7 estratégias para fidelizar clientes de restaurantes

Fidelizar os clientes do seu restaurante não é tão complicado como parece. Embora seja necessário investir em ações estratégicas para que essa fidelização realmente aconteça.

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Fidelizar clientes restaurante

Fidelizar os clientes do seu restaurante é uma tarefa contínua, diferentemente do processo de atrair clientela para o seu estabelecimento. Afinal de contas, são os seus consumidores fiéis que farão a diferença no longo prazo.

Portanto, investir em estratégias de retenção significa, também, manter seus objetivos de curto, médio e longo prazo em pauta.

Por isso, além de manter a qualidade do serviço do seu restaurante (alimentação e atendimento), é importante, do mesmo modo, apoiar-se em mecanismos extras para manter seu estabelecimento competitivo e, se possível, em destaque frente à concorrência.

Pensando nisso, elencamos sete ideias criativas para fidelizar os seus clientes e manter o vínculo de lealdade entre eles e seu estabelecimento mais vivo do que nunca, a ponto de nenhuma outra opção cruzar seus pensamentos na hora de escolher onde comer.

7 estratégias para fidelizar seus clientes

1.  Ofereça um serviço de alta qualidade

Não se engane, o principal motivo do retorno de um cliente ao seu restaurante é a qualidade da comida e do atendimento que ele recebe no local. Além do custo-benefício que o cliente encontra nas opções oferecidas pelo seu estabelecimento, claro.

Por isso, a primeira estratégia para fidelizar a sua clientela é garantir que a sua cozinha mantenha um padrão de qualidade altíssimo e que os seus colaboradores entreguem um atendimento exemplar.

Em outras palavras, os recepcionistas, atendentes e garçons devem dominar o cardápio do restaurante e suas particularidades e conseguir tirar qualquer dúvida relacionada ao estabelecimento que o cliente possa vir a ter. Seus colaboradores devem saber o que estão fazendo.

2.  Tenha um ambiente aconchegante

Do mesmo modo, ter um ambiente aconchegante pode contar muitos pontos quando o assunto é manter a lealdade da sua clientela.

Oferecer um ambiente seguro, limpo, com temperatura amena, iluminação adequada, som ambiente e decoração de acordo com a persona do negócio pode transformar a relação do cliente com o seu restaurante.

Afinal de contas, o seu estabelecimento se tornará um lugar de acalento e conforto. Um local para estar nos dias comemorativos e, também, nos dias difíceis.

3.  Mantenha a base de dados de seus clientes atualizada

Gerenciar os dados dos clientes e analisar frequentemente seus hábitos de consumo é uma forma de mantê-los retornando à casa.

Isso porque manter as informações pessoais atualizadas, bem como montar o perfil de consumo de seus consumidores, ajudará a empresa a buscar estratégias comerciais para conservar o fluxo de vendas.

Ou seja, ao saber quais são os clientes que mais frequentam o seu restaurante é possível oferecer promoções personalizadas, criar um grupo vip e investir em um cartão fidelidade, entre outras alternativas.

4.  Movimente as redes sociais do seu estabelecimento

Quem não é visto não é lembrado e quem não está online também não. Por isso, esteja presente nas redes sociais do restaurante, principalmente, no Instagram. Faça post e interaja com seus clientes regularmente. Crie enquetes e sorteios. Além de repostar os stories nos quais seu restaurante é marcado.

Utilize as redes sociais para reforçar o vínculo de intimidade e ganhar a confiança de seus clientes. Por isso, não hesite em mostrar os bastidores do seu trabalho e dos colaboradores que fazem parte da sua equipe. Torne essa relação íntima e fiel.

5.  Compartilhe o wi-fi do seu restaurante

Parece uma ação estratégica simples, mas muitos estabelecimentos não possuem wi-fi ou não compartilham o sinal com seus clientes.

Essa atitude pode gerar vários benefícios, entre eles, manter seus clientes conectados e incentivar uma ação de marketing orgânico, feito pelas fotos e vídeos compartilhados pelos consumidores diretamente do seu restaurante.

Ou seja, manter seus clientes conectados pode ajudar a fidelizá-los e a disseminar a sua marca gratuitamente.

6.  Mostre que seu restaurante possui responsabilidade social

Embora a qualidade do alimento, do atendimento e do ambiente de um restaurante sejam indispensáveis no processo de fidelização, fatores como o posicionamento do seu estabelecimento em relação a questões sociais e ambientais também contam.

Visto que, atualmente, não compramos apenas um produto, mas também uma ideia, um posicionamento, uma filosofia.

Por isso, o primeiro passo para alcançar esse tipo de admiração será analisar e alinhar o seu posicionamento social ao do público-alvo do restaurante e, em seguida, colocar em prática as medidas sociais levantadas durante a análise.

7.  Forneça autonomia aos seus clientes

O seu cliente precisa se sentir à vontade no seu restaurante, por isso, além de oferecer um ambiente agradável e aconchegante, invista em mecanismos que fortaleçam a autonomia das pessoas que frequentam o seu estabelecimento.

Uma das medidas para fortalecer a autonomia dos consumidores é dissociar aquela ideia de atendimento de loja ao seu restaurante: o consumidor chega no local e logo é abordado por um atendente impaciente, querendo anotar o seu pedido assim que possível.

Nenhum cliente gosta de se sentir pressionado, por isso uma solução inteligente seria investir em um cardápio digital por QR Code. Dessa forma, o seu cliente poderá ter o cardápio do seu restaurante no próprio celular e, através dele, realizar seus pedidos e fechar sua conta.

E aí, gostou das nossas dicas para fidelizar clientes e ainda atrair novos consumidores? Conta pra gente quais são as estratégias que você utiliza para manter seus clientes mais antigos frequentando o seu negócio ou, ainda, qual será a primeira estratégia da nossa lista que você colocará em prática!

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