É assim que a Geração Z consome em restaurantes

Compare interesses e hábitos de consumo da Geração Z vs. de outras gerações e veja como atrair e fidelizar jovens através da experiência gastronômica.

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Jovem mulher sorrindo e fazendo gesto com as mãos, em ambiente ao ar livre com decoração de jardim, transmitindo alegria e descontração.

Você já deve ter percebido que a experiência gastronômica não é a mesma para a geração Z e para outras gerações. Os mais jovens querem ainda mais rapidez e praticidade, mas sem abrir mão de viver experiências que combinem o ambiente e o cardápio.

Pra essa galera, esperar longos minutos até conseguir pedir ou receber, em mãos, um menu completamente confuso é motivo de abandono de um estabelecimento.

Não à toa: os Gen Z preferem, sempre, plataformas digitais, jornadas de compra guiadas e personalização em alto nível.

E é por isso que tem gente se perguntando “o que fazer na intenção de atraí-los e mantê-los?”.

Se o seu restaurante precisa mudar o jogo e conquistar consumidores nascidos entre o finalzinho dos anos 90 e o início dos anos 2000, este artigo traz dicas valiosas! Continue lendo.

O que é importante saber sobre o comportamento da geração Z na gastronomia [Informações atualizadas]

Os Gen Z compõem um grupo diverso de pessoas entre os 28 e 16 anos, aproximadamente, com estilos de vida diferentes, modos de se vestir e se comportar até bastante distintos, mas uma preferência em comum: a conexão com o mundo digital.

E essa preferência entra em cena na hora de eles escolherem onde comer, afinal, a praticidade e a agilidade do atendimento importam muito.

Considere-os grandes interessados em experiências rápidas, simples e que oferecem liberdade de escolha e personalização

Além de tudo, saiba que mais de 60% dos jovens da geração Z entendem o ato de comer fora como um “agrado” e mais de 70% fazem isso porque gostam de experimentar novas culinárias, segundo a YouGov, empresa de pesquisa de mercado baseada na internet.

Agora, como alcançar essa galera?

Tudo leva a crer que o segredo está no equilíbrio entre inovar e fazer isso sem complicar.

A disponibilização de cardápios inteligentes, os pedidos rápidos e as experiências pensadas para cada um individualmente são o que mais chama a atenção.

Vá buscando estratégias a partir da observação do quadro adiante, que detalha os hábitos de consumo da geração Z no foodservice em comparação com os de outras gerações.

Como a geração Z consome alimentos fora de casa? Comparativo
Aspecto Geração Z Outras gerações
Horários Flexíveis; refeições fora dos horários tradicionais Seguem horários convencionais, como almoço e jantar
Escolhas Guiadas por avaliações online e conteúdos das redes sociais Baseadas em recomendações ou em experiências passadas
Valores Valorizam alimentos e processos sustentáveis Reconhecem práticas sustentáveis, mas nem sempre as priorizam ao comer fora
Interesses Há abertura para o novo (sabores, combinações, temas etc.) Preferência é por clássicos e opções já conhecidas
Pagamento Preferem métodos digitais e contactless Ainda é comum usarem cartões físicos ou dinheiro

 

Por que adaptar um negócio às tendências gastronômicas da geração Z?

Num futuro próximo, a geração Z será predominante entre os consumidores de foodservices, afinal, esses jovens envelhecerão com o passar do tempo, e adequar seu restaurante é sinônimo de deixar as portas abertas para novas oportunidades de atração e fidelização.

Ainda por cima, como os Gen Z têm se mostrado bastante interessados na conexão do físico com o digital dentro do foodservice, mudanças ligadas à implementação de sistemas e tecnologias de restaurantes levam seu negócio à:

  • Uma operação mais organizada
  • Um melhor e maior fluxo de pedidos
  • Redução de erros e desperdícios
  • Maior eficiência e produtividade
  • Aumento do ticket médio

E também podem levar ao direcionamento de funcionários para atividades menos manuais e mais estratégicas, como o atendimento consultivo, o gerenciamento das pesquisas de feedback e a criação de experiências.

O time se torna mais preparado para entender o público e atuar de forma proativa, algo que a geração Z valoriza profundamente.

Chegou a hora! Prepare seu restaurante para a geração Z

Você já sabe o que fazer e o que não fazer, mas topa transformar isso em iniciativas práticas?

1. Implemente cardápios digitais e intuitivos

O cliente chega e, em vez de esperar ser atendido, já acessa o menu através de um tablet, de um totem ou de seu próprio telefone celular.

Ele vê fotos e descrições completas de itens todos – organizados por categorias que indicam exatamente o que é cada grupo.

Em poucos cliques, esse cliente adiciona os produtos ao carrinho de compras, inclui ou remove ingredientes de cada item e envia o pedido diretamente para a cozinha.

Ele nem sabe, mas o restaurante tem uma integração entre o cardápio digital e o PDV que impedem que qualquer erro de comunicação aconteça!

A jornada de compra, então, acontece de forma fluida, sem atritos e com máxima autonomia para o consumidor.

Os funcionários do restaurante, em contrapartida, trabalham sem dor de cabeça, e você, gestor(a), sabe que vai sair menos dinheiro do caixa e entrar muito mais lucro com o passar do tempo.

Essa experiência digital faz toda a diferença.

2. Evidencie combos, promoções e oportunidades exclusivas

Para conquistar o público jovem, o ideal é criar senso de oportunidade e exclusividade: a geração Z adora sentir que está participando de algo limitado ou consumindo algo feito sob medida.

Oportunidades sazonais, combos especiais, itens secretos, cupons digitais e desconto e programas de fidelidade são ótimos recursos, despertam curiosidade e até estimulam o compartilhamento nas redes sociais!

Muitos desses recursos, inclusive, custam pouco e agregam muito quando presentes num bom cardápio digital. Fica a dica, tá?

3. Facilite os pagamentos

Não tem por que alguém que está o tempo todo no celular querer fazer um pagamento de outro jeito!

Oferecer pagamentos rápidos, simples e múltiplos é mais um diferencial competitivo, portanto, disponibilize, no seu restaurante, tecnologias que permitam o uso de carteiras digitais e até checkouts automáticos diretos.

De quebra, você ainda atende outros desejos dos Z’s, como a redução do tempo de espera e das filas.

4. Ofereça experiências compartilháveis e memoráveis

A Gen Z quer coisas que fiquem na memória (inclusive, do celular!), então, crie experiências capazes de diferenciar seu negócio da concorrência e, ao mesmo tempo, de serem publicadas em forma de fotos e vídeos.

Só cuidado para não exagerar e acabar mirando nos jovens e acertando na turma do Facebook, hein!

O que você fizer precisa “soar” autêntico e moderno, não forçado ou ultrapassado, genérico ou clichê. O ideal é que tudo pareça natural, coerente e divertido de verdade.

Experimente:

  • Pratos com apresentação visualmente impactante e criativa
  • Bebidas ou sobremesas que surpreendam
  • Espaços “instagramáveis” e interativos
  • Gamificação dos processos durante a jornada de compra
  • Eventos ou menus temáticos
  • Criações exclusivas com ingredientes locais ou sazonais
  • “Colabs” com chefs ou influenciadores

5. Agarre-se à transparência e haja de forma condizente com os valores da marca

Pra Gen Z, é fundamental que haja coerência entre o que uma marca diz e o que ela faz e, no foodservice, isso significa que um discurso de sustentabilidade, diversidade ou qualidade precisa realmente se refletir no prato, no atendimento e nas relações com o consumidor.

Essa geração pesquisa tudo, compara avaliações e exige coerência entre propósito e prática!

  • Mostre de onde vêm os ingredientes
  • Adote práticas sustentáveis
  • Relacione-se de forma honesta com fornecedores e parceiros
  • Apoie causas sociais e culturais que façam sentido
  • Promova o bem-estar da sua equipe
  • Engaje em projetos da comunidade ou da região
  • Disponibilize informações nutricionais e de origem
  • Compartilhe bastidores da operação de forma verdadeira nas redes sociais
  • Dê voz aos colaboradores na comunicação da marca

A autenticidade é percebida nos detalhes. Qualquer incoerência pode afastar os jovens.

6. Prepare a sua equipe para atender a turma

Por último, considere que tecnologia e experiência só rendem resultado quando a equipe sabe usá-las com fluidez, e certifique-se de que todos dominem cardápio digital e PDV, meios de pagamento e “aquele tal” de atendimento consultivo, rápido e personalizado que a Gen Z espera.

Se você perceber que um colaborador ainda não consegue se comunicar diretamente com o público mais novo, ajude-o a adotar uma linguagem mais clara, direta e inclusiva, explicando as coisas sem rodeios aos jovens que atender.

Invista em treinamentos curtos e recorrentes, pois só com gente capacitada para o público-alvo do restaurante, a operação vai fluir, o cliente vai sentir confiança e a automação vai virar aliada permanente em diversas frentes.

O segredo está em simplificar o que é complexo e – nunca é demais reforçar! – transformar cada visita em uma experiência que os jovens queiram repetir e compartilhar.

Mãos à obra!

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