O conceito de “gastrobar” surge para descrever estabelecimentos que combinam a alta gastronomia de restaurantes com a descontração dos bares. Eles têm foco nas bebidas, mas também em oferecer pratos elaborados, muitas vezes assinados por chefs renomados, e um ambiente mais casual.
A ideia dos gastrobares, portanto, é trazer uma experiência sofisticada aos clientes de forma acessível e informal.
Quer abrir um? Misture bom atendimento, diversidade de drinks e comida de qualidade, aplicando bem o conceito, ou melhor, aproveite as dicas deste artigo!
O que é como funciona um gastrobar?
Um gastrobar é um espaço que alia restaurante e bar, no qual os clientes podem desfrutar de pratos gourmet ou criativos enquanto saboreiam drinks exclusivos. Seu ambiente costuma ser informal e, ao mesmo tempo, acolhedor, e o foco de quem gere estabelecimentos assim sempre deve estar em atender quem busca experiências culinárias diferenciadas sem abrir mão da descontração.
Além disso, bons gastrobares valorizam tanto a qualidade dos alimentos quanto das bebidas, numa proposta que precisa estar entre a de alta gastronomia e a da venda de coquetéis únicos.
Quanto mais surpreendente o menu, melhor!
Pratos gourmet, criativos e bem elaborados acompanhados por uma seleção especial de bebidas, como drinks autorais e cervejas artesanais, são exemplos perfeitos do funcionamento de um gastrobar. Some a isso um atendimento sofisticado, apesar de informal, uma identidade visual moderna e uma decoração convidativa.
Acrescente uma pitada de valorização da experiência sensorial também e voilá!
O que é necessário para abrir um gastrobar?
Abrir um gastrobar vai depender dos conhecimentos da pessoa responsável em tudo o que diz respeito ao conceito, porém, outros quesitos “técnicos” devem ser considerados: a obtenção de licenças, a contratação de pessoas, a organização do estoque etc.
Outra coisa! Utilizar soluções para um restaurante digital, como cardápios inteligentes, desde o início da operação, pode impactar significativamente a lucratividade e rentabilidade do negócio.
14 passos para montar um gastrobar
Comece nas licenças, passe pela aquisição de equipamentos, utensílios, móveis e decoração e chegue a definição de procedimentos e à contratação de equipe, mas não pare por aí. Anote o passo a passo obrigatório – e algumas dicas opcionais, apesar de importantíssimas – da montagem de um gastrobar.
- Obtenha as licenças para abrir seu restaurante, como alvará de funcionamento, permissões da Vigilância Sanitária e registro na prefeitura.
- Compre como fogões industriais, geladeira, freezer e outros equipamentos para restaurante que atendam à demanda de produção de alimentos e bebidas.
- Caso precise melhorar a acessibilidade do estabelecimento, tornando-o um restaurante realmente inclusivo, faça reformas a partir da orientação de engenheiros especializados.
- Capriche na iluminação!
- Pensando em conforto e modernidade, vá atrás de cadeiras, mesas e outras mobílias para o espaço. Não se esqueça de que os móveis devem ser posicionados de forma que todos transitem tranquilamente.
- Compre talheres, copos e demais itens de uso diário.
- Aposte numa decoração capaz de refletir o conceito do gastrobar e combinar com a proposta do cardápio e com o público-alvo. Vale procurar objetos em brechós, revendas e similares!
- Aí comece a agir e, com base no seu plano de negócios, defina alguns procedimentos de operação, atendimento e limpeza. Você vai divulgá-los e explicá-los para a equipe.
- Contrate cozinheiro(s), bartender(s), garçon(s), faxineiro(s) e outros funcionários alinhados às visões e valores da sua marca. Não deixe de treiná-los continuamente.
- Construa seu cardápio pensando em harmonizações, combos promocionais e muuuuito sabor!
- Se for tocar música, informe-se sobre licença autoral e ECAD.
- Invista senão dinheiro, parte do seu tempo em marketing e divulgação para o restaurante.
- Faça uma compra inicial de estoque, converse com fornecedores para firmar parcerias vantajosas para ambos os lados e organize seu armazenamento de insumos, evitando contaminação cruzada e desperdício.
- Tenha as tecnologias como suas principais aliadas!
Fique sabendo: os melhores cardápios digitais do mercado podem ajudar na economia de investimentos que seriam direcionados à contratação de extras e freelancers em dias cheios.
No mais, eles vão facilitar os pedidos e o preparo de cada um deles e ainda mostrar aos consumidores um alinhamento do seu gastrobar com o objetivo de oferecer uma food experience diferenciada.
Pondere ainda ter um sistema de gestão integrado aos cardápios para controlar vendas, estoque e reservas e, além de tudo isso, certifique-se de ter em caixa o “capital de giro”: ele é essencial para manter o negócio em funcionamento nos primeiros meses, até que comece a gerar lucro.
Finalmente, abra as portas!
Abrir um gastrobar pode valer muito a pena, especialmente se o empreendimento for bem planejado e o ponto comercial adequado aos objetivos de venda. Depois de considerar tudo o que foi trazido durante a leitura deste artigo, avaliar o investimento inicial e o retorno potencial, pode ter certeza de que você vai saber o que fazer.
Aí é só continuar acompanhando as dicas aqui do blog, tá bom?
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