
Você já deve ter percebido que a experiência gastronômica não é a mesma para a geração Z e para outras gerações. Os mais jovens querem ainda mais rapidez e praticidade, mas sem abrir mão de viver experiências que combinem o ambiente e o cardápio.
Pra essa galera, esperar longos minutos até conseguir pedir ou receber, em mãos, um menu completamente confuso é motivo de abandono de um estabelecimento.
Não à toa: os Gen Z preferem, sempre, plataformas digitais, jornadas de compra guiadas e personalização em alto nível.
E é por isso que tem gente se perguntando “o que fazer na intenção de atraí-los e mantê-los?”.
Se o seu restaurante precisa mudar o jogo e conquistar consumidores nascidos entre o finalzinho dos anos 90 e o início dos anos 2000, este artigo traz dicas valiosas! Continue lendo.
O que é importante saber sobre o comportamento da geração Z na gastronomia [Informações atualizadas]
Os Gen Z compõem um grupo diverso de pessoas entre os 28 e 16 anos, aproximadamente, com estilos de vida diferentes, modos de se vestir e se comportar até bastante distintos, mas uma preferência em comum: a conexão com o mundo digital.
E essa preferência entra em cena na hora de eles escolherem onde comer, afinal, a praticidade e a agilidade do atendimento importam muito.
Além de tudo, saiba que mais de 60% dos jovens da geração Z entendem o ato de comer fora como um “agrado” e mais de 70% fazem isso porque gostam de experimentar novas culinárias, segundo a YouGov, empresa de pesquisa de mercado baseada na internet.
Agora, como alcançar essa galera?
Tudo leva a crer que o segredo está no equilíbrio entre inovar e fazer isso sem complicar.
A disponibilização de cardápios inteligentes, os pedidos rápidos e as experiências pensadas para cada um individualmente são o que mais chama a atenção.
Vá buscando estratégias a partir da observação do quadro adiante, que detalha os hábitos de consumo da geração Z no foodservice em comparação com os de outras gerações.
| Como a geração Z consome alimentos fora de casa? Comparativo | ||
|---|---|---|
| Aspecto | Geração Z | Outras gerações |
| Horários | Flexíveis; refeições fora dos horários tradicionais | Seguem horários convencionais, como almoço e jantar |
| Escolhas | Guiadas por avaliações online e conteúdos das redes sociais | Baseadas em recomendações ou em experiências passadas |
| Valores | Valorizam alimentos e processos sustentáveis | Reconhecem práticas sustentáveis, mas nem sempre as priorizam ao comer fora |
| Interesses | Há abertura para o novo (sabores, combinações, temas etc.) | Preferência é por clássicos e opções já conhecidas |
| Pagamento | Preferem métodos digitais e contactless | Ainda é comum usarem cartões físicos ou dinheiro |
Por que adaptar um negócio às tendências gastronômicas da geração Z?
Num futuro próximo, a geração Z será predominante entre os consumidores de foodservices, afinal, esses jovens envelhecerão com o passar do tempo, e adequar seu restaurante é sinônimo de deixar as portas abertas para novas oportunidades de atração e fidelização.
Ainda por cima, como os Gen Z têm se mostrado bastante interessados na conexão do físico com o digital dentro do foodservice, mudanças ligadas à implementação de sistemas e tecnologias de restaurantes levam seu negócio à:
- Uma operação mais organizada
- Um melhor e maior fluxo de pedidos
- Redução de erros e desperdícios
- Maior eficiência e produtividade
- Aumento do ticket médio
E também podem levar ao direcionamento de funcionários para atividades menos manuais e mais estratégicas, como o atendimento consultivo, o gerenciamento das pesquisas de feedback e a criação de experiências.
O time se torna mais preparado para entender o público e atuar de forma proativa, algo que a geração Z valoriza profundamente.
Chegou a hora! Prepare seu restaurante para a geração Z
Você já sabe o que fazer e o que não fazer, mas topa transformar isso em iniciativas práticas?
1. Implemente cardápios digitais e intuitivos
O cliente chega e, em vez de esperar ser atendido, já acessa o menu através de um tablet, de um totem ou de seu próprio telefone celular.
Ele vê fotos e descrições completas de itens todos – organizados por categorias que indicam exatamente o que é cada grupo.
Em poucos cliques, esse cliente adiciona os produtos ao carrinho de compras, inclui ou remove ingredientes de cada item e envia o pedido diretamente para a cozinha.
A jornada de compra, então, acontece de forma fluida, sem atritos e com máxima autonomia para o consumidor.
Os funcionários do restaurante, em contrapartida, trabalham sem dor de cabeça, e você, gestor(a), sabe que vai sair menos dinheiro do caixa e entrar muito mais lucro com o passar do tempo.
Essa experiência digital faz toda a diferença.
2. Evidencie combos, promoções e oportunidades exclusivas
Para conquistar o público jovem, o ideal é criar senso de oportunidade e exclusividade: a geração Z adora sentir que está participando de algo limitado ou consumindo algo feito sob medida.
Oportunidades sazonais, combos especiais, itens secretos, cupons digitais e desconto e programas de fidelidade são ótimos recursos, despertam curiosidade e até estimulam o compartilhamento nas redes sociais!
Muitos desses recursos, inclusive, custam pouco e agregam muito quando presentes num bom cardápio digital. Fica a dica, tá?
3. Facilite os pagamentos
Não tem por que alguém que está o tempo todo no celular querer fazer um pagamento de outro jeito!
Oferecer pagamentos rápidos, simples e múltiplos é mais um diferencial competitivo, portanto, disponibilize, no seu restaurante, tecnologias que permitam o uso de carteiras digitais e até checkouts automáticos diretos.
De quebra, você ainda atende outros desejos dos Z’s, como a redução do tempo de espera e das filas.
4. Ofereça experiências compartilháveis e memoráveis
A Gen Z quer coisas que fiquem na memória (inclusive, do celular!), então, crie experiências capazes de diferenciar seu negócio da concorrência e, ao mesmo tempo, de serem publicadas em forma de fotos e vídeos.
Só cuidado para não exagerar e acabar mirando nos jovens e acertando na turma do Facebook, hein!
O que você fizer precisa “soar” autêntico e moderno, não forçado ou ultrapassado, genérico ou clichê. O ideal é que tudo pareça natural, coerente e divertido de verdade.
Experimente:
- Pratos com apresentação visualmente impactante e criativa
- Bebidas ou sobremesas que surpreendam
- Espaços “instagramáveis” e interativos
- Gamificação dos processos durante a jornada de compra
- Eventos ou menus temáticos
- Criações exclusivas com ingredientes locais ou sazonais
- “Colabs” com chefs ou influenciadores
5. Agarre-se à transparência e haja de forma condizente com os valores da marca
Pra Gen Z, é fundamental que haja coerência entre o que uma marca diz e o que ela faz e, no foodservice, isso significa que um discurso de sustentabilidade, diversidade ou qualidade precisa realmente se refletir no prato, no atendimento e nas relações com o consumidor.
Essa geração pesquisa tudo, compara avaliações e exige coerência entre propósito e prática!
- Mostre de onde vêm os ingredientes
- Adote práticas sustentáveis
- Relacione-se de forma honesta com fornecedores e parceiros
- Apoie causas sociais e culturais que façam sentido
- Promova o bem-estar da sua equipe
- Engaje em projetos da comunidade ou da região
- Disponibilize informações nutricionais e de origem
- Compartilhe bastidores da operação de forma verdadeira nas redes sociais
- Dê voz aos colaboradores na comunicação da marca
A autenticidade é percebida nos detalhes. Qualquer incoerência pode afastar os jovens.
6. Prepare a sua equipe para atender a turma
Por último, considere que tecnologia e experiência só rendem resultado quando a equipe sabe usá-las com fluidez, e certifique-se de que todos dominem cardápio digital e PDV, meios de pagamento e “aquele tal” de atendimento consultivo, rápido e personalizado que a Gen Z espera.
Se você perceber que um colaborador ainda não consegue se comunicar diretamente com o público mais novo, ajude-o a adotar uma linguagem mais clara, direta e inclusiva, explicando as coisas sem rodeios aos jovens que atender.
Invista em treinamentos curtos e recorrentes, pois só com gente capacitada para o público-alvo do restaurante, a operação vai fluir, o cliente vai sentir confiança e a automação vai virar aliada permanente em diversas frentes.
O segredo está em simplificar o que é complexo e – nunca é demais reforçar! – transformar cada visita em uma experiência que os jovens queiram repetir e compartilhar.
Mãos à obra!
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