Hambúrguer Vegano: Uma nova tendência nas hamburguerias

Confira as opções para atrair clientes veganos e vegetarianos para sua hamburgueria. Aqui estão receitas e dicas essenciais para um hambúrguer vegano delicioso!

Compartilhe

Se você é dono de um restaurante estilo hamburgueria, você com certeza já se deparou com clientes pedindo por opções vegetarianas e veganas. Afinal, não é porque a pessoa escolheu uma vida sem ingerir produtos de origem animal que ela vai deixar de dar uma saidinha e comer um bom lanche vez ou outra.

O veganismo já é muito mais do que uma opção alimentar, ele se tornou um estilo de vida no Brasil e muitos pessoas são adeptas desse estilo - além de evitar comidas de origem animal, evita-se também roupas, cosméticos e todas as formas de exploração do mundo animal. Estima-se que cerca de 5 milhões de brasileiros sejam veganos e com um crescimento exponencial a cada ano!

Dito isto, a melhor coisa que você pode fazer é preparar a sua hamburgueria para atender a esse público da melhor maneira. E não basta tirar a carne e colocar qualquer vegetal ali no meio, você precisa investir em algo que vá trazer algum diferencial e agradar o público em questão. Então seguem aqui algumas dicas de como preparar um hambúrguer vegano de qualidade que irá conquistar até mesmo os clientes carnívoros!

Opções para substituir a carne

tendência hamburguerias

Primeiramente, vamos falar um pouco sobre as opções que você tem para adicionar ao seu cardápio para substituir os derivados de animais. A princípio, para alguém que talvez ainda não conheça tanto desse mundo e esteja apenas iniciando nessa nova alimentação, pode parecer que não há tantas opções.

Porém, isso não é nem um pouco verdadeiro!

São vários os ingredientes que podem fazer um recheio de hambúrguer delicioso e que podem, inclusive, ser combinados entre si para ter ainda mais opções maravilhosas. Aqui vai uma lista dos ingredientes básicos que podem ser utilizados:

  • Feijão e suas variedades (preto, carioquinha, branco, fradinho, vermelho)
  • Grão-de-bico
  • Castanha-de-caju
  • Ervilha
  • Lentilha
  • Cogumelo e suas variedades (shimeji, shitake, portobello, etc.)
  • Batata doce
  • Abobrinha
  • Cenoura
  • Berinjela
  • Beterraba
  • Tofú
  • Proteína de soja

Algumas receitas

Então, esses são os ingredientes, mas e as receitas de hambúrguer vegano? Por onde começar? Que tipo de sabores combinam? Quais ingredientes dão a melhor consistência?

Todas essas são perguntas que você irá responder produzindo e saboreando suas próprias receitas! Contudo, aqui estão algumas receitas para ajudar a iniciar você no caminho do hambúrguer vegano:

Agora que você já tem uma ideia básica sobre os ingredientes a serem utilizados e algumas receitas de sucesso, vamos passar para algumas dicas práticas de como melhor preparar um hambúrguer vegano no seu restaurante.

Cozinhe os vegetais previamente

Claro que vegetais crus são deliciosos e apresentam diversas vantagens em relação a uma alimentação saudável. Mas o problema com eles é que eles possuem muita água quando crus e podem prejudicar a consistência do hambúrguer.

Por conta disto, a melhor maneira de utilizar vegetais no preparo do seu hambúrguer é sempre cozinhar os vegetais previamente (aqui entram cogumelos, abobrinha, berinjela e abóbora, por exemplo). Além de que esse cozimento prévio também irá ajudar a ressaltar o sabor e fazer um hambúrguer ainda melhor!

Cozinhe os grãos também

Da mesma maneira (mas por motivos diferentes), você também deve sempre cozinhar os grãos antes de os utilizar na receita de hambúrguer vegano. Isso porque os grãos crus podem fazer com que o hambúrguer fique crocante demais e acabaria prejudicando a experiência do cliente que espera por um lanche bem equilibrado em sabor e consistência.

Então a dica é cozinhar os grãos, tais como a quinoa e o grão-de-bico, antes de utilizar na receita e não esqueça de esperar que eles esfriem completamente antes de misturar também!

Ingredientes para dar liga

O ingrediente mais comum a ser utilizado para dar liga em hambúrgueres é o ovo. Porém, se você está adaptando o cardápio da sua hamburgueria para os clientes adeptos do veganismo, o ovo está fora de questão visto que ele é de origem animal. Então o que utilizar no lugar dele? Algumas opções são:

  • Aveia
  • Gérmen de trigo
  • Migalhas de pão
  • Farinha de rosca

Todos esses irão dar uma boa sustentação ao hambúrguer e criar a liga necessária para evitar que o hambúrguer se desmanche com tanta facilidade na hora de comer.

Tempere o hambúrguer (mas não exagere)

hambúrguer vegano receita

Uma coisa que muitas pessoas acabam reclamando de receitas veganas num geral (não apenas de hambúrgueres veganos) é sobre o sabor, ou a falta dele. Não tenha medo de adicionar bastante temperos, mas também tome cuidado para não exagerar.

Utilize alguns temperos mais comuns, tais como sal, pimenta e azeite e inove um pouco com algumas especiarias. Certifique-se de provar várias opções e ver qual funciona melhor antes de sair oferecendo qualquer receita para os clientes.

Uma dica de como você pode escolher as melhores receitas para servir aos clientes é convidar os funcionários para uma noite de degustação com você. Assim você terá várias opiniões acerca do produto e poderá ver melhor quais receitas estão agradando e quais devem ser deixadas de lado. Além de que estará dando uma oportunidade de os funcionários relaxarem e renovarem suas energias para mais uma semana de trabalho pela frente, todos saem ganhando, não é mesmo?

Ingredientes líquidos devem ser usados com cautela

Tome bastante cuidado na hora de selecionar os ingredientes para a sua receita. Quer você esteja seguindo uma receita que encontrou ou esteja inventando uma, se tiver algum ingrediente muito líquido, ele pode estragar a consistência e textura do seu hambúrguer vegano. Opte sempre por receitas que levem menos líquidos (e note que são MENOS líquido, você ainda deve utilizar deles para criar um hambúrguer de sucesso e saboroso) e que façam um bom equilíbrio com o restante dos ingredientes.

Está preparado para começar a servir hambúrguer vegano no seu estabelecimento? Lembre-se de manter sempre contato com os clientes para saber o que está agradando e o que pode ser melhorado. Isso serve não apenas para a nova adição no cardápio, mas para todos os clientes do seu restaurante. Afinal, eles são a alma que mantém o seu negócio funcionando!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais