Qual a melhor chapa de hambúrguer profissional?

Existem muitas diferenças entre as mais conhecidas chapas para hambúrguer e lanches: a chapa comum ou a mais elegante, a char boiler. Qual dessas é melhor para a sua hamburgueria?

Compartilhe

Chapa de hambúrguer profissional

Popular nos EUA há mais de um século, o hambúrguer já foi sinônimo de fast-food até pouco tempo atrás, por aqui, quando uma onda de hamburguerias invadiu a cena gastronômica e ele caiu no gosto do brasileiro.

Com a chegada dos food trucks, o lanche mais democrático do mundo se consolidou de vez.

Ninguém sabe ao certo o motivo dessa nova era do hamburguer ter ressurgido no Brasil, mas se especula que, com as crises econômicas que aconteceram na última década, muitas pessoas foram obrigadas a empreender para manter uma fonte de renda.

Muitas dessas pessoas foram para o lado da gastronomia, pela facilidade em começar o negócio e escolheram o hambúrguer, que, por sua vez, é relativamente fácil de preparar e agrada a todos.

Quem chegou nesse ponto certamente teve que enfrentar a seguinte pergunta:

É melhor escolher chapa ou char broiler?

Qual chapa devo escolher para minha hamburgueria?

Divisor de águas na cocção do hambúrguer, esses são os tipos de equipamentos mais usados em uma hamburgueria e nas casas de lanches:

  • chapa de fazer hambúrguer elétrica;
  • chapa para hamburguer a gás;
  • Char broiler (as tradicionais grelhas), que também pode ser elétricas ou a gás.

Os estabelecimentos mais preparados utilizam os dois equipamentos e conseguem explorar melhor um cardápio de hambúrguer, além de ganhar mais tempo na cozinha.

Mas a maioria das hamburguerias, seja por espaço ou por questões de investimento, tem que optar por apenas um deles.

Para decidir entre as duas opções e não se arrepender depois, vamos conferir as principais vantagens e desvantagens de cada uma.

Chapa Tradicional

Chapa tradicional

Em torno de 40% mais barata que a char broiler, a chapa de lanche é o equipamento mais usado em todos os x-saladas e lanches de menor valor agregado - e encaixa-se perfeitamente também para o hambúrguer.

Ela faz pouca fumaça, o que exige uma coifa mais simples, permite preparar outros acompanhamentos do hambúrguer (como hambúrguer vegano, ovos, bacon e queijo) e pode servir de bancada para a montagem, onde o hambúrguer permanece quente.

Apesar de precisar de um fio de óleo para untar, ao final do uso a sua limpeza é fácil e rápida.

As mais baratas são feitas de ferro, porém a melhor opção é a de inox por ser mais higiênica. Há também opções de cerâmica e vidro para quem puder investir um pouco mais.

De modo que não é possível dizer, definitivamente, qual a melhor marca de chapa para lanches, uma vez que as opções são muitas e só o empresário saberá quanto está disposto a investir. Vale a pesquisa de qual melhor se adapta às suas necessidades.

Chapa Char Broiler

Chapa char broiler

Mais cara, faz bastante fumaça, exige muito esforço e tempo para limpar e serve somente para carnes, devido às grelhas, que não seguram alimentos menores.

Qual é a vantagem da Char Broiler?

Ela tem um detalhe que faz toda a diferença e a torna a queridinha das hamburguerias gourmet: a carne é feita no fogo e fica com gostinho de churrasco!

Pode-se dizer que ela é conhecida, também, por chapa gourmet elétrica ou à gás.

A carne do hambúrguer ganha muito mais sabor, suculência, textura e ainda fica com aquelas marquinhas charmosas da grelha.

Como funciona a char broiler?

A char broiler pode ser a solução para substituir uma churrasqueira para hambúrguer artesanal, por exemplo.

Vamos entender a razão?

Ela é constituída de uma grelha/grade e, assim como as chapas, podem ser cerâmica (tijolos, por exemplo) ou de placa de metal, de modo que o seu produto fique diretamente sobre a chama (parecido, portanto, como ter assado em uma churrasqueira).

Para manter o calor e ficar bem quente, conferindo as características de um "churrasco", apesar de não trabalhar com fogo, esse equipamento possibilita o uso de pedras vulcânicas ou briquetes (que são restos de madeira moídos e prensados em forma de tubos, de modo que substituem a lenha), para simular o "defumado", proveniente da fumaça, que confere esse sabor peculiar.

Ela é indicada para pequenos espaços e para espaços confinados, garantindo, ainda assim, todas essas qualidades. São fáceis de limpar e, mesmo que produzam bem menos fumaça, precisam ser instaladas juntamente com sistemas de coifas.

Com tantas vantagens e tecnologia envolvidas, uma coisa é certa: ela é mais cara do que as tradicionais chapas, mas pode servir se sua loja é num shopping ou sua cozinha é muito pequena.

