamente com o público-alvo. Outro caminho é ter um blog no site do seu restaurante, escrever e assinar com o seu próprio nome textos relevantes para os seus clientes.

4. Usar e-mail marketing, sim!

O e-mail marketing para restaurantes é outra maneira eficaz de manter os clientes informados sobre novidades e promoções, além de valer muito na busca por fortalecer o relacionamento da marca com o público.

Ele é uma estratégia que envolve o envio regular de comunicados aos consumidores cadastrados por aí, então, considere construir seus textos com dicas de pratos, eventos especiais, combos exclusivos etc.

Lembre-se:

  • o e-mail precisa ser atraente no assunto;
  • monitorar taxas de abertura de cada disparo vai lhe ajudar a melhorar o próximo; e
  • quanto mais segmentados os conteúdos, melhor.

Talvez caiba até personalizar e-mails de aniversário.

5. Organizar promoções exclusivas

As boas e velhas promoções nunca saem de moda e são imbatíveis para atrair clientes, mas você pode adicionar uma pitada de exclusividade às suas para se diferenciar da concorrência.

Se quiser vender combos de lanches com desconto, adicione os carros-chefe da casa na promoção para que as pessoas queiram consumir o prato novamente, mesmo pagando o valor cheio!

Outro ponto importantíssimo é oferecer um desconto vantajoso para os clientes, mas que caiba no seu orçamento. Nada de diminuir o preço em um item e aumentar em outro ou oferecer o dobro da metade.

5. Dar máxima atenção ao cliente mesmo à distância

A começar pela transparência e honestidade nas promoções, passando pela oferta de brindes e chegando até um atendimento sem erros, por incrível que pareça, tem muitos jeitos de se conquistar a freguesia sem ser pelo estômago quando as ações estão no âmbito offline, mas e no digital?

Dica: peça feedbacks e aplique as sugestões. Ao mesmo tempo, dedique atenção máxima às dúvidas, sugestões e reclamações, ou seja, responda cada comentário e mensagem que surgir nas plataformas em que você tenha criado um @ do seu restaurante!

Aproveite ainda para inovar na busca por não deixar ninguém esperando. Ter um robô de autoatendimento (chatbot) trabalhando para você no WhatsApp pode ser boa ideia.

7. Abrir e manter um perfil no Google Meu Negócio

O Google é a ferramenta de busca mais utilizada no mundo, e talvez você tenha chegado neste artigo justamente através dele. Não à toa, a sugestão de criar um perfil na área empresarial da plataforma já apareceu mais de uma vez por aqui!

Registre por lá:

  • horário de atendimento;
  • dias de funcionamento;
  • redes sociais;
  • link para o cardápio digital; e
  • telefones para contato.

Cadastre também o seu restaurante no Google Maps se você trabalhar com atendimento presencial.

Sempre mantenha as informações dos perfis atualizadas e, mais uma vez, responda comentários e fique de olho nas métricas.

8. Marcar presença no TripAdvisor e similares

Outra ótima oportunidade de engajamento e atração de novos clientes está em plataformas como o TripAdvisor ou o Foursquare, ambas usadas majoritariamente por turistas que buscam recomendações de lugares para se divertir, se hospedar e, claro, comer e beber bem.

Caso você entenda que tem a possibilidade de criar e manter um perfil nesses sites também, faça isso. As chances de o estabelecimento ser encontrado e de a pesquisa virar conversão e aumento no ticket médio são grandes, até porque a turma que navega tem um foco ainda maior ao acessar.

9. Usar aplicativos de delivery, mas não somente

Em caso de operações delivery, uma estratégia de marketing digital é, sim, cadastrar o restaurante em aplicativos e marketplaces de comida, mas quem sabe não valha mais a pena tanto para a divulgação quanto para as economias no final do mês você criar um cardápio próprio de delivery?

Contar com uma ferramenta que lhe permita usar o Entrega Sob Demanda do iFood, por exemplo, vai ser sinônimo de economia tanto para você quanto para os clientes – e não tem publicidade melhor do que essa!

 

Para mais insights sobre foodservice e guias completos como este, continue acompanhando o blog e as redes sociais da marca Abrahão Goomer. Até a próxima.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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