
As dinâmicas de treinamento para equipes de restaurantes foram pensadas e já são testadas há muitos anos para fortalecer a integração entre cozinha e salão, melhorar o atendimento e a lucratividade e reduzir falhas, mas fazê-las não precisa ser um grande evento.
Dá para você planejar algumas dinâmicas práticas, adaptadas à rotina real do seu negócio, se quiser desenvolver habilidades técnicas e comportamentais do seu time! Que tal, por exemplo, algumas simulações ou um quiz?
Este artigo traz 9 dicas rápidas: confira agora!
1. Simulação de atendimento
Para dar mais confiança ao time para lidar com imprevistos e aumentar a qualidade do serviço.
Divida a equipe em duplas para que cada funcionário faça um papel – de atendente e de cliente. Crie cenários que reproduzam situações comuns do dia a dia do seu restaurante, como pedidos errados e personalização de pratos ou combos especiais.
Faça com que os colaboradores interajam e observe os detalhes das interações para entender como eles se sentem durante a operação e como eles correspondem às expectativas dos clientes.
Ao final, dê feedbacks e orientações, além de estar aberto(a) para esclarecimento de dúvidas.
2. Integração cozinha + salão
Para aumentar a sintonia entre os dois espaços fundamentais para um bom funcionamento do restaurante.
Peça aos garçons que acompanhem parte do preparo dos pedidos na cozinha e aos cozinheiros que observem o ritmo do salão, principalmente num horário de pico.
Explique que a ideia será fazer uma reunião para que todos compartilhem suas percepções, assim, a equipe sabe no que ficar de olho.
Depois, de fato, reúna e ouça seus colaboradores, buscando sugestões de melhorias que possam ser aplicadas.
Aproveite essa dinâmica para, por exemplo, reduzir erros no atendimento e conflitos entre funcionários e, se possível, dar mais agilidade ao serviço através da colaboratividade.
3. Treinamento técnico
Esse é pra cozinha alinhar técnica e consistência, errar menos e conquistar mais estômagos!
Escolha pratos-chave do cardápio, separe as fichas técnicas de cada um deles e, junto com os cozinheiros, treine o passo a passo do preparo.
Prefira cronometrar cada passo ou o preparo como um todo para saber se o tempo está adequado. Aproveite e “bata” check-lists tanto de padrão quanto de higiene.
Se o restaurante tiver um(a) chef, conte com esse líder durante toda a missão. E, se achar necessário, busque auxílio de um consultor especializado para fazer a dinâmica acontecer da melhor forma.
4. Dinâmica de comunicação
Sabendo que o corpo fala, e o cliente percebe tudo quando é atendido num restaurante, que tal você capacitar ou atualizar sua equipe em relação à postura e ao tom de voz? Para ter um time mais seguro, profissional e empático:
Oriente
Oriente cada funcionário a responder até os pedidos mais simples com energia e um “sorriso na voz”, mesmo se estiver atendendo a última mesa do dia
Simule
Reúna a turma e simule diversos atendimentos, pedindo aos colegas que observem quem está “em ação” e, depois, que deixem seus feedbacks – colocando-se no lugar de um consumidor Simule clientes insatisfeitos, exigentes ou confusos também!
Pergunte e manifeste-se
Pergunte o que cada pessoa da equipe entende ser o tom de voz da marca e como o reproduzem no dia a dia, já que representam a marca perante o cliente; caso você discorde de alguma resposta ou comportamento, manifeste-se e explique o que pode melhorar
Instigue a escuta ativa
Peça que um momento do atendimento seja encenado por um funcionário e que outro repita o mesmo momento, mas adotando sua própria postura e usando suas próprias palavras
5. Quizz do cardápio
Será que todo mundo sabe exatamente o que está vendendo? Faça um jogo de perguntas e respostas e promova uma competição saudável entre dois ou mais grupos, retribuindo os vencedores, é claro!
Vá das questões mais básicas às mais complexas, seguinte a ideia deste roteiro:
Nível 1 – Todos conhecem o essencial?
- Qual é o prato mais pedido da casa?
- Quais os acompanhamentos do executivo?
- Até que horas servimos almoço?
- Qual o blend de carnes do hambúrguer da casa?
Nível 2 – Quem tem confiança ao explicar detalhes?
- Qual sobremesa leva leite ou derivados?
- Quais são as opções de molhos para salada?
- Qual ou quais pratos são vegetarianos?
