Você já foi a um restaurante e pensou “este prato foi feito para mim”?! É exatamente isso que um cardápio personalizado pode oferecer aos seus clientes, diferenciando a sua marca da concorrência, fidelizando um monte de freguês e aumentando o ticket médio.
Mais do que uma “lista” de comidas e bebidas, o menu, quando personalizado e, preferencialmente, digitalizado, se torna uma ferramenta poderosa dentro do foodservice.
Afinal, permite a adequação dos produtos ao gosto, às preferências e até ao estilo de vida de quem à mesa ou fazendo uma encomenda de delivery.
Quer experimentar a sensação de estar à frente de outros estabelecimentos no quesito “experiência gastronômica”? Este artigo conta como agir.
Não pense duas vezes! A personalização do cardápio é tendência
Um menu personalizado, preferencialmente construído e divulgado com apoio de tecnologias desenvolvidas para o foodservice, é aquele que permite, ao consumidor, adicionar ou remover itens de um prato ou pedido, deixando tudo a seu gosto.
E que, além disso, sugere produtos e complementos a partir da identificação das preferências do freguês, contribuindo para upselling e cross-selling.
Se você conseguir, sem gastar dinheiro, mudar as opções desse menu em datas comemorativas, vender combos especiais e programar promoções para dias e horários específicos, melhor ainda!
Com cardápios digitais, por exemplo, a apresentação dos itens fica ainda mais moderna, a escolha ainda mais intuitiva, e você ainda apura dados valiosos de suas vendas através de relatórios e feedbacks deixados em tempo real.
Como montar um cardápio personalizado agora mesmo?
O segredo da montagem de um cardápio personalizado está em saber conversar com o cliente, ou seja, no uso de um tom de voz adequado ao público-alvo do restaurante, na apresentação das opções de forma clara e explicativa e nas boas fotos.
Pelo menos, para começar! Então…
- Separe os produtos em categorias
- Destaque pratos kids, vegetarianos, veganos, saudáveis etc.
- Venda alguns combos promocionais também
- Crie descrições caprichosas, destacando ingredientes, modo de preparo, texturas e outros diferenciais
- Use somente fotos próprias, devidamente clicadas e editadas
- Faça um “departamento” só para complementos e adicionais – e dê ao cliente a opção de colocá-los ou não nos pedidos
Não se preocupe se chegar aquele momento fatídico na vida de um dono de restaurante: a comparação entre cardápio físico e digital, quando você pensar em personalização.
Ela será inevitável e fazer esse “cara-crachá”, provavelmente, vai lhe mostrar que montar um cardápio personalizado fica mais fácil com inovação. Mas nada impede ajustes importantes, mesmo sem a modernização do negócio.
“Percebi que digitalizar é mais fácil do que gastar com impressões, e agora?”
Aproveite a oportunidade para atualizar as opções de produtos sem pausas na operação, de onde você estiver, e para que a inteligência de mesa faça sugestões individuais a cada consumidor, incentivando-os a consumir mais do que fariam normalmente.
De quebra, com a modernização, você deixa os clientes livres para escolher no tempo e do jeito deles, o que aumenta o seu ticket médio.
Só um cardápio digital personalizado acaba com a pressão da compra!
O uso de dados para entender o comportamento do consumidor e atender sob medida é assunto em todo lugar, até nos principais eventos do setor de foodservice.
De acordo com um estudo da Sodexo, responsável por diversos serviços no setor, a demanda por soluções customizadas e serviços que atendam necessidades específicas é crescente (2025).
Por que não modernizar para personalizar, né?
Contando com os melhores cardápios digitais do mercado, você vai:
- Melhorar a experiência do seu cliente
- Ouvir e aplicar feedbacks de um jeito mais fácil
- Ampliar o valor agregado da sua marca
- Fazer muito mais vendas sugestivas
- Cortar gastos no atendimento
- Reduzir erros de comunicação
- Minimizar desperdícios
- Atender turistas com mais facilidade
- Aumentar os índices de fidelização
E terá aberto as portas do restaurante para cada pessoa se sentir em casa, voltando, com certeza, sempre que quiser repetir a boa experiência!
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