Atenção ao fazer seu cardápio digital! Invista em boas fotos dos itens, crie descrições atraentes, destaque os produtos campeões e escolha a plataforma certa para se tornar a sua vitrine virtual: essas são dicas valiosas.
Tenha sempre em mente que bares, hamburguerias e restaurantes estão sempre buscando entregar qualidade no atendimento e nas opções do menu, mas também que a escolha de um prato ou de uma bebida começa com um cardápio bem organizado, capaz de encher os olhos do cliente e dar água na boca.
Pensando nisso, continue a leitura deste artigo até o final! Aqui, você vai descobrir 12 dicas de como chegar a um resultado atraente e irresistível, conhecer as vantagens da alternativa, os formatos e, de bônus, entender quais erros deve evitar a qualquer custo.
Entenda de vez as vantagens do cardápio digital
Usar a tecnologia a seu favor vai ser fundamental, dadas as mudanças no comportamento dos consumidores, para o seu negócio se destacar no mercado e se manter competitivo.
Abaixo, veja mais alguns benefícios do cardápio digital que justificam essa afirmação!
- Redução de custos: além de economizar em decorrência da eliminação da impressão de cardápios físicos, você também investe menos na contratação de freelancers em dias de maior movimento, porque só os garçons fixos dão conta do recado quando têm a inovação como aliada.
- Fácil atualização: com poucos cliques, é possível atualizar a descrição e as fotos de cada produto, remover ou adicionar itens no menu, ativar ou desativar promoções e combos.
- Informações completas: diferentemente do cardápio convencional, no digital, você pode caprichar muito mais nas informações sobre cada item, adicionando detalhes nutricionais, ingredientes, diferenciais etc..
- Vendas muito mais frequentes de opcionais: complementos e extras ganham destaque num menu inteligente, e são oferecidos automaticamente pela tecnologia antes que o consumidor encerre o pedido. Isso aumenta seu up-selling e cross-selling, por exemplo!
- Agilidade no atendimento: o cardápio digital ainda deixa o atendimento muito mais ágil porque, além de ser interativo, permite ao cliente navegar e escolher com calma, só precisando chamar o garçom caso tenha alguma dúvida.
- Aumento do ticket médio: também pela praticidade de uso, ferramentas assim aumentam o ticket médio em até 40% sem que você precise ampliar o seu espaço físico ou sequer aumentar o número de mesas e cadeiras para receber mais fregueses ao mesmo tempo.
É fato: com o cardápio digital certo, você ainda aumenta as chances de tornar o seu restaurante, literalmente, infalível! E o que isso significa? Que, depois de ponderar os benefícios, terá chegado o momento de avaliar as opções do mercado, principalmente tipos e marcas.
Qual o melhor formato para cardápio digital?
Você pode experimentar um cardápio digital em tablet, o formato QR Code, o menu específico para delivery ou até um mini totem de autoatendimento, a depender das necessidades do restaurante, da equipe e dos consumidores!
A melhor alternativa para o seu negócio deve ser selecionada de acordo com o seu planejamento, com os seus objetivos e também seguindo as orientações de especialistas no assunto, como o pessoal da equipe de atendimento da Abrahão Goomer.
- Cardápio digital em tablet: o cliente navega pelos itens e faz o pedido através de um tablet instalado em cada mesa. Excelente para aumentar a rotatividade e reduzir o tempo de espera.
- Cardápio digital em QR code: é só o freguês escanear um QR Code com o próprio celular para ter acesso ao cardápio completo e até pedir sem depender de mais ninguém. Uma vez feito, o pedido vai direto para a cozinha.
- Cardápio digital para delivery: exclusivo para estabelecimentos que trabalham com entregas, ele pode ser personalizado por você e compartilhado com os clientes pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Versões mais avançadas oferecem até atendente virtual (chatbot) para ajudar no esclarecimento de dúvidas.
- Mini Totem de Autoatendimento: com as mesmas funcionalidades de um totem maior, mas pequeno no tamanho e no preço, esse recurso é extremamente indicado para atendimento direto no balcão.
Você pode até usar mais de uma alternativa ao mesmo tempo, se fizer sentido por aí! Siga as dicas do próximo tópico para preparar a sua vitrine virtual e transformá-la na mais poderosa arma de vendas.
14 dicas para fazer um cardápio digital atraente
Existem algumas técnicas capazes de deixar um menu de bar ou restaurante muito mais atraente – a ponto de você notar mudanças expressivas no fechamento de caixa já nas primeiras semanas.
Confira-as adiante!
1. Tire fotos de qualidade
Há quem diga que, primeiro, as pessoas comem com os olhos, por isso é tão importante ter fotos de qualidade no seu cardápio.
Se você optar por capturá-las sem a ajuda de fotógrafos profissionais de comida, priorize a iluminação natural, faça cliques de todos os ângulos para escolher os melhores depois e não exagere nas edições.
Prefira sempre usar imagens reais dos seus pratos: além de despertar vontade no cliente e mostrar a qualidade do produto, você estará sendo transparente em relação ao que ele receberá quando o pedido chegar à mesa.
2. Faça descrições de encher os olhos
Para acompanhar uma boa foto, descreva o seu prato focando nas sensações ao degustá-lo, nos sabores nele contidos e nas texturas dos alimentos. Simples assim!
O que seria mais provocativo e vendedor?
- Hambúrguer de picanha: pão, 150 g de hambúrguer de picanha, queijo e anéis de cebola; ou
- Hambúrguer Premium: descubra o sabor singular do nosso burger de picanha, carinhosamente preparado para amantes de carne, coberto com uma generosa camada de queijo e finalizado com cebolinha crocante.
Ah, o poder de uma boa descrição…!
3. Organize as informações de forma visual
Separe o seu cardápio virtual por categorias: entradas, principais, sobremesas, extras, porções ou acompanhamentos, bebidas alcoólicas e não alcoólicas etc., e separe cada item também por setores: nome, descrição, ingredientes, tabela nutricional, adicionais sugeridos, complementos, dentre outros.
Quanto mais fácil a leitura do menu, maiores as chances de pedidos completos por aí.
4. Destaque os produtos campeões
Priorize destacar os pratos mais vendidos, incentivando os consumidores a pedirem o que você faz de melhor para que eles tenham vontade de voltar outras vezes.
Além disso, contando com o layout interativo dos menus digitais, leve o olhar da freguesia àquelas opções que tem melhor Custo de Mercadoria Vendida (CMV) antes de qualquer outra.
5. Ofereça opções compartilháveis
Este é um ótimo jeito de facilitar a decisão de compra de casais, famílias, amigos e pessoas que vão ao estabelecimento em grupo!
Você pode adotar a tática no dia a dia e também em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados. Vale um combo casal, por exemplo, cheio de corações românticos, colocado logo na capa do seu cardápio digital.
6. Venda combos exclusivos
Criar combos é outra excelente estratégia para tornar seu menu vendedor, aumentar o ticket médio e facilitar a decisão de compra dos clientes.
E dá para divulgar suas promoções por tempo determinado, só nos dias e horários que você escolher, através de um cardápio digital realmente preparado para ajudar o seu estabelecimento!
Outro artigo publicado aqui no blog da Abrahão traz 15 ideias de combos para oferecer em restaurantes. Salve e leia depois.
7. Escolha bem os adicionais que você quer sugerir
Um molho especial para agregar valor a uma porção de fritas, bacons em tiras para complementar o hambúrguer supremo de picanha, farofinha doce para colocar em cima do sundae de caramelo… Tudo isso pode virar uma lista de adicionais a serem oferecidos, automaticamente, pelo próprio cardápio digital antes de o freguês concluir o pedido.
Escolha bem o que fará parte do seu catálogo, porque o menu com certeza fica mais vendedor assim.
8. Fique atento(a) à identidade visual
Na montagem do cardápio, escolha cores que estejam de acordo com a identidade visual da sua marca e insira o logotipo onde for possível, mas sem exageros. Preocupe-se em ter os textos colocados em fontes que todos consigam ler e não misture tantas tipografias, tamanhos ou formatos para não poluir o menu em vez de incentivar a leitura.
