Como elevar o nível das fotos no cardápio? Descubra aqui!

Conheça técnicas testadas e comprovadas que ajudam a elevar o nível das fotos no cardápio de restaurantes. Aprenda como fazer a edição de imagens capturadas com o seu celular e descubra também como e por que deixá-las sempre as mais reais possível.

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Fotos cardápio

Você não precisa de uma câmera caríssima e cheia de funcionalidades para tirar boas fotos para o cardápio do seu restaurante! Basta montar um cenário legal, capturar as imagens (de preferência durante o dia) e ter paciência para fazer vários cliques na sequência até obter o melhor resultado.

Dá para fotografar pelo celular mesmo! Depois, basta editar cada imagem em um aplicativo que permita corrigir um contraste aqui e um brilho ali. Esse tipo de app pode ser baixado de graça na loja de aplicativos do seu aparelho.

Se o trabalho render, vale também usar as fotos para divulgar o estabelecimento nas redes sociais e não só para a atualização do menu.

Deixe as comidas do seu restaurante todas instagramáveis! Lembre-se: o consumidor é conquistado pelos olhos também.

E aí, o que você acha de conhecer melhor algumas técnicas já testadas e comprovadas por gestores de estabelecimentos mundo afora que acertaram nos cliques, na edição e no uso de celular para fotografar pratos e bebidas?

Vamos nessa!

Como fazer fotos para cardápio?

Talvez o segredo para boas fotos não esteja exatamente no aparelho que você usa durante os cliques, mas na maneira como você administra os recursos da câmera.

É claro que o uso de equipamentos fotográficos de ponta deixa as imagens mais profissionais, mas dá para conseguir resultados muito parecidos com o celular: a maioria dos smartphones usados hoje em dia tem câmeras com qualidade suficiente para fotos de bares e restaurantes.

Alguns oferecem até o recurso "food" para tirar fotos especificamente de preparos de pratos e bebidas. Seja qual for o seu celular, ao utilizá-lo, foque nas dicas de ouro que trouxemos!

1.  Atenção para o foco

Experimente ativar o foco automático do seu celular e fazer duas ou três capturas para ver se ele está focando exatamente no que você gostaria.

Se não quiser fazer essa ativação automática e preferir trabalhar o foco manualmente, clicando na tela para "marcar" exatamente onde deve ser o centro da atenção da câmera em cada clique, tudo bem.

Apenas certifique-se de fazer essa marcação sempre que necessário, pois a focagem:

  • deixa mais nítido o elemento principal da imagem (a comida, não a louça, viu?);
  • dá mais profundidade à foto como um todo, deixando o fundo em segundo plano; e
  • impacta até mesmo na iluminação do conteúdo.

Por mais simples que ela pareça, pode fazer toda a diferença em uma foto, assim como a iluminação. E por falar nisso…

2.  Priorize a iluminação

Dê preferência à luz natural em vez da artificial ou de equipamentos de iluminação como o famoso "ring light", aquele círculo cheio de luzinhas brancas que a gente vê na internet.

Você pode até utilizá-lo, desde que como complemento da luz do dia que bate no elemento fotografado, tudo bem?

Uma vez tendo o prato ou a bebida posicionados em mesas próximas à janela ou na área externa do restaurante, faça testes de capturas para saber de onde vem a melhor iluminação.

Experimente aquela que pega na lateral do objeto, ela costuma ser muito utilizada.

Ah! Se possível, desative o flash do celular: ele pode não favorecer o resultado final de fotografias de comidas justamente por trazer à foto um excesso de luz branca.

3.  Experimente vários ângulos

Antes de mais nada, celular sempre reto! Depois, os testes.

Mantenha o celular reto

Não apenas centralize o objeto principal da foto na imagem, como tome cuidado para o celular estar sempre reto na hora de fotografar. Talvez seja uma boa ideia usar um tripé!

Experimente fotografar "de cima"

Você pode subir em uma cadeira ou banquinho, tomando cuidado para não cair, e tirar fotos nas quais os pratos do restaurante sejam vistos de cima.

Nesse caso, certifique-se de que todo o conteúdo capturado esteja dentro da imagem e as bordas (de um lado e do outro, de cima e de baixo) tenham mais ou menos o mesmo tamanho.

Evite, por exemplo, cortar um pedaço do prato de um lado da foto e do outro não ou deixar muito espaço sobrando em cima do prato e praticamente nenhum embaixo dele.

Chegue mais perto do objeto fotografado para detalhes saborosos

Aproxime-se do conteúdo para alguns cliques! Fotos mais próximas mostram detalhes e fotos mais distantes mostram a composição do prato ou do drink como um todo.

Ao fotografar mais de perto, mostre cada ingrediente, o molho escorrendo ou o queijo derretendo. Mostre também como a decoração por cima da comida é bonita ou quantas camadas de cores ou sabores incríveis têm o alimento ou a bebida servidos.

Se o trabalho der água na boca, pode ter certeza que você escolheu o enquadramento certo para transformar o seu cardápio em uma máquina de vendas.

4.  Limpe as lentes

Como o próprio celular avisa de vez em quando: "lentes limpas tiram fotos melhores". Então, limpe as suas antes de começar o processo de captura das imagens e de tempos em tempos também, principalmente quando aproximá-las de pratos ainda quentes.

Lentes sujas podem causar problemas na passagem de iluminação da foto e até mesmo na nitidez.

5.  Monte um cenário adequado

Por último, mas não menos importante, se quiser acertar em imagens para elevar o nível do cardápio do seu restaurante, preocupe-se em construir um cenário para "abrigar" os pratos e as bebidas que serão fotografados.

Não é bobagem! Inserir cada objeto principal de uma foto em um contexto que tenha a ver com ele faz toda a diferença na interpretação do consumidor e, consequentemente, na sua escolha do que consumir.

Essa dica de montagem de cenário tem tanta importância que decidimos trazê-la separadamente para você. Continue a leitura.

Como montar um espaço para tirar fotos?

Existem dois segredos para a montagem de um cenário para as suas fotos: bom gosto e referências! Falaremos sobre ambos brevemente.

Use o bom gosto

Se você achar que não tem o "feeling" para essa parte do trabalho, convoque alguém que você conheça ou até mesmo um colaborador ou uma colaboradora do restaurante interessados em participar.

Pense na sessão de fotos como um passo a passo:

  1. Selecione antecipadamente quais serão os pratos e as bebidas fotografados e anote-os em um papel.
  2. Anote também os principais ingredientes de cada um deles, destacando aqueles diferentões e/ou que mais agradem ao paladar do público geral.
  3. Pense em quais desses ingredientes você poderia usar para a composição de um cenário. Lembre-se de usar elementos que não derretam, por exemplo, e que fiquem bonitos na imagem.
  4. Analise as cores e formas do prato e dos ingredientes. A partir daí, selecione outros componentes como tecidos, toalhas, jogo americano ou guardanapos, tábuas e talheres, copos ou taças com líquido imitando alguma bebida ou com a própria bebida etc.

Assim, fica mais fácil montar cada ambiente (e, inclusive, definir qual ambiente poderá ser usado mais de uma vez para mais de um prato ou bebida!).

Procure referências

Faça buscas em sites que já são famosos por trazerem inspiração, como o Pinterest, nas redes sociais e nos cardápios de outros estabelecimentos, nacionais ou internacionais.

Só não copie nada do que encontrar, tá? Reproduza de um jeito parecido, sempre com autenticidade, dando seus toques e sem plágio! Afinal, já dizia Lavoisier: "nada se cria, tudo se transforma", não é mesmo?

Agora, é só partir pros cliques. Depois de tirar suas fotos, edite-as antes de usá-las e publicá-las.

Como editar fotos de comida?

Para fazer as edições, você não precisa ser profissional ou expert e conhecer tudo sobre brilho, contraste, saturação, realces e sombras.

Basta baixar um aplicativo na loja de apps do seu celular e "fuçar" um pouco suas funcionalidades para descobrir quais podem ser interessantes para melhorar ainda mais as fotos que você tirou.

Existem aplicativos gratuitos que, além de ótimos, são super fáceis de usar. Trouxemos seis sugestões no próximo tópico, acompanhe!

6 aplicativos para editar fotos e vídeos de comida

Chegou a hora de deixar os seus registros ainda mais especiais com pequenos toques de edição! Confira a lista que fizemos com seis aplicativos usados pela grande maioria dos criadores de conteúdo de todo o mundo.

1.  Foodie

Este é um app muito legal de usar, pensado especificamente para quem tira fotografias de alimentos. Tem todos os recursos básicos de edição e alguns adicionais, pode ser boa pedida para quando você enfrentar probleminhas com o foco na hora de capturar as imagens.

O Foodie traz dezenas de opções de filtros também! Mas utilize-os com moderação: quanto mais natural a foto, melhor.

Disponível para download na Google Store e na Apple Store.

2.  Adobe Lightroom

Pertence à Adobe e é basicamente um Photoshop mais simples pro seu celular.

O app tem uma versão paga e outra gratuita. É mais usado por fotógrafos que querem editar várias imagens de uma vez sem perder muito tempo, mas serve para correções básicas e aplicação de filtros e efeitos.

Disponível para download na Google Store e na Apple Store.

3.  PicsArt

Usado por praticamente todo mundo que gosta de publicar fotos na internet, o PicsArt pode ser boa pedida para editar imagens que serão usadas em cardápios digitais em tablet ou físicos.

Também tem várias opções de filtros, mas alguns só podem ser aplicados na versão paga. O app permite recorte de fundo, colagens e montagens também.

Disponível para download na Google Store e na Apple Store.

4.  Snapseed

Ao contrário dos outros aplicativos, esse não permite que você abra a câmera e tire fotos diretamente através dele antes de editar e somente aceita carregar imagens previamente salvas da sua galeria, ok?

O Snapseed se destaca pela quantidade de funções disponíveis em sua barra de ferramentas e pela facilidade em utilizá-las. É 100% gratuito, ajuda principalmente com desfoques ("blur") e melhora da nitidez (através da aplicação do filtro "HDR").

Disponível para download na Google Store e na Apple Store.

5.  InShot

Além de edição de fotos e colagens, o app tem a opção de edição de vídeo para quem quer trabalhar com esse formato. Ele conta com uma versão paga, mas a gratuita já dá acesso a várias funções. Utilizando-a tanto em fotos quanto em vídeos você pode:

  • fazer cortes;
  • endireitar o conteúdo;
  • adicionar textos;
  • modificar cores;
  • adicionar efeitos; e
  • inserir adesivos.

Entre outras coisas, claro. Vale passar um tempinho desbravando essa ferramenta.

Disponível para download na Google Store e na Apple Store.

6.  TouchRetouch

Nossa última opção é fácil de manusear e ideal para remover detalhes indesejados das fotos sem que você precise, obrigatoriamente, entender de edição avançada.

O TouchRetouch só desagrada porque não traz tantas funções quanto outros apps e precisa ser usado como um complemento a algum outro da lista, por exemplo.

Disponível para download na Google Store e na Apple Store.

Seja qual for o aplicativo que você escolher, fique sabendo: apesar das diversas funções de edição e dos filtros disponíveis, a dica é sempre evitar transformar a sua foto, o seu prato e a sua bebida em algo diferente da realidade.

Imagens artificiais ou cheias de efeitos podem parecer uma enganação, sob o ponto de vista do consumidor. Então, preze pelo aspecto mais real possível nas fotos.

Acha que precisa de ajuda com isso? Deixa com a gente!

Como deixar as fotos de comida mais reais?

Tanto para ficarem mais bonitas quanto para conquistarem ainda mais o cliente e aumentarem as vendas, as fotos de comida podem ficar com aparência real mesmo quando editadas se você prestar atenção a alguns pontos.

Prepare-se para anotar as dicas da nossa lista!

1.  Ajuste níveis manualmente quando for o caso

Estamos falando sobre os níveis de brilho, contraste, sombras e realces. Eles nem sempre ficam bons quando você clicar no "aplicar edições automáticas" do aplicativo de edição de fotos, então, cabe ajustá-los manualmente às vezes.

2.  Evite brancos "estourados"

Os tons de branco das fotos devem continuar brancos, ou seja, nem amarelados e nem estourados. Isso também transmite a ideia de que a imagem é verdadeira, retratando uma captura de um prato ou de uma bebida feita com um celular ou uma câmera fotográfica e não baixada da internet.

Níveis muito altos de contraste e brilho, principalmente, podem ser responsáveis por "estourar" os tons de branco, então, cuidado.

3.  Reveja a saturação e a tonalidade

Ambas devem estar sempre o mais perto possível da saturação e da tonalidade do prato ou da bebida fotografados quando eles são vistos pessoalmente.

Pode até parecer bonito ou chamativo um molho de tomate com vermelho muuuuito forte ou um risoto de limão-siciliano bem amarelinho, mas lembre-se de deixar a foto na aparência mais próxima possível da realidade do prato que você serve no seu restaurante.

4.  Use filtros com moderação

Já dissemos, mas não custa repetir, né? Quando usados, os filtros devem ser atenuados ou minimizados e servir apenas para darem aquele toque final na fotografia ou para atenderem a uma necessidade de edição que você não conseguiu encontrar em outros recursos.

Por que a inclusão de fotos reais no cardápio é tão importante?

Incluir fotos reais no menu, seja ele um cardápio digital em QR code ou um cardápio impresso, permite que você mostre ao seu consumidor preocupação com:

  • ajudá-lo a escolher o prato ou a bebida que mais o agrade;
  • transmitir informações sempre transparentes sobre o que você vende;
  • prezar pela originalidade; e
  • relacionar diretamente identidade visual com posicionamento e, portanto, fazer com que fotos e todos os outros elementos gráficos usados no cardápio tenham a ver com missão, visão e valores do estabelecimento.

E, se tudo o que mencionamos até agora não foi motivo para convencer você de atualizar seu cardápio com fotos melhores, dá uma olhada em todos os benefícios que boas ilustrações podem trazer ao seu negócio!

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Vantagens de boas fotos no cardápio

Além de todas as vantagens que você já viu logo aqui em cima, veja o que fazem as fotografias bem capturadas e editadas utilizadas na composição do cardápio de um restaurante!

  1. Aumentam a quantidade de pedidos por mesa e no delivery.
  2. Diminuem o tempo que o pedido demora para ser feito.
  3. Ficam gravadas na memória do consumidor.
  4. Reduzem a insatisfação dos clientes com os seus pedidos.
  5. Geram confiabilidade.

Vale dizer que o fator "confiabilidade" tem fundamental importância no marketing gastronômico quando o objetivo do gestor é fidelizar os clientes que já estiveram uma vez no restaurante e não apenas manter as portas abertas para receber gente nova o tempo todo.

Agora, bora pros cliques? Compartilhe suas fotos marcando o nosso Instagram (@Abrahão), estamos ansiosos para ver seus resultados com as dicas que apareceram aqui!

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