Mágico, o cardápio personalizado aumenta vendas. Saiba mais

Transforme o atendimento no seu restaurante com um cardápio personalizado! Este artigo explica como, por quais motivos e muito mais – exclusivamente para você.

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Imagem de duas mulheres sorridentes comendo, com um cardapio digital na mesa

Você já foi a um restaurante e pensou “este prato foi feito para mim”?! É exatamente isso que um cardápio personalizado pode oferecer aos seus clientes, diferenciando a sua marca da concorrência, fidelizando um monte de freguês e aumentando o ticket médio.

Mais do que uma “lista” de comidas e bebidas, o menu, quando personalizado e, preferencialmente, digitalizado, se torna uma ferramenta poderosa dentro do foodservice.

Afinal, permite a adequação dos produtos ao gosto, às preferências e até ao estilo de vida de quem à mesa ou fazendo uma encomenda de delivery.

Quer experimentar a sensação de estar à frente de outros estabelecimentos no quesito “experiência gastronômica”? Este artigo conta como agir.

Não pense duas vezes! A personalização do cardápio é tendência

Um menu personalizado, preferencialmente construído e divulgado com apoio de tecnologias desenvolvidas para o foodservice, é aquele que permite, ao consumidor, adicionar ou remover itens de um prato ou pedido, deixando tudo a seu gosto.

E que, além disso, sugere produtos e complementos a partir da identificação das preferências do freguês, contribuindo para upselling e cross-selling.

Se você conseguir, sem gastar dinheiro, mudar as opções desse menu em datas comemorativas, vender combos especiais e programar promoções para dias e horários específicos, melhor ainda!

Com cardápios digitais, por exemplo, a apresentação dos itens fica ainda mais moderna, a escolha ainda mais intuitiva, e você ainda apura dados valiosos de suas vendas através de relatórios e feedbacks deixados em tempo real.

Como montar um cardápio personalizado agora mesmo? 

O segredo da montagem de um cardápio personalizado está em saber conversar com o cliente, ou seja, no uso de um tom de voz adequado ao público-alvo do restaurante, na apresentação das opções de forma clara e explicativa e nas boas fotos.

Pelo menos, para começar! Então…

  1. Separe os produtos em categorias
  2. Destaque pratos kids, vegetarianos, veganos, saudáveis etc.
  3. Venda alguns combos promocionais também
  4. Crie descrições caprichosas, destacando ingredientes, modo de preparo, texturas e outros diferenciais
  5. Use somente fotos próprias, devidamente clicadas e editadas
  6. Faça um “departamento” só para complementos e adicionais – e dê ao cliente a opção de colocá-los ou não nos pedidos

Não se preocupe se chegar aquele momento fatídico na vida de um dono de restaurante: a comparação entre cardápio físico e digital, quando você pensar em personalização.

Ela será inevitável e fazer esse “cara-crachá”, provavelmente, vai lhe mostrar que montar um cardápio personalizado fica mais fácil com inovação. Mas nada impede ajustes importantes, mesmo sem a modernização do negócio.

“Percebi que digitalizar é mais fácil do que gastar com impressões, e agora?”

Aproveite a oportunidade para atualizar as opções de produtos sem pausas na operação, de onde você estiver, e para que a inteligência de mesa faça sugestões individuais a cada consumidor, incentivando-os a consumir mais do que fariam normalmente.

De quebra, com a modernização, você deixa os clientes livres para escolher no tempo e do jeito deles, o que aumenta o seu ticket médio.

Só um cardápio digital personalizado acaba com a pressão da compra!

O uso de dados para entender o comportamento do consumidor e atender sob medida é assunto em todo lugar, até nos principais eventos do setor de foodservice.

De acordo com um estudo da Sodexo, responsável por diversos serviços no setor, a demanda por soluções customizadas e serviços que atendam necessidades específicas é crescente (2025).

Por que não modernizar para personalizar, né?

Contando com os melhores cardápios digitais do mercado, você vai:

  • Melhorar a experiência do seu cliente
  • Ouvir e aplicar feedbacks de um jeito mais fácil
  • Ampliar o valor agregado da sua marca
  • Fazer muito mais vendas sugestivas
  • Cortar gastos no atendimento
  • Reduzir erros de comunicação
  • Minimizar desperdícios
  • Atender turistas com mais facilidade
  • Aumentar os índices de fidelização

E terá aberto as portas do restaurante para cada pessoa se sentir em casa, voltando, com certeza, sempre que quiser repetir a boa experiência!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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