Qual é a melhor chapa de hambúrgueres?

Ter uma de cada, como já dito antes, seria o cenário perfeito: a famosa chapa grill para hambúrguer. Faça a carne na char broiler e vá esquentando o pão, o queijo e o bacon na chapa.

Mas e se tiver que escolher apenas uma?

Temos que analisar alguns fatores:

  1. Qual será o conceito da sua hamburgueria e que tipo de valor agregado você vai querer passar: mais tradicional ou mais premium?
  2. Você terá orçamento e espaço para uma coifa que possa dar conta da fumaça da grelha?
  3. Seus hambúrgueres contêm muitos acompanhamentos ou é mais ao estilo de pão, carne e queijo?

A quantidade de lanches servidos na noite conta muito também, pois, se você tiver um volume muito alto, a chapa é mais versátil.

Leve essas questões em consideração antes de tomar a sua decisão, mas se puder - e, principalmente, se você quer oferecer hambúrgueres profissionais, opte pela char broiler.

Apesar de exigir um esforço maior, a recompensa vem em forma de um sabor inigualável. É um diferencial incrível que faz o cliente tornar a casa para comer novamente.

E ao optar por ela, lembre-se de incluir as pedras vulcânicas embaixo da grelha, é um detalhe indispensável. As pedras vulcânicas, como já mencionado, ajudam a conferir à carne o mesmo sabor do que se fosse feito com carvão vegetal e auxilia o equipamento a manter a sua temperatura por mais tempo, reduzindo o consumo de gás ou energia.

Mas, independentemente do tipo do equipamento, na hora de comprar preste atenção nestes dois outros pontos importantes: tamanho e tempo de aquecimento.

Há vários tamanhos de área de trabalho - 90 cm, 110 cm e 150 cm, por exemplo. Por isso, calcule de acordo com o tamanho do seu espaço físico e movimento da casa.

Há equipamentos que levam apenas dois minutos para aquecer, enquanto outros podem levar até 30 minutos e isso depende muito da marca e da qualidade.

Considere que esse tempo para iniciar a operação faz uma diferença enorme, tanto em consumo de energia quanto em tempo de espera.

Elétrica ou a gás (GLP)?

Chapa elétrica ou a gás

Tanto a chapa quanto a char broiler possuem opções elétrica ou a gás. A escolha da matriz energética para o seu equipamento de cocção - além de ver o preço do gás e da energia elétrica na sua região - deve levar em conta prós e contras que cada uma tem, indiferente se optar pela chapa ou char broiler.

Elétrica

Mais cara em relação à versão a gás, podendo às vezes custar até o dobro do valor.

Sua vantagem se dá por não precisar de alvará dos bombeiros, eliminando a construção de cabine para botijão gás (caso não tenha rede de gás natural) e tubulação específica de cobre, além de ter controle de temperatura mais preciso, o que facilita para acertar o ponto da carne.

Sobre o consumo de energia, não é indicado para longos períodos de uso contínuo, pois a conta de luz poderá assustar. Porém, para períodos pequenos ou para uso ocasional, o seu consumo será semelhante ao gás.

GLP

O equipamento é bem mais barato que a versão elétrica e exige laudo dos bombeiros aprovando o seu uso.

É amplamente utilizado em hamburguerias, pois no geral, acaba oferecendo uma boa economia no consumo de energia, especialmente quando usada por longos períodos, podendo nesses casos ser considerada, se você optar pela chapa, como uma das melhores para hambúrguer artesanal.

Outros meios de cocção de hambúrguer

Há lugares que preparam seus hambúrgueres de forma diferente, o que também funciona - mas não é tão prático quanto uma chapa ou char broiler.

Frigideira

Frigideira hambúrguer

O aspecto fica semelhante ao da chapa.

É usada geralmente em restaurantes que não são hamburguerias, mas que possuem hambúrguer no cardápio e não desejam investir em equipamento específico para apenas um prato.

Churrasqueira

Hambúrguer na churrasqueira

Difícil de acertar o ponto da carne e o gasto com carvão se torna bastante elevado. Mas pode ser encontrada em hamburguerias bem diferenciadas - o gosto e aroma de churrasco traz um tom especial.

Forno combinado

Forno combinado

Por conta de sua tecnologia, basta programar o ponto da carne e ele faz tudo sozinho, sem precisar de cozinheiro experiente e, ainda, pode preparar outros alimentos diversos ao mesmo tempo.

Porém, a carne perde um pouco em sabor, mesmo se comparado com a chapa, e o forno combinado custa o valor de um carro zero.

E aí, já decidiu qual o melhor modelo que se adapta às suas necessidades? Pense com cuidado e consulte nosso guia quantas vezes precisar.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais