- Defina as funções exatas de cada colaborador e lhes dê autonomia
- Capacite a equipe com foco na agilidade
- Faça reuniões curtas antes e depois do expediente
- Reorganize o salão e o fluxo de trabalho
- Invista em tecnologias que realmente viram o jogo
- Não hesite em fazer ajustes
- Dicas extras e opcionais: enxugue o cardápio e contrate cumins
Agilizar o atendimento no seu restaurante não precisa ser um desafio impossível de realizar, desde que você preste atenção tanto na sua operação quanto no comportamento do seu consumidor. Para começar, organize melhor o salão, modernize a forma de pedir e prepare a equipe.
E sempre saiba que cada detalhe conta, desde a forma como os funcionários se comunicam com os clientes até a maneira como cada pedido chega à cozinha.
Algumas mudanças são simples e rápidas, outras dependem de um pouco mais de planejamento, mas todas as dicas necessárias para você agir agora estão listadas neste artigo. Boa leitura!
Defina as funções exatas de cada colaborador e lhes dê autonomia
No salão, estabeleça a área que é de responsabilidade de cada garçom, quais mesas esse profissional deve atender e o que mais ele pode fazer durante o expediente, como organizar o local em que ficam pratos e talheres, repôr temperos etc.
Na cozinha, defina qual cozinheiro vai cuidar de determinados insumos, qual vai “marchar” o pedido, qual vai entregar o prato para o responsável por levá-lo à mesa e assim por diante.
Ainda, atribua a autonomia a cada colaborador para que tomem decisões rápidas (e corretas) sem precisar parar para perguntar.
Capacite a equipe com foco na agilidade
Treine os seus funcionários para executar as tarefas que lhes são atribuídas de forma organizada, mantendo a melhor comunicação entre salão e cozinha ou agindo com assertividade, por exemplo, na hora de falar do menu, de cobrar a conta, de sugerir harmonizações etc.
Para um treinamento de equipe de atendimento focado na otimização do cotidiano do restaurante, oriente e ensine sobre:
- Indicar a mesa rapidamente ao cliente
- Identificar e auxiliar clientes indecisos com sugestões diretas
- Organizar fila de espera
- Executar o gerenciamento de reservas
- Explicar o cardápio de forma assertiva
- Anotar os pedidos com objetividade
- Monitorar o comportamento de quem está à mesa (para agir de acordo)
- Lidar com reclamações pensando em solucioná-las
- Somente acionar o gerente quando necessário
- Manter a postura
De tempos em tempos, simule situações de pico de movimento ou promova jogos e dinâmicas rápidas de agilidade.
Faça reuniões curtas antes e depois do expediente
Mesmo que você não tenha nenhuma novidade para contar, reserve de 10 a 15 minutos antes do início do expediente todos os dias para fazer um “briefing” com a sua equipe, alinhando todos os detalhes e repassando as tarefas e mudanças do dia, as reservas, os convidados especiais etc.
Combine o que é prioridade e o que não é, pois isso vai lhe ajudar a reduzir o tempo de espera de boa parte dos clientes, seja na fila ou no fechamento da conta, e defina como cada um deve agir em horários de movimento intenso ou se há pedidos personalizados.
No “fecha”, converse individualmente com colaboradores que você notou precisarem de novas orientações ou reúna novamente a equipe por alguns instantes para repassar o que foi bom e o que pode melhorar, inclusive em prol da agilidade.
Reorganize o salão e o fluxo de trabalho
Muitos donos de restaurante agilizam o atendimento quando decidem organizar, de um outro, a forma como o espaço está organizado.
Faz parte dessa estratégia de alteração no layout do restaurante: reposicionar mesas, mudar o lugar das estações de apoio, entender se é possível aproveitar melhor os corredores e se, ao passar por eles (e entre as mesas), a equipe se move sem perder tempo.
Invista em tecnologias que realmente viram o jogo
Outra dica de ouro para você melhorar o atendimento no seu restaurante: implementar as automações certas na operação, ou seja, escolher tecnologias que impactam positivamente do pedido ao pagamento, mas que não impactam negativamente no seu bolso.
