Delivery de Comida: dicas para organizar as entregas

Seu restaurante busca oferecer um sistema de delivery de comida de qualidade, mas você não sabe por onde começar? Confira três dicas de como montar seu delivery, calcular custos e organizar suas entregas de forma fácil e ágil.

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Delivery de comida

As dúvidas são muito comuns na hora de montar o seu negócio. Hora de abrir meu restaurante com sistema delivery, mas como montar um delivery de comida? As perguntas são várias, mas temos as respostas para você!

Administrar o seu empreendimento envolve questões de planejamento desde a elaboração do ambiente até propaganda e gerenciamento de entregas, incluindo os custos delas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como organizar o seu ambiente de delivery de comida e as suas entregas. Confira!

Montando seu delivery

Montar um delivery de comida não precisa ser um grande desafio. Para começar, você precisa separar os pedidos delivery dos pedidos feitos para consumir no local, caso você também ofereça essa modalidade.

Dividir as tarefas é um bom caminho para manter seus pedidos organizados e garantir o melhor serviço ao seu cliente, evitando confusões e otimizando o tempo de produção.

Além disso, é importante decidir como funcionará a entrega das suas encomendas. Seu estabelecimento funciona em horário comercial e os produtos geralmente não são entregues enquanto quentes?

Se sim, talvez seja interessante optar por um horário de entregas pré-determinado, assim seu cliente sempre sabe o horário que vai receber o produto e você otimiza o tempo do seu motoboy e se organiza melhor na produção.

Caso seu negócio funcione no período da noite e seu cardápio inclua pratos quentes, você pode optar pelo sistema padrão de delivery de alimentos, com a preparação do pedido e a entrega logo em seguida.

Assim, você garante que o seu cliente receba a encomenda sempre em pouco tempo após o pedido e na temperatura certa.

Calculando custos de entrega

Parte do processo de organizar entregas do seu delivery está em calcular os custos de entrega dos pedidos. Para isso, comece planejando as áreas que seu estabelecimento vai atender.

Para ampliar sua zona de atendimento, calcule a distância a ser percorrida pelo seu entregador, faça uma média com o preço do litro do combustível e, se necessário, adicione uma taxa de entrega para regiões mais distantes. Assim, você consegue atender outras localidades e não sair no prejuízo.

Outra alternativa é estar presente nos apps para delivery, já que eles têm se tornado ainda mais populares. Aplicativos como iFood, Aiqfome, Rappi, Uber eats e Deliway oferecem a você e seus clientes uma ponte de comunicação no ato do pedido, mas, além disso, algumas plataformas oferecem o serviço de entrega próprio.

Isso significa que, dependendo do plano do seu restaurante e o app que contrata, você nem precisa de motoboy próprio pro seu restaurante. No entanto, esse tipo de plano cobra uma taxa para uso do serviço de entrega.

Nesse caso, inclua nas suas contas se vale a pena ter um motoboy próprio para o seu estabelecimento, cobrindo custos empregatícios, de combustível e manutenção, ou contratar um aplicativo delivery para auxiliar nesse quesito.

Organizando as entregas

A organização das suas entregas começa já no momento do pedido. O cliente faz o pedido e você envia para a cozinha. Durante a preparação da comida, é importante que as embalagens já estejam organizadas e prontas para receber o pedido.

Para realizar todas essas tarefas de preparação e organização com eficiência, você pode definir tarefas para a sua equipe, não apenas na cozinha, mas também no gerenciamento de pedidos.

Se possível, tenha uma pessoa apenas para receber os pedidos e repassar à cozinha, e também alguém que seja responsável por organizá-los prontos por ordem cronológica e enviá-los para entrega.

Caso seu delivery já esteja funcionando há algum tempo, preste atenção nos padrões que podem ajudar a prever os pedidos. Por exemplo, caso seu restaurante tenha uma promoção de combos nas quartas-feiras, é comum que a demanda desse tipo de pedido seja maior no dia.

Por isso, deixe organizados, com antecedência, os ingredientes necessários para produção e montagem do combo. Refrigere mais bebidas, caso elas estejam inclusas no pacote. É importante que você esteja preparado para atender à demanda que oferece aos seus clientes.

Manter o delivery do seu restaurante organizado, tanto para entregas quanto o atendimento no geral é fundamental para o sucesso do seu negócio. Esperamos que essas dicas possam te ajudar a tornar o seu negócio cada vez mais visível e se torne uma referência de qualidade no que oferece.

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