9. Faça bom uso da programação de horários
Em bons cardápios digitais, algo sobre o qual você vai ler no último tópico desta mesma lista, inclusive, é possível programar dias e horários para exibir determinados produtos, portanto, faça bom uso do recurso.
Se você oferece um tipo de produto durante o dia e outro à noite, programe a hora em que cada categoria entra e sai do cardápio. Você pode definir, por exemplo, que a opção de marmitex fique ativa apenas entre 11h e 14h.
Isso evita confusão com a clientela e torna a rotina do restaurante bem mais ágil!
10. Mantenha o menu atualizado
É muito fácil editar um cardápio digital e atualizar os itens disponíveis. Aproveite essa facilidade e mexa na sua “vitrine” sempre que houver alguma mudança: não espere até precisar informar ao consumidor que o que ele quer comer está indisponível.
Aproveite as atualizações também para destacar novidades, incentivando a galera a experimentar cada prato e cada bebida diferentes do seu estabelecimento.
11. Crie suas próprias promoções
O cardápio é uma excelente ferramenta de comunicação com o cliente, e você deve usar isso a seu favor. Primeiro, faça as contas e defina preços de forma a não sair no prejuízo, claro! Depois, crie suas próprias promoções (do dia, da semana, do mês etc.), destacando-as no menu como e quando desejar.
Obs.: se tiver clientes gringos, pode ficar tranquilo(a)! Os melhores cardápios do mercado são bilíngues, e traduzem automaticamente os textos promocionais também, além dos de títulos e descrições. Aliás, por falar neles…
12. Faça todo o cardápio numa plataforma reconhecida
Fique sabendo que nenhuma das outras dicas anteriores poderá ser 100% seguida – e levará a um menu realmente vendedor! – sem você ter uma boa plataforma para abrigar o seu cardápio digital.
Se quiser, explore mais um artigo aqui do blog para entender exatamente como criar um cardápio digital Abrahão Goomer. Ou você pode conversar com os especialistas que estão sempre à sua disposição, clicando no botão “Solicitar uma demonstração” no canto superior direito da sua tela!
Mas, antes, anote também o que não fazer no decorrer do processo. A proibição número #1 você já conhece: deixar de acionar quem entende do assunto.
Erros a serem evitados em um cardápio digital
Quem planeja ter uma vitrine incrível, mesmo que ela seja divulgada online, também precisa entender o que evitar para não ter dores de cabeça, certo? Aqui está uma breve lista dos “nãos”!
- Oferecer opções demais: apesar de parecer uma coisa boa, itens em excesso no menu podem deixar o cliente confuso e indeciso, o que dificulta todo o processo de venda e torna a experiência menos agradável.
- Errar no português: fique de olho na hora de criar as descrições para evitar qualquer erro na escrita, e revise cada frase de todo o menu antes de divulgá-lo para os fregueses. Palavras erradas podem prejudicar a credibilidade do estabelecimento.
- Publicar fotos mentirosas ou mal tiradas e editadas: pior do que não ter fotos, é ter fotos que fujam completamente da realidade dos produtos ou imagens ruins dos pratos do estabelecimento. Cliques com brilho em excesso ou em falta, em baixa definição, sem nitidez passam uma impressão muito negativa. Fotos tiradas do Google, então, acabam com a felicidade de qualquer freguês!
- Dar mais ênfase ao preço do que ao restante das informações: ao montar um menu digital, destaque as qualidades e diferenciais do seu produto em vez de focar apenas no preço. Quem entende de engenharia de cardápio, inclusive, sugere até não acrescentar o R$ na frente do valor para diminuir esse enfoque, você sabia?
Não se preocupe em fazer investimentos em cardápio digital e vê-los indo por água abaixo, porque você está munido(a) com as dicas deste artigo. Seja protagonista desse novo e melhor momento do seu negócio! Luz, câmera e ação!
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