Modelos de Comandas: qual a melhor para o seu bar ou restaurante?

Comandas de papel ou eletrônicas? Confira as vantagens e desvantagens de cada modelo de comanda para bar ou restaurante e escolha a ideal para o seu negócio.

Compartilhe

Modelo de comanda

Todos os bares e restaurantes precisam de um sistema para controlar o consumo dos clientes enquanto estiverem dentro do estabelecimento. Isso para evitar que seja realizado um pagamento toda vez que o cliente quiser fazer um pedido.

Um dos sistemas mais utilizados é o de comandas. Elas ajudam a registrar o que foi/está sendo consumido e facilitam a comunicação entre funcionários.

Temos, basicamente, dois modelos de comandas: a de papel, mais tradicional, e a eletrônica, mais moderna. Dessa maneira, o cliente pode receber um cartão, um papel, uma pulseira eletrônica, etc., ao chegar no restaurante para entregar no caixa quando sair do estabelecimento.

Ambos os tipos de comandas possuem vantagens e desvantagens a serem consideradas, então vamos conferir algumas, além de mais detalhes para você entender qual a melhor opção para seu bar ou restaurante.

É válido lembrar que o modelo de comanda escolhida deve agradar tanto o cliente quanto o dono do restaurante. Ou seja, deve ser algo prático e simples de usar, que não fique atrasando os pedidos dos clientes e, ao mesmo tempo, deve oferecer total controle sobre as vendas feitas dentro do estabelecimento.

Comanda de papel

Comanda papel

Esse tipo de comanda é bastante tradicional para bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, entre outros. E ela ainda pode ter alguns formatos diferentes, por exemplo: com os produtos já impressos nela e com os campos em branco para serem preenchidos.

O primeiro estilo pode poupar tempo do garçom, mas ao mesmo tempo, se o cliente fizer alguma alteração no pedido, será necessário fazer rabiscos nada práticos para anotar as observações.

Já a comanda de papel com campos em branco é mais fácil de customizar, mas o garçom vai perder um tempo considerável para fazer isso. Ela seria ideal para um restaurante de pequeno porte, com pouco movimento.

Comanda eletrônica

Modelo comanda eletrônica

Com esse modelo de comanda, o garçom consegue anotar os pedidos através de celulares, computadores ou tablets, tornando o atendimento do restaurante muito mais eficiente, além de moderno.

Mais do que isso, torna-se mais fácil fazer transferência, correção e cancelamento de pedidos, assim como é simples fechar ou reabrir contas. Dependendo de qual modelo de comanda eletrônica for usado, pode ser possível ainda:

  • Realizar um pré-cadastro do cliente e manter um histórico do consumidor;
  • Controlar comandas em aberto para evitar que clientes saiam sem pagar;
  • Relatórios fornecendo dados de quantidade de pedidos, vendas por hora ou número de cancelamentos efetuados;
  • Envio de pedidos diretamente para a cozinha.

Então, qual a desvantagem da comanda eletrônica? Ela tem um custo inicial um pouco mais alto do que a comanda de papel. Mas, apesar disso, o retorno desse investimento é rápido de atingir.

Comanda pré-paga

Esse sistema não é tão utilizado em restaurantes, mas é uma ótima opção de modelo de comanda para bar. Ao chegar no local, o cliente adquire uma comanda e já deixa determinado o valor pago.

Na hora em que for fazer o pedido, basta apresentar a comanda (às vezes em forma de cartão, às vezes de pulseira eletrônica) e o valor do pedido será descontado. Caso não seja usado todo o crédito adquirido, o valor pode ser ressarcido ou acumulado para utilizar em uma próxima visita.

Comanda individual vs. por mesa

Além de trabalhar com papel ou eletrônica, você precisa decidir se vai utilizar um sistema de comandas individuais, onde cada cliente recebe uma comanda; ou na mesa, sendo distribuídas para cada mesa ou grupo de clientes.

Entender qual o perfil dos seus clientes também é de grande valia para alcançar um atendimento mais dinâmico. Se for um lugar mais familiar, a comanda eletrônica por mesa pode ser mais viável. Por outro lado, se os frequentadores do seu bar forem, em sua maioria, jovens adultos, o ideal é que sejam distribuídas individualmente.

Leve em conta também o espaço que você oferece aos clientes. Eles ficam sentados o tempo todo ou podem transitar entre vários locais? Na primeira opção, a comanda por mesa seria a mais indicada, enquanto que, no segundo caso, é melhor manter uma por pessoa.

O que você precisa considerar na hora da escolha?

Escolha comanda

Se você está em dúvida sobre qual modelo de comanda escolher para o seu restaurante, leve em consideração as seguintes questões:

Praticidade

Pense na movimentação do seu restaurante, quanto mais clientes por noite, mais eficiente e prático precisa ser o atendimento. Então usar a comanda eletrônica em locais bastante movimentados é mais vantajoso, já que ela torna o atendimento mais rápido.

Segurança

Sistemas eletrônicos nem sempre são confiáveis, se houver uma queda de energia no restaurante, por exemplo, você estará sujeito a um possível caos, perdendo a comunicação salão-cozinha. Ao mesmo tempo, as comandas de papel podem facilmente ser extraviadas e/ou alteradas.

Custo-benefício

A comanda eletrônica tem custos iniciais maiores do que a de papel, mas a longo prazo, irá aumentar consideravelmente a lucratividade do restaurante. Ela traz um retorno de investimento bastante interessante para a empresa.

Já a comanda de papel pode parecer financeiramente acessível, mas é preciso lembrar que ela tem custos constantes a serem levados em conta. Para entender qual é o melhor custo-benefício no seu negócio atualmente, você vai precisar sentar e fazer a conta na ponta do lápis.

Satisfação do cliente

Um dos fatores mais importantes para considerar, claro, é a satisfação dos clientes com o serviço que você está oferecendo. É interessante realizar pesquisas de satisfação periodicamente para conseguir entender seu público e realizar melhoras condizentes com o que os clientes querem e/ou gostam mais. Afinal, o cliente é quem faz o sucesso do restaurante.

Agora que você já sabe os prós e contras de cada modelo de comanda para bar ou restaurante, basta fazer suas anotações e ver qual é o modelo mais adequado para o seu negócio. De acordo com as informações apresentadas, quanto antes você investir nas comandas eletrônicas, mais cedo você terá o retorno desse investimento.

Porém, se no momento você não tem condições para iniciar esse tipo de atendimento, considere fazer um plano de ação para implementar e aproveitar as vantagens desta tecnologia o mais rápido possível.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais