7 ideias para reduzir custos de bares e restaurantes

Aprenda a reduzir os custos com essas dicas práticas que você pode começar aplicando desde já!

Compartilhe
reduzir custos de forma prática

Investir no seu negócio é sempre uma boa ideia, mas "investir" não é o mesmo que "gastar dinheiro." É preciso ser inteligente na abordagem e manter os gastos controlados para conseguir crescer.

O desafio de hoje é reduzir os custos de forma prática. Queremos abordar algumas dicas fáceis de aplicar que tragam resultados notáveis rapidamente. Mas a melhor parte é cada uma dessas dicas não tem apenas uma aplicação – você pode (e deve) continuar a aplicá-las regularmente para conseguir os melhores resultados.

Dessa forma, de pouco em pouco, seus custos diminuem drasticamente.

1. Negocie com fornecedores

Essa é uma das melhores oportunidades para diminuir custos. Você estará constantemente comprando de fornecedores, então trabalhe para conseguir sempre os melhores preços com eles -- o mínimo desconto já fará a diferença, pois você estará comprando com frequência.

Uma ótima ideia é montar uma parceria com outros estabelecimentos parceiros para comprar de determinado fornecedor em maiores quantidades com um valor melhor para ambos. Assim, você pode comprar o que precisa regularmente, mas pagando menos.

2. Invista em tecnologias que aumentem a produtividade

A ideia de investir em tecnologia é que você pode reduzir gastos agilizando processos. Por exemplo, um cardápio digital  significa que você não precisa de tantos garçons, o processo de realizar um pedido é mais rápido, e elimina as chances de pedidos chegarem na cozinha com erros -- o que por sua vez, elimina desperdícios.

Essencialmente, você diminui o custo otimizando seu tempo, enxugando a equipe e reduzindo a chance de erros. Soluções de autoatendimento costumam ter essa vantagem: você produz como se tivesse um time maior, mas na verdade, sua equipe é menor (e logo, o custo também é).

Existem muitos outros incrementos tecnológicos que você pode considerar, então segue uma lista para estudo:

E falando em tecnologia...

3. Use um sistema de gestão para evitar desperdícios

Aqui o uso da tecnologia também vai ajudar e muito -- use um sistema de gestão de restaurante para controlar o estoque com mais agilidade. Você ganha tempo com o rápido acesso a informação sempre que precisar e nunca perde a noção geral do seu estoque.

E claro, as vantagens de um sistema específico para restaurantes não param por aí. Você também ganha um amplo controle de finanças, equipe, clientes e relatórios por período, o que ajuda muito o seu planejamento.

Com toda essa informação, você consegue evitar desperdícios e localizar onde estão seus maiores gastos, o que por sua, é um tópico de discussão importante.

4. Localize os maiores gastos

Talvez a dica mais importante para ir direto ao ponto. Faça um balanço geral dos gastos e localize onde o custo realmente pesa. É no estoque? No desperdício? Na conta de energia? Estude, identifique o problema, e então, trabalhe para reduzir o custo.

A medida que você se acostumar com o fluxo de produção e custos gerais do seu restaurante, fica ainda mais fácil perceber quando o custo aumentou em determinada área.

5. Otimize o tamanho das porções para evitar desperdícios do cliente

Uma dica subestimada que influencia muito no custo do seu estoque. Se você notar que certas porções costumam sobrar, faça um reajuste – ou ofereça um tamanho de porção mais econômico ou altere o tamanho da mesma para algo mais realista.

Assim, você evita desperdiçar seu estoque!

6. Otimize seus hábitos

Até os menores hábitos que parecem inconsequentes de longe podem acumular em grandes custos se você não prestar atenção. O ideal é também orientar sua equipe sobre cada um desses hábitos para garantir que todos estejam na mesma página e para que você tenha eficiência máxima.

Algumas dicas para otimizar hábitos e processos:

  • Fechar torneiras sempre que possível;
  • Manter as portas de geladeiras e câmara frias fechadas;
  • Invista em um secador de mãos sem papel;
  • Evite deixar luzes acesas quando não houver necessidade;
  • Troque as lâmpadas por modelos mais eficientes;
  • Use o ar-condicionado com uma temperatura mais próxima da ambiente.

7. Aprenda sobre a jornada intermitente

Em alguns casos você pode pagar funcionários através da jornada intermitente, que permite pagamentos por dia em que o funcionário trabalha e ainda ganha todos os seus benefícios proporcionais, mas tanto você quando o trabalhador tem liberdade para determinar os horários.

A reforma trabalhista implementou essa jornada porque antigamente, trabalhadores autônomos dependiam de si mesmos para arcar com encargos. Agora, com a jornada intermitente, o trabalhador pode ser convocado para trabalhar, recebe todos os direitos como funcionário da empresa, mas mantém sua autonomia.

Conclusão

Reduzir custos é uma batalha constante. Cada uma dessas dicas pode ser aplicada diversas vezes até que você tenha aperfeiçoado cada área ao máximo de eficiência, mas isso não quer dizer que não exista mais espaço para melhorar.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais