Como adicionar sustentabilidade ao seu restaurante com ferramentas digitais

Sustentabilidade é um assunto sério e complexo quando se trata de restaurantes, mas a simples implementação de ferramentas digitais já fazem uma grande diferença!

Compartilhe
Como adicionar sustentabilidade ao restaurante

O uso da comanda eletrônica em conjunto com o cardápio digital é perfeito para aumentar sua produtividade e ticket médio, mas também a sustentabilidade do seu restaurante.

É muito importante considerar a sustentabilidade em restaurantes, pois é um tipo de estabelecimento que costuma gastar muito papel – comandas, recibos, cardápios, guardanapos, sacolas... o impacto no meio ambiente é pesado. Por isso, ferramentas digitais tem se tornado cada vez mais utilizadas com a intenção de reduzir esse impacto, ao mesmo tempo que trás benefícios imediatos ao dono do restaurante.

Vamos analisar como a comanda eletrônica e o cardápio digital funcionam e como estas tornam seu restaurante mais sustentável.

Como funciona um cardápio digital?

O cardápio digital é instalado em um tablet que fica sempre na mesa aguardando pedidos. O cliente chega, recebe a comanda digital, e pode fazer todos os pedidos diretamente da mesa através do tablet.

O cardápio digital suporta fotos de alta qualidade de todos os produtos, permite customização intuitiva de pedidos, e pode ser atualizado rapidamente quando forem necessárias mudanças de preço, cadastro de promoções ou alteração/remoção de algum item.

Logo, você não precisa imprimir novos cardápios toda vez que houver alguma grande mudança, você pode simplesmente mudar o que precisar, e o resto fica igual. Assim, você economiza dinheiro com impressão de cardápios novos e ainda ajuda o meio ambiente, evitando desperdícios.

Ao mesmo tempo, você pode cadastrar promoções para determinadas dias ou épocas, mantendo seu cardápio sempre interessante e, novamente, sem gastar com novas impressões.

O cardápio digital não é apenas um app instalado no tablet, o dispositivo é alterado para ter somente essa função. Isso previne que o cliente, acidentalmente ou não, use o tablet para qualquer outra coisa que não seja o cardápio.

Como funciona uma comanda eletrônica?

restaurante sustentável

A comanda eletrônica é um cartão com QR CODE que o cliente recebe assim que entra no estabelecimento. Ao finalizar um pedido no cardápio digital, o sistema irá pedir uma comanda para onde vai o pedido – aí, basta mostrar o QR CODE da comanda para a câmera do tablet que o pedido é adicionado digitalmente naquela comanda. O processo é rápido e intuitivo.

Para pagar, o cliente entrega sua comanda no caixa e estará tudo lá. Como cada cliente tem a sua, nunca haverá confusão sobre o que cada um comprou ou vai pagar, pois estará tudo separado em suas comandas.

Após o pagamento, a comanda é resetada e pode ser usada novamente para novos clientes.

O próprio material da comanda significa que esta é mais resistente que papel comum, não sendo possível rasgá-la ou danificá-lo com líquidos. E claro, como esta pode ser limpa após cada pagamento e usada novamente, não há necessidade de gastar com impressões frequentes.

Mas existem outros tipos de comanda eletrônica.

Por exemplo, a comanda pode ficar no controle do garçom através de um tablet ou smartphone. O garçom atende o cliente e adiciona o pedido na comanda, que vai digitalmente direto para a cozinha. Geralmente comandas assim já vêm integradas com algum sistema de gestão, onde você pode conferir todos os pedidos feitos ou comandas em aberto.

De qualquer forma, o uso de papel é eliminado completamente do processo, que ao mesmo tempo se torna mais ágil tanto para o cliente quanto para os funcionários.

Como as duas ferramentas aumentam a sustentabilidade?

Primeiro, o mais óbvio – o gasto de papel é dramaticamente menor. Seu cardápio é digital e altamente customizável, o que significa que alterações podem ser feitas sem necessidade de constantes reimpressões. Ao mesmo tempo, imprimir cardápios novos para substituir os velhos ou danificados também não será mais necessário.

E quanto as comandas, o mesmo se aplica. Não serão necessários blocos de comandas para cada noite, pois você tem um número de comandas que pode reutilizar todos os dias – as comandas que usamos, por exemplo, são resistentes e não podem ser rasgadas nem danificadas com líquidos, algo comum quando se falando de comandas de papel.

Essas qualidades também diminuem casos de comandas perdidas – como são necessárias não só para realizar o pagamento mas também para fazer pedidos, os clientes tendem a tomar mais cuidado com elas.

As duas ferramentas em conjunto contribuem imensamente para ter um restaurante sustentável, por isso, já implementamos as duas juntas no nosso sistema.

Outras formas de aumentar a sustentabilidade

sustentabilidade restaurante

Existem muitas maneiras de aumentar a sustentabilidade reduzindo o gasto de recursos, por isso vamos listar apenas algumas das mais eficientes. Você pode alinhar essas dicas com sua equipe e assim tornar seu restaurante mais sustentável:

  • Implemente um secador de mãos com ar (não gasta papel)
  • Não deixe torneiras abertas ou luzes acesas sem necessidade
  • Descarte resíduos com responsabilidade
  • Tente não comprar em excesso para evitar perdas
  • Evite qualquer tipo de produto descartável

O portal SEBRAE tem um seção dedicada a sustentabilidade, onde você pode encontrar várias dicas e informações para seu restaurante.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais