Tipos de cardápios: qual o ideal para o seu restaurante

Quer modernizar o seu restaurante e aumentar o ticket médio, mas não sabe como? Confira as principais tendências e os tipos de cardápio que vão encantar seus clientes e aumentar suas vendas!

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Garçom atendendo duas mulheres segurando cardápios

O tipo de cardápio ideal para o seu restaurante ou bar é aquele que melhor vende o seu peixe (ou qualquer outro prato que você sirva) para o cliente. Seja físico ou digital, o menu é a porta de entrada para a experiência gastronômica das pessoas no seu estabelecimento.

Ele não é apenas uma lista de itens disponíveis, mas uma estratégia de marketing que pode influenciar significativamente as escolhas dos clientes e impulsionar as vendas.

Um menu vendedor se adapta ao público-alvo, reflete o conceito do estabelecimento, destaca pratos exclusivos, é visualmente atrativo, oferece opções variadas, tem preços estratégicos e é flexível o suficiente para se manter relevante ao longo do tempo.

Hoje em dia, existem muitas opções no mercado, e nem sempre o que funciona para o seu concorrente vai ser sucesso por aí, então, antes de definir qual modalidade de cardápio adotar, leia este artigo até o final!

Como escolher o tipo de cardápio para usar no seu restaurante?

Primeiro, reflita: de que maneira você gostaria que os consumidores percebessem a sua marca? Depois, escolha! Você quer que o menu seja visto por alguém que bate o olho na parede do estabelecimento ou analisado com calma quando as pessoas sentarem à mesa, por exemplo? Nesse caso, saber qual é a melhor opção entre os tipos de cardápio para restaurante pode ser a diferença entre ser admirado ou esquecido no meio da concorrência.

Um bom começo é avaliar, dentre os tipos de cardápios que existem – folheto, na prancheta, totem, tablet, QR Code etc. –, qual é o modelo que cria uma experiência positiva para os clientes e, ao mesmo tempo, otimiza o funcionamento da sua empresa.

A melhor forma de fazer isso ainda é instaurando uma pesquisa de mercado ou de opinião no seu restaurante para que a clientela possa expressar suas preferências. Quem sabe os resultados dessa enquete não ajudam a tomar a melhor decisão?

Você pode coletar as respostas de forma online, por meio de um Google forms, por exemplo, ou mesmo através da tradicional caixinha estilo urna próxima ao caixa.

E não caia no papo de que as pessoas não gostam dos menus em tablet ou QR Code nos estabelecimentos! Dados do estudo “Alimentação hoje: a visão do consumidor”, publicado pela Galunion no primeiro trimestre de 2023, afirmam o oposto.

A pesquisa mostra que novas gerações preferem cardápios digitais: dentre os mais de mil entrevistados pelo levantamento, 24% destacaram a rapidez no atendimento como um critério de escolha de onde comer.

Se você quer que o seu negócio conquiste o público e tenha sucesso, é melhor pesquisar qual tipo de “vitrine escrita” atende essa e outras demandas, oferecendo, para cada um, a possibilidade de alterar ou personalizar os pedidos, de receber sugestões de pratos e harmonizações e de encontrar novidades e promoções de forma fácil e intuitiva.

8 opções de tipos de cardápio que existem

Para chegar a uma decisão com mais facilidade e segurança, confira, a seguir, oito principais modelos de cardápios modernos.

1.  Cardápio de parede

Modelo cardápio moderno de parede descolado

Febre em restaurantes e lanchonetes que querem passar uma imagem mais “descolada”, o cardápio de parede tem se destacado por estar mais visível aos seus clientes, e também por conter elementos de lettering, como efeitos 3D, letras estilosas e desenhos que deixam seu estabelecimento muito mais moderno e charmoso.

Para criar um no seu espaço, você vai precisar de uma parede no estilo quadro-negro – pintada com uma tinta específica – e também muito giz branco e colorido, para destacar os títulos do menu.

Este tipo de cardápio é interessante para restaurantes pequenos, já que permite aproveitar espaços da parede para compor também a decoração, tornando o ambiente ainda mais aconchegante.

O cardápio de parede é também uma ótima opção para hamburguerias e cafeterias mais descoladas ou temáticas, porque possibilita o uso do quadro-negro para incluir elementos temáticos desenhados na parede.

Estilo de cardápio de parede cafeteria temática

Mas nem tudo é lindo! Por ficar fixo em um único lugar, este modelo pode dificultar o acesso para alguns clientes, especialmente aqueles que estão sentados distantes ou têm dificuldades de visão.

Além disso, a falta de mobilidade impede que você faça atualizações frequentes nos itens, tornando complicado incluir pratos novos ou ajustar os preços, principalmente caso os itens tenham sido pintados com tinta em vez de escritos com giz.

2.  Cardápio-folheto

Cardápio físico folheto clássico

Do tamanho de uma folha normal, este modelo clássico contém as informações de pratos, bebidas e valores separadas umas das outras com espaçamento agradável para facilitar a leitura do cliente, além de poder incluir fotos nas laterais.

Ele pode trazer informações só na frente ou na frente e no verso e, para torná-lo mais durável, recomenda-se plastificá-lo. O problema é fazer alterações depois.

Provavelmente, você já o viu em grande parte dos estabelecimentos. Isso porque ele é de baixo custo e, geralmente, inclui todas as opções disponíveis no menu.

No entanto, a versão folheto não é uma boa escolha caso seu restaurante ofereça muitas alternativas.

Apesar de seguro, barato e fácil de fazer, ele pode incomodar por causa da poluição visual, é de difícil atualização, diminui a visibilidade de alguns pratos, gera desorganização e até acaba prolongando o tempo de espera pela refeição.

Pense na demora entre a escolha do cliente e a entrega do prato se o seu processo for o seguinte: o garçom percebe a chegada dos clientes, leva o folheto até a mesa, as pessoas olham, escolhem, chamam o garçom novamente, ele anota os pedidos, confere, leva para a cozinha, depois retorna e leva os pratos já prontos.

Esse vai e vem gera uma experiência negativa em quem espera agilidade na hora de comer. Isso sem falar na chance de algum item vir errado por ruídos na comunicação entre garçom e cozinha.

3.  Cardápio na prancheta

Cardápio moderno na prancheta restaurante descolado rústico

Super descolada, esta opção tem ganhado a atenção de muitas hamburguerias e bares, por ser diferente e descontraída. Neste menu, as informações costumam estar organizadas em folhas isoladas que serão colocadas sobre a prancheta.

Se o seu estabelecimento é um ambiente mais rústico, a opção pode combinar muito com a temática do espaço. Simples e barata, a prancheta pode ser o cardápio perfeito para você.

A menos que você tenha muito para oferecer… Aí, a prancheta pode não ter espaço suficiente para você listar todas as suas opções de pratos e seu menu acabar resultando em algo com um design menos organizado e complicado.

E, se você sente necessidade de atualizar constantemente as ofertas, incluir promoções ou mexer nos preços, o papel também pode ser inconveniente e demandar mais recursos. Hoje, já é possível encontrar alternativas mais econômicas e personalizáveis no mercado.

4.  Cardápio minimalista

Cardápio físico minimalista menu degustação

Sem muitas informações e com poucas imagens, este tipo de cardápio busca ser o mais simples possível, reunindo somente o essencial para que o cliente escolha o que pedir.

Se essa ideia faz sentido para o seu negócio, uma boa dica é criar o menu nas cores que compõem a paleta do estabelecimento e inserir apenas os pratos e valores oferecidos.

Esta é uma opção para restaurantes com um ambiente onde a simplicidade é o elemento principal. No entanto, a redução do número de pratos pode não agradar a todos os clientes, especialmente aqueles que procuram uma variedade maior.

Outro ponto a ser considerado ao pensar em um cardápio minimalista é que a falta de detalhes sobre os pratos pode afetar a decisão de compra (e prejudicar suas vendas!). Talvez aplicar o recurso para um menu degustação valha a pena.

5.  Cardápio sustentável

Cardápio físico sustentável restaurante ecogastronomia

Com a conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente cada vez mais forte, muitos restaurantes têm optado por apresentar um ambiente sustentável, livre de plásticos, com secadores de mão ao invés de papel nos banheiros e afins.

Uma opção para somar nesse cenário é o cardápio sustentável, feito com papel ecológico e até mesmo escrito à mão.

Além de mostrar preocupação do seu estabelecimento com o futuro do planeta, ele torna seu negócio mais charmoso e combina super bem com restaurantes especializados em ecogastronomia, comida saudável e sucos.

Apesar de sustentável, a opção apresenta muitas das desvantagens de qualquer outro tipo de cardápio físico, já que limita e encarece as atualizações, pode confundir mais do que ajudar o cliente e ainda serve como superfície de transmissão para vírus e bactérias!

6.  Cardápio digital por QR Code

Cardápio moderno digital QR code

Longe de ser os modelos mais tradicionais e menos higiênicos, com um cardápio digital por QR Code, o cliente precisa apenas apontar a câmera do celular para um código e abrir o menu no próprio celular, economizando o próprio tempo e o da equipe de salão também.

Nesse processo, o pedido é enviado diretamente para a cozinha e os garçons podem ser alocados para tarefas mais estratégicas.

Isso sem falar na praticidade de ter a personalização do seu cardápio em tempo real na palma da mão, para quando quiser retirar ou acrescentar opções novas, criar promoções, alterar preços de pratos, personalizar ofertas, etc.

Só não esqueça de oferecer uma boa internet Wi-Fi, para que seus clientes não corram o risco de não conseguir abrir o cardápio por falta de conexão.

7.  Totem de autoatendimento

Cardápio moderno totem de autoatendimento rede de fast food

Mais uma opção super tecnológica, o totem é uma ferramenta interativa e com navegação intuitiva, facilitando a vida até daqueles clientes que não têm tanta familiaridade com o uso de tecnologias.

Imagine só o ganho de autonomia que os seus clientes terão para fazer os pedidos, olhando o menu com fotos atraentes na tela do totem e escolhendo com poucos cliques! Sem contar que o pedido é enviado direto para a cozinha, reduzindo a chance de falhas de comunicação.

O modelo é mais comum em redes de fast food, justamente para que as pessoas peçam com mais praticidade e consumam mais rapidamente, já que o uso do dispositivo significa menos espera em filas.

Se a sua ideia é aumentar o consumo por mesa e o tempo de permanência dos clientes na casa, este tipo de cardápio, embora prático e moderno, pode não ser o mais recomendado. Nesse caso, o ideal é dar uma olhada com carinho na próxima opção.

8.  Cardápio digital em tablet

Cardápio moderno digital em tablet

Os cardápios digitais aumentam o ticket médio e são opções práticas para todo mundo: gerentes de restaurantes, equipe de cozinha, garçons e clientes.

Há várias opções disponíveis no mercado e o cardápio digital via tablet (foto abaixo) permite que o cliente visualize todo o menu através de um dispositivo alocado na própria mesa, com fotos e informações sobre os pratos, incluindo preços e ingredientes.

A experiência fica ainda melhor com a possibilidade de personalizar o pedido como o consumidor quiser!

Nesse tipo de cardápio, o pedido também vai direto para a cozinha, diminuindo a chance de falhas de comunicação e desperdício de alimentos. Demais, não é? Perfeito para restaurantes que querem modernizar e investir em novos tipos de menu.

Outra vantagem do menu digital em relação aos demais tipos de menu de restaurante é a economia com impressão. Imagine não gastar nem um centavo sequer imprimindo novos menus quando os seus estiverem sujos e desgastados?

Tendo todas essas informações sobre opções em modelos de cardápios disponíveis no mercado, agora é com você! Busque selecionar o melhor modelo que vai servir como cartão de visita para o seu negócio: opte pela versão que mostre ao seu cliente o que há de melhor no seu restaurante!

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Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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