Como criar um cardápio digital interativo e grátis?

Aqui você encontra detalhes sobre o funcionamento de um cardápio digital interativo e como inserir essa inovação no cotidiano do seu negócio. Comece agora mesmo e veja resultados já no fechamento de contas do próximo mês!

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Cardápio digital interativo

Quer criar um cardápio digital interativo para o seu bar ou restaurante? Uma das melhores maneiras de se fazer isso é desenvolvendo um conteúdo que possa ser acessado via QR Code.

Existem empresas especializadas no assunto que são capazes de contribuir com você, não somente no desenvolvimento do conteúdo, mas também em seu gerenciamento. Elas se responsabilizam por disponibilizá-lo para acesso instantâneo, com leitura fácil e rápida, através do celular de cada cliente.

Além de ser uma das tendências de bares e restaurantes, o catálogo de produtos via QR Code pode contribuir com o funcionamento de outros estabelecimentos do ramo de alimentos e bebidas.

Existe, por exemplo, cardápio digital para confeitaria, casas noturnas, churrascarias, cafeterias, sorveterias, pizzarias e hotéis.

Antes da crise sanitária, a busca por cardápios digitais e interativos crescia aceleradamente, mas, em decorrência da pandemia, esse tipo de menu se tornou ainda mais atrativo para os gestores. Principalmente por ser de muito fácil higienização e permitir que o atendimento ao cliente ocorra sem aproximação física.

Mas o que é um cardápio digital interativo?

Um cardápio virtual interativo é o menu físico do restaurante transformado em um conteúdo completamente digital e muito mais personalizado: um cardápio diferenciado, com a cara do negócio e dos clientes!

Pode ser desenvolvido, atualizado e acessado pelo celular, se destaca pela praticidade oferecida ao consumidor e acaba se tornando a principal vitrine para os produtos comercializados pelo estabelecimento.

É um cardápio vendedor, uma vitrine virtual, que facilita escolhas, pedidos e processos. Esse tipo de cardápio online contribui também com a melhor organização do fluxo de caixa e de atendimento do bar ou restaurante.

Planeje o seu cardápio digital

Não existe segredo em como criar um cardápio digital. Mas o melhor a se fazer é, sim, contar com uma empresa que conheça do assunto. E que esteja disponível para oferecer o melhor suporte.

A nossa dica é você buscar por empresas que ofereçam planos gratuitos para a criação de menus virtuais. Você começa a preparar seu cardápio de restaurante sem gastar nada e se livra das dores de cabeça de fazer tudo por conta própria.

Conforme o cardápio for implementado no seu negócio e as coisas caminharem rumo à uma evolução, pondere fazer mudanças no seu plano. Migre para um plano pago quando achar necessário: ele vai ter mais ferramentas e ampliar suas oportunidades.

Antes de buscar por uma empresa especializada em menus digitais acessados via QR Code, faça um planejamento de cardápio:

  • faça um levantamento de referências para apresentar a quem te atender;
  • pense no que você quer ver no seu cardápio para que ele fique o mais personalizado possível;
  • tenha em mente quais as cores para restaurante, os textos, as imagens e a identidade visual como um todo do seu negócio que estarão apresentadas no menu;
  • desenvolva uma listagem de todos os produtos vendidos, detalhes e valores, principais características; e
  • separe boas fotos.

Como funciona um cardápio digital interativo?

Uma vez desenvolvido e transformado em QR Code, o cardápio interativo pode ser disponibilizado online, em tablet ou impresso aos consumidores, como um cardápio digital na mesa. Ele vai funcionar da seguinte maneira:

Pedido na mesa e envio ao sistema

  1. O cliente precisará somente do próprio telefone celular para escanear o código. Não é necessário fazer download de nenhum aplicativo.
  2. Depois de escanear o código, o cliente terá acesso imediato ao conteúdo do menu.
  3. Ao clicar em cima do produto, ele será selecionado e adicionado ao carrinho de compras. No ato da escolha, o cliente poderá deixar observações, se desejar.
  4. Em seguida, é só confirmar o pedido para que ele seja enviado ao sistema do restaurante e para que seu preparo seja iniciado.
  5. Existe a possibilidade de envio deste pedido à cozinha do restaurante de forma impressa, em formato de comanda ou através de monitor.

Chamar pelo garçom e fechar a conta

Um bom modelo de cardápio digital interativo oferece ao cliente a possibilidade de chamar pelo garçom com um toque de botão, sem precisar procurar por ele ou esperá-lo aparecer.

Outra possibilidade oferecida ao cliente é a de fechar a conta sem precisar levantar da mesa ou acionar um funcionário. Basta acessar esse espaço dentro do cardápio, solicitar o pagamento do valor total e seguir as instruções indicadas.

Quais as vantagens de um cardápio interativo

Gestores que optam por esse formato moderno de menu para otimizar as vendas de seu estabelecimento se surpreendem com o crescimento do nível de satisfação de seus consumidores.

A soma de interatividade, cardápio personalizado e facilitação dos processos leva ao consumidor uma experiência ainda mais positiva.

Outras vantagens são:

  • redução de investimentos na contratação de garçons e outros colaboradores;
  • possibilidade de atualização dos itens disponíveis em tempo real;
  • apresentação da marca através do cardápio e aumento das chances de deixar a sua identidade visual marcada no coração do cliente, assim como o sabor e a qualidade do que você vende; e
  • ausência total da necessidade de investimentos em novos equipamentos.

Para adotar o menu via QR Code você não precisa instalar nenhum outro tipo de equipamento no seu estabelecimento, além dos que você já possui. Afinal, o acesso é feito diretamente pelo cliente através do seu próprio aparelho celular.

E mais: investir nesse modelo de cardápio digital é poder se orgulhar em dizer que o negócio está preocupado com a sustentabilidade e tem responsabilidade ambiental, já que serão eliminadas as impressões de cardápio de papel.

Quanto custa um cardápio digital?

Um cardápio digital em QR Code pode ser desenvolvido em planos gratuitos ou com determinado valor de mensalidade.

Geralmente, planos gratuitos cobram apenas pelo cadastro do cardápio no sistema da empresa responsável por desenvolvê-lo. Para que ele possa ser acessado sem complicações, tanto pelo cliente, quanto pelo gestor.

O plano gratuito da Abrahão oferece:

  • manual para criação e gerenciamento do cardápio online;
  • facilidade de visualização e acesso do cardápio pelo celular do cliente; e
  • suporte de baixa prioridade.

Planos pagos costumam incluir valor de mensalidade e valor de implementação. Gestores de restaurantes que contam com esse serviço prestado pela Abrahão têm à disposição:

  • criação integral do conteúdo online e da estrutura de cardápio;
  • possibilidade de permitir ao cliente a realização dos pedidos através do próprio cardápio pelo celular;
  • integração dos pedidos com o monitor da cozinha e impressora;
  • botão chamar garçom também no próprio menu;
  • opção para pagar conta pelo celular;
  • possibilidade de avaliações dos clientes via QR Code;
  • integração com sistema ERP;
  • treinamento avançado da equipe para uso da inovação; e
  • suporte de alta prioridade.

Fique sabendo que, em nenhum dos casos, você deve pagar por cada mudança no conteúdo: esse é um formato desleal de cobrança.

E se estiver em dúvida quanto à implementação dessa tecnologia, por ter receio quanto à integração entre ela e o seu sistema, converse com a empresa vai atender você.

Por aqui, a gente integra o menu digital com o melhor sistema de gestão de restaurante do seu food service, pensando na sua tranquilidade e na segurança dos seus negócios.

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