Se seu negócio não tem um sistema de gestão (ERP), vá atrás disso. Pesquise também pelos melhores PDVs do mercado e por cardápios digitais que funcionam integrados a eles.
- ERPs: centralizam tudo o que acontece no restaurante, permitem alta organização e visão 360º do negócio e, por isso, mesmo indiretamente, agilizam o atendimento
- PDVs: são sistemas de Ponto de Venda, ou seja, registram pedidos e pagamentos, então, quanto mais avançados e adequados à operação, melhor
- Cardápios digitais: são melhores do que menus tradicionais não só no quesito “agilidade”, mas em higiene, manutenção, custo-benefício e experiência do cliente como um todo
Essas ferramentas ajudam a organizar os pedidos e, ao mesmo tempo, permitem ao restaurante reduzir erros que levam a desperdícios. A escolha dos produtos pelos consumidores é fácil e assertiva, a cozinha recebe informações imediatas, diretamente enviadas para lá, e o serviço flui melhor.
Por que usar a tecnologia de cardápios digitais para atendimento rápido em restaurantes?
Estabelecimentos que têm bons cardápios digitais permitem que os clientes vejam seus pratos e suas bebidas imediatamente ao chegarem ou até mesmo à distância, decidindo de forma ágil o que vão pedir – mas sem riscos de ficarem frustrados quando o pedido chegar à mesa.
As descrições atribuídas aos produtos nesses cardápios, somadas às várias fotos por item, tornam o processo de decisão muito mais rápido, gostoso e tranquilo, e o restaurante, mesmo com toda a agilidade, ainda lucra até 40% mais por causa das vendas sugestivas da tecnologia.
Acabou um item? Basta ocultá-lo ou sinalizá-lo como “indisponível”, online e em tempo real, através do painel de gestão do menu digital, sem quedas no sistema ou pausas na operação.
Finalmente, os PDVs integrados eliminam muitas etapas manuais do atendimento, acelerando a comunicação entre salão e cozinha, o envio dos pedidos às mesas e até o fechamento das contas, principalmente se integrados a cardápios digitais.
Segue em frente que não acabou!
Não hesite em fazer ajustes
Se você espera agilidade da sua equipe, não seja a pessoa que adia tomadas de decisão importantes: assim que você descobrir o que pode melhorar, faça mudanças, mesmo em caráter provisório.
Lembre-se um bom restaurante vive de testes. Só evite radicalizar e mudar tudo de uma vez – devagar se vai longe, tá?
Dê preferência para alterações estruturais e operacionais baseadas em dados, principalmente aqueles extraídos de seus relatórios de vendas, que mostram exatamente aonde estão os gargalos.
E não se esqueça de coletar informações sobre tempo médio de atendimento, quantidade de pedidos entregues corretamente em determinado período vs. devoluções à cozinha e índice de satisfação dos clientes, que também merecem (e muito!) a sua atenção.
Dicas extras e opcionais: enxugue o cardápio e contrate cumins
Por último, vale a pena ponderar mais duas estratégias, que só vão ser funcionais se fizerem sentido para o seu serviço, sua proposta de negócio e até o giro, mas não podem ser esquecidas:
- Enxugar o cardápio em horários de pico
- Contratar cumins para dar suporte aos garçons
A primeira orientação nada mais é do que aquela dica que você já conhece, de reduzir a variedade de pratos em dias ou horários de maior movimento, oferecendo só os mais rentáveis, populares e de preparo mais rápido e fácil.
Fica mais fácil testá-la com um cardápio digital.
A segunda orientação, que encerra este artigo, diz respeito aos auxiliares de garçons no salão, que executam tarefas de apoio: seria inteligente contratar um ou mais comuns para liberar os garçons para outras atividades e, consequentemente, acelerar o atendimento, ou a infraestrutura que você tem atualmente já dá conta do recado?
Depois conta pra gente o que você decidiu.
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