Como funciona o cardápio digital em tablet? Ele pode ficar nas mesas do restaurante ou em um balcão, o consumidor acessa o menu, escolhe o que quer – contando com sugestões fornecidas por Inteligência Artificial (IA) – personaliza o pedido se precisar e envia à cozinha.
Algumas ferramentas permitem até mesmo fechar a conta com apenas alguns cliques e têm botões específicos para acionar o garçom somente quando desejado e necessário. Se você quer aproveitar a onda de inovação digital que está conquistando o público de bares e restaurantes pelo mundo, precisa conhecê-las.
O tablet entrega vantagens tanto para o consumidor quanto para o gestor do estabelecimento, diminuindo o tempo de espera pelo pedido e a abrindo margem para receber mais clientes sem ter que aumentar a equipe de atendimento.
Sem contar que os sistemas mais modernos ainda permitem atualizar os itens disponíveis em tempo real e fornecem relatórios também gerados por IA que ajudam o gestor a maximizar o ticket médio por mesa, por pessoa e por m².
Ficou interessado(a)? Contamos tudo em detalhes neste artigo!
O que é um cardápio digital em tablet?
O tablet é o jeito moderno de apresentar o seu cardápio ao consumidor. Nele, o cliente pode ver as opções detalhadas e com fotos em alta qualidade e pode fazer um pedido sem precisar esperar pelo garçom, personalizando como desejar.
No dispositivo, o usuário acessa todas as opções de alimentos e bebidas do food service, vê os ingredientes e os preços e decide o que quer com autonomia, sem se sentir pressionado.
Alguns sistemas mais completos e modernos mostram os combos e as promoções do dia direto na telinha e contam com a Inteligência Artificial (de mesa) para fazer sugestões que combinam as preferências do consumidor e os itens que dão mais lucro ao estabelecimento.
O pedido feito no tablet vai direto para a cozinha sem sobrecarregar os garçons, que podem se dedicar a outras funções, garantindo ao público uma experiência gastronômica de alto nível e prezando pela qualidade no atendimento.
A agilidade fica por conta da inovação, algo que a gente nunca encontraria se usasse cardápios tradicionais!
Diferenças entre um cardápio digital em tablet e um cardápio tradicional em papel
Cardápios digitais são visualmente atrativos, agilizam os pedidos, podem ser atualizados em tempo real, exibem combos e promoções e dispensam atendimento na mesa em muitas situações. As versões em papel são mais baratas, mas também menos higiênicas, sustentáveis e práticas.
Verdade seja dita! Os menus tradicionais cumpriram muito bem o seu papel até agora, mas o tablet entrega muito mais do que apenas informar opções e preços. E ninguém merece ficar esperando alguém vir até a mesa para tirar o pedido ou alguma dúvida, não acha?
Se colocar na ponta do lápis, o modelo digital não tem concorrência. Quer ver?
Na prática, a vantagem do cardápio de papel é seu custo reduzido, por se tratar só de papel – mais a plastificação, se o gestor do bar ou restaurante quiser algo mais durável.
Só que, se formos pensar nos gastos a cada reimpressão ou atualização de itens no menu, nem esse aspecto é uma vantagem absoluta.
Isso porque nem começamos a falar de todos os benefícios agregados ao cardápio digital em tablet. Vem conferir no próximo tópico!
Quais os benefícios do uso de um cardápio digital em tablet?
Autonomia para o cliente, aumento do ticket médio e das vendas, simplificação das operações e geração de relatórios com dados importantes para tomadas de decisão: nesses quatro tópicos estão englobados todos os principais benefícios do menu em tablet.
Não há dúvidas que o custo do cardápio de papel é atrativo, mas, quando analisamos os recursos adicionais que um cardápio digital entrega, fica nítido que ele é um investimento que se paga sozinho.
Veja a seguir como as principais vantagens das versões mais completas se convertem em rentabilidade para o empreendedor e comodidade para o consumidor, fazendo do cardápio digital o modelo de melhor custo-benefício para seu estabelecimento.
Autonomia para o cliente na hora de pedir e de pagar
Com o tablet, o consumidor chega ao food service e não precisa se preocupar em esperar um garçom disponível para iniciar seu atendimento. Basta sentar confortavelmente, navegar pelo menu e escolher o pedido com tranquilidade.
Se ele quiser, pode acessar combos e promoções disponíveis para o dia e escolher entre eles, inclusive.
A cozinha recebe a notificação do pedido e inicia o preparo do prato e o mesmo acontece com o bar ou o espaço que separa ou prepara as bebidas. Enquanto isso, alguns softwares permitem ainda que o cliente acompanhe o processo na telinha.
Na hora de pagar, esperar na fila do caixa não é mais um problema: os tablets mais recentes e modernos permitem fazer o pagamento direto através deles, via app, usando chave Pix, QR Code e até mesmo pagar por cartão.
Mais vendas sem precisar aumentar a equipe
Outra enorme vantagem do tablet é que, tanto diretamente quanto indiretamente, seu uso aumenta as vendas, maximizando o consumo por mesa mesmo em estabelecimentos pequenos que não podem ampliar o espaço físico.
Diretamente, o cliente recebe sugestões dadas pela Inteligência Artificial do tablet de acordo com as suas preferências e compra mais produtos a cada visita. Indiretamente, a combinação entre agilidade e autonomia para pedir aumenta o consumo por minuto sem sobrecarregar os atendentes.
Operação simplificada aliada a análises completas
Pensando em melhorar a gestão e a vida dos empreendedores, já existem no mercado tablets que, além de serem fáceis de usar, são altamente capazes de fazer uma análise detalhada dos hábitos de consumo do seu público.
Com apenas alguns cliques, essas tecnologias emitem relatórios fáceis de ler e, ao mesmo tempo, completíssimos, que servem como guias para tomadas de decisão.
Deu para perceber que um cardápio digital é muito mais que um informativo de preços e opções, certo? Mesmo assim, o seu funcionamento é muito simples!
Como funciona cardápio digital em tablet?
Ao ocupar uma mesa no restaurante, o cliente recebe o tablet – caso ele não seja fixado à própria mesa ou disponibilizado em um balcão, por exemplo – e navega pelo menu de opções, clicando na tela do aparelho do mesmo jeito que usa um smartphone ou qualquer outro tablet comum.
Os modelos mais simples dessa tecnologia permitem que o gestor adicione ao sistema todas as informações que um cardápio convencional mostra, como:
- o nome;
- a descrição e preço dos itens; e
- fotos irresistíveis dos pratos.
Depois de escolher, o usuário chama o garçom pelo cardápio digital para anotar seu pedido.
Já os tablets mais modernos ficam conectados diretamente à cozinha, possibilitando ao cliente fazer sua escolha e personalizar o pedido sem auxílio do atendente – a não ser que queira sugestões de harmonização ou goste da interação para saber mais sobre o estabelecimento e seu menu.
Depois que decidir, basta selecionar os itens e o pedido vai ser registrado no sistema pelo número da mesa. Aí, é só aguardar!
Algumas ferramentas informam o andamento do pedido, ajudando a reduzir a ansiedade do consumidor e aquele apelo extra aos garçons, o que ajuda principalmente naqueles dias mais movimentados.
Por causa da praticidade do tablet, os atendentes acabam circulando menos pelo espaço do food service, se dedicam a atividades mais estratégicas e podem ser remanejados para resolver os gargalos dos dias mais cheios, inclusive.
Agora, conheça outras funcionalidades que o aparelho comporta e que agregam ainda mais vantagens para elevar o nível do seu restaurante.
Principais funcionalidades de um cardápio digital em tablet
Imagine a satisfação do seu público ao poder decidir seu pedido sem pressa, pagar direto na mesa sem pegar filas e ter acesso às promoções e combos do dia, tudo isso através da mesma ferramenta que gera relatórios de consumo que ajudam a alavancar as vendas do seu restaurante e fazer você lucrar mais?
As funcionalidades extras de um bom cardápio digital no tablet fazem o investimento valer ainda mais, dando retorno em faturamento e fortalecendo o vínculo da sua marca com o público.
Num mercado tão disputado, apostar em estratégias para fidelizar clientes é essencial!
1. Pedidos mais ágeis
O elemento principal que um serviço de cardápio digital por tablet entrega é a agilidade para pedir. A experiência positiva do consumidor já começa pela boa impressão que a gestão automatizada de pedidos proporciona.
Seu cliente pode aproveitar melhor o momento de lazer com familiares e amigos, fazendo o pedido por conta própria assim que chega ao estabelecimento ou decidindo com calma e personalizando, se quiser, já que sabe que não vai precisar disputar a atenção do garçom para conseguir escolher o prato.
2. Pagamento facilitado
Outra funcionalidade do tablet é entregar ao cliente diversas opções de pagamento sem ele precisar sair da mesa ou, melhor, sem ter de encarar fila no caixa na hora de ir embora. Bônus para tornar a experiência dele ainda mais incrível!
Em tablets de última geração, fornecidos por empresas especializadas, é pediu, consumiu, clicou, pagou. Vapt-vupt.
3. Praticidade nas atualizações
Outra coisa que acontece num piscar de olhos são as atualizações do cardápio digital em tablet, pensadas para que ele nunca se torne obsoleto. Essa tecnologia para receber novidades de forma muito prática. Principalmente quando falamos sobre:
- informações do menu – por ser totalmente digital, é possível adicionar e remover itens, alterar preços e tornar produtos indisponíveis, em tempo real e mesmo que o gestor esteja à distância; e
- atualização de software – aspecto importante a considerar na hora de escolher o tablet para sua marca. Prefira os sistemas com atualizações constantes, o que vai garantir a sustentabilidade do seu investimento.
O que mais levar em conta na hora de escolher o melhor tablet? Nossa dica é buscar aquele que oferece, como funcionalidade, o uso de inteligência de mesa para dar suporte na sua gestão.
4. Suporte eficiente na gestão
A capacidade de certos sistemas em usar Inteligência Artificial para dar um direcionamento preciso à gestão de empreendimentos food service é impressionante, chegando a aumentar o ticket médio do lugar em até 40%, como acontece com cardápios digitais em tablet da Abrahão.
Automatização de recomendações de consumo, aumento das vendas, sugestão de itens que mais agradam ao cliente e mais dão retorno ao estabelecimento e orientação para ajustes de preços são apenas alguns dos serviços que um cardápio digital com IA entrega.
Sua função é converter experiências positivas em rentabilidade! Veja como implementá-lo.
Como os restaurantes podem implementar um cardápio digital?
Entender necessidades, fazer pesquisas, experimentar alternativas, capacitar colaboradores para usarem a tecnologia e instruírem os clientes sobre como utilizá-la também: é assim que um restaurante implementa um cardápio digital. Parece simples e realmente é!
O primeiro passo da implementação é entender as necessidades do seu negócio e dos consumidores, para contratar o modelo adequado e fazer a contratação também de acordo com sua capacidade de investimento.
O segundo envolve pesar o retorno que os sistemas mais completos entregam no longo prazo e ponderar muito bem o custo-benefício de todas as alternativas, pesquisando mais sobre elas e até experimentando-as se for possível.
Depois de contratar a empresa que desenvolve a ferramenta e ajudará na implementação, você precisará instalar os tablets, inserir as opções do cardápio, combos e promoções no sistema e, a partir daí, treinar sua equipe para usar o recurso e orientar clientes sobre o uso.
O menu em tablet é tão intuitivo que tudo pode ser feito sem paralisar as operações do restaurante, então, fique tranquilo(a).
Além da experiência positiva oferecida ao seu público, tablets com inteligência de mesa instalados nas próprias mesas fornecem relatórios completos sobre o consumo, guiando novas estratégias e a criação de ofertas, campanhas de marketing etc. – todas com mais chance de virarem novas vendas.
Vale o investimento!
Quais os custos envolvidos na implementação de um cardápio digital em tablet?
Gestores gastam basicamente o valor da contratação de uma empresa especializada em implementar os tablets já com sistema de menu digital instalado em todos eles e um valor mensal para garantir seu funcionamento – como uma assinatura.
Em contrapartida, não têm gastos com compra dos tablets individualmente, manutenção ou troca dos equipamentos se necessário, aquisições também individuais dos recursos de cardápio.
As soluções para restaurantes da Abrahão, por exemplo, são consideradas investimentos e não custos por gestores que decidem pela sua utilização porque:
- a contratação do serviço envolve a instalação e capacitação para uso dos tablets no espaço físico do restaurante;
- as manutenções e as atualizações de software também fazem parte do pacote;
- como o app funciona de um jeito super intuitivo e as equipes de implementação e pós-vendas estão sempre disponíveis para esclarecimento de dúvidas, você não precisa investir em cursos adicionais de capacitação para os colaboradores; e
- não há necessidade de paralisar as operações para implementar o cardápio digital.
Então, vale a pena investir em cardápio digital? É claro que sim!
Podemos trocar a pergunta "quanto custa um cardápio digital em tablet" por "quanto usar esse sistema valoriza meu empreendimento diante do meu público". A resposta, você já sabe!
E qual o valor do sistema de menu digital que já vem instalado no tablet? Entenda – por último, mas não menos importante.
Quanto custa um sistema de menu digital?
O valor varia de acordo com a ferramenta escolhida, a quantidade de opções no menu e também o layout usado no tablet, além da capacidade do software que lê os dados de cada mesa.
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