Como montar um cardápio de hambúrguer: guia completo

Criar um cardápio de hambúrguer pode ser desafiador, já que existem muitas variedades de blends, pães e complementos. Confira os segredos para você se dar bem, neste artigo!

Compartilhe

Um hambúrguer com bebidas e batata frita servidas

Quem quer montar um cardápio de uma hamburgueria de sucesso precisa conhecer seu público-alvo, definir quais pratos vai oferecer, precificar cada um deles corretamente, descrevê-los de um jeito criativo e organizá-los de forma que fiquem bem visíveis.

Também é fundamental deixar tudo com a cara do negócio e inovar, usando soluções digitais.

Atualmente, as hamburguerias estão entre os mais populares modelos de restaurantes do mercado e, inclusive, as redes de fast food foram os primeiros modelos da categoria que fizeram muito sucesso devido à facilidade e rapidez para conseguir entregar os “sanduíches” mais queridos do mundo.

Porém, muitos estabelecimentos alcançaram sucesso porque possuem propostas diferentes: a do hambúrguer gourmet ou do artesanal, que não são, necessariamente, uma comida de rápido preparo, mas têm sempre um sabor especial.

Além de o hambúrguer ser um lanche fácil de consumir, associado a algo diferente para fazer, como um programa divertido no final de semana, os cardápios de hamburgueria contam com acompanhamentos deliciosos, como a batata, as onion rings e até polenta frita, além dos molhos especiais e caseiros. Tudo funciona como um diferencial!

Sem falar nos diversos tipos de bebidas que combinam com esse lanche, desde o popular refrigerante até o geladíssimo milk-shake.

Só que, antes de chegar no menu e em todas as maravilhas que você vai oferecer aos seus clientes, vai ser preciso conhecer os fatores que você deve ponderar se estiver abrindo o negócio agora, bem como entender exatamente o que ele precisa para funcionar. Confira!

Montando uma hamburgueria: o que levar em consideração?

Assim como qualquer outro tipo de estabelecimento que trabalhe com a alimentação fora de casa, é preciso muito planejamento para montar uma hamburgueria.

Algumas das definições mais importantes a serem feitas na hora de abrir seu estabelecimento são:

  • local;
  • público-alvo;
  • fornecedores de qualidade; e
  • equipe da cozinha e atendentes bem treinados.

Levar esses fatores em consideração é super importante, afinal, eles serão essenciais para você definir o estilo de negócio que vai criar.

Ao entender melhor o seu público-alvo, fica mais fácil chegar à conclusão de qual o melhor estilo para o estabelecimento e, principalmente, trabalhar com algum diferencial na sua hamburgueria.

E, falando em diferencial, encontrar pelo menos um para o seu negócio será um fator decisivo para atingir o sucesso! Observar a concorrência e buscar ideias diferentes para aplicar vão ajudar – e muito! – na hora de atrair clientes.

Com todas essas questões importantes resolvidas, terá chegado a hora de pensar nos equipamentos do seu restaurante. Alguns são essenciais, outros podem ser adquiridos ao longo do tempo. Acompanhe!

O que não pode faltar em uma hamburgueria?

Antes mesmo de pensar no que vai servir, você precisa conhecer os principais equipamentos para a preparação de hambúrgueres e dos acompanhamentos. Alguns são essenciais, outros podem ser um diferencial para o seu negócio.

Os itens de um a seis da lista abaixo são aqueles dos quais você não vai conseguir abrir mão, já que, sem eles, as operações mais básicas da cozinha não vão para frente. Do item sete em diante, estão equipamentos que vão agilizar o processo e facilitar o trabalho da cozinha, mas que não precisam ser adquiridos logo de cara.

  1. Chapa: é o coração de qualquer hamburgueria. Além da carne, ela serve para tostar o pão, fritar o bacon e outros ingredientes que acompanham cada hambúrguer.
  2. Fritadeira: uma fritadeira de qualidade vai resultar naquelas batatinhas crocantes que, só de pensar, já dão água na boca.
  3. Fogão industrial: outro equipamento indispensável na cozinha, principalmente porque nele são preparados os molhos e outros acompanhamentos.
  4. Freezer: é essencial para conservar insumos, por isso, faça uma boa pesquisa de preço e tamanhos antes de comprar.
  5. Refrigerador: um fica exclusivo para bebidas e outro para o descongelamento dos ingredientes, isso porque descongelar carnes em temperatura ambiente afeta a textura e a qualidade dos hambúrgueres.
  6. Microondas: é um salvador quando um lanche precisa de uma aquecida antes de ir para mesa, mas não pode ser o principal equipamento da casa.
  7. Modelador de hambúrguer: esse equipamento cria os discos de carne de madeira padronizada, sempre redondinhos.
  8. Conservador de fritura: mantém as batatas aquecidas, crocantes e sequinhas porque ainda escorre o excesso de gordura.
  9. Fatiador de alimentos: principal aliado para agilizar o preparo de cada receita e, por consequência, a eficiência da sua cozinha. Melhora padrões, já que corta tudo do mesmo tamanho e espessura.
  10. Dispenser de molhos: permite colocar, em cada receita, quantidades precisas desse ingrediente essencial, o que evita desperdícios e mantém o padrão de preparo.

Além dos recursos listados, a sua cozinha vai precisar do básico de qualquer restaurante, como talheres, panelas, potes, tábuas de corte etc. Se o seu estabelecimento conta com um salão para atender clientes, mesas e cadeiras são indispensáveis também, tanto quanto jogos americanos, guardanapos e todo o resto que você já sabe.

Hamburgueria fast food ou artesanal: qual a melhor opção?

A resposta depende muito do que você quer para o seu negócio. Hamburguerias fast food apostam na venda de lanches rápidos e em grande quantidade, enquanto as artesanais investem em pratos mais sofisticados e com maior valor agregado.

Qual a diferença entre hambúrguer de fast food e artesanal?

Os exemplos do ramo de fast food mais famosos são as grandes franquias, como McDonalds, Bob’s e Burger King, com pratos produzidos a partir de ingredientes industrializados e de forma mais rápida. Já o hambúrguer artesanal é associado a uma maior qualidade e, normalmente, feito com ingredientes frescos e molhos caseiros.

Por não fazer parte de uma franqueadora, o estabelecimento que vende hambúrguer artesanal tem maior liberdade para criar uma identidade única e sabores diferentes para compor o menu, o que aumenta a possibilidade de atingir públicos mais específicos.

Enfim, independentemente de qual ramo seu negócio vai seguir, será fundamental conhecer os tipos de lanches que mais fazem sucesso no Brasil e no mundo e suas características. Eles vão além destes dois concorrentes diretos, viu?

7 principais tipos de hambúrguer para cardápio de hamburgueria

Existe uma variedade enorme de tipos e sabores de hambúrguer que você pode incluir no seu cardápio, como o tradicional, gourmet, smash, artesanal, vegetariano, slider e vegano.

É sempre importante oferecer uma variedade de opções para os clientes não só em sabores, mas em preços e insumos também, inclusive porque uma grande parte da população tem restrições alimentares, como intolerância a lactose ou ao glúten.

Pensar em sabores que consigam atender a todos será um diferencial muito atrativo para o seu negócio, mesmo que os hambúrgueres usem ingredientes um pouco mais caros.

1.  Tradicional

Todo mundo conhece o famoso cheeseburger, o mais clássico de todos, com pão, queijo e carne. Ele é o ponto de partida de todos os outros tipos de lanche mencionados adiante e de outros sanduíches tradicionais, como o cheese salada (ou X-salada).

A vantagem em incluir uma opção como essa, mais simples, no seu cardápio, é o preço mais atrativo, que conquista clientes que normalmente optam por lanches mais em conta e a oferta de um produto que transmite a ideia de ser menor e mais leve, bom pra quem quer fugir da dieta, mas sem exageros.

Você pode, ainda, adicionar mais ingredientes ao seu lanche-base ou um molho especial, mas o ideal é mantê-lo simples e com um valor mais baixo.

