Cardápio digital para restaurante funciona? Quanto custa?

Veja como funciona um cardápio digital para restaurante, como fazer o seu e quais os benefícios. Confira valores também! Leia agora.

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Pessoa usando um tablet para visualizar o menu digital em um bar, com bebidas e amigos ao redor.

O cardápio digital de um restaurante é a versão digital do menu físico, mas vai além de um formato mais amigável de os clientes visualizarem e escolherem alimentos e bebidas.

Essa tecnologia tem diversos recursos benéficos para o atendimento e a operação do restaurante, bem como para a experiência do consumidor.

O cardápio digital permite a apresentação de promoções e combos especiais em dias e horários predeterminados, a personalização dos pedidos, o acréscimo de complementos e extras a eles e, consequentemente, o aumento do lucro através de upselling e cross-selling etc.

Além disso, quando integrado a sistemas de gestão (ERPs e PDVs) oferece aos administradores dos restaurantes chances muito maiores de tomadas de decisões que levam à economia e redução de desperdício, por exemplo.

E quando integrado a um KDS, permite o envio dos pedidos diretamente para a cozinha, eliminando erros!

Leia mais neste artigo. Você vai gostar.

Como funciona o cardápio digital?

Um cardápio digital pode ser implementado em tablet (vídeo), QR Code, totem de autoatendimento ou até ser um menu específico para delivery. Esse menu é acessado diretamente pelo cliente, que faz e personaliza o próprio pedido – sem pressão! –, enviando-o diretamente à cozinha logo em seguida.

 

Independentemente do formato escolhido, de forma resumida, a tecnologia funciona como você acompanha a seguir.

  • Implementação: você, gestor(a) de restaurante, cria o seu cardápio digital através de uma plataforma exclusiva, faz testes e ajustes, depois começa a usar oficialmente
  • Utilização: seu cliente acessa o menu pelo tablet ou totem ou pelo celular (QR Code e delivery) e navega por todos os produtos, conferindo descrições completas, preços e três opções de fotos por item
  • Personalização: na hora de pedir, o cliente personaliza os itens conforme deseja e, logo em seguida, recebe sugestões inteligentes de adicionais ou complementos
  • Tiragem dos pedidos: uma vez que o pedido é concluído, ele chega diretamente à cozinha e ao bar, reduzindo erros, desperdícios e frustrações na entrega
  • Conferência da conta: para conferir a conta, o consumidor acessa as informações diretamente no próprio cardápio, e o fechamento também é facilitado
  • Feedback: imediatamente após o consumo, se quiser, ele deixa um feedback para o restaurante
  • Gestão completa: você acessa os feedbacks, dados assertivos e completos através de relatórios exibidos no seu painel de gestão, tomando melhores decisões, programando promoções em dias e horários a sua escolha e aumentando o ticket médio!
  • Atualizações em tempo real: qualquer mudança num item, você pode fazer em tempo real, sem parar a operação e de onde estiver (online)

Vale a pena investir em cardápio digital não só para modernizar o seu restaurante como para se adequar às tendências de comportamento dos consumidores, mas outros recursos e benefícios incentivam ainda mais a adoção da inovação. Confira-os adiante!

Quais os benefícios do cardápio digital?

Os recursos e benefícios de um cardápio inteligente andam juntos, como o aumento do ticket médio decorrente das vendas facilitadas, das escolhas personalizadas, do upselling e do cross-selling e das decisões mais assertivas por parte dos gestores, já que eles passam a ter dados exclusivos, completos e centralizados.

Se quiser ter ainda mais motivos para automatizar, aqui vai um comparativo rápido com o cardápio físico!

Tabela comparativa entre cardápio em papel e cardápio digital da marca Abrahão, destacando vantagens do cardápio digital.

E não pense que ter tudo isso (e muito mais!) sai caro.

Qual o valor para fazer um cardápio digital?

Se um restaurante lucrar R$ 20 mil por mês, os gastos totais e mensais com um cardápio digital em tablet, não vão ultrapassar 10% da receita, podendo variar para mais ou para menos a depender de escolhas específicas do gestor deste estabelecimento.

O valor da modernização vai sempre caber no seu bolso porque pode ser adequado às suas necessidades e às necessidades dos seus clientes! Você pode solicitar uma demonstração agora mesmo para explorá-la e avaliar mais de pertinho os custos e benefícios.

Ou pode começar a fazer o seu cardápio o quanto antes...

Como fazer cardápio digital?

Escolha a solução que você deseja implementar. Avalie os recursos, diferenciais e também o suporte da marca. Escolha também o formato do seu menu.

Em seguida, aplique a identidade visual da sua marca na inovação, escolha os produtos que deseja vender, separe-os em categorias e precifique-os. Faça descrições completas, criativas e informativas para todos eles.

Tire fotos dos itens e use as imagens no cardápio digital. Reforçando: são três por produto! Por último, escolha as funcionalidades que deseja disponibilizar para o cliente, por exemplo, o botão “chamar garçom” e o recurso “servir rodízio”.

Teste o menu e comece a usar, aproveitando essa modernização do seu estabelecimento também para ganhar espaço nas redes sociais. Veja estratégias de marketing com cardápios digitais em outro artigo deste blog!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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