Saiba como reduzir sua equipe de garçons através do autoatendimento

O autoatendimento pode ajudar você a reduzir sua equipe de garçons e seus custos.

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Um restaurante tipicamente funciona com algumas equipes, a de garçons, a de cozinheiros, a dos caixas e o gerente. Todos esses funcionários se tornam peças fundamentais no bom funcionamento do seu restaurante e que precisam ser comprometidos com um atendimento de excelência, fazendo com que os clientes se sintam bem e confortáveis para querer voltar mais vezes ao local.

Quando buscando a excelência em atendimento dentro do seu restaurante, é normal pensar que uma equipe grande de garçons irá aumentar a produtividade e faturamento do restaurante. Contudo, não é bem assim que funciona. Se você não manter um controle rígido de número de mesas atendidas e pedidos feitos por garçom, é provável que você venha até mesmo a perder o dinheiro investido na equipe.

Além disso, outro grande problema enfrentado é:

A rotatividade que as equipes de garçons enfrentam. Dificilmente as pessoas permanecem por muito tempo em um emprego como esse, geralmente por conta da dificuldade em lidar com os clientes e com o estresse de um dia movimentado. O que faz a diferença nessas horas é a redução da equipe para manter apenas os funcionários mais comprometidos.

Claro que, ao pensar nos dias de hoje, o diferencial também se encontra grandemente em investir numa boa tecnologia para o seu restaurante. Os terminais de autoatendimento estão crescendo bastante nos últimos anos e existe um motivo para isso: é porque eles são extremamente eficientes!

Os benefícios do autoatendimento

autoatendimento restaurante

Se você já ouviu falar do cardápio digital, deve saber que é uma ótima maneira de tornar o seu restaurante mais eficiente. Dentre as vantagens que esse sistema de autoatendimento oferece estão:

  • Redução de erros
  • Aumento da produtividade
  • Aumento no faturamento
  • Facilidade de tradução para outras línguas
  • Redução nas filas de espera

Incluindo nessa lista, claro, a redução da equipe de garçons. Ao invés do sistema tradicional de depender que cada cliente que chegue seja recepcionado, entregue um cardápio, chame um garçom para anotar seu pedido, tenha o pedido entregue na cozinha para só então começar a ser produzido, com o cardápio digital basta que o cliente chegue, sente-se e escolha o que quiser.

Além de agilizar todo o processo de atendimento, não haverão mais erros em vista de um pedido anotado errado. Pois sabemos que, por mais profissional e bem treinado que seja um garçom, erros acontecem. Então, a tecnologia do menu digital vem a calhar para resolver esse problema.

E ainda tem mais:

Além de economizar e evitar desperdício de pedidos feitos errados, também ocorre uma redução no uso de papel, o que é ótimo para o meio-ambiente e para os clientes que gostam de apoiar uma causa sustentável - isto porque assim que o cliente finaliza seu pedido no tablet, a cozinha ou barman já recebe a comanda e começa os preparos!

Como diminuir a equipe de maneira eficiente?

Bom, podemos começar mencionando o óbvio: aqueles que são ágeis e rendem mais merecem continuar na equipe. Esses são os que realmente querem continuar com o emprego e deveriam, inclusive, ser recompensados pelo trabalho de qualidade. Trabalhe com metas e comissões para que eles se sintam motivados a continuar com o bom trabalho.

Ao implantar um sistema de autoatendimento no seu restaurante, cada garçom passará a atender o dobro de mesas no mesmo tempo. Ou seja, dessa maneira você já poderá reduzir sua equipe de garçons na metade.

Ao eliminar a necessidade de o garçom ser chamado na mesa para retirar o pedido, ele é apenas necessário para retirar possíveis dúvidas que os clientes tiverem em relação ao uso do cardápio digital e pratos oferecidos e também para levar os pedidos prontos da cozinha até as respectivas mesas.

E isso é importante porque:

Faz com que o garçom reduza sua carga de trabalho e dê maior atenção a cada mesa no restaurante, melhorando não apenas a qualidade do atendimento, mas também a relação com o cliente. Muitas pessoas que saem para comer fora gostam da interação com a equipe do restaurante, isso faz com que elas se sintam mais confortáveis e a vontade no local. Fazendo, inclusive, com que queiram voltar mais vezes!

Como lidar com os funcionários remanescentes

O que você precisa buscar ao investir na equipe de funcionários é diminuir a rotatividade, pois, no fim das contas, ela que causa mais prejuízos ao seu orçamento. Como mencionado anteriormente, funcionários comprometidos em manter o emprego são mais ágeis e eficientes, e estes são os que você precisa ficar de olho para manter por perto.

O que você precisa inicialmente é:

Fazer uma média de tempo de atendimento por mesa, pedidos feitos e faça uma breve pesquisa de satisfação com os clientes sobre a qualidade de atendimento.

Criar um bom ambiente de trabalho é fundamental para criar um clima agradável no restaurante. Isso não é apenas para o funcionário, os clientes também conseguem sentir e perceber quando alguma coisa não está indo bem no restaurante e na equipe. E a última coisa que você quer, como dono de restaurante, é criar situações desconfortáveis entre equipe e clientela, não é mesmo?

Utilizando os terminais de autoatendimento, os garçons podem ficar mais tranquilos já que parte da pressão para fornecer um atendimento de qualidade é retirada das costas deles.

Porém, você deve lembrar:

A tecnologia do autoatendimento não é um meio para substituir toda a sua mão de obra, ela é apenas uma maneira de complementar a equipe! Você não deve deixar de investir em ambos! Naturalmente, isso significa que você ainda vai precisar considerar os treinamentos de rotina para os funcionários que continuarem trabalhando no restaurante.

Todas as dicas que estão dispostas aqui são maneiras de reduzir a sua equipe de garçons e ainda de diminuir a rotatividade da mesma. Assim, você estará reduzindo custos na folha de pagamentos com encargos trabalhistas e também com a necessidade de novos treinamentos de iniciação a cada troca de atendente.

Ainda mais do que isso,

O cardápio digital e essa inovação do autoatendimento é uma boa forma de atrair novos clientes. Além de tornar possível oferecer preços mais competitivos no mercado, já que, de maneira geral, você estará reduzindo custos. Finalmente, lembre-se de que o atendimento é aquilo que mantém o seu restaurante (e sua lucratividade) vivo, então não tenha medo de reduzir sua equipe e investir numa boa tecnologia!

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