Segredos de como organizar pedidos de restaurante

Este artigo traz quatro dicas rápidas, mas eficazes, de como organizar pedidos de restaurante. Leia agora!

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Garçom utilizando avental e segurando um tablet em suas mãos

Cuidar da operação do negócio como um todo, organizar a ordem de preparo dos pratos e ter uma equipe bem treinada para lidar com o fluxo do atendimento são algumas das principais dicas para organizar os pedidos do seu restaurante.

Não tem mistério: para evitar atrasos na entrega dos pratos e outros problemas no atendimento, é importante investir em um funcionamento bem alinhado, mantendo a rotina intacta e garantindo a satisfação dos clientes e uma boa reputação para o negócio.

A leitura a seguir vai tornar essa tarefa muito mais fácil, mas quer um spoiler já de adiantamento? Pode largar o bloquinho de anotações: na era digital, são as comandas eletrônicas e um bom sistema que vão agilizar as coisas por aí.

Como organizar os pedidos dos clientes do restaurante?

A melhor dica é investir em um sistema organizador de pedidos para restaurante que elenque cada preparo por ordem de prioridade e faça esse arranjo das entregas às mesas para você, como um bom cardápio digital.

Quando contratada por uma empresa especialista no segmento, essa tecnologia garante que você não tenha dores de cabeça com todo o processo que envolve o contato com o consumidor, a coleta dos pedidos e a preparação dos pratos.

É o que acontece, por exemplo, nos cardápios digitais com comanda eletrônica, nos quais os consumidores realizam seus pedidos, que vão direto para a cozinha de forma organizada e por ordem de chegada, garantindo que ninguém fique esperando muito tempo pelo que pediu e que a fila seja respeitada.

Ou seja, a própria tecnologia se encarrega da organização das comandas do restaurante, e aí, você fica livre para focar em estratégias. E por falar nelas…

4 estratégias para organizar pedidos de restaurante

Observar a operação como um todo, definir a ordem de preparo, monitorar a fila no sistema organizador de pedidos, capacitar a sua equipe e levar em conta o feedback dos clientes são as melhores estratégias para organizar pedidos em um restaurante.

1. Olhe o restaurante como um todo

Antes de qualquer coisa, invista na ordem total do seu restaurante, a exemplo de fatores como:

  • a organização dos ingredientes;
  • a maneira como a cozinha é estruturada;
  • a escolha do cardápio;
  • a posição das mesas; e
  • a forma como os pedidos são recebidos pela cozinha.

A organização das praças dentro da cozinha, que engloba os dois primeiros pontos da lista, possibilita que os pedidos sejam preparados de forma mais ágil, fazendo com que a fila ande mais rápido e otimize o fluxo de atendimento.

O menu também tem um papel crucial, afinal, escolhendo a tecnologia certa, você otimiza também o último ponto da lista, já que os melhores cardápios digitais enviam os pedidos da mesa direto para a cozinha.

O posicionamento das mesas, por sua vez, facilita a entrega dos pratos, resultando em mais agilidade no geral.

2. Determine a ordem de preparo

Como parte importante de todo o sistema de funcionamento da cozinha, ter uma ordem de preparo de todos os pratos será essencial para evitar atrasos na entrega deles, portanto, defina quais serão as prioridades na elaboração.

De praxe, a última comanda é também o último prato a ser preparado, mas, dependendo da complexidade do que está na fila, essa ordem pode sofrer alteração, por isso, o chef deve analisar os pedidos de acordo com a dificuldade e ordená-los para facilitar o trabalho da equipe e otimizar o fluxo operacional.

3. Escute seus clientes

Não tem ninguém melhor para dar um feedback sobre a organização do seu negócio do que quem consome por aí, portanto, faça uma pesquisa de satisfação com o público e inclua, no questionário, perguntas sobre como melhorar a organização na sua cozinha.

Deixar um espaço para elogios também pode ser uma boa! Assim, você também consegue medir o quanto a galera está aprovando a novidade.

4. Capacite a sua equipe

Com um cardápio digital coletando e enviando os pedidos diretamente à cozinha, sua equipe fica livre para agir de forma mais estratégica (também!) e prestar um atendimento de maior qualidade no salão, mas, para garantir que tudo saia conforme o planejado, treine os seus garçons.

De nada adianta ter um sistema que organiza toda a rotina e o pedido ficar esfriando porque os atendentes não estão seguindo a ordem sugerida pelo sistema, portanto, ao implementar a tecnologia, garanta que todos entendam como ela funciona.

Antes de ir, veja como funciona o item que vai agilizar processos no seu restaurante, partindo justamente da capacitação do seu time para usar uma tecnologia que otimize a rotina, a exemplo da comanda eletrônica.

Como funciona a comanda eletrônica?

A comanda eletrônica é um cartão com uma identificação e um QR Code, que deve ser entregue ao cliente. Ela vai funcionar como um acessório para a estrela de todos os pedidos: um cardápio digital em tablet instalado na mesa, através do qual os próprios consumidores escaneiam a comanda e enviam seus desejos, devidamente personalizados, para a cozinha.

Esse conjunto – comanda & tablet – elimina a necessidade de o garçom ir até o local para repassar o pedido para a sua brigada de cozinha, fazendo com que ele fique responsável apenas pela recolha e entrega dos pedidos e possa atuar em outras frentes do atendimento, contando a história do espaço para quem se interessar, sugerindo harmonizações que só ele conhece por causa do tempo de casa etc..

E a matemática, no fim das contas, fica simples: com as ferramentas + as estratégias certas = você evita atrasos e cria um fluxo que integra o atendimento ao preparo e como consequência, deixando os seus clientes mais satisfeitos e aumentando as vendas, então, bora colocar as orientações que você acabou de ler em prática?

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