É possível tornar a operação de um delivery mais ágil, reduzir erros e atender melhor a partir de várias estratégias já adotadas em estabelecimentos de sucesso no foodservice, como aquelas voltadas à capacitação de motoboys, ao traçado de rotas, à gestão de pedidos, dentre outras.
Algumas podem funcionar melhor para o seu negócio, especificamente, mas todas as mais importantes estão listadas neste artigo. Experimente-as, faça testes, tenha a tecnologia como aliada e converse com outros gestores para entender opiniões também.
Aos poucos, vá colhendo os frutos das suas iniciativas!
9 melhores práticas de entrega de alimentos
Se, quando um pedido chega certo, bem embalado e no tempo esperado para o consumidor, as chances de que ele volte a contar com o restaurante aumentam, e a recíproca é verdadeira
Segundo a PwC, consultoria e auditoria multinacional, mais de 40% das pessoas já deixaram de comprar no foodservice por problemas nas entregas. Entre as principais queixas, estão embalagem ruim, comida fria e atraso (2024).
Não bastasse, um estudo da McKinsey & Company de 2025 aponta que consumidores aceitam pagar mais quando confiam no envio.
Faça melhorias no seu serviço de entregas, a partir da adoção destas práticas:
- Padronizar processos, documentando-os e repassando essa documentação aos colaboradores
- Monitorar e informar status das entregas em tempo real
- Ter um plano de ação contra imprevistos previamente traçado
- Oferecer a opção de agendamento de pedidos
- Usar embalagens para delivery térmicas e reforçadas e etiquetá-las com todas as informações do pedido
- Criar uma área no estabelecimento só para retirada e acolher adequadamente os motoboys, com água, sombra e tomada para carregar o celular
- Aliar entregadores próprios a terceirizados quando necessário, por exemplo, usando o “Entrega Sob Demanda” do iFood, mesmo se você tiver cardápio digital exclusivo
- Capacitar os entregadores para bom comportamento no trânsito e manuseio adequado das embalagens
- Buscar maneiras de manter contato direto e imediato com os clientes, como através de um chatbot para delivery (robô de autoatendimento)
E alie essas práticas às sugestões de logística que você confere a seguir!
7 sugestões para eficiência logística em foodservice
A Euromonitor, famosa empresa de pesquisas, aponta que restaurantes com operações logísticas otimizadas conseguem reduzir em até 20% o tempo total entre pedido e entrega, além de minimizar desperdícios (2024).
São estratégias eficazes para o seu estabelecimento caminhar (ou dirigir) rumo ao sucesso:
- Considerar ordem de saída, tempo de preparo e rota do entregador para organizar os pedidos
- Criar uma régua de conferência dos pedidos antes do envio, checando desde a comida até a embalagem
- Planejar as rotas com base em localização, tempo de deslocamento, trânsito, semáforos, obstáculos comuns na pista (como buracos) e pico de demanda
- Ajustar o estoque com base no histórico de vendas do delivery, evitando falta de ingredientes que levam a cancelamentos de pedidos
- Separar o atendimento presencial do atendimento das entregas, criando turnos e direcionando funcionários específicos
- Preferencialmente, separar a produção do que é servido no salão e enviado aos endereços dos consumidores
- Usar indicadores-chave e relatórios para identificar gargalos e fazer testes de iniciativas para melhorá-los
Se você quiser, também vale testar o uso de “dark kitchens”, algo que, segundo o Instituto Foodservice Brasil, cresceu 15% em 2024.
E não se esqueça: usar sistemas integrados de gestão de pedidos para reduzir erros na comunicação entre cozinha, expedição e entrega é essencial.
4 principais tecnologias para delivery de comida: invista nelas
Como mais de 60% dos consumidores preferem comprar de marcas que usam soluções digitais para otimizar a jornada de compra, segundo a Statista, plataforma especializada em coleta e visualização de dados – e isso vale também para o setor de alimentação –, vale implementar:
1. Cardápio digital
Serve para o cliente visualizar o menu e fazer pedidos através de um link exclusivo, comprando diretamente com o restaurante. Aumenta a autonomia do consumidor, reduz erros de comunicação e acaba com o seu pagamento de taxas aos aplicativos.
Os melhores cardápios digitais para delivery ainda fazem cálculo automático de taxa de entrega e são integrados a sistemas ERP, PDV e KDS.
2. PDV
Centraliza os pedidos de diferentes canais e os organiza de forma automática. Assim, acelera a produção e melhora a operação, reduzindo falhas e cancelamentos.
3. KDS
Ajuda no repasse direto dos pedidos à cozinha e no controle do andamento de cada produção. Dá mais controle a você, gestor(a), facilita o trabalho dos cozinheiros e melhora a sua comunicação com os clientes.
4. Roteirizadores de entregas
Favorecem o planejamento de rotas com base em trânsito, horário e localização do ponto inicial e final do trajeto; otimizam as entregas e reduzem seus gastos com transporte, ao mesmo tempo em que melhoram a pontualidade – ou até ajudam a surpreender o cliente com uma entrega antes do previsto!
Então, faltarão poucos passos para a fidelização dos clientes ser nota 10 de 10.
XEQUE MATE! 5 movimentos para aumentar a fidelização do seu cliente de delivery
Já que você está anotando, não perca o fio da meada!
1. Personalizar – é o que há
Apostar na personalização do serviço, incluindo, por exemplo, mensagens na embalagem, um mimo com base no histórico do cliente, promoções, combos especiais, sugestões sob medida de upselling e cross-selling, gera conexão e recorrência, ao mesmo tempo em que atrai novos interessados.
2. Treinar a equipe – faz toda a diferença
Além de capacitar entregadores, investir em treinamentos dos vendedores com foco na experiência do cliente vai lhe ajudar a padronizar o atendimento, melhorar a reputação do restaurante e conquistar muitos corações.
3. Comunicação transparente – quanto mais, melhor
Outra coisa benéfica para a fidelização: manter uma comunicação clara e constante em todos os canais nos quais o estabelecimento estiver disponível: SMS, e-mail, WhatsApp, enfim…
Busque informar sobre o status do pedido conforme ele for atualizado e responder dúvidas sempre dentro do tom de voz definido como parte da identidade do restaurante.
E saiba que você consegue um atendimento humanizado implementando um bom cardápio digital e contando com a IA na redação de mensagens! Mesmo assim, deixe sempre à disposição a opção de falar com um ser humano também.
4. Criar um programa de fidelidade – nunca é má ideia
“Old is gold”, sabe? O tradicional pode ser ouro quando bem feito! Por isso, avalie oferecer um programa de fidelidade fácil de usar e conceder pontos, descontos, brindes e/ou benefícios.
O nome não nega: esse é um excelente truque de fidelização.
5. Usar os feedbacks de verdade – jogada de mestre
Pedir feedbacks via cardápio digital ou outro, incentivando os clientes a avaliar tanto a comida quanto a embalagem, o envio e o atendimento, com certeza, vai lhe ajudar a ajustar aspectos do seu delivery que podem (ou precisam) ser melhorados.
E, no final, todo mundo sairá ganhando!
Se só em 2024, o delivery brasileiro movimentou R$ 85 bilhões, segundo a Mobills, especialista nacional em finanças, imagine nos anos que estão por vir, com o comportamento do consumidor seguindo rumo ao maior conforto e à maior praticidade.
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