Para atrair clientes a um restaurante, em qualquer época do ano, é “de lei” fazer boas promoções, ter um cardápio de dar água na boca e oferecer um atendimento de primeira. Aproveite também as oportunidades proporcionadas por datas sazonais e até as mudanças no clima!
No segundo semestre, por exemplo, as férias escolares de inverno que se encerram dão um gás para a retomada da rotina até o final do ano.
Tem gente que já guarda dinheiro para o Natal, tem gente que decide se alimentar melhor, tem gente querendo gastar e tem gente que largou mão da dieta do primeiro semestre…
Observe mudanças no comportamento do consumidor, pois elas abrirão espaço para ações mais direcionadas, menus especiais, descontos e combos! As estratégias eficazes, listadas neste artigo, podem ajudar a aumentar o movimento por aí.
Ações promocionais em data comemorativas
Papel e caneta em mãos? Captura de tela ativada? Aqui está seu calendário de datas importantes para o comércio, especialmente durante o segundo semestre, somado a algumas ideias de ações temáticas:
Data | Celebração | Ações |
---|---|---|
20/07 | Dia da amizade | Experiências compartilháveis, combos promocionais para grupos, ativações nas redes sociais |
08/08 | Dia do sushi | Criação de pratos ou combos temáticos, ações de valorização da cultura japonesa, degustações ou experiências sensoriais |
10/08 | Dia dos pais | Criação de experiências afetivas, reservas antecipadas, menus personalizados, brindes simbólicos ou ativações para a família toda |
15/09 | Dia do Cliente | Benefícios exclusivos, programa de fidelidade, mimos surpresa, bônus em compras futuras ou experiências de encantamento |
12/09 | Dia das crianças | Programação infantil, ambientação lúdica, oficinas, interações, menus especiais de restaurante amigo das crianças |
31/10 | Dia das bruxas | Ambientação temática, menus criativos, experiências sensoriais, concursos ou interação nas redes sociais |
25/12 | Natal | Oferta de experiências exclusivas no local ou via delivery, menus especiais fechados para casais ou famílias, venda de receitas clássicas |
31/12 | Ano Novo | Jantar especial com espumante incluído, pacotes para celebrações, música ao vivo na virada |
E, em novembro, vale aproveitar tanto a Black Friday quanto o aumento das buscas por comemorações de encerramento de ano das empresas, hein! A dica do próximo tópico, inclusive, será bem-vinda.
Planeje-se para as campanhas que decidir fazer com, no mínimo, três semanas de antecedência, assim você garante compras nas melhores condições, conversas com fornecedores e decisões adequadas às preferências do seu público-alvo.
Cardápios fechados para grupos
Com a chegada do final do ano, aumenta a procura por bares e restaurantes para confraternizações e reuniões, e menus fechados para esse tipo de evento facilitam o atendimento, reduzem o desperdício e ajudam a prever o faturamento, enquanto agradam ao freguês.
Monte o seu, oferecendo as melhores alternativas do cardápio que já é da casa ou opções exclusivas. Lembre-se de permitir adequações para que vegetarianos e veganos sejam devidamente atendidos também.
Um menu fechado econômico pode ter uma salada simples de entrada, uma massa ou um risoto como principais, suco ou refrigerante à vontade e uma mousse ou um pudim de sobremesa. Um menu mais completo e refinado pode ter até mais de uma opção de entradas, principais e doces.
Fica a seu critério!
Menu fechado para evento
Entradas
Bruschettas
Salada da casa
Tábua de queijos
Principais
Carne ou peixe do dia
Massa com molho de cogumelos
Bebidas
Água, suco, refrigerante
Vinho branco ou tinto
Sobremesas
Frutas da estação
Torta de amêndoas
Antes de negociar com quem procura pelos seus serviços, certifique-se de registar o número mínimo de pessoas pagantes e as formas de pagamento aceitas.
Campanhas sazonais
No foodservice, além das datas comemorativas, as campanhas sazonais entram em ação quando a ideia é aumentar as vendas, afinal, elas têm o poder de conectar restaurantes e clientes ao momento do ano.
O inverno vai até o final de setembro, então, aproveite para promover “noites de fondue”, festivais de sobras e caldos e a venda de drinks quentes.
Setembro marca o início da primavera e costuma ser associado ao frescor e à leveza, enquanto dezembro celebra a aproximação do verão, aumentando a procura por áreas externas, drinks chiques e refrescantes e petiscos.
Deixe a criatividade agir, dentro do que cabe no bolso e do que dá pra cobrar da galera! Se possível, compre uniformes especiais para a equipe, decore as mesas seguindo a proposta de cada momento e atualize a playlist do local também. Música ao vivo pode ser boa pedida.
Pratos que combinam com o clima
Ainda no quesito “sazonalidade”, outra boa ideia é fazer combinações que aqueçam o estômago em dias mais frios, confortem quem não gosta de chuva quando cai aquela tempestade, antecipem as férias a partir do momento em que começa a esquentar e assim por diante.
Ideias, ideias!
- Almoço fresh nos dias mais primaveris
- Noite italiana, com lasanha e vinho, em noites frias
- Café e bolo com calda quentinha naquelas tardes cinzas
- Quando esquentar, combo promocional com milkshake
Aproveite essas oportunidades, principalmente, para atrair clientes em horários de menor movimento, como das 15h às 17h nos dias úteis, segunda-feira à noite, se você abrir as portas, e terça-feira no almoço.
Mais uma vez, organize-se com antecedência – e comunique cada promo antecipadamente também.
Happy hours perfeitos
Esquentou um pouquinho, a partir de outubro, mais ou menos, todo mundo quer “se” compensar pelas horas no escritório, na empresa ou na frente do computador: o que você vai fazer para ajudar seu freguês?
- Compre 2 gin-tônicas, pague 1
- Chope à vontade até às 20h
- Torre de chope mais barata
- Cerveja long-neck com descontão
- Degustação de vinhos
- Rodízio de petiscos
Quanto mais perto do fim do ano, mais cansado o trabalhador brasileiro fica, então, agarre-se às oportunidades proporcionadas pelos happy hours de durante a semana!
Uso de ingredientes da estação
Mais uma coisa que atrai cada vez mais consumidores para restaurantes é a capacidade de o estabelecimento se diferenciar da concorrência não só através do modo de preparo das receitas, mas através dos ingredientes utilizados.
Quanto mais frescos, locais e adequados à estação do ano, melhor!
Escolhidas suas iniciativas, capriche no marketing
O marketing para o seu restaurante no segundo semestre será recheado de oportunidades para campanhas criativas para atrair novos clientes ou fidelizar os antigos, se planejado de acordo com as ações ligadas ao atendimento à decoração e ao menu.
Você pode divulgar um calendário completo das ações do estabelecimento entre julho e dezembro ou optar por tratar cada campanha como uma novidade, falando sobre ela no online e no offline algum tempo antes de ela acontecer, de fato.
Pode fazer parcerias com influenciadores, mandar e-mails marketing, criar stories e reels no Instagram contando com ajuda da sua equipe para convidar interessados etc.
E dá até pra usar frases especiais anexadas às embalagens do delivery, caso o estabelecimento faça entregas, como uma poderosa ferramenta de divulgação!
Faça textos fáceis de ler, mas que transmitam uma mensagem clara. Destaque um título legal para suas ações e, nunca é demais lembrar, antecipe-se.
Boa sorte, estamos ansiosos para acompanhar tudo daqui!
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