2.  Gourmet

Diferentemente do tradicional, os hambúrgueres gourmet já utilizam insumos mais selecionados e costumam ser feitos com um blend de carnes – uma mistura de mais de um tipo de carne – e de maneira mais planejada.

O pão, o queijo e o resto dos ingredientes também são, na maioria das vezes, diferentes e mais sofisticados, agregando sabor e valor em um item especial do cardápio.

3.  Smash

O smash é um tipo de hambúrguer que tem a carne mais fininha e, por consequência, é também mais crocante e bem passado. Ele é, literalmente, smashed: esmagado ou prensado quando vai na chapa.

4.  Artesanal

Ao contrário do que muitos pensam, o gourmet e o artesanal são coisas diferentes. Enquanto o cuidado com insumos de qualidade é o mesmo nas duas situações, em hamburguerias artesanais, a grande maioria dos componentes de cada hambúrguer é produzido no local.

Isso inclui o pão, o blend de carnes, os molhos e também os acompanhamentos. O preparo manual de todas etapas de cada item exige mais da cozinha, que precisa ter os equipamentos e os funcionários necessários para todos os processos.

5.  Slider

O slider ainda não é muito popular no Brasil, mas faz bastante sucesso nos EUA. Ele nada mais é do que um mini hambúrguer, que o cliente consegue comer em dua sou três mordidas e não pode ser confundido com o smash burguer porque é menor e menos “esmagado”!

Talvez funcione como opção ideal para um menu degustação ou para um rodízio, já que você pode criar vários sabores e servi-los em conjunto.

6.  Vegetariano

Para atender uma parcela da população que não come carne, você pode incluir uma ou mais opções de hambúrguer vegetariano no seu cardápio. Dá para substituir a carne por feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, tofu, proteína de soja… Os ingredientes são os mais variados possíveis.

A quantidade de adeptos a esse estilo de vida vem crescendo cada dia mais e, justamente por isso, vale lembrar deles! São muitos os vegetarianos – e veganos – ao redor do país – que não consomem outros insumos de origem animal além da carne, como ovos, queijo e leite.

7.  Vegano

Os veganos não consomem nada de origem animal, e essa regra, muitas vezes, vale desde a alimentação até as roupas que os adeptos a esse estilo de vida vestem.

Oferecer opções de hambúrgueres veganos vai exigir criatividade e pesquisa porque envolve a substituição de quase tudo – queijos, pães e carnes – por ingredientes similares, mas de origem vegetal.

Dá para substituir o queijo por homus, produzir o pão usando apenas água e óleo e fazer maioneses especiais com leite de amêndoas. Uma boa prática para diferenciar as receitas é informar todos os ingredientes utilizados na descrição do lanche no cardápio.

Sem contar que, quando o resultado final é apetitoso, hambúrgueres veganos fazem sucesso até com quem come carne!

Agora, que tal conhecer várias ideias de hambúrguer que podem entrar no cardápio da sua hamburgueria? Acompanhe!

6 ideias inovadoras para colocar no cardápio de hamburgueria

Uma simples troca de queijos ou um molho diferenciado com ingredientes mais rebuscados podem ser boas ideias para renovar os ares em um menu já consolidado, mas, se você quiser ir ainda mais além, explore ao máximo as possibilidades diferenciadas listadas abaixo.

  1. Hambúrguer à parmegiana: apenas um blend saboroso de carne de primeira, molho e queijo, sem pão ou com o pão oferecido ao lado do prato.
  2. Hambúrguer recheado: em vez daquele hambúrguer tradicional grelhado na chapa, que tal rechear a carne com queijo, especiarias ou outros cremes e ofertar um lanche irresistível?
  3. Proteínas diferentes: nem só de carne bovina vivem as hamburguerias! E o nicho gourmet, principalmente, permite testar hambúrgueres de atum, palmito, grão-de-bico e o que mais a sua criatividade permitir.
  4. Hambúrguer mexicano: adicione um molho picante, pimenta ou até chips de nachos à sua receita. O “pão, carne e queijo” nunca mais será o mesmo depois disso, e um nome criativo ajuda a vender mais também.
  5. Hambúrguer à brasileira: o que você acha da ideia de acrescentar um ovo frito ao cheeseburger tradicional ou no seu burger mais vendido da casa? Todo brasileiro vai se identificar e cabe até uma jogada de marketing pedindo para a clientela decidir entre gema mole ou dura!
  6. Lanche da casa: aqui, vale adicionar bastante coisa ao basicão para torná-lo diferentão (de qualquer lanche oferecido pela concorrência), desde o amado bacon, o milho e a ervilha até molhos especiais, como maionese caseira e molho de pimenta.

Ideias e receitas a mil? Coloque todas na ponta do lápis e guarde bem. Chegou a hora de aprender como organizar todas elas e garantir o sucesso do seu negócio!

Como montar um cardápio de hamburgueria em 5 passos

O segredo para o sucesso do seu menu é definir o que vai nele, claro, calcular os preços de cada item com bastante atenção, pensar em um design que combine com o seu negócio, organizar o tipo de cardápio escolhido em categorias e apostar em soluções digitais. Veja!

1.  Defina o que vai no cardápio

Até agora, neste artigo, você já conheceu os principais tipos de hambúrguer feitos pelo mundo e vários sabores para complementá-los. Sua cabeça deve estar cheia de ideias e combinações para conquistar o paladar e o coração de cada freguês, mas você vai precisar focar em apenas algumas para o seu cardápio.

A quantidade de itens no menu vai depender bastante da estrutura da sua cozinha e do seu estoque e também da sua equipe e lembre-se de que, quanto maior for a variedade de sabores, maior vai ser a quantidade de ingredientes que você vai precisar comprar, armazenar e preparar.

Aliás, não esqueça das bebidas, acompanhamentos e sobremesas, que também vão fazer parte dessa logística.

Um menu cheio de variedade pode até parecer um diferencial, mas, muitas vezes, é uma armadilha: você corre um risco maior de não conseguir manter a qualidade em todos os lanches, além de ficar com estoque parado para aquelas opções que não têm muita saída.

Já é dono(a) de uma hamburgueria e sofre com esse tipo de problema? Uma alternativa está em utilizar a técnica da engenharia de cardápio para reorganizar seu menu e aumentar seu lucro.

2.  Calcule os preços de cada item

Saber quanto cobrar por cada um dos pratos é crucial para o sucesso financeiro do seu restaurante. Se cobrar pouco, a operação pode não se pagar e o negócio gerar prejuízo e, se cobrar muito, pode afastar uma parte do seu público-alvo, o que também leva a problemas financeiros.

A solução exige um pouco de trabalho, mas dá resultados.

Para precificar corretamente cada item, você terá que calcular quais são seus custos fixos, quanto custa cada prato e qual a margem de lucro desejada. Com todos esses números em mãos, fica bem mais fácil definir um valor justo para cada prato, que corresponda às expectativas dos seus clientes e também às suas.

Uma dica importante para inserir o preço de cada item no layout é fazer isso no final da descrição, depois dos ingredientes e do modo de preparo – e sem o cifrão antecedendo os números!

Isso permite ao cliente cliente focar muito mais no produto do que no preço, fazendo a fome pesar muito mais do que o bolso na hora de decidir o que comer.

3.  Organize o menu em categorias

Uma coisa que, com toda certeza, causa má impressão na freguesia é um cardápio desorganizado. Se o menu, que não muda todo dia, for bagunçado, o que seus clientes vão pensar da cozinha?

Evitar uma experiência ruim nesse sentido é fácil: você só precisa organizar cada item em uma ordem clara e intuitiva, afinal, ninguém começa a ler um cardápio esperando encontrar as sobremesas primeiro, né?

Não esqueça de destacar os pratos mais especiais e separar, por exemplo, as opções para vegetarianos e celíacos. O segredo é equilibrar o tempo que cada cliente olha o menu, fazendo com que ele conheça todas as opções sem ficar perdido.

