O cardápio digital de um restaurante é a versão digital do menu físico, mas vai além de um formato mais amigável de os clientes visualizarem e escolherem alimentos e bebidas.
Essa tecnologia tem diversos recursos benéficos para o atendimento e a operação do restaurante, bem como para a experiência do consumidor.
O cardápio digital permite a apresentação de promoções e combos especiais em dias e horários predeterminados, a personalização dos pedidos, o acréscimo de complementos e extras a eles e, consequentemente, o aumento do lucro através de upselling e cross-selling etc.
Além disso, quando integrado a sistemas de gestão (ERPs e PDVs) oferece aos administradores dos restaurantes chances muito maiores de tomadas de decisões que levam à economia e redução de desperdício, por exemplo.
E quando integrado a um KDS, permite o envio dos pedidos diretamente para a cozinha, eliminando erros!
Leia mais neste artigo. Você vai gostar.
Como funciona o cardápio digital?
Um cardápio digital pode ser implementado em tablet (vídeo), QR Code, totem de autoatendimento ou até ser um menu específico para delivery. Esse menu é acessado diretamente pelo cliente, que faz e personaliza o próprio pedido – sem pressão! –, enviando-o diretamente à cozinha logo em seguida.
Independentemente do formato escolhido, de forma resumida, a tecnologia funciona como você acompanha a seguir.
- Implementação: você, gestor(a) de restaurante, cria o seu cardápio digital através de uma plataforma exclusiva, faz testes e ajustes, depois começa a usar oficialmente
- Utilização: seu cliente acessa o menu pelo tablet ou totem ou pelo celular (QR Code e delivery) e navega por todos os produtos, conferindo descrições completas, preços e três opções de fotos por item
- Personalização: na hora de pedir, o cliente personaliza os itens conforme deseja e, logo em seguida, recebe sugestões inteligentes de adicionais ou complementos
- Tiragem dos pedidos: uma vez que o pedido é concluído, ele chega diretamente à cozinha e ao bar, reduzindo erros, desperdícios e frustrações na entrega
- Conferência da conta: para conferir a conta, o consumidor acessa as informações diretamente no próprio cardápio, e o fechamento também é facilitado
- Feedback: imediatamente após o consumo, se quiser, ele deixa um feedback para o restaurante
- Gestão completa: você acessa os feedbacks, dados assertivos e completos através de relatórios exibidos no seu painel de gestão, tomando melhores decisões, programando promoções em dias e horários a sua escolha e aumentando o ticket médio!
- Atualizações em tempo real: qualquer mudança num item, você pode fazer em tempo real, sem parar a operação e de onde estiver (online)
Vale a pena investir em cardápio digital não só para modernizar o seu restaurante como para se adequar às tendências de comportamento dos consumidores, mas outros recursos e benefícios incentivam ainda mais a adoção da inovação. Confira-os adiante!
Quais os benefícios do cardápio digital?
Os recursos e benefícios de um cardápio inteligente andam juntos, como o aumento do ticket médio decorrente das vendas facilitadas, das escolhas personalizadas, do upselling e do cross-selling e das decisões mais assertivas por parte dos gestores, já que eles passam a ter dados exclusivos, completos e centralizados.
Se quiser ter ainda mais motivos para automatizar, aqui vai um comparativo rápido com o cardápio físico!
E não pense que ter tudo isso (e muito mais!) sai caro.
Qual o valor para fazer um cardápio digital?
Se um restaurante lucrar R$ 20 mil por mês, os gastos totais e mensais com um cardápio digital em tablet, não vão ultrapassar 10% da receita, podendo variar para mais ou para menos a depender de escolhas específicas do gestor deste estabelecimento.
O valor da modernização vai sempre caber no seu bolso porque pode ser adequado às suas necessidades e às necessidades dos seus clientes! Você pode solicitar uma demonstração agora mesmo para explorá-la e avaliar mais de pertinho os custos e benefícios.
Ou pode começar a fazer o seu cardápio o quanto antes...
Como fazer cardápio digital?
Escolha a solução que você deseja implementar. Avalie os recursos, diferenciais e também o suporte da marca. Escolha também o formato do seu menu.
Em seguida, aplique a identidade visual da sua marca na inovação, escolha os produtos que deseja vender, separe-os em categorias e precifique-os. Faça descrições completas, criativas e informativas para todos eles.
Tire fotos dos itens e use as imagens no cardápio digital. Reforçando: são três por produto! Por último, escolha as funcionalidades que deseja disponibilizar para o cliente, por exemplo, o botão “chamar garçom” e o recurso “servir rodízio”.
Teste o menu e comece a usar, aproveitando essa modernização do seu estabelecimento também para ganhar espaço nas redes sociais. Veja estratégias de marketing com cardápios digitais em outro artigo deste blog!
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