- O que dizer a uma pessoa que tem alergia à frutos do mar?
Nível 3 – #Partiu harmonizar e recomendar produtos?
- Qual vinho harmoniza melhor com [carro-chefe]?
- Qual o melhor acompanhamento para o peixe grelhado? E para o filé da casa?
- Qual drink combina com massa ao molho de quatro queijos?
- Qual a melhor sobremesa para sugerir a quem pede [tal combo]?
Nível 4 – É tudo sobre diferenciais
- Qual prato autoral só a gente tem?
- Qual a nossa promoção de happy hour?
- Como deve ser a recepção e o atendimento de quem frequenta o espaço por ser pet-friendly?
E fique sabendo! Colaboradores devidamente capacitados, contando com um cardápio digital como ferramenta de trabalho, podem colaborar com um aumento expressivo de ticket médio. Legal, né?
6. Simulação específica de horário de pico
Para preparar a equipe para lidar com a pressão, reproduza cenários de alta demanda com vários pedidos simultâneos e cronometre desde a tiragem do pedido até a entrega enquanto monitora “quem faz o quê”.
No fim, discuta gargalos e soluções. Incentive o espírito de equipe.
7. Treinamento de segurança alimentar
Não menos importante do que qualquer outra dinâmica desta lista, uma capacitação frequente relacionada às normas da Vigilância Sanitária e aos Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) de higiene de pessoal e ambiente e de manuseio e armazenamento de alimentos é essencial.
Para fazê-la acontecer:
- Aplique workshops convidando especialistas
- Ofereça demonstrações práticas
- Faça testes rápidos e inspeções-surpresa
8. Dinâmica de trabalho em equipe (para resolver problemas)
Finalmente, crie uma lista de problemas comuns para treinar sua equipe sobre como resolvê-los em conjunto: prato que acaba no meio do serviço, maquininha de cartão fora do ar…
Apresente-os como problemas fictícios e peça que o time (como um todo ou separado em grupos) proponha soluções rápidas:
Dê alguns minutos pra turma pensar e depois peça uma apresentação da estratégia.
Avalie empatia, impacto financeiro, viabilidade imediata e comunicação; entenda como a equipe interage, veja quem assume a liderança e quem dá um passo atrás e se envolve menos do que deveria, anote pontos fortes e fracos e apresente tudo isso ao término da apresentação.
Cabe a você destacar boas soluções, corrigir falhas e reforçar comportamentos esperados, além de entender se a equipe precisa de outro tipo de dinâmica – para lidar melhor com situações sob pressão.
9. Treinamento com cardápio digital
Por último, mas não menos importante, uma dinâmica que envolva a automação digital de restaurantes e, mais especificamente, o uso de cardápios inteligentes, será importante para os colaboradores conseguirem apresentar a solução aos clientes sem que o atendimento perca o toque humano.
- Reproduza atendimento em que os clientes usam sozinhos o cardápio digital do restaurante
- Novamente, coloque um colaborador no lugar de cliente e outro atuando no atendimento – depois inverta os papeis
- Vá ajustando o comportamento dos que estão apresentando o cardápio, reforçando como eles devem apontar o passo a passo para uso aos clientes e enfatizando a necessidade de menções sutis e empáticas a benefícios e recursos
- Oriente cada funcionário para se manter disponível, mesmo com a tecnologia em jogo, ficando de olho nos clientes e observando se há dúvidas ou mais demora na escolha do que seria necessário
- Aproveite a oportunidade para coletar como cada funcionário reagiria em cada caso: “não consegue escanear QR Code”, “tem dificuldade em enviar o pedido do tablet à cozinha”, “prefere cardápio físico”
Crie um livro de regras e alternativas e reações, mesmo que seja, inicialmente, “falado”. Depois, formalize-o em forma de documento escrito – e compartilhado com todos.
Enquanto treinamentos técnicos focam em processos, treinamentos comportamentais focam em postura e atendimento, e sejam quais forem as suas escolhas dentre as opções deste artigo, o ideal é combinar ambos.
Algumas dinâmicas não custam nada além de tempo e dedicação, outras dependem de investimentos financeiros, principalmente se você quiser contratar especialistas. Mas a aplicação compensa, viu?
Comece com sessões semanais ou quinzenais e não deixe de participar de todas elas, aperfeiçoando a sua gestão também!
Esperamos ter ajudado por enquanto e até a próxima.
Deixe seu comentário