4.  Pense em um design que combine com o seu negócio

A temática do seu restaurante precisa conversar com todas as partes dele, desde a fachada e a pintura das paredes até o menu. Ter uma identidade visual forte é um fator de sucesso que fará com que o seu negócio fique na imaginação dos clientes.

Você pode utilizar programas como o CorelDRAW ou o Photoshop para criar o cardápio do seu jeito, mas, mesmo para quem manja de edição de imagens, o mais recomendado é procurar um profissional da área de design.

O investimento costuma valer a pena porque um designer certamente fará o trabalho em um tempo muito menor, além de ser a pessoa mais indicada para ajudar você a pensar nos detalhes do layout.

5.  Aposte em soluções digitais

Todas as dicas dadas até aqui funcionam bem para menus feitos em papel ou encartes plastificados, mas funcionam melhor ainda quando são usadas em conjunto com um cardápio digital em tablet ou um menu por QR Code.

Com eles, você não precisa mais imprimir novas cópias sempre que algum valor mudar ou, pior, fazer um rabisco no preço para economizar com a impressão!

Um cardápio digital pode ser alterado em tempo real e você ainda consegue adicionar descrições detalhadas e imagens de alta qualidade ao conteúdo, tudo sem sobrecarregar os clientes de informação e fazendo com que os olhos deles se direcionem exatamente para onde você quiser – e eles fiquem babando nas fotos e descrições.

Aliás, que tal usar as descrições dos pratos para lucrar ainda mais? Confira como arrasar nesse quesito aqui embaixo!

Como fazer a descrição de ingredientes no menu de uma hamburgueria?

A área de descrição dos itens e dos ingredientes que compõem o cardápio de uma hamburgueria é ótima para aumentar o interesse e atiçar o paladar dos seus clientes. Para criar uma linha de apoio realmente atrativa, pense com carinho no nome dos hambúrgueres, nos ingredientes e na descrição do preparo.

Só tenha cuidado para não colocar informações demais e deixar o menu estufado, principalmente se usar um de papel.

Pense bem no nome dos hambúrgueres

É verdade que os títulos vêm antes das descrições, mas uma coisa leva à outra, então, tente usar toda a sua criatividade na hora de escolher os nomes de hambúrguer para seu cardápio.

A maneira mais tradicional de fazer isso é tendo em mente a temática do seu estabelecimento.

Se o local tiver um estilo Rock n’ Roll, que tal brincar com palavras que fazem referência a esse mundo? Você pode dar o nome de bandas, por exemplo. Uma receita mais tradicional? Beatles Burger. Um hambúrguer mal-passado com muita carne e molho? Ozzy Style.

Cite os ingredientes

Muitas pessoas possuem restrições alimentares ou alergias a vários ingredientes, e esse é um dos principais motivos para o menu do seu food service ter uma descrição precisa do que vai em cada prato.

Você ainda pode usar isso ao seu favor, indicando o país de origem de alguns insumos, caso eles sejam importados, trazendo curiosidades sobre o modo de preparo e por aí vai, sempre agregando valor e diferencial ao que é oferecido ao público.

Descreva o preparo para despertar a fome do consumidor

Nada melhor para aumentar o apetite do que imaginar o lanche sendo preparado!

Inclua uma descrição detalhada (mas não extensa) junto a cada prato do menu, destacando cada etapa do processo. Uma descrição bem feita vai fazer seus fregueses salivarem até naquelas opções mais simples.

O segredo é vender bem o peixe – ou o hambúrguer, nesse caso – independentemente do tipo.

Ninguém resiste a um hambúrguer suculento com queijo cheddar super derretido e uma maionese com ervas finas exclusiva da casa, não é mesmo? Capriche nos adjetivos para atiçar a imaginação do cliente!

E, para complementar todo esse menu incrível, você pode e deve ter mais do que só hambúrguer no cardápio, mesmo ele sendo o carro-chefe. Descreva-os da mesma maneira, hein!

O que oferecer além do hambúrguer? 3 complementos que não podem faltar no menu!

Os acompanhamentos e entradas servem como um complemento no menu e ajudam você a lucrar mais, sendo assim, se você está se perguntando o que servir de entrada antes do hambúrguer, por exemplo, aposte nas porções para acompanhar o lanche, junto com as bebidas e sobremesas.

Nesse momento, você pode optar por seguir o tradicional e básico – fritas, refri e sorvete –, mas, ainda assim, dá para criar um diferencial. A batata frita, por exemplo, pode ser assada e em um formato diferente ou você pode usar um tipo diferente de batata, como a doce ou a abóbora.

Siga essa lógica também nas bebidas e cogite vender cervejas artesanais, refrigerantes com sabores diferentes e até sucos de frutas mais exóticas. O segredo é inovar e chamar a atenção.

Porções para acompanhar o lanche

Não basta servir apenas o prato principal: alguns acompanhamentos são quase que obrigatórios no seu tipo de negócio. Além do mais, você pode aproveitar e aumentar suas vendas com técnicas de up e cross-selling.

Considere oferecer:

  • batata frita ou assada;
  • aipim (mandioca);
  • anéis de cebola; e
  • salada.

Pelo menos!

As porções menores costumam ser sempre pedidas, mas você pode aumentar ainda mais seu ticket médio, oferecendo porções de tamanhos compartilháveis.

Você também pode inovar fazendo promoções com sanduíches gigantes cortados ao meio (em três ou quatro pedaços/fatias, dependendo do tamanho, por exemplo), para compartilhar com a galera ou divulgando aquelas ofertas malucas de “Devore se puder!”, em que um cliente corajoso tenha que devorar um super hamburgão e, se conseguir, não precisa pagar a conta.

A iniciativa certamente vai atrair curiosos e corajosos por aí, afinal, as pessoas adoram uma zoeira, e essa é uma ótima oportunidade para ganhar um marketing “gratuito” via redes sociais!

Bebidas

Ninguém encara um burgão sem uma água ou coquinha gelada para ajudar na digestão, né? E as bebidas que combinam com esse tipo de lanche são várias:

  • o tradicional refrigerante;
  • um suco natural;
  • cerveja artesanal;
  • caipirinha;
  • milk-shakes; e
  • água com e sem gás.

O mais importante é elas chegarem à mesa sempre bem geladas, então, certifique-se de que seus refrigeradores estejam com a manutenção em dia.

Para finalizar, que tal um docinho?

Sobremesas

Quase ninguém termina uma refeição tão gostosa sem um docinho! As melhores ideias de sobremesas para hamburguerias costumam incluir:

  • petit gateau com sorvete;
  • tapioca doce gelada;
  • cookies – acompanhados de sorvete ou não; e
  • mousses (sabores por conta da casa: pode ser chocolate, limão, maracujá, etc.)

Agora é só disponibilizar tudo no delivery também!

O cardápio delivery de uma hamburgueria precisa ser diferente?

Seu cardápio de hambúrguer para delivery não precisa e nem deve ser muito diferente do cardápio para refeições oferecidas no salão do estabelecimento, mas pense nos cuidados necessários para as comidas e bebidas passarem pelo processo de entrega sem “avarias” e chegando com 100% da qualidade na casa do cliente.

Reconsidere opções que correm mais riscos! Um milk-shake ou o petit gateau com sorvete talvez não sejam boas alternativas para manter no delivery. E corra atrás de boas embalagens para os envios.

Além do cardápio, é necessário considerar a estrutura da sua hamburgueria antes de apostar nesse outro lado, já que todo o food service precisa conseguir comportar, ao mesmo tempo, produções para entrega e para consumo no salão. O ideal é ter uma equipe e uma área da cozinha específicas para cada fim. Passo a passo você chega lá!

Gostou do guia? Agora, é só colocar as dicas em prática e a mão na massa! E na carne! E na cebola, no queijo, no molho, nas batatas… Boas vendas!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais