Guia para transformar seu restaurante com cardápio digital

Aqui está o passo a passo para você implementar o modelo de cardápio digital certo e transformar o seu restaurante. Confira agora.

Compartilhe

Grupo de amigos sorridentes em um restaurante, desfrutando de hambúrgueres e batatas fritas, enquanto compartilham momentos de diversão e conversam animadamente.

Se você está buscando alternativas para transformar seu restaurante, o cardápio digital pode ser o ingrediente que falta! Adicioná-lo por aí não requer conhecimentos tecnológicos super avançados nem da equipe e nem dos clientes, muito menos uma estrutura cara e complexa.

Basta escolher o modelo certo para as suas necessidades e aproveitar as funcionalidades sem moderação.

A depender do tipo de tecnologia selecionada, será possível integrar boa parte da jornada do atendimento e dos pedidos em um único lugar, então, todos saem ganhando!

Muito mais do que uma maneira alternativa de você apresentar os pratos do seu restaurante, o cardápio digital otimiza a operação, facilita a interação entre estabelecimento e consumidores e aumenta as margens de lucro.

Este artigo reúne tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia! Seja bem-vindo(a) ao seu guia para escolha e implementação de soluções digitais em restaurantes.

O que é exatamente um cardápio digital?

A verdadeira tecnologia é uma versão muito mais moderna e interativa do tradicional cardápio impresso.

Algumas pessoas pensam que um cardápio virtual ou digital é só o menu de um restaurante transferido para um arquivo de computador ou celular (em doc. ou .pdf), mas longe disso!

Disponível em QR Codes para leitura via câmera de celular, totens de autoatendimento, tablets e até em versões exclusivas para delivery, o chamado “menu inteligente” permite que os clientes de bares e restaurantes visualizem todos os detalhes sobre pratos e bebidas disponíveis para compra.

No tempo deles, sem pressão, esses clientes decidem o que querem consumir, colocam os itens num cesto ou carrinho, personalizam ingredientes e tamanhos e enviam os pedidos diretamente para a cozinha do estabelecimento.

Tudo pela tela, com alguns cliques.

Vantagens do cardápio digital para restaurantes

A automatização do atendimento com cardápio digital, portanto, melhora a experiência de consumo ao mesmo tempo em que elimina reimpressões de cardápios físicos, desperdícios decorrentes de erros, dificuldades na gestão de estoque e assim por diante.

Além de tudo, se você implementar um menu inteligente também vai poder criar promoções programadas, fazer pesquisas de satisfação em tempo real, ocultar ou apontar para os fregueses aqueles produtos faltantes em determinado dia ou horário e muito mais!

Os melhores modelos ainda são integrados a ERPs e PDVs e fornecem, através de um painel de gestão completo, uma série de dados sobre suas vendas, ou seja, colocam uma inteligência de mesa completa à sua disposição, capaz de impulsionar seus resultados.

Por que optar por um cardápio digital?

Otimização do atendimento, transformação da experiência e mais rentabilidade são só alguns dos vários benefícios do cardápio digital.

Um garçom para 11 mesas

Imagine um garçom que é capaz de atender várias mesas ao mesmo tempo, apresenta os pratos com todo capricho, não erra nenhum pedido, repassa tudo à cozinha na hora e cobra a conta enquanto já está recebendo o próximo cliente.

Super-herói? Não, mas alguém que utiliza cardápio digital como ferramenta de trabalho!

Enquanto a tecnologia age, os atendentes do restaurante ficam à disposição para esclarecer dúvidas mais pontuais e atuar como representantes de marca.

Além disso, assumem tarefas muito mais estratégicas, que só seres humanos podem executar com maestria.

Os melhores cardápios digitais automatizam boa parte do atendimento, agregando eficiência e agilidade à operação do seu restaurante. Um custo-benefício excelente logo no primeiro mês de uso!

Clientes muito mais felizes

Se o público-alvo do foodservice quer mais do que preço justo e tem valorizado cada vez mais a experiência positiva (inclusive mostrando-se disposto a pagar por ela), o menu digital entra como um aliado para as refeições mais memoráveis.

Você oferece um jeito atrativo e interativo de pedir, reduz erros e tempo de espera e dá sugestões baseadas em preferências através da tecnologia, o consumidor fica muito mais feliz.

Lucro e economia garantidos

O cardápio digital ajuda a economizar e gerar mais lucro, afinal, você deixa de gastar impressões, não precisa mais contratar freelancers para dias mais movimentados, aumenta o ticket médio através de up-selling e cross-selling e fideliza via promoções e programas de incentivo.

Decisões mais assertivas

E pra que ter bola de cristal se você tem um super-atendente? Basta usar a tecnologia se você quiser identificar as preferências dos seus clientes, prever sua demanda e novas oportunidades e criar as melhores ofertas!

Cada interação que alguém tem com a tecnologia gera dados valiosos para o seu restaurante.

Nítido diferencial competitivo

Como se já não fosse suficiente esta lista de vantagens, trocar o cardápio digital pelo físico ainda coloca seu negócio à frente da concorrência, pois isso:

  • Deixa a infraestrutura mais moderna
  • Otimiza o dia a dia da equipe
  • Permite uma gestão integrada do negócio

Pra completar, usando-o, você ainda pode posicionar o restaurante como uma marca comprometida com a preservação do meio-ambiente e da qualidade de vida das gerações atuais e futuras.

Só coisa boa!

“Com o atendimento digital, a gente conseguiu potencializar as vendas. Às vezes sai um produto que a gente nem estava pensando em oferecer, então, a gente acabou vendendo mais”.

Por que você não faz como o Marcelo, dono da Big Jack Cervejaria (e do depoimento aqui de cima)?

 

Como escolher cardápio digital? 4 modelos de destaque

Você pode optar por uma ferramenta para delivery, um cardápio em QR Code ou tablet ou a implementação de um totem de autoatendimento: a melhor alternativa será aquela capaz de atender às necessidades do seu restaurante e do público-alvo, enquanto contribui para o corte de gastos e o aumento do ticket médio.

1. Cardápio Digital para Delivery

Ideal para você organizar melhor o recebimento de pedidos e se comunicar com os consumidores de forma mais direta, pelo WhatsApp.

Os melhores cardápios digitais para delivery também permitem que gestores vendam seus produtos contando com motoboys do iFood, mas sem precisarem pagar taxas.

Essa solução pode ser usada de forma gratuita ou paga: tudo vai depender da quantidade de encomendas que o estabelecimento costuma receber por mês e das funcionalidades das quais a pessoa dona do delivery quer usufruir.

2. Cardápio Digital em QR Code

Ao criar um Cardápio Digital em QR Code, você tem o código à sua disposição para sempre, imutável, mas a tranquilidade de poder adicionar ou remover itens do menu, alterar preços, modificar categorias, sinalizar ofertas e novidades e muito mais!

A grande sacada do QR Code é disponibilizar a imagem do código em lugares bem visíveis do restaurante e mostrar para a freguesia que todo mundo consegue até personalizar o pedido através de um link rápido, sem baixar aplicativo.

E deixar observações também, digitando do próprio celular.

3. Cardápio Digital no Tablet

Trazido ao mercado pela Abrahão Goomer para ser o melhor amigo dos garçons, o Cardápio Digital no Tablet também leva mais comodidade para os clientes, que não precisam esperar para serem atendidos e escolhem, com calma, o que comer e beber.

Ao confirmar a escolha, o próprio cliente, com alguns cliques, envia o pedido diretamente para a cozinha.

Depois, quando terminar a refeição, basta pedir o fechamento da conta pela tecnologia e, se quiser, responder à pesquisa de feedback que já estará na tela.

4. Totem de Autoatendimento

Parecido com o tablet, mas voltado especificamente para quem tem atendimento em balcão, o Totem de Autoatendimento existe, hoje em dia, em diferentes versões, e você vai gostar de testar as alternativas “Mini” e “Clover”:

  • Mini Totem – não ocupa espaço e tem as mesmas funcionalidades de todos os outros cardápios digitais; escolhido por quem quer flexibilidade de adquirência
  • Totem Clover – o mesmo usado nos maiores parques temáticos do mundo, é maquininha e cardápio num mesmo hardware

Através dessa solução, o cliente pode escolher o que vai consumir e realizar o pagamento na hora, sem enfrentar filas. Atritos? Nunca mais!

E que tal um comparativo rápido de todas as alternativas para você pensar melhor?

Cardápio digital Atendimento Pedidos
QR Code Salão Sem download de aplicativo; direto no celular do cliente
Tablet Mesa Sem pressão do garçom; envio direto à cozinha; vendas sugestivas
Totem Balcão Sem filas e atritos; pagamento facilitado
Delivery Entregas Sem taxas iguais às de marketplaces; status em tempo real


Lembre-se: a escolha vai depender de necessidades e possibilidades identificadas dentro do seu negócio e da sua operação.

Finalmente, como implementar cardápio digital em restaurante?

Pensou bem e decidiu modernizar? A implementação é simples: você vai precisar do ingrediente certo, ou seja, da tecnologia ideal. Aí, bastam alguns cuidados básicos para todo mundo aproveitar 100% do potencial dela.

Receita de sucesso!

Escolha a solução ideal para as suas necessidades

Avalie com atenção os modelos disponíveis no mercado para identificar qual formato mais atende ao perfil e aos objetivos do seu restaurante. Observe as funcionalidades, os tipos de planos e o suporte oferecido pela empresa implementadora.

Se possível, solicite uma demonstração do cardápio digital desejado para ter certeza da sua escolha.

Construa o seu menu

Liste o nome de cada um dos pratos e adicionais, crie descrições caprichadas, distribua os itens em categorias, precifique e atribua fotos.

Leve todas essas informações ao seu painel de gestão da ferramenta, planeje estrategicamente a ordem em que os itens serão apresentados aos clientes e valorize destaques da casa e as promoções especiais.

Aos poucos, explore os recursos disponíveis na tecnologia. Surpresas muito positivas podem aparecer.

Aprenda a gerenciar o cardápio pelo painel

Sempre que precisar, acesse o painel de gestão que será seu sistema de gerenciamento do menu e vá fazendo alterações de produtos e preços em tempo real.

Sem pausas na operação, você consegue editar textos, incluir ou remover itens, personalizar novos recursos etc.

Use os relatórios para tomar decisões, hein!

Treine sua equipe

Garanta que toda a equipe conheça o cardápio digital e se familiarize com suas peculiaridades, para dominar seu uso e estar preparada para lidar com qualquer eventualidade.

Uma boa capacitação também permitirá que o time saiba como aproveitar os recursos da solução, utilizando-a como aliada no dia a dia.

Divulgue a novidade e oriente os clientes

Uma modernização tão importante não pode passar despercebida entre a freguesia atual e potenciais clientes, por isso, planeje uma boa divulgação do novo cardápio nas redes sociais, no WhatsApp, nas embalagens e assim por diante.

Aproveite a oportunidade para mostrar aos clientes como é fácil utilizá-lo!

Extraia o máximo da ferramenta

Menu criado, equipe treinada e solução na mão dos consumidores, então, vai ser só aproveitar.

  • Mantenha o cardápio sempre atualizado
  • Aposte em ofertas limitadas, promoções personalizadas e programas de fidelidade
  • Gere relatórios periódicos para analisar dados e planejar melhorias
  • Incentive os clientes a avaliarem o atendimento numa pesquisa de satisfação feita através da própria tecnologia

Aproveite o que há de melhor no mercado para elevar o nível do seu restaurante!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais