Em qual país do mundo se consome mais pizza?

Por ser uma opção popular e versátil, não é novidade que a pizza seja um dos pratos mais consumidos no mundo. Mas você sabe qual país lidera esse ranking?

Compartilhe

Quando falamos em pizza, logo percebemos que essa iguaria da cozinha italiana é muito bem recebida e consumida aqui no Brasil. É raro encontrar uma pessoa que não goste e não há dúvidas porquê.

Para se ter uma ideia do quanto a pizza faz sucesso no Brasil, a Associação de Pizzarias Unidas estima que somente no país, o mercado de pizzas fabrique e venda uma média de 1,7 milhões de pizzas todos os dias.

Mas, claro, esse não é só um dos pratos mais pedidos do país: é também em todo o mundo. Você sabe qual lugar do mundo consome pizzas em maior volume? Não, não é a Itália!

1º Lugar: Estados Unidos

Consumo população pizza.

O país norte-americano lidera o ranking mundial em pedidos de pizza. Quem trouxe essa iguaria para o país foi Genaro Lombardi, em 1905, no século XX, e desde então virou a queridinha dos americanos.

E não é difícil de entender porquê: os Estados Unidos é o País em que mais se consome fast-food no mundo, e estima-se que 90% da população consome pizza com frequência.

No país, as pizzas costumam ser bem recheadas e com muito tempero, e os americanos têm preferência por sabores mais fortes e pesados. O sabor predileto é o pepperoni: salame seco bem apimentado e com bastante queijo.

Como é de se imaginar, a cidade em que mais se consome pizza no mundo também fica nos EUA, e é Nova York. De todos os pedidos de fast-food, 95% são de pizzas, em especial a de pepperoni.

Outros países que também lideram o ranking de maiores consumidores do prato são a França, a Itália, a Austrália, e claro, o Brasil.

Consumo de pizza no Brasil

Nosso país está entre os maiores consumidores de pizza do mundo, e o prato está ficando cada vez mais popular e rotineiro na vida dos brasileiros.

Entre as cidades com maior consumo da iguaria, São Paulo fica em destaque. Não é novidade que os paulistanos adoram pizza, mas você sabia que o consumo da cidade responde por mais da metade das pizzas ingeridas no país?

Com seis mil estabelecimentos em funcionamento, são servidas aproximadamente 800 mil pizzas, o equivalente a 53% do consumo total no Brasil.

O motivo pelo grande sucesso é que a receita foi trazida pelos italianos, e muitos deles se instalaram na capital paulista. Outra questão importante é o aumento de pessoas na classe C, gerando mais pedidos para as pizzarias.

Os melhores sabores de pizza do mundo

Melhores sabores pizza do mundo

Cada país tem sua cultura e estilo para fazê-las, por isso é tão difícil escolher a melhor pizza do mundo. Porém, podemos dizer que a tradicional napolitana é, sem dúvidas, uma das mais respeitadas no mundo inteiro.

A pizza é levada a sério na Itália, tanto que desde 1982 existe a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana, que procura normatizar características e propor leis que regularizem o que pode ser chamado de “pizza napolitana”.

A tradicional receita, que conta com recheio de molho de tomate, muçarela de búfala e manjericão fresco, é considerada a original e constantemente eleita a melhor pizza do mundo.

Agora, se formos falar em quantidade de pedidos, as mais vendidas no mundo são de pepperoni, queijo, margherita e de cogumelos. A controversa pizza Havaiana, que conta com abacaxi, também está entre as mais servidas.

Sabores brasileiros

No Brasil, os sabores de pizza mais comuns são as de calabresa, portuguesa e margherita. Essas três opções lideram os pedidos no país, enquanto a massa fina é a preferência nacional.

Aqui estão outros sabores bem comuns no país:

  • Atum;
  • Brócolis;
  • Calabresa;
  • Frango com catupiry;
  • Muçarela;
  • Margherita;
  • Portuguesa;
  • Quatro queijos.

Assim como em outros países, também temos nossas extravagâncias. Em Salvador, você pode comer uma pizza de acarajé, enquanto que no Rio Grande do Sul você vai ver pizzas de coração de galinha ou até mesmo de churrasco.

Enquanto na Itália os sabores se mantém os tradicionais e dificilmente saem do padrão, para os brasileiros não existem regras. Aqui, você vai achar cardápios com dezenas e dezenas de sabores e combinações diferentes, incluindo ingredientes exóticos, locais e experimentações interessantes.

Os clientes brasileiros gostam de experimentar pratos novos, por isso é bom oferecer tanto opções mais simples quanto mais elaboradas.

Para donos de restaurantes, é recomendado oferecer a opção para o cliente poder escolher o recheio e montar sua própria pizza. Com um cardápio digital, isso fica fácil e evita qualquer confusão que uma comanda de papel normal pode trazer, e ainda garante que sempre haverá um sabor ou combinação que agrade o cliente.

Todo mundo consome pizzas

Com 6 a 8% de crescimento ao ano e com faturamento anual de aproximadamente cinco bilhões, o mercado de pizzas não para de crescer.

O setor é um dos mais lucrativos do ramo alimentício, e é uma boa opção para quem está pensando em abrir um negócio ou expandir seu empreendimento.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais