Atenção! Entram na lista de tecnologias atuais para o foodservice: totens de autoatendimento, cardápios digitais inteligentes, realidade aumentada, impressão 3D de alimentos, dentre outras!
Algumas dessas inovações se consolidam com mais rapidez, porque atendem demandas de muitos estabelecimentos e dos clientes, e as principais, você conhece neste artigo.
Quer modernizar? Busque opções acessíveis, versáteis e, acima de tudo, estratégicas. Deixe o seu cliente livre para pedir, melhore o cotidiano do seu bar e da sua cozinha, comece realista para, então, se fizer sentido, virar futurista.
Em seu relatório “Radar Tech Foodservice Brasil 2025”, a consultoria Galunion, aponta: 86% das empresas que investiram em tecnologia até o momento viram resultados diretos, principalmente em atendimento e operação.
Aqui está uma lista de 8 alternativas de digitalização no setor de alimentação, feita especialmente para você!
1. Totem de autoatendimento integrado à operação
Um dos carros-chefes da automação no atendimento do foodservice nos dias de hoje, o totem de autoatendimento responde por uma parcela significativa dos pedidos em estabelecimentos de todos os portes.
Ele pode, por exemplo, substituir a operação de caixa de restaurantes com atendimento em balcão, reduzindo gastos e permitindo o redirecionamento estratégico de colaboradores.
E, integrado ao PDV da casa e à cozinha (via monitor KDS), ajuda na redução de erros que levam a desperdícios, faz a fila fluir sem estresse e aumenta o ticket médio através de vendas sugestivas.
2. Cardápio digital em QR Code
Responsável pelo boom da inovação em restaurantes, o cardápio digital em QR Code das melhores marcas do país ganhou atualizações importantes para continuar atendendo ao novo comportamento do consumidor.
Aquele QR Code que só abre um PDF virou sinônimo de frustração, então, um menu inteligente assim – que permite que o cliente visualize os produtos, faça pedidos personalizados e feche a conta, tudo no próprio smartphone – ganha cada vez mais espaço.
De quebra, versões atualizadas com previsão de demanda cruzam os dados de consumo para guiar combos e promoções mais eficientes.
3. Cardápio digital no tablet para restaurantes
Outra tecnologia de autoatendimento, o cardápio digital no tablet dá o que falar por colocar o freguês no controle total da experiência, ampliar a lucratividade e reduzir gastos com atendimento em até 50%!
Ele permite que o cliente navegue pelas opções do menu e veja fotos verdadeiras para todos os produtos, assim como descrições detalhadas e sugestões automáticas upselling e cross-selling, dentre vários outros benefícios.
Uma cervejaria premiada do país, por exemplo, conseguiu aumento das vendas e até melhor controle de estoque ao implementar o tablet. Outro artigo aqui do blog conta essa história em detalhes.
4. Delivery via WhatsApp com sistema próprio
Destaque entre as soluções tecnológicas para restaurantes que fazem entregas, o cardápio digital para delivery é queridinho, sabe por quê? Pois ele permite comunicação direta entre o estabelecimento e os consumidores – pelo WhatsApp!
E com atendimento inicial feito via robô de autoatendimento (chatbot), se você quiser.
Mais de 70% dos brasileiros já utilizam o aplicativo de mensagens instantâneas para interações com negócios locais, segundo a Opinion Box, plataforma de pesquisas de mercado (2024), então, nada melhor do que vender por lá, ainda por cima conseguindo garantir que nenhuma venda seja perdida!
O cliente navega pelo menu bem arrumadinho, escolhe o que quer com poucos cliques, paga na hora e recebe acompanhamento automático do pedido.
5. Sistemas para gestão unificada
ERPs e PDVs também entram na lista de tecnologias do food da atualidade. Eles são sistemas de gestão de pedidos online, estoque, financeiro, pessoal etc., que centralizam todos os canais de vendas e tudo o que for importante para o cotidiano do restaurante.
Essas soluções substituem o uso de múltiplas ferramentas desconectadas, sinônimos de erros e lentidão no atendimento.
6. IoT para controle de equipamentos e estoque
Outras soluções importantes são aquelas com IoT (internet das coisas), uma aliada invisível, mas muito poderosa.
Quando conectados à uma rede web, elas permitem aos gestores de restaurantes monitorar, automaticamente e a distância a temperatura de freezers, estufas e câmaras frias, com sensores térmicos (foto).
Ainda, é possível acompanhar o recebimento de insumos por parte de fornecedores e planejamento de compras e até o uso adequado dos ingredientes nas receitas, a depender da ferramenta escolhida.
7. Realidade aumentada
Um pouco mais distante das necessidades cotidianas de alguns estabelecimentos e do público-alvo dos restaurantes, mas importante para empresas de maior porte, a realidade aumentada tem seu espaço neste catálogo de inovações atualizado para você.
No Brasil, algumas empresas estão testando essa tecnologia em cardápios interativos em terceira dimensão, com pratos projetados em escala real.
Hoje, pode parecer ficção científica demais, mas amanhã, a gente não sabe…
8. Impressão 3D de alimentos
Outro tipo de sci-fi para muitos, porém realidade para alguns, a impressão 3D de alimentos é uma tecnologia que está sendo usada em cafeterias-conceito, eventos corporativos e cozinhas experimentais atualmente.
Já pensou, uma impressora criando camada por camada de chocolate em formatos personalizados ou moldando uma massa de pizza com precisão milimétrica? Então!
Esse tipo de máquina é alimentado com uma tinta comestível e, em seguida, programado para agir.
A empresa “Food Ink” oferece uma experiência completa 3D, em que comida, utensílios e até mobiliário são impressos assim. Dá uma olhada:
Fique tranquilo(a): você não precisa fazer igual.
O mais importante é começar a modernização do seu negócio por alternativas que façam sentido para a realidade vivida aí. Experimente ferramentas aprovadas pelo grande público, indicadas por outros gestores e com planos acessíveis de mensalidade.
Aceita um cardápio digital pra hoje?
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