7 dicas para vender mais sobremesas no restaurante

Normalmente, os doces são irresistíveis, mas por que em restaurantes eles são menos atraentes do que nas mesas dos jantares em família? Confira o que fazer para vender mais sobremesas no restaurante!

Compartilhe

Vender sobremesa restaurante

A sobremesa aumenta os gastos do cliente (o chamado ticket médio) e, consequentemente, o lucro de um restaurante. Além disso, podem ser facilmente incluídas em promoções, sendo uma forma de atrair mais consumidores.

Para quem gosta de doce, esse é o momento mais esperado. Em comemorações com os amigos ou família, podemos observar sempre uma mesa repleta de delícias, com todos ao redor para saboreá-las após a refeição. Mas, em restaurantes, essa cena raramente se repete.

Que sobremesas são um bom negócio, já sabemos. Porém, quais as melhores sobremesas para vender em restaurante?

Confira sete dicas que vão ajudá-lo nessa missão.

7 dicas para vender mais sobremesa

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

1.  Avalie as sobremesas do seu cardápio

Para vender cada vez mais, você precisa saber o que vende melhor e o que não vende no seu restaurante. Analise quais sobremesas mais saem da cozinha e quais são menos pedidas.

Caso deseje acrescentar novas receitas, vale fazer uma pesquisa de satisfação com os clientes para saber quais são seus doces favoritos e quais novos sabores eles gostariam de ver no cardápio.

2.  Tire a mesa

Parece óbvio, não é mesmo? Mas essa simples atitude pode ajudar a vender mais sobremesa, já que, com a mesa vazia, o consumidor possui a tendência de realizar novos pedidos, excluindo da mente a ideia de que já comeu o suficiente.

Você pode orientar os seus garçons a observarem os clientes: se eles continuam sentados ao terminar o prato principal, é o momento certo de realizar a retirada da mesa e deixar o cardápio à disposição.

3.  Destaque as sobremesas no cardápio

O menu principal o seu cliente já vai ler, então as sobremesas podem, e devem! - se destacar. Deixe-as em uma parte separada do cardápio. Você pode colocar um fundo em uma outra cor ou um tom diferente, lembrando-se sempre de utilizar imagens atraentes.

Além disso, evite oferecer muitas opções. Priorize sobremesas populares e que condizem com a culinária servida no restaurante.

Ao apresentar doces diferentes, crie descrições detalhadas para que o cliente saiba exatamente os ingredientes e possível gosto que o prato terá.

4.  Inclua sobremesas no combo

Os combos são refeições completas que possuem um prato principal, um acompanhamento e uma bebida, sendo que você pode colocar a sobremesa no lugar do acompanhamento.

Este tipo de venda atrai o consumidor devido à vantagem financeira e dá a chance de ele experimentar um doce do restaurante, podendo voltar a pedi-lo em outras ocasiões com ou sem o combo.

Você também pode criar um menu degustação, incluindo mini porções de mais de um tipo de receita.

5.  Capriche nas apresentações

Os doces mais bonitos e elaborados estão se destacando em todos os restaurantes, principalmente por serem instagramáveis, ou seja, perfeitos para postar no Instagram, termo favorito dos millennials, que adoram postar tudo nas suas redes sociais.

É claro que você não pode perder essa onda e também caprichar nas apresentações das sobremesas.

Uma dica é utilizar louças de qualidade, porém em cores neutras, e destacar a sobremesa com formatos diferenciados, cores vivas e que ocupem grande parte do espaço do prato utilizado para servir, dando a sensação de que está cheio.

Se o restaurante é mais fino, vale investir nas louças e em pequenos detalhes como flores comestíveis, folhas, frutas e arte com caramelo e chocolate, por exemplo, ficando menos extravagante, porém mantendo o charme que atrai aos olhos.

6.  Desfile com a sobremesa

Quando alguém pedir uma sobremesa no restaurante, sempre que for possível, peça para o garçom andar com ela pelos corredores antes de entregar na mesa. Assim, os outros clientes vão vê-la e pedir o mesmo que viram passando.

É importante possuir um cardápio ilustrado, display ou uma vitrine de sobremesas no restaurante. Nada aumenta mais vendas do que a atração das cores, texturas e camadas de um doce.

7.  Utilize ingredientes nobres nos pratos

Receitas feitas e criadas com os melhores ingredientes do mercado ficam com os sabores mais deliciosos e também pode ser uma ótima forma de atrair clientes.

Já pensou utilizar grandes marcas para enobrecer pratos simples? Com certeza vão chamar mais atenção no cardápio.

A sobremesa não precisa ser apenas pudim de leite, mas pudim de Leite Moça, doce de Leite Ninho ou brigadeiro de Nutella. Isso valoriza a sua receita.

Experiente para ver o resultado!

Sobremesa mais vendida em restaurantes

Sobremesas mais vendidas restaurante

Se falou “pudim”, acertou! Quem vive a batalha da criação são os britânicos e portugueses.

De textura cremosa e calda douradinha, até hoje ninguém sabe ao certo quem inventou esse doce, mas certamente ele é o curinga das sobremesas após uma refeição, seja ela simples ou sofisticada.

Ela é uma sobremesa tradicional, aquela que você encontra em todos - ou quase todos - os restaurantes do país.

O pudim de leite condensado é campeão entre as escolhas do brasileiros na hora de escolher uma sobremesa. Por isso, é importante tê-la como opção no seu cardápio.

Agora, vamos de receita?

Abaixo, a receita tradicional de pudim de leite condensado.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • 2 medidas (da lata) de leite em pó
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara de água quente

Modo de preparo

  1. Comece pela calda. Em uma panela grande, derreta o açúcar até ficar dourado.
  2. Ao ficar dourado, adicione meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher.
  3. Deixe ferver até dissolver bem o açúcar e a calda engrossar.
  4. Forre com a calda uma forma de 19 cm com furo central e reserve.
  5. Para o pudim, coloque todos os outros ingredientes em um liquidificador, bata bem e despeje na forma reservada com a calda.
  6. Cubra com papel-alumínio e leve-a, em banho-maria, ao forno médio (180°C), por 1 hora e 30 minutos.
  7. Espere esfriar, leve para a geladeira por 6 horas, desenforme e sirva.

Pronto! Essa é a receita mais tradicional e deliciosa de pudim. Rende 16 porções e o tempo de preparo leva um total de 8 horas até servir.

Outras sobremesas para vender em restaurantes

Além do pudim, sabemos que existem várias outras sobremesas que caíram no gosto dos clientes de restaurantes por todo país.

Para ajudá-lo a criar um cardápio ideal, separamos uma lista dos doces mais pedidos nos restaurantes brasileiros.

Confira tipos de sobremesas para vender:

Tipos sobremesa para vender

  • petit gateau;
  • brownie com sorvete;
  • churros;
  • cheesecake;
  • brigadeiro;
  • salada de frutas;
  • mousse;
  • tortinhas; e
  • suflê.

Tente montar um cardápio de sobremesas de acordo com os pratos principais que o restaurante oferece. O tipo de culinária oferecida deve estar em harmonia entre pratos principais e a sobremesas.

As dicas de sobremesas acima são as mais vendidas, das clássicas às mais populares no momento. Os sabores de cada uma podem variar entre os tradicionais ou você pode dar ao chefe de cozinha a liberdade de inovar com um toque especial da casa mas, antes de servir, lembre-se de toda as dicas que viu por aqui!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais