Como atualizar cardápio gastando pouco e por quê?

Descubra como e por quais motivos atualizar o cardápio do seu restaurante, lendo este artigo.

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Engenharia de Cardápio

Atualizar o cardápio faz parte da rotina dos restaurantes, e é algo estratégico para manter a margem de lucro adequada, surpreender os clientes e divulgar pratos criados exclusivamente para certas épocas do ano. 

Se quiser agilizar e simplificar esse processo, você pode usar um cardápio digital.

Entenda, durante a leitura deste artigo, os motivos mais detalhados para seu menu parecer sempre renovado, as vantagens disso e como fazer as atualizações sem se preocupar com gastos desnecessários de tempo e dinheiro.

Por que atualizar o cardápio do seu restaurante? Eureka!

Manter a competitividade, melhorar a satisfação do cliente e apresentar novidades aos novos e antigos consumidores, são alguns pontos que justificam a atualização do cardápio de tempos em tempos.

Não há necessidade de grandes mudanças diárias: uma promoção nova ou uma oferta especial são suficientes. Mas, de vez em quando, aquela “repaginada” maior pode chamar a atenção dos clientes e até melhorar a margem de lucro do estabelecimento.

Aliás, a atualização de cardápio lhe ajuda até a evitar problemas no atendimento e questões financeiras. 

Eureka!

A expressão grega que ficou famosa se encaixa perfeitamente aqui. Pense, por exemplo, em uma pizzaria que não aumenta os preços há anos: não seria surpresa se seu gestor não estivesse lucrando, concorda?

E imagine uma hamburgueria que tem, no menu, a mesma foto de xis-salada da década de 90? Certamente, ela poderia estar vendendo mais para o público jovem, mas não consegue.

De quebra, mudar o menu é seguir tendência, e você não vai querer ficar fora disso.

8 principais vantagens de atualizar o menu do seu restaurante

A atualização do cardápio pode gerar grande impacto nas vendas de um restaurante, seja porque novos itens e fotos melhores despertam o interesse do público-alvo ou pela eliminação de pratos com pouca saída, por exemplo.

Aqui está uma lista de vantagens, se quiser conferi-las em resumo:

  1. Atualização dos preços para competitividade e aumento da margem de lucro
  2. Inserção de novidades que atraem a atenção dos consumidores
  3. Retirada de pratos menos rentáveis do menu
  4. Divulgação de combos especiais que aumentam o consumo por pessoa
  5. Mais vendas, menos gastos
  6. Adaptação aos feedback de clientes e aos novos hábitos dos consumidores
  7. Venda de produtos sazonais e comemorativos
  8. Melhora da experiência gastronômica através de um cardápio mais dinâmico e autoexplicativo

Agora…

Como atualizar o cardápio de restaurante sem gastar tempo e dinheiro?

As estratégias de atualização de qualquer cardápio envolvem propósito, relevância e transparência. Toda mudança precisa fazer sentido tanto para quem gere um negócio quanto para quem consome dele.

Preparado(a) para catalogar dicas valiosas?

  1. Tome como base informações relevantes e dados concretos: indicadores de desempenho, feedbacks, engenharia de cardápio etc.
  2. Seja corajoso(a) para abrir espaço para novidades: o que não funciona precisa sair fora!
  3. Converse com os funcionários sobre o que eles ouvem dos consumidores e o que eles pensam dos produtos também
  4. Estude a margem de lucro de cada item antes de decidir que é bom vendê-lo
  5. Use a negociação com fornecedores, as datas comemorativas e as estações do ano a seu favor
  6. Faça testes, descobrindo o que performa melhor e o que ainda não está bom
  7. Use a tecnologia como aliada

Opte por um cardápio digital!

Seja para testar e mudar de ideia sem peso na consciência, para evitar reimpressões decorrentes de erros de português ou na precificação, para acabar com as rasuras quando você decide mudar alguma informação de algum prato ou para se adequar às preferências das novas gerações.

Essa ferramenta torna a sua vida mais simples, enquanto faz o freguês se sentir VIP de verdade.

Os itens são atualizados em tempo real, sem pausas na operação, as promoções são programadas para dias e horários de sua preferência, as vendas sugestivas de extras e acompanhamentos são inteligentes…

Só vantagens! Aliás, outro artigo aqui do blog explora, tim-tim por tim-tim, todos os benefícios de um cardápio inteligente. Salve para ler depois!

E qual a frequência ideal para atualizar um cardápio?

Num menu inteligente, a frequência ideal vai ser “quando você quiser”, mas, se você trabalhar com cardápios físicos ou quiser seguir um padrão, considere fazer atualizações pelo menos duas vezes por ano.

Mudanças estratégicas geralmente têm a ver com:

  • Alterações em tabelas de preços de fornecedores
  • Cenário econômico e político
  • Novidades que alcancem o bairro, a cidade ou o país inteiro
  • Necessidade de atualizações de fotos e descrições dos pratos
  • Receitas com ingredientes exclusivos ou diferentes

E já que agora você descobriu o segredo para fazê-las sem acumular dívidas, por que não começar o quanto antes?

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