13 ideias para aumentar suas vendas com o cardápio

Confira agora mesmo 13 ideias de mudanças que você pode fazer no cardápio do seu bar ou restaurante para aumentar as vendas.

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Duas mulheres em um café analisando informações em um tablet, com flores coloridas e uma xícara de café à mesa. Ambiente moderno e acolhedor.

Não existe uma maneira de aumentar as vendas do seu restaurante com mudanças no cardápio: existem várias! Dentre elas, você pode testar técnicas de precificação, adequações do layout, descrições mais apetitosas e fotos verdadeiras.

Este artigo reúne dezenas de dicas que vão lhe ajudar!

Aqui, você vai descobrir:

  • Como seu cardápio vende mais com ciência e dados
  • Estratégias simples, mas eficazes para ganhar com o menu
  • Dicas de montagem de uma vitrine (escrita) totalmente lucrativa

Boa leitura.

Como aumentar as vendas com cardápio?

O primeiro passo para aumentar as vendas em bares e restaurantes a partir do menu é aplicar a engenharia de cardápio, classificando os pratos em quatro categorias: estrelas, cavalos, quebra-cabeças e cachorros.

Veja, na imagem, como aplicar engenharia de cardápio nas vendas.

Imagem que ilustra um gráfico de popularidade e lucratividade com categorias como Burros de carga, Cães, Estrelas e Quebra-cabeças.

Suas decisões serão baseadas nessa classificação.

A partir da engenharia, você também vai ficar sabendo para quais itens dar mais ou menos destaque, quais transformar em promoções e combos, o que considerar na hora das vendas sugestivas e assim por diante.

Outra dica: com seus estudos sobre o tema e sobre psicologia de consumo, talvez seja possível reduzir o tamanho do menu, eliminando os pratos que vendem pouco ou nada.

Quais as melhores estratégias de cardápio para vender mais?

Seja feliz no simples! Faça como o meme, mas sem ironia. Uma das melhores estratégias para um cardápio vendedor é simplificá-lo, mantendo de 6 a 8 itens por categoria.

Não deixe de se certificar de que as categorias estejam bem definidas e, fazendo testes, vá adotando a regra dos 80/20: enfatize, no menu, 20% do total das opções da casa, considerando que esses 20% devem lhe trazer, pelo menos, 80% do seu lucro.

Aceita sugestões adicionais?

13 dicas para montar cardápio lucrativo

O que você leu até aqui foi só um aperitivo!

1. Estimule o apetite através das cores

A psicologia das cores é um segredo de muitas vendas feitas por aí.

Se fizer sentido para a identidade visual da marca do seu bar ou restaurante, você pode usar vermelho, laranja e amarelo no cardápio para deixar o cliente com fome.

Só não exagere na quantidade de tons diferentes ou vibrantes, caso contrário, você será responsável por uma baita poluição visual.

2. Destaque alguns produtos em boxes

Caixinhas com informações especiais chamam a atenção para pratos e drinks com maior margem de lucro, e diversos clientes gostam de seguir as sugestões visuais dos cardápios, escolhendo melhor e mais rapidamente suas refeições.

Além dos boxes, seu menu pode ter molduras também!

3. Cuidado com a fonte dos textos

Nem toda tipografia é legível para todo mundo, então:

  • Escolha fontes sans serif ou similares
  • Use negrito e sublinhado para destaques, mas sem exagero
  • Evite palavras em itálico

E não coloque todas as letras de uma palavra em maiúsculas (caixa alta).

4. Apresente fotos reais e de boa qualidade

Nada de imagens tiradas da internet ou de cliques insossos, feitos sem a iluminação e a produção adequadas: suas fotos podem vender mais que uma promoção no dia do pagamento, desde que sejam verdadeiras e atraentes.

5. Posicione os produtos calculadamente

Como se estivesse planejando a formação tática de um time de futebol, coloque os produtos que mais quer vender em lugares estratégicos do cardápio. Prepara o print!

Imagem que compara a visualização de um cardápio de restaurante impresso com um digital, evidenciando as diferenças na interação do cliente.

A leitura no menu impresso tem foco nos cantos superiores, enquanto, no digital, começa no topo da tela, e os três primeiros itens de cada categoria são os mais facilmente notados pelo freguês.

No mais, se possível, ao fazer um designer de cardápio pensando em vender, deixe uma área em branco ao redor de itens específicos para atrair atenção a eles.

6. Conte uma breve história

Cardápios com storytelling agarram o leitor, tornando-o um consumidor em potencial, então, através dos títulos e das descrições do seu menu, conte uma história sobre a marca, as receitas, as referências culturais do estabelecimento etc.

7. Nomeie os produtos de forma criativa

Seus pratos e suas bebidas merecem nomes à altura! Sejam temáticos, cativantes, divertidos ou clássicos adaptados, os títulos dos produtos no cardápio, quando bem bolados, geram tanta curiosidade que aumentam as vendas.

8. Faça descrições sensoriais

Nas descrições dos itens, use palavras e gatilhos que evoquem emoções, mexam com os cinco sentidos e transmitam garantia de qualidade através da experiência sensorial no foodservice.  Nos detalhes que mora o desejo – e sua vizinha é a decisão de compra!

9. Permita a personalização por parte do freguês

Para apostar nessa estratégia, você pode:

  • Vender vários petiscos numa tábua ou porção
  • Oferecer um menu degustação
  • Disponibilizar duas ou mais opções de tamanhos de um mesmo prato ou uma mesma bebida
  • Permitir que um item seja modificado para atender dietas veganas, sem glúten ou sem lactose
  • Abrir espaço para customizações, como acréscimo de extras, complementos e molhos

Use a criatividade.

10. Seja sutil ao apresentar preços

Apesar de necessária, a precificação do cardápio não precisa ser um baque aos olhos do consumidor.

  • Evite usar R$ na frente dos valores
  • Trabalhe com preço-isca e produto-isca
  • Use números psicológicos, como R$ 35,90

Evite posicionar um item muuuuito barato perto de um bem caro :)

11. Nunca se esqueça das promoções e dos combos

Todo mundo adora a sensação de estar sendo beneficiado por um descontinho aqui, um produto a mais ali... Promoções e combos podem aumentar o ticket médio quando bem planejados, afinal, enquanto criam percepção de vantagem, ainda facilitam a escolha!

Obs.: adeque suas ofertas tanto à sazonalidade de restaurantes quanto ao perfil do público-alvo, hein.

12. Dê destaque para o que merece ser destacado

Itens sazonais e promocionais, combos para dois ou para a família, sugestões do chef, novidades da casa e outros produtos criados para chamar atenção devem ser destacados com símbolos visuais fáceis de enxergar e interpretar.

O destaque certo, no lugar certo e feito do jeito certo transforma, em pedido, o que não passaria de interesse.

13. Automatize o menu

Tem quem ainda resista à automação em restaurantes, mas, verdade seja dita: muitas das dicas que você explorou no decorrer da leitura deste artigo podem ser transformadas em realidade – todas de uma só vez! – com a implementação de um cardápio digital.

Os melhores cardápios digitais do Brasil, hoje em dia, colocam à disposição de gestores como você recursos que facilitam:

  • Destaques visuais
  • Programação de promoções
  • Vendas sugestivas
  • Criação de combos exclusivos

E, integrados a sistemas de pagamento, tornam a experiência do cliente mais fluida até o último instante, além de permitirem feedbacks imediatamente após o consumo, ajudando em melhorias e adequações.

Digitalizando ou não, testes e atualizações contínuos serão estritamente necessários para você chegar aonde deseja. A diferença é que, com esse tipo de tecnologia, até o que poderia ser complicado, fica mais fácil.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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