Uso de ingredientes locais e/ou sazonais, fusões nas receitas e tecnologias aplicadas à operação e ao atendimento são algumas das tendências para restaurantes que virão (ou continuarão) com tudo nos próximos meses.
Essas e outras características que estão em alta na gastronomia têm relação com comportamentos de consumo e as necessidades do mercado que ganham força ao longo do tempo, então, podem de impactar na expansão ou no sucesso de um negócio do setor.
Quer conhecer mais para se preparar melhor do que a concorrência? É só continuar a leitura.
O que está em alta na gastronomia? 11 principais mudanças e tendências do setor de restaurantes
A experiência personalizada, o uso de ingredientes locais e sazonais, a busca por alternativas sustentáveis e a modernização das operações são destaques na gastronomia, aspectos que desencadearam mudanças na forma de agir e pensar dos donos de restaurante e de suas equipes e que estão e permanecerão em alta.
A gastronomia está cada vez mais conectada com as mudanças de hábitos de consumo do foodservice e de estilo de vida dos consumidores, que buscam experiências inovadoras e conscientes, dessa forma, sai à frente quem explora um ou mais dos 11 pontos apresentados adiante.
1. Experiência personalizada
Uma experiência única e adaptada às preferências dos clientes é tendência que já se torna imperativo. Ela inclusive tem a ver com outra tendência: a da implementação de menus digitais e interativos que contribuem com a personalização tanto dos pedidos quanto do atendimento.
Menus flexíveis, cujos pratos e as bebidas podem ser modificados conforme o desejo do cliente, criam a sensação de um atendimento sem igual.
2. Ênfase na sustentabilidade
Quem investe em adicionar sustentabilidade a um restaurante está seguindo tendências, afinal, está adequando o estabelecimento para atender consumidores cada vez mais preocupados com o impacto ambiental das suas escolhas alimentares.
São maneiras de “entrar no jogo”:
- comprar insumos orgânicos;
- fazer entregas em embalagens biodegradáveis; e
- reduzir o desperdício alimentar e o consumo de recursos, como água e energia elétrica.
Ainda, é possível adotar fontes de energia renováveis e trabalhar com fornecedores que também sigam práticas sustentáveis.
3. Comida plant-based e/ou saudável
Ainda em alta, a alimentação plant-based ou à base de plantas exige que os estabelecimentos explorem novas receitas e, mesmo que sejam especializados em comidas com ingredientes de origem animal, busquem atender também à demanda por opções vegetarianas e veganas.
Além disso, a crescente demanda por alimentos mais saudáveis tem levado muitos restaurantes a reformular seus cardápios com foco em opções nutritivas e balanceadas. Pratos que priorizam ingredientes frescos, orgânicos e com baixo teor de gordura, açúcar ou sal são bem-vindos.
4. Uso de ingredientes locais e sazonais
A valorização dos produtos locais e sazonais é outra tendência crescente, especialmente por conta da demanda por frescor, autenticidade e sustentabilidade.
Hoje em dia, muitos restaurantes estão priorizando ingredientes da região em que se localizam e criando pratos que refletem a cultura local ou aproveitam o melhor de cada estação, e isso é se adequar ao mercado!
Mais do que contribuir para o meio ambiente, a prática também fortalece a economia local e permite que os consumidores experimentem sabores genuínos e únicos, trazendo à tona a adoção de outra tendência: a que você conferiu anteriormente.
5. Fortalecimento da presença digital
Tendência que já mostrou porque é tão importante, a presença das marcas nas mídias sociais ajuda em promoção de produtos, conexão genuína com os interessados e retorno mais rápido a dúvidas e solicitações, por exemplo.
Compartilhar fotos e vídeos atraentes de seus pratos, interagir através de enquetes e stories e criar campanhas promocionais só para o digital estão super em alta na gastronomia!
6. Culinária de fusões e sabores globais
Paralelamente à preocupação com dietas restritas, a mistura de sabores e de técnicas culinárias de diferentes culturas também ganha espaço e vem sendo cada vez mais comentada (e adotada) a chamada “culinária de fusão”, que combina ingredientes e estilos de diversas partes do mundo para criar pratos inovadores e surpreendentes.
Essa é outra tendência que leva à experiência única e personalizada do consumidor. Quer se “arriscar”? Experimente a “mexicanização” de pratos asiáticos, a harmonização do tradicional com o moderno ou o mix de influências mediterrâneas com toques da gastronomia brasileira, por exemplo. Enfim, deixe a criatividade agir.
7. “Comfort food”
A comfort food ou comida reconfortante traz à tona memórias afetivas e é associada ao prazer e ao aconchego, então, virou tendência, claro! Nesse cenário, muitos restaurantes estão criando versões modernas de clássicos, como macarrão com queijo ou pudim “de vó”, então, que tal tentar também?
8. Delivery e take away
Se você pensou que esses dois serviços fariam sucesso só até o fim da pandemia de Covid-19, enganou-se. Até hoje, o aumento da demanda por entregas em casa e a conveniência proporcionada pelo take away (a retirada no restaurante) estão impulsionando uma revolução nos modelos de negócios da gastronomia.
O cenário não deve mudar nos próximos anos: no decorrer de todo 2024, as entregas impulsionaram o consumo fora de casa, segundo relatório emitido pela Kantar, empresa de pesquisa de mercado, gerando mais oportunidades de compra, fazendo as pessoas comprarem com mais intensidade e as incentivando a gastar. Imagine como será de agora em diante!
9. Gestão inteligente
A gestão inteligente, baseada em dados, merece destaque não só por ser tendência, mas por ajudar na otimização das operações, da garantia do fluxo de caixa, na adequação contábil e fiscal etc.
Ferramentas de análise de dados permitem que os gestores acompanhem de perto o desempenho financeiro dos estabelecimentos, a produtividade da equipe e as preferências dos clientes. No mais, com elas é possível tomar decisões mais estratégicas, ajustar os preços de pratos sem prejudicar o bolso e os clientes e controlar o estoque de forma mais eficiente.
Essas ferramentas importam tanto quanto as usadas no atendimento e na cozinha, que também estão em alta.
10. Tecnologia no atendimento e na cozinha
Além de tudo o que você leu até aqui, a inovação em bares e restaurantes ganha muito espaço, e quem não fizer mudanças nesse sentido, vai ficar para trás.
Do atendimento ao cliente com o uso de chatbots até a adoção de robôs e equipamentos que automatizam processos na cozinha e garantem maior precisão na preparação dos pratos, a tecnologia vem para ficar na gastronomia.
Outro artigo do blog explica mais sobre o impacto da Inteligência Artificial em restaurantes, salve para ler depois. Antes, leia sobre uma tecnologia em específico.
11. Cardápios digitais
Parte das tecnologias de atendimento, os cardápios digitais chegaram à gastronomia para transformar a experiência dos clientes e otimizar a operação enquanto ajudam gestores de restaurantes a dormir mais tranquilos.
Sendo assim, se você quer saber por onde começar a se adequar às tendências, encontrou a resposta!
De quebra, essa ferramenta ajuda a aumentar os níveis de fidelização através de programas de fidelidade específicos para cada estabelecimento e a descobrir exatamente o que o consumidor deseja.
Ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, o cardápio digital não substitui a mão de obra dos seres-humanos, apenas os ajuda a atuar de forma mais estratégica e pensar no futuro dos negócios e de suas profissões.
Como saber o que o consumidor deseja?
Não tem segredo! Use a tecnologia para investigar informações de consumo do seu restaurante e, a partir delas, descubra o que o consumidor deseja. E combine diferentes estratégias de observação com a interação direta com a galera para entender o que o público-alvo espera do seu estabelecimento.
A chave da compreensão – nesse caso, como em vários outros! – está em escutar, monitorar ações e analisar hábitos e padrões.
Ouça/leia feedbacks
Uma das formas mais diretas de entender as necessidades dos consumidores é ouvir o que eles têm a dizer. Faça isso através de:
- pesquisas de avaliação e satisfação;
- formulários enviados por e-mail ou WhatsApp;
- conversas no ato do fechamento da conta com quem estiver aberto;
- caixinhas de sugestões no espaço físico;
- enquetes online; e
- leitura de comentários nas redes sociais, em plataformas de entrega e nas avaliações do Google.
Muitas vezes, os próprios clientes indicam em que você pode melhorar, desde que sejam estabelecidos canais de comunicação claros e que a troca seja transparente.
Analise os dados
Mais uma vez com a ajuda de tecnologias para restaurantes, colete dados das vendas, dos horários de mais e menos consumo e das preferências dos clientes. Depois, estude-os para descobrir se eles guardam tendências ocultas.
Você pode:
- entender quais pratos mais atraem os clientes;
- em que períodos do dia ou da semana a galera prefere certos tipos de refeições;
- o momento em que está faltando um “alôzinho” do garçom;
- e assim por diante!
Ao estudar informações de forma estratégica, fica mais fácil captar as necessidades do público.
Faça testes
Os bons e velhos testes não deixaram de ser uma forma de descobrir o que o consumidor deseja, felizmente ou infelizmente.
Eles podem incluir a introdução de novos pratos no cardápio por tempo limitado, a programação de promoções somente em determinados dias e períodos, a oferta de harmonizações de receitas de comidas e drinks e assim por diante.
Dá pra testar até o horário de funcionamento do restaurante! Desde que você preze, novamente, pela comunicação clara e transparente com o freguês.
Monitore o mercado
Como acompanhar tendências de consumo complementares às que você já conheceu no decorrer deste artigo e ficar atento às movimentações do mercado? Anote mais dicas!
- Analise concorrentes diretos e indiretos
- Frequente outros estabelecimentos do bairro como cliente
- Acompanhe novidades no comportamento alimentar ao redor do mundo
- Siga críticos e influenciadores da gastronomia
- Participe de eventos e feiras do setor
- Leia blogs especializados, como este
- Estude relatórios e pesquisas
Se quiser, acesse o “Google Trends” também, plataforma do Google voltada exclusivamente à busca por tendências pesquisadas ao redor de todo o mundo. Explorar o universo gastronômico sob o olhar dessa ferramenta é, no mínimo, muito